Quando perseguido - Que reação se deve ter??


Alterado em 24/01/2010





REAÇÃO SOB PERSEGUIÇÃO

COMO REAGE UM "HOMEM JUSTO", QUANDO ESTÁ SENDO MALTRATADO, QUANDO ESTÁ SOFRENDO AGRESSÕES VERBAIS E FÍSICAS E QUANDO ESTÁ SENDO MORTO??

Reação de Eliseu quando sofreu ofensa pessoal por parte de jovens.

(2 Reis 2:23-25) 23 E dali passou a subir a Betel. Quando subia pelo caminho, havia uns pequenos rapazes que saíram da cidade e começaram a fazer troça dele, e que lhe diziam: “Sobe, careca! Sobe, careca!” 24 Finalmente, ele se virou para trás e os viu, e invocou sobre eles o mal em nome de Jeová. Saíram então da floresta duas ursas e dilaceraram quarenta e dois meninos deles. 25 E ele seguiu de lá para o monte Carmelo, e de lá voltou a Samaria. . .

Se tivesse o mesmo poder, faria a mesma coisa?

O espírito santo não restringe o livre-arbítrio de ninguém. A pessoa continua tomando decisões de acordo com sua personalidade.


Reação de Jeremias quando sofreu perseguição de seus irmãos. Quando Jeová tinha sido o ofendido e Jeová estava irado, neste caso, Jeremias pediu para Ele recuar. Entretanto, quando Jeremias foi o ofendido, pediu para que este pecado não fosse perdoado, não fosse obliterado. Mata-os, pediu Jeremias.
(Jeremias 18:18-23)
18 E passaram a dizer: “Vinde, homens, e cogitemos contra Jeremias alguns pensamentos, porque do sacerdote não perecerá a lei, nem do sábio o conselho, nem do profeta a palavra. Vinde e golpeemo-lo com a língua e não prestemos atenção a nenhuma das suas palavras.” 19 Dá-me deveras atenção, ó Jeová, e escuta a voz dos meus oponentes. 20 Acaso retribuir-se-á mal por bem? Pois escavaram uma cova para a minha alma. Lembra-te da minha posição perante ti, para falar bem, mesmo a respeito deles, para fazer recuar deles o teu furor. 21 Portanto, entrega seus filhos à fome e passa-os ao poder da espada; e tornem-se as suas esposas mulheres privadas de filhos e viúvas. E tornem-se os seus próprios homens os que foram mortos por uma praga mortífera, seus jovens, os que foram golpeados com a espada na batalha. 22 Ouça-se um grito procedente das suas casas, quando trouxeres sobre eles repentinamente uma guerrilha. Pois escavaram um fojo para capturar-me e encobriram armadilhas para os meus pés. 23 Mas tu mesmo, ó Jeová, conheces bem todo o seu conselho contra mim para a [minha] morte. Não encubras o seu erro e não obliteres este pecado deles diante de ti; mas tornem-se eles os que se fazem tropeçar diante de ti. No tempo da tua ira, toma ação contra eles.

Pediria você o mesmo? Não se tratava de uma reação de acordo com a diretriz recebida de Moisés, ou seja, dente por dente?? Jeremias perguntou: “Acaso retribuir-se-á mal por bem”??


Reação de Davi
(1 Reis 2:8-9)
8 “E eis que há contigo Simei, filho de Gera, benjaminita de Baurim, e foi ele quem invocou o mal sobre mim com uma penosa invocação do mal, no dia em que fui a Maanaim; e foi ele quem desceu ao meu encontro até o Jordão, de modo que lhe jurei por Jeová, dizendo: ‘Não te entregarei à morte pela espada.’ 9 E agora, NÃO O DEIXES IMPUNE, porque és homem sábio e sabes muito bem o que lhe deves fazer, e terás de fazer os seus cabelos grisalhos descer COM SANGUE ao Seol.”

Pediria você o mesmo?

Em um dos salmos atribuídos a Davi temos esta reação e pedido: (Salmos 143:11-12) 11 Por causa do teu próprio nome, ó Jeová, que tu me preserves vivo. Na tua justiça, que tu faças a minha alma sair da aflição. 12 E na tua benevolência, QUE TU SILENCIES OS MEUS INIMIGOS; E TENS DE DESTRUIR TODOS OS QUE SÃO HOSTIS À MINHA ALMA, Porque sou teu servo.

Foi este o pedido de Jesus, quando em tribulação?


Reação de Jó
(Jó 31:29-30)
29 Se eu costumava alegrar-me com a extinção daquele que me odiava intensamente, Ou se fiquei agitado porque o atingiu o mal — 30 E não permiti que o meu palato pecasse, Pedindo uma imprecação contra a sua alma.


Conselho de Eliú
(Jó 36:15-18)
15 Ele socorrerá o atribulado na sua tribulação E destapará seu ouvido na opressão. 16 E certamente te engodará [para longe] da boca da aflição! Um lugar mais amplo, não o aperto, haverá em seu lugar, E o consolo da tua mesa será cheio de gordura. 17 Certamente serás enchido com a sentença judicial contra o iníquo; A sentença judicial e o juízo é que segurarão. 18 Pois [cuida de] que o furor não te engode a bater palmas [por despeito], E não te deixes desencaminhar por um grande resgate.


Reação de Sansão depois de ser capturado, cegado e quando os filisteus se divertiam as custas dele.

 (Juízes 16:25-30) 25 E sucedeu que, estando alegre o coração deles, começaram a dizer: “Chamai a Sansão, para que nos divirta.” De modo que chamaram a Sansão da casa dos presos para servir de diversão diante deles; e passaram a fazê-lo ficar de pé entre as colunas. 26 Sansão disse então ao rapaz que lhe segurava a mão: “Deixa-me apalpar as colunas em que se firma a casa e deixa-me encostar-me nelas.” 27 (Incidentalmente, a casa estava cheia de homens e de mulheres, e estavam ali todos os senhores do eixo filisteus; e no terraço havia cerca de três mil homens e mulheres que olhavam enquanto Sansão os divertia.) 28 Sansão clamou então a Jeová e disse: “Soberano Senhor Jeová, por favor, lembra-te de mim e fortalece-me só esta vez, por favor, ó tu, o [verdadeiro] Deus, E VINGUE-ME EU DOS FILISTEUS COM VINGANÇA por um dos meus dois olhos.29 Com isso, Sansão se firmou nas duas colunas do meio em que a casa se fundava firmemente e foi segurá-las, uma com a sua direita e a outra com a sua esquerda. 30 E Sansão passou a dizer: “Morra a minha alma com os filisteus.” Então se encurvou com poder e a casa foi cair sobre os senhores do eixo e sobre todo o povo que havia nela, de modo que os mortos, que entregou à morte ao ele mesmo morrer, vieram a ser mais do que os que entregara à morte durante a sua vida.

Pediria você o mesmo?? Faria você a mesma coisa??




Antes da morte de Jesus, a reação dos apóstolos de Jesus por não serem bem recebidos.

(Lucas 9:51-56) 51 Chegando então a completar-se para ele os dias de ser tomado para cima, endureceu o rosto [na determinação] de ir a Jerusalém. 52 De modo que enviou mensageiros na sua frente. E eles foram e entraram numa aldeia de samaritanos, a fim de fazerem os preparativos para ele; 53 mas não o receberam, porque o seu rosto estava endurecido [na determinação] de ir a Jerusalém. 54 Vendo isso os discípulos Tiago e João, disseram: “SENHOR, QUERES QUE MANDEMOS QUE DESÇA FOGO DO CÉU E OS ANIQUILE?” 55 Mas ele se voltou e os censurou. 56 Foram assim a uma aldeia diferente.



Reação de Jesus, o modelo humano perfeito, o homem justo. Jesus pagou o mal recebido com o bem.

(Mateus 26:51-52) . . .Mas, eis que um dos que estavam com Jesus estendeu a mão e puxou a sua espada, e, golpeando o escravo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. 52 Jesus disse-lhe então: “Devolve a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada perecerão pela espada.
(Mateus 26:62-68)
62 Em vista disso, o sumo sacerdote levantou-se e disse-lhe: “Não tens nenhuma resposta? O que é que estes testificam contra ti?” 63 Mas Jesus ficou calado. O sumo sacerdote disse-lhe, por isso: “Pelo Deus vivente, eu te ponho sob juramento para nos dizeres se tu és o Cristo, o Filho de Deus!” 64 Jesus disse-lhe: “Tu mesmo [o] disseste. Contudo, eu vos digo: Doravante vereis o Filho do homem sentado à destra de poder e vindo nas nuvens do céu.” 65 O sumo sacerdote rasgou então a sua roupagem exterior, dizendo: “Ele blasfemou! Que necessidade temos ainda de testemunhas? Vede! Agora ouvistes a blasfêmia. 66 Qual é a vossa opinião?” Eles deram a resposta: “Está sujeito à morte.” 67 Cuspiram-lhe então no rosto e o esmurraram. Outros o esbofetearam, 68 dizendo: “Profetiza-nos, ó Cristo. Quem te golpeou?”
(Lucas 23:26-37)
26 Então, quando o levaram embora, pegaram Simão, certo nativo de Cirene, que vinha do campo, e puseram nele a estaca de tortura para a levar atrás de Jesus. 27 Mas, seguia-lhe uma grande multidão do povo e de mulheres que se batiam de pesar e que o lamentavam. 28 Jesus voltou-se para as mulheres e disse: “Filhas de Jerusalém, parai de chorar por mim. Ao contrário, chorai por vós mesmas e pelos vossos filhos; 29 porque, eis que virão dias em que as pessoas dirão: ‘Felizes as mulheres estéreis e as madres que não deram à luz, e os peitos que não amamentaram!’ 30 Então principiarão a dizer aos montes: ‘Caí sobre nós!’, e às colinas: ‘Cobri-nos!’ 31 Porque, se fazem estas coisas quando a árvore é seivosa, o que ocorrerá quando estiver ressequida?” 32 Mas, dois outros homens, malfeitores, também estavam sendo levados para serem executados com ele. 33 E quando chegaram ao lugar chamado Caveira, pregaram-no numa estaca, e assim também os malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda. 34 [[Mas Jesus estava dizendo: “PAI, PERDOA-LHES, pois não sabem o que estão fazendo.”]] Outrossim, para distribuírem as roupas dele, lançaram sortes. 35 E o povo parava, olhando. Mas os governantes escarneciam, dizendo: “A outros ele salvou; salve-se a si mesmo, se este é o Cristo de Deus, o Escolhido.” 36 Até mesmo os soldados se divertiam às custas dele, chegando-se perto e oferecendo-lhe vinho acre, 37 e dizendo: “Se tu és o rei dos judeus, salva-te.” .


Assim reagiu Estevão, seguindo o modelo humano perfeito.

(Atos 6:8-7:60).” 57 A isto eles clamaram ao máximo da sua voz e puseram as mãos sobre os ouvidos e arremeteram à uma contra ele. 58 E depois de o lançarem fora da cidade, começaram a atirar pedras nele. E as testemunhas deitaram as suas roupas exteriores aos pés dum jovem chamado Saulo. 59 E atiravam pedras em Estêvão, enquanto ele fazia apelo e dizia: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.” 60 Então, dobrando os joelhos, clamou com forte voz: “Jeová, não lhes imputes este pecado.” E, dizendo isso, adormeceu [na morte].


Reação dos apóstolos, seguindo o modelo humano perfeito.

(Atos 5:39-41) . . .” 40 Em vista disso, atenderam-no e mandaram chamar os apóstolos, chibatearam-nos e ordenaram-lhes que parassem de falar à base do nome de Jesus, e soltaram-nos. 41 Estes, portanto, retiraram-se do Sinédrio, alegrando-se porque tinham sido considerados dignos de ser desonrados a favor do nome dele.
(Atos 3:17-18)
17 E agora, irmãos, sei que agistes em ignorância, assim como também fizeram vossos governantes. 18 Mas, deste modo Deus tem cumprido as coisas que ele anunciou de antemão por intermédio da boca de todos os profetas, que o seu Cristo havia de sofrer.



O ensino de Jesus // Jeová é o exemplo perfeito a ser seguido.
Ser filho é fazer o que o Pai já fez.

(Mateus 5:11-12) 11 Felizes sois quando vos vituperarem e perseguirem, e, mentindo, disserem toda sorte de coisas iníquas contra vós, por minha causa. 12 Alegrai-vos e pulai de alegria, porque a vossa recompensa é grande nos céus; pois assim perseguiram os profetas antes de vós.
(Mateus 5:38-41)
38 “Ouvistes que se disse: ‘Olho por olho e dente por dente.’ 39 No entanto, eu vos digo: Não resistais àquele que é iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra. 40 E, se alguém quiser levar-te perante o tribunal para obter posse de tua roupa interior, deixa-o ter também a tua roupa exterior; 41 e, se alguém sob autoridade te obrigar a prestar serviço por mil passos, vai com ele dois mil.
(Mateus 6:14-15)
14 “Pois, se perdoardes aos homens as suas falhas, também o vosso Pai celestial vos perdoará; 15 ao passo que, se não perdoardes aos homens as suas falhas, tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas falhas.
(Mateus 5:43-48)
43 “Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ 44 No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; 45 para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? 48 Concordemente, tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito.

(Lucas 6:27-36) 27 “Mas, eu digo a vós, os que estais escutando: Continuai a amar os vossos inimigos, a fazer o bem aos que vos odeiam, 28 a abençoar os que vos amaldiçoam, a orar pelos que vos insultam. 29 Àquele que te bater numa face, oferece também a outra; e a quem te tirar a tua roupa exterior, não negues nem mesmo a roupa interior. 30 Dá a todo o que te pedir, e daquele que te tirar tuas coisas, não [as] peças de volta. 31 “Também, assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles. 32 “E, se amardes aos que vos amam, de que mérito é isso para vós? Pois até mesmo os pecadores amam aos que os amam. 33 E, se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, realmente, de que mérito é isso para vós? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Também, se emprestardes [sem juros] àqueles de quem esperais receber, de que mérito é isso para vós? Até mesmo pecadores emprestam [sem juros] a pecadores, para receberem de volta o mesmo. 35 Ao contrário, continuai a amar os vossos inimigos e a fazer o bem, e a emprestar [sem juros], não esperando nada de volta; e a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é benigno para com os ingratos e os iníquos. 36 Continuai a tornar-vos misericordiosos, assim como vosso Pai é misericordioso.

DE UM CORAÇÃO PURO, LIMPO E JUSTO, NÃO PODE SAIR QUALQUER TIPO DE ATITUDE INÍQUA. É PELO FRUTO QUE SE RECONHECE A ÁRVORE. O HOMEM JUSTO NUNCA PRODUZIRÁ QUALQUER TIPO DE INIQUIDADE, NUNCA.

(Lucas 6:45) 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, traz para fora o bom, mas o homem iníquo, do seu [tesouro] iníquo, traz para fora o que é iníquo; pois é da abundância do coração que a sua boca fala.

(Mateus 15:19-20) 19 Por exemplo, do coração vêm raciocínios iníquos, assassínios, adultérios, fornicações, ladroagens, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 Estas são as coisas que aviltam o homem; mas tomar uma refeição sem lavar as mãos não é o que avilta o homem.”

(Mateus 7:17-18) 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 A ÁRVORE BOA NÃO PODE DAR FRUTO IMPRESTÁVEL, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente.

JESUS É O ÚNICO EXEMPLO HUMANO DE UMA ÁRVORE BOA. A REAÇÃO DE JESUS FOI 100% OPOSTA À DE QUALQUER HUMANO INCLUINDO QUAISQUER PROFETAS ANTERIORES. SEM DÚVIDA, UMA REAÇÃO INÉDITA.


Se eu fui um iníquo,  se fui mais iníquo que todos os povos ao redor. Fui punido por Jeová, e Ele me aplicou punição usando Babilônia. Agora que Jeová decidiu vingar-se do procedimento mau de Babilônia para comigo, qual deve ser minha reação ao saber disso e ao ver a punição de Babilônia, dada também por Jeová??

Que reação espera de mim, o Criador????

Assim falou Jeová a Babilônia: (Isaías 47:5-7) 5 Senta-te silenciosa e entra na escuridão, ó filha dos caldeus; pois não mais terás a experiência de pessoas te chamarem de Senhora de Reinos. 6 Fiquei indignado com o meu povo. Profanei a minha herança e passei a entregá-los na tua mão. Tu não lhes mostraste MISERICÓRDIAS. Fizeste muito pesado o teu jugo sobre o homem idoso. 7 E continuavas a dizer: “Mostrarei ser Senhora por tempo indefinido, para sempre.” Não fixaste estas coisas no coração; não te lembraste do final do assunto.
 
Em uma situação parecida assim falou o Criador a Edom:
(Obadias 8-16) 8 Não será naquele dia?" é a pronunciação de Jeová. "E eu hei de destruir os sábios dentre Edom e o discernimento dentre a região montanhosa de Esaú. 9 E teus poderosos hão de ficar aterrorizados, ó Temã, visto que cada um será decepado da região montanhosa de Esaú, por causa duma matança. 10 Por causa da violência [feita] ao teu irmão Jacó cobrir-te-á a vergonha e terás de ser decepado por tempo indefinido. 11 No dia em que ficaste parado de lado, no dia em que estranhos levaram ao cativeiro a sua força militar e [quando] até estrangeiros entraram pelo seu portão e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu também eras como um deles. 12 "E não devias ter contemplado o espetáculo no dia de teu irmão, no dia do seu infortúnio; e NÃO TE DEVIAS TER ALEGRADO sobre os filhos de Judá no dia de seu perecimento; e NÃO DEVIAS TER UMA BOCA GRANDE no dia da [sua] aflição. 13 Não devias ter entrado pelo portão do meu povo no dia do seu desastre. Tu, sim, tu não devias ter espreitado a sua calamidade no dia do seu desastre; e não devias ter estendido a mão sobre a sua riqueza no dia do seu desastre. 14 E não devias ter ficado de pé na bifurcação dos caminhos para decepar-lhe os fugitivos; e não devias ter entregue os seus sobreviventes no dia da aflição. 15 Pois está próximo o dia de Jeová contra todas as nações. Assim como fizeste, será feito a ti. Tua espécie de tratamento retornará sobre a tua própria cabeça. 16 Pois assim como vós bebestes sobre o meu santo monte, estarão bebendo continuamente todas as nações. E certamente beberão, e engolirão, e ficarão como se nunca tivessem existido.

Em uma  situação parecida, assim falou o Criador a Edom: (Ezequiel 25:12-14) 12 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que Edom agiu, TOMADO DE VINGANÇA da casa de Judá , e eles continuam a proceder extensivamente em erro e a vingar-se deles, 13 por isso, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Vou também estender a minha mão contra Edom e decepar dele homem e animal doméstico, e vou fazer dele um lugar devastado, desde Temã até Dedã. À espada é que cairão. 14 ‘E eu vou trazer minha vingança sobre Edom pela mão do meu povo de Israel; e terão de fazer em Edom segundo a minha ira e segundo o meu furor; e terão de conhecer a minha vingança’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”’

Em uma situação parecida, assim falou o Criador aos Filisteus:
(Ezequiel 25:15-17) 15 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que os filisteus AGIRAM COM VINGANÇA e foram vingar-se com vingança, COM MENOSPREZO NA ALMA , para arruinar, com inimizade de duração indefinida, 16 por isso, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que estendo a minha mão contra os filisteus, e vou decepar os queretitas e destruir o resto da costa marítima. 17 E vou executar neles grandes atos de vingança, com furiosas repreensões; e terão de saber que eu sou Jeová, quando eu trouxer sobre eles a minha vingança.”’. . .

As palavras do sábio Eliú foram: (Jó 36:15-21) 15 Ele socorrerá o atribulado na sua tribulação E destapará seu ouvido na opressão. 16 E certamente te engodará [para longe] da boca da aflição! Um lugar mais amplo, não o aperto, haverá em seu lugar, E o consolo da tua mesa será cheio de gordura. 17 Certamente serás enchido com a sentença judicial contra o iníquo; A sentença judicial e o juízo é que segurarão. 18 Pois [cuida de] que o furor não te engode a bater palmas [por despeito], E não te deixes desencaminhar por um grande resgate. 19 Terá efeito teu clamor por ajuda? Não, nem na aflição Todos os [teus] poderosos esforços. 20 Não fiques suspirando pela noite, Para que os povos retrocedam [de] onde estão. 21 Guarda-te de não te virares para o que é prejudicial , Pois escolheste isso em vez de tribulação.

Todas as nações acima mencionadas pelo próprio Jeová, ao notarem seus inimigos (semelhantes inimigos) recebendo uma severa punição, revelaram sua CONTÍNUA inimizade através de palavras e de atos, DESEJANDO a morte deles. Entretanto, não era esta a reação esperada por Jeová.   Jeová esperava que houvesse MISERICÓRDIA para com os que estavam sendo merecidamente punidos. Desejar a morte, seja lá de quem for, seja lá qual for o motivo, para Jeová é um pecado. Desejar a morte é o mesmo que assassinar. Todo pecado é grave e todo pecado é punido com a morte.
 

O que sentia Jeová pelos merecidamente punidos??   Em relação a seu iníquo filho Efraim, a palavra que saiu da boca de Jeová responde: (Jeremias 31:20) 20 "É Efraim para mim um filho precioso ou um menino tratado com mimo? Pois, ao ponto de eu falar contra ele, sem falta me lembrarei dele ainda mais. Por isso é que as MINHAS ENTRANHAS ficaram turbulentas por ele. Decididamente terei piedade dele", é a pronunciação de Jeová.

Em relação a seu iníquo filho Moabe, a palavra que saiu da boca de Jeová responde: (Isaías 16:9-11) 9 Por isso é que chorarei com o choro de Jázer pela vide de Sibma. Com as minhas lágrimas te encharcarei, ó Hésbon, e Eleale, porque decaiu até mesmo a exclamação por teu verão e por tua colheita. 10 E tiraram-se do pomar a alegria e o júbilo; e nos vinhedos não há gritos de júbilo, não se brada. O pisador não pisa nenhum vinho no lagar. Eu fiz cessar a exclamação. 11 Por isso é que as MINHAS PRÓPRIAS ENTRANHAS estão turbulentas qual harpa mesmo por Moabe, e o meu íntimo, por Quir-Haresete.  

Jeová ratifica seu sentimento em relação ao estado punido de Moabe: (Jeremias 48:34-37) 34 "‘Desde o clamor em Hésbon até Eleale, até Jaaz, deram vazão à sua voz, desde Zoar até Horonaim, até Eglate-Selisaia; porque até mesmo as próprias águas de Ninrim tornar-se-ão meras desolações. 35 E eu vou fazer cessar em Moabe’, é a pronunciação de Jeová, ‘aquele que leva uma oferta para cima ao alto e aquele que faz fumaça sacrificial ao seu deus. 36 Por isso é que o MEU PRÓPRIO CORAÇÃO FICARÁ TURBULENTO pelo próprio Moabe, igual a flautas; e meu próprio coração ficará turbulento pelos homens de Quir-Heres, igual a flautas. Por isso é que certamente perecerá a própria abundância que ele produziu. 37 Porque sobre toda cabeça há calvície e toda barba está cortada. Em todas as mãos há cortes e sobre os quadris há serapilheira!’"

  Sabendo do sentimento de Jeová nestas ocasiões, passamos assim a entender o motivo de Jeová esperar que os humanos sentissem MISERICÓRDIA até mesmo quando vissem outros humanos sendo severamente punidos. É um momento para se sentir piedade, apenas piedade, pelo estado de sofrimento do semelhante, além do encerramento de muitas vidas. 

 Topo desta página