QUEM É MEU IRMÃO??

Modificada em 22/06/13





Durante algum tempo, através dos meios noticiosos, revista, jornal, rádio e televisão, é chamada a atenção para alguém chamado TINTO. TINTO é alguém que se destaca por suas excelentes qualidades e todos os que convivem com ele sempre o estão elogiando por seus atos excelentes. Todos atribuem para Tinto um Alto valor e todos têm por Tinto uma Alta estima.

Se alguém afirmar que você é irmão de TINTO, como você reagiria??

Você talvez dissesse: É claro que sou. Ele é meu irmão.

Talvez encarasse como um elogio.

No entanto, ALTO também recebe o mesmo destaque nos meios noticiosos por suas péssimas qualidades, ladrão, estuprador, assassino e mentiroso. Todos atribuem um Baixo valor para Alto e têm por ele uma Baixa estima.

Se alguém afirmar que você é irmão de ALTO, como você reagiria??

Você talvez dissesse: É claro que ele não é meu irmão. Talvez encarasse como uma ofensa. Talvez o visse como alguém desprezível ou até mesmo sentisse desprezo por ALTO, afinal, as péssimas ações de Alto o fazem merecedor da morte.

Neste caso, aquele a quem eu tenho em Alta estima, este é meu irmão. De forma oposta, aquele que eu tenho em Baixa estima, este não é meu irmão.


Teu irmão” e “teu próximo” do ponto de vista de Jeová.


Aplicações do termo “irmão”.

Caim e Abel eram irmãos; eram filhos do mesmo pai. Formavam uma família. Havia um laço consanguíneo entre eles, não havia?? Será que todos os demais descendentes continuariam uma mesma família?? Poderia um dos filhos de Caim passar a fazer parte de uma outra família?? Independente do que aconteceu, será que Caim continuou na mesma família, ou será que ele passou a ser de outra família?? Será que Caim perdeu o laço consanguíneo com os demais filhos de Adão?? Deixou Caim de ser filho de Adão?? Será que Caim passou a ser um ex-filho de Adão?? Seria isto possível??

Será que Adão devia ver Caim como um ex-filho seu??

(Gênesis 4:8-11) 8 Depois, Caim disse a Abel, seu irmão: [“Vamos ao campo.”] Sucedeu, pois, enquanto estavam no campo, que Caim passou a atacar Abel, seu irmão, e o matou. 9 Mais tarde, Jeová disse a Caim: “Onde está Abel, teu irmão ?”, e ele disse: “Não sei. Sou eu guardião de meu irmão?” 10 A isto ele disse: “Que fizeste? Escuta! O sangue de teu irmão está clamando a mim desde o solo. 11 E agora, maldito és, banido do solo, o qual abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão.

Não era Arão o irmão de Moisés?? Sim, ele era.

(Êxodo 4:13-14) . . .Mas ele disse: “Perdão, Jeová, mas, por favor, envia pela mão daquele a quem hás de enviar.” 14 Acendeu-se então a ira de Jeová contra Moisés e ele disse: “Não é Arão, o levita, teu irmão ? Sei deveras que ele pode realmente falar. E além disso, eis que está saindo ao teu encontro. Ao ver-te, certamente se alegrará no seu coração.

Assim verte a Tradução Almeida:

(Êxodo 4:13-14) 13 Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar. 14 Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração.



Um ensinamento começa no monte Sinai: "os filhos do teu povo - são seus irmãos. Teu colega é teu irmão”.

(Levítico 19:17-18) 17 “‘Não deves odiar teu irmão no teu coração. Decerto deves repreender o teu colega, para que não leves o pecado junto com ele. 18 “‘Não deves tomar vingança nem ter ressentimento contra os filhos do teu povo ; e tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Jeová.

Embora seja colocado que os filhos de Israel constituíam uma família (são teus irmãos), neste particular, humanos têm afirmado adicionalmente que existe diferença entre humanos, isto é, enquanto uns são irmãos, outros não são irmãos. “Aqueles ali não fazem parte da família”. Será que o Pai Jeová estava ensinando isto para Seus filhos??

(Levítico 25:46-49) 46 E tendes de transmiti-los como herança aos vossos filhos depois de vós, para [os] herdarem como propriedade por tempo indefinido. Podeis usá-los como trabalhadores, mas vossos irmãos, os filhos de Israel , não deves espezinhar, um ao outro, com tirania. 47 “‘Mas, caso a mão do residente forasteiro ou do colono contigo fique abastada e teu irmão tenha ficado pobre ao lado dele e tenha de vender-se ao residente forasteiro ou ao colono contigo, ou a um membro da família do residente forasteiro, 48 depois de se ter vendido continuará no seu caso o direito de resgate. Um dos seus irmãos pode resgatá-lo. 49 Ou seu tio ou o filho de seu tio pode resgatá-lo, ou qualquer parente consangüíneo de sua carne, um de sua família, pode resgatá-lo. “‘Ou se a sua própria mão tiver ficado abastada, então tem de resgatar a si mesmo.

(Levítico 18:16) 16 “‘Não deves descobrir a nudez da esposa de teu irmão . É a nudez de teu irmão. . .

(Levítico 25:25) 25 “‘Caso teu irmão fique pobre e tenha de vender parte de sua propriedade, então tem de vir um resgatador, intimamente aparentado com ele, e comprar de volta o que seu irmão vendeu.

No mandamento abaixo, está estabelecido que há diferença entre os filhos de Jacó e os demais humanos. Os filhos de Jacó são irmãos, mas os demais não são irmãos, logo, devem receber um tratamento diferenciado. “Aqueles ali não fazem parte da família”.
Será que era este o ponto de vista do Pai Jeová?? Será que o Pai Jeová via as coisas desta forma??

O teu irmão não deve ser usado no trabalho de escravo, no entanto, o estrangeiro pode ser usado no trabalho de escravo.

(Levítico 25:35-46) 35 “‘E caso teu irmão fique pobre e assim esteja financeiramente fraco ao teu lado, então tens de ampará-lo. Como residente forasteiro e colono tem de ficar vivo contigo. 36 Não cobres dele juros e usura, mas tens de ter temor de teu Deus; e teu irmão tem de ficar vivo contigo. 37 Não deves dar-lhe teu dinheiro [cobrando] juros e não deves dar teu alimento por usura. 38 Eu sou Jeová, vosso Deus, que vos fiz sair da terra do Egito para dar-vos a terra de Canaã, para mostrar-me vosso Deus. 39 “‘E caso teu irmão fique pobre ao teu lado e tenha de vender-se a ti, não o deves usar como trabalhador em serviço de escravo. 40 Deve vir a estar contigo como trabalhador contratado, como colono. Deve servir contigo até o ano do jubileu. 41 E ele tem de sair de ti [livre], ele e seus filhos com ele, e tem de retornar à sua família e deve retornar à propriedade dos seus antepassados. 42 Pois, são os meus escravos que fiz sair da terra do Egito. Não se devem vender assim como se vende um escravo. 43 Não deves espezinhá-lo com tirania e tens de ter temor de teu Deus. 44 Quanto a teu escravo ou tua escrava que se tornam teus dentre as nações que há em volta de vós, delas podeis comprar um escravo ou uma escrava. 45 E também dos filhos dos colonos que residem convosco como forasteiros podeis comprar deles e das suas famílias que estão convosco, que lhes nasceram na vossa terra; e eles têm de tornar-se vossa propriedade. 46 E tendes de transmiti-los como herança aos vossos filhos depois de vós, para [os] herdarem como propriedade por tempo indefinido. Podeis usá-los como trabalhadores, mas vossos irmãos, os filhos de Israel , não deves espezinhar, um ao outro, com tirania.

Foi ensinado: “O residente forasteiro não faz parte da família, logo, o tratamento dado a ele deve ser diferente do dado a alguém que faz parte da família”.

(Levítico 25:47-49) 47 “‘Mas, caso a mão do residente forasteiro ou do colono contigo fique abastada e teu irmão tenha ficado pobre ao lado dele e tenha de vender-se ao residente forasteiro ou ao colono contigo, ou a um membro da família do residente forasteiro, 48 depois de se ter vendido continuará no seu caso o direito de resgate. Um dos seus irmãos pode resgatá-lo. 49 Ou seu tio ou o filho de seu tio pode resgatá-lo, ou qualquer parente consangüíneo de sua carne, um de sua família, pode resgatá-lo. “‘Ou se a sua própria mão tiver ficado abastada, então tem de resgatar a si mesmo.

EDOMITAS SÃO “IRMÃOS” DOS ISRAELITAS – descendentes de Esaú são “irmãos” dos descendentes de Jacó.

Falou Moisés (Números 20:14-15) 14 Subseqüentemente, Moisés enviou de Cades mensageiros ao rei de Edom: “Assim disse teu irmão Israel : ‘Tu mesmo bem sabes toda a dificuldade que nos sobreveio. 15 E nossos pais passaram a descer ao Egito e nós continuamos a morar no Egito por muitos dias; e os egípcios começaram a prejudicar a nós e a nossos pais.

Falou Moisés: (Deuteronômio 13:6-8) 6 “Caso teu irmão, filho de tua mãe , ou teu filho, ou tua filha, ou tua querida esposa, ou teu companheiro que é como a tua própria alma tente engodar-te às escondidas, dizendo: ‘Vamos e sirvamos a outros deuses’, que não conheceste, nem tu nem teus antepassados, 7 alguns dos deuses dos povos ao redor de vós, os que estão perto de ti e os que estão longe de ti, de uma extremidade do país à outra extremidade do país, 8 não deves aceder ao seu desejo, nem o deves escutar, nem deve teu olho ter dó dele, nem deves ter compaixão, nem deves encobri-lo [em proteção];

A diretriz estabelecida abaixo revela claramente que posição ocupava o estrangeiro dentro da organização terrestre de Jeová. Será que ocupava uma posição de igualdade?? Devia receber um tratamento igual??

Foi ensinado: “O estrangeiro não faz parte da tua família, logo, deve receber um tratamento diferente do dado a teu irmão”.

Falou Moisés: (Deuteronômio 15:3-5) 3 Ao estrangeiro podes apertar quanto ao pagamento; mas remita a tua mão tudo o que for teu, que estiver com o teu irmão. 4 No entanto, ninguém deve ficar pobre no teu meio, porque Jeová, sem falta, te abençoará na terra que Jeová, teu Deus, te dá por herança, para tomares posse dela, 5 contanto que impreterivelmente escutes a voz de Jeová, teu Deus, de modo a cuidar em cumprir todo este mandamento que hoje te ordeno.

Foi ensinado: Todos os dos filhos de Jacó são teus irmãos.

Falou Moisés: (Deuteronômio 15:7-8) 7 “Caso um dos teus irmãos fique pobre no teu meio, numa das tuas cidades , na tua terra que Jeová, teu Deus, te dá, não deves endurecer teu coração, nem fechar a mão para com o teu irmão pobre. 8 Pois deves abrir generosamente tua mão para com ele e deves terminantemente emprestar-lhe sob caução tanto quanto ele necessita, de que carece.

Falou Moisés: (Deuteronômio 15:9-11) 9 Guarda-te de que não venha a haver alguma palavra vil no teu coração, dizendo: ‘O sétimo ano, o ano da remissão está perto’, e teu olho fique deveras sovina para com teu irmão pobre e não lhe dês nada, e ele tenha de clamar a Jeová contra ti e isso se tenha tornado um pecado da tua parte. 10 Deves terminantemente dar-lhe e teu coração não deve ser mesquinho ao lhe dares, porque é por esta razão que Jeová, teu Deus, te abençoará em todo ato teu e em todo empreendimento teu. 11 Pois, nunca deixará de haver pobre no meio do país. É por isso que te ordeno, dizendo: ‘Deves abrir generosamente tua mão para com teu irmão atribulado e pobre no teu país.’

Foi ensinado: “O estrangeiro não faz parte da tua família, logo, deve receber um tratamento diferente do dado a teu irmão”.

Falou Moisés: (Deuteronômio 23:19-20) 19 “Não deves fazer teu irmão pagar juros, juros sobre dinheiro, juros sobre mantimentos, juros sobre qualquer coisa pela qual se possam cobrar juros. 20 Podes fazer o estrangeiro pagar juros, mas não deves fazer teu irmão pagar juros , para que Jeová, teu Deus, te abençoe em todo empreendimento teu na terra à qual vais para tomar posse dela.

Aqui foi ensinado: “Neste particular, deves dar um tratamento igual aos teus irmãos e aos estrangeiros, no caso de serem trabalhadores contratados.

Assim falou Moisés: (Deuteronômio 24:14-15) 14 “Não deves defraudar o trabalhador contratado que estiver em dificuldades e for pobre, quer seja dos teus irmãos, quer dos teus residentes forasteiros que há na tua terra, dentro dos teus portões. 15 Deves dar-lhe seu salário no seu dia e o sol não se deve pôr sobre este, porque ele está em dificuldades e ergue a sua alma para o seu salário; a fim de que não clame a Jeová contra ti e isso se torne pecado da tua parte.

Enquanto o humano restringe o uso da expressão irmão, o próprio Jeová amplia o conceito quanto a quem é “irmão”: Quem não é filho do teu povo também é um irmão. Eles são filhos de Esaú (Edom), logo, são seus irmãos. Sodoma também é tua irmã.

Assim falou Moisés, reconhecendo ser da mesma família de Edom (Esaú): (Deuteronômio 23:7-8) 7 “Não deves detestar o edomita, pois é teu irmão . “Não deves detestar o egípcio, pois te tornaste residente forasteiro no seu país. 8 Os filhos que lhes nascerem como a terceira geração podem por si mesmos entrar na congregação de Jeová.

Para Jeová, Edom continuava sendo irmão de Jacó. Assim falou Jeová sobre o que os Seus olhos viam: (Obadias 8-13) 8 Não será naquele dia?” é a pronunciação de Jeová. “E eu hei de destruir os sábios dentre Edom e o discernimento dentre a região montanhosa de Esaú. 9 E teus poderosos hão de ficar aterrorizados, ó Temã, visto que cada um será decepado da região montanhosa de Esaú, por causa duma matança. 10 Por causa da violência [feita] ao teu irmão Jacó cobrir-te-á a vergonha e terás de ser decepado por tempo indefinido. 11 No dia em que ficaste parado de lado, no dia em que estranhos levaram ao cativeiro a sua força militar e [quando] até estrangeiros entraram pelo seu portão e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu também eras como um deles. 12 “E não devias ter contemplado o espetáculo no dia de teu irmão, no dia do seu infortúnio; e não te devias ter alegrado sobre os filhos de Judá no dia de seu perecimento; e não devias ter uma boca grande no dia da [sua] aflição. 13 Não devias ter entrado pelo portão do meu povo no dia do seu desastre. Tu, sim, tu não devias ter espreitado a sua calamidade no dia do seu desastre; e não devias ter estendido a mão sobre a sua riqueza no dia do seu desastre.

Assim falou Jeová, revelando a verdade segundo os Seus olhos: “Tu tens muitas irmãs”. (Ezequiel 16:44-45) 44 “‘Eis que todo aquele que usar um provérbio contra ti usará o provérbio, dizendo: “Tal mãe, tal filha!” 45 Tu és a filha de tua mãe, que abominava seu marido e seus filhos. E és a irmã de tuas irmãs, que abominavam seus maridos e seus filhos . A mãe de vós, mulheres, era hitita e vosso pai, amorreu.’”

Assim falou Jeová, revelando a verdade aos Seus olhos: Aquela que tu desprezas, isto é, Sodoma, ela é tua irmã; e quanto a Samaria, ela continua sendo tua irmã”. (Ezequiel 16:46-58) 46 “‘E tua irmã mais velha é a própria Samaria com as suas aldeias dependentes, que mora à tua esquerda, e tua irmã mais moça do que tu, que mora à tua direita, é Sodoma com as suas aldeias dependentes. 47 E não andaste nos seus caminhos, nem fizeste segundo as suas coisas detestáveis. Em pouco tempo começaste a agir ainda mais ruinosamente do que elas, em todos os teus caminhos. 48 Assim como vivo’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘Sodoma, tua irmã, ela com as suas aldeias dependentes, não fez segundo o que tu fizeste, tu e as tuas aldeias dependentes. 49 Eis que este é o que mostrou ser o erro de Sodoma, tua irmã: Orgulho, fartura de pão e a despreocupação do sossego foram [as coisas] que vieram a ser dela e das suas aldeias dependentes, e ela não fortaleceu a mão do atribulado e do pobre. 50 E elas continuaram a ser soberbas e a praticar uma coisa detestável diante de mim, e eu finalmente as removi, assim como vi [ser conveniente]. 51 “‘E quanto a Samaria, ela não cometeu nem a metade dos teus pecados, mas tu continuaste a fazer abundar as tuas coisas detestáveis mais do que elas, de modo que fizeste as tuas irmãs parecer justas por causa de todas as tuas coisas detestáveis que praticaste. 52 Também tu, carrega a tua humilhação ao teres de argumentar a favor de tuas irmãs. Em vista dos teus pecados, nos quais agiste de modo mais detestável do que elas [agiram], elas são mais justas do que tu. E também tu, envergonha-te e carrega a tua humilhação por fazeres as tuas irmãs parecer justas.’ 53 “‘E eu vou recolher os seus cativos, os cativos de Sodoma e das suas aldeias dependentes, e os cativos de Samaria e das suas aldeias dependentes; vou recolher também os teus cativos no seu meio, 54 para que carregues a tua humilhação; e terás de sentir-te humilhada em vista de tudo o que fizeste, sendo que tu as consolaste. 55 E tuas próprias irmãs, Sodoma e suas aldeias dependentes, retornarão ao seu estado anterior, e Samaria e suas aldeias dependentes retornarão ao seu estado anterior, e tu mesma e tuas aldeias dependentes retornareis ao vosso estado anterior. 56 E Sodoma, tua irmã , não se mostrou algo digno de se ouvir tua boca [mencionar] no dia do teu orgulho, 57 antes que a tua própria maldade chegasse a ser exposta, assim como no tempo do vitupério das filhas da Síria e de todas ao redor dela, as filhas dos filisteus, as que te menosprezam, por todos os lados. 58 A tua conduta desenfreada e as tuas coisas detestáveis, tu mesma terás de carregá-las’, é a pronunciação de Jeová.”

SAMARIA, APESAR DE LONGE, CONTINUA SENDO TUA IRMÃ, falou Jeová: (Ezequiel 23:28-35) 28 “Pois assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Eis que te entrego na mão dos que odiaste, na mão daqueles de quem a tua alma se apartou em desgosto. 29 E terão de tomar ação contra ti em ódio e tirar-te todo o fruto da tua labuta, e deixar-te nua e despida; e terá de expor-se a nudez dos teus atos de fornicação, e a tua conduta desenfreada, e teus atos de prostituição. 30 Far-se-ão estas coisas a ti por teres ido como prostituta atrás das nações, pelo fato de que te aviltaste com os seus ídolos sórdidos. 31 Andaste no caminho de tua irmã ; e terei de entregar-te seu copo na mão.’ 32 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Beberás o copo de tua irmã, o que é fundo e largo. Tornar-te-ás alvo de riso e de caçoada, [o copo] contendo muito. 33 Ficarás cheia de embriaguez e de pesar, com o copo de assombro e de desolação, o copo de tua irmã Samaria. 34 E terás de bebê-lo e de esvaziá-lo, e roerás os seus cacos e arrancarás os teus peitos. “Pois eu é que falei”, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.’ 35 “Portanto, assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que te esqueceste de mim e passaste a lançar-me atrás das tuas costas, então, tu mesma também terás de levar a tua conduta desenfreada e os teus atos de prostituição.’”

Tempo de remissão

No mandamento abaixo foi ensinado: “O estrangeiro não é teu próximo; apenas teu irmão é que é teu próximo. Nenhum estrangeiro é teu próximo. Os gentios incircuncisos não se enquadram na descrição de “próximo”.”

O estranho conceito de que o estrangeiro não é um “próximo”. (Deuteronômio 15:1-3) 15 “Ao fim de cada sete anos deves fazer uma remissão. 2 E esta é a maneira da remissão: haverá remissão, da parte de cada credor, da dívida em que porventura deixou seu próximo incorrer. Não deve apertar seu próximo ou seu irmão quanto ao pagamento, pois tem de se proclamar uma remissão para Jeová. 3 Ao estrangeiro podes apertar quanto ao pagamento; mas remita a tua mão tudo o que for teu, que estiver com o teu irmão.


No mandamento abaixo foi ensinado: “Deves dar um tratamento diferenciado àquele que não é teu irmão. Apenas o teu irmão hebreu ou hebreia deve receber liberdade depois do sexto ano.”

Os estrangeiros nunca recebiam liberdade sem o pagamento de um preço.

(Deuteronômio 15:9-15) 9 Guarda-te de que não venha a haver alguma palavra vil no teu coração, dizendo: ‘O sétimo ano, o ano da remissão está perto’, e teu olho fique deveras sovina para com teu irmão pobre e não lhe dês nada, e ele tenha de clamar a Jeová contra ti e isso se tenha tornado um pecado da tua parte. 10 Deves terminantemente dar-lhe e teu coração não deve ser mesquinho ao lhe dares, porque é por esta razão que Jeová, teu Deus, te abençoará em todo ato teu e em todo empreendimento teu. 11 Pois, nunca deixará de haver pobre no meio do país. É por isso que te ordeno, dizendo: ‘Deves abrir generosamente tua mão para com teu irmão atribulado e pobre no teu país.12 “Caso te seja vendido teu irmão, um hebreu ou uma hebréia, e ele te tenha servido por seis anos, então no sétimo ano deves mandá-lo embora como alguém liberto. 13 E quando o mandares embora como alguém liberto, não o deves mandar embora de mãos vazias. 14 Deves realmente provê-lo de alguma coisa do teu rebanho e da tua eira, e do teu lagar de azeite e vinho. Assim como Jeová, teu Deus, te tem abençoado, assim é que lhe deves dar. 15 E tens de lembrar-te de que te tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a remir-te. É por isso que hoje te ordeno esta coisa.




Jesus amplia o conceito sobre quem é “irmão”


Restringia Jesus a aplicação do termo "seu irmão" apenas entre judeus, ou ainda apenas entre os discípulos devidamente batizados??? Podia o discípulo continuar furioso com o samaritano ou com o romano e dirigir-se a ele com uma palavra imprópria de desprezo e ainda obedecer a este artigo da lei do Cristo???

(Mateus 5:21-22) 21 “Ouvistes que se disse aos dos tempos antigos: ‘Não deves assassinar; mas quem cometer um assassínio terá de prestar contas ao tribunal de justiça.’ 22 No entanto, digo-vos que todo aquele que continuar furioso com seu irmão terá de prestar contas ao tribunal de justiça; mas, quem se dirigir a seu irmão com uma palavra imprópria de desprezo terá de prestar contas ao Supremo Tribunal; ao passo que quem disser: ‘Tolo desprezível!’, estará sujeito à Geena ardente.

Neste outro caso abaixo, Jesus fazia aplicação de "teu irmão", apenas entre os discípulos devidamente batizados??? Jesus estava retransmitindo as leis do Pai para aqueles humanos ali presentes no monte. Será que tais palavras seriam usadas somente por aqueles que já eram batizados ou que se batizariam?? Será que os samaritanos, os romanos, os gregos e outros gentios não estavam incluídos na palavra irmão?? Se um gentio tiver algo contra o discípulo judeu, é necessário (obrigatoriamente condicional) que tal discípulo judeu vá procurar o gentio para fazer as pazes com ele??

(Mateus 5:23-24) 23 “Se tu, pois, trouxeres a tua dádiva ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem algo contra ti , 24 deixa a tua dádiva ali na frente do altar e vai; faze primeiro as pazes com o teu irmão , e então, tendo voltado, oferece a tua dádiva.

Neste outro caso abaixo, quem é o "teu irmão"?? Será que é apenas um dos discípulos devidamente batizado e aprovado pelo grupo?

(Mateus 7:1-5) 7 "Parai de julgar, para que não sejais julgados; 2 pois, com o julgamento com que julgais, vós sereis julgados; e com a medida com que medis, medirão a vós. 3 Então, por que olhas para o argueiro no olho do teu irmão, mas não tomas em consideração a trave no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer a teu irmão:Permite-me tirar o argueiro do teu olho’, quando, eis que há uma trave no teu próprio olho? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e depois verás claramente como tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Neste outro caso abaixo, quem é "seu irmão"??? Será que o gentio incircunciso estava incluído no termo “irmão”??

(Mateus 18:35) 35 Do mesmo modo lidará também convosco o meu Pai celestial, se não perdoardes de coração cada um ao seu irmão."

Se este humano não for devidamente batizado, isto significa que estou liberado de perdoar tal pessoa, não estou?? Ora, se ele não for batizado, ele não é meu irmão. Não sendo meu irmão, eu não tenho nenhuma obrigação de perdoá-lo, não é verdade?? Desta forma, eu estou desobrigado de perdoar ao gentio incircunciso, não estou?? Será que era isto o que Jesus estava ensinando??


Quais eram os ouvintes de Jesus nesta ocasião descrita abaixo???

(Mateus 23:8-11) 8 Mas vós, não sejais chamados Rabi, pois um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos. 9 Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial. 10 Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo. 11 Mas o maior dentre vós tem de ser o vosso ministro....


Nesta ocasião acima, Jesus falava a uma grande multidão ou apenas a seus discípulos???

(Mateus 23:1-2) 23 Jesus falou então às multidões E aos seus discípulos, dizendo: 2 "Os escribas e os fariseus sentaram-se no assento de Moisés.


Neste momento, Jesus estava falando a uma multidão constituída de discípulos e de não discípulos. Neste caso, os apóstolos serviam de testemunhas das informações que Jesus estava retransmitindo para a multidão.
Bem, e se naquela multidão houvesse um samaritano intrometido, será que ele podia se incluir neste “todos vós sois irmãos”??


Aos olhos de Jesus, do ponto de vista de Jesus, TODOS os ouvintes faziam parte de uma mesma família, todos eram irmãos. A maioria ali ainda não era “discípulo” de Jesus. Jesus estava repassando informações para a multidão.


UM SÓ É O VOSSO PAI, O CELESTIALDepois destas palavras faladas por Jesus, quem se atreveria a afirmar que “A”, “B” ou “C” não é seu irmão?? Certamente estaria afirmando que esta pessoa não é filha do Pai, o Celestial.

O pecador não é irmão; o iníquo não é irmão?? Aquele que tiver o pecador (o iníquo) em Baixa estima, ou em um nível abaixo, certamente afirmará não ter a tais como irmãos.

Este até mesmo apresentará uma base bíblica para suas afirmações e comportamento em relação a outros humanos. Decerto usarão esta narrativa para afirmar que Jesus não considerava a todos como irmãos, embora vá de encontro a muitas outras afirmações de Jesus.

(Mateus 12:46-50) 46 Enquanto ainda falava às multidões, eis que sua mãe e seus irmãos ficaram parados lá fora, procurando falar-lhe. 47 Portanto, alguém lhe disse: “Eis que a tua mãe e teus irmãos estão parados lá fora, procurando falar-te.” 48 Em resposta, ele disse ao que lhe dizia isso: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! 50 Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, e [minha] irmã e [minha] mãe.”

Desconsiderava Jesus seus irmãos, irmãs e mãe, desvalorizando-os e renegando-os perante uma multidão?? Estava Jesus colocando tais pessoas ali presentes em um nível abaixo do nível dos discípulos?? Ou será que Jesus estava simplesmente ampliando sua família?? Naquele momento, havia ali muitas mulheres e muitos homens aos quais Jesus incluiu como sendo sua família, pessoas a quem ele também estava dando atenção.

Suponhamos que Jesus estivesse se referindo aos já discípulos. Será que aqueles humanos (discípulos) já faziam plenamente a vontade do Pai de Jesus?? Já cumpriam todos os mandamentos do Pai?? Sendo apenas os apóstolos, não foram estes os que o abandonaram?? Não foram os apóstolos aqueles que revelaram ter falta de fé em Jesus??

Ou será que Jesus estava nos mostrando que os filhos do Pai celestial formam uma real família?? Assim, naquele momento, a família de Jesus não se restringia a Maria, sua mãe e os outros filhos de Maria, isto é, seus irmãos e irmãs. Jesus estava mostrando que tinha a todos os outros presentes como mães e irmãos. Neste caso, Jesus não estava excluindo uns e adicionando outros. Ele estava apenas revelando para os humanos que ele tinha uma família maior.

Jesus também estava chamando a atenção para algo mais importante do que a carne.

A afirmação de Jesus foi esta: “Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, este é meu irmão, irmã e mãe”.

Jesus era filho de Maria e tinha irmãos e irmãs = isto é um fato. Estavam interligados através da carne.

No entanto, Jesus estava chamando a atenção para algo novo, algo que era invisível, e que tinha de ser percebido através da informação dada por ele.

Nascer como filho é fácil e qualquer um consegue, pois não depende daquele que nasce.

Alguns dos humanos presentes estavam desejando que Jesus desse atenção a sua família que estava lá fora. Jesus estava deixando bem claro que ele estava dentro de sua família.

No entanto, embora a pessoa seja automaticamente filha do Pai Celestial, geneticamente falando, fisicamente falando, Jesus também chamou a atenção para o fato de que é necessário que a pessoa “MOSTRE SERfilho do Pai Celestial, POR adquirir a mesma personalidade do Pai Celestial. Trata-se de uma busca individual.

(Mateus 5:43-48) 43 Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ 44 No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; 45 para que MOSTREIS SER filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? 48 Concordemente, tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito.

Assim verte a Tradução Almeida:

(Mateus 5:43-48) 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

A Tradução Almeida é mais incisiva ao afirmar: “Para que vos torneis filhos”.

Em todas as ocasiões possíveis, Jesus sempre deixava claro que ele era filho de Deus e que todos os demais ouvintes TAMBÉM eram filhos de Deus, afirmação esta que aquela geração achava ser ofensiva contra Deus.



O QUE NOS ENSINA A ORAÇÃO DO PAI “NOSSO”

Assim reza a oração ensinada por Jesus no Sermão do Monte, destacadamente estando na 3ª pessoa do plural (nós) e seu possessivo (nosso):

(Mateus 6:9-13) 9 “Portanto, tendes de orar do seguinte modo: “‘NOSSO PAI nos céus, santificado seja o teu nome. 10 Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. 11 Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores. 13 E não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.’

Como poderia alguém que não é batizado em determinada organização religiosa, ao estar presente em uma das reuniões, dizer amém, se ele não é um irmão?? Ele tem de concordar com toda a oração, para poder dizer amém. Só poderá dizer amém a esta oração, aquele que se considerar irmão do homem que faz a oração, não concorda??

No mesmo caso se encontrará aquele que está fazendo a oração. Se ele não considerar, se seu olho não ver a todos ali presentes como irmãos, como poderá estar representando a todos os ali presentes perante o Pai, afirmando NOSSO PAI. Seria uma hipocrisia da parte dele, não seria??

Algo muito mais grave: Como o Pai vê aquele que você não chama e não considera como seu irmão?? Neste caso você está revelando o teu sentimento em relação àquele humano. E quanto ao SENTIMENTO do Pai?? Será que o Pai não o vê como um filho?? Ao não considerá-lo como um irmão, está você levando em conta o SENTIMENTO do Pai?? Lembre-se que Jacó não levou em conta os SENTIMENTOS de seu pai Isaque, quando tramou e executou a trama para obter a cobiçada benção que Isaque queria alegremente dar a seu filho Esaú. Para Isaque, o pai, Esaú continuava seu primogênito. Isaque, o pai, continuava vendo Esaú como sendo o legítimo primogênito. Para obter o que queria, Jacó passou por cima dos “sentimentos” de seu próprio pai. Lembre-se também do filho mais velho da ilustração de Jesus. Revelando sua Baixa estima pelo irmão mais jovem, o filho mais velho passou a vê-lo como um ex irmão, alguém com Baixo valor, enquanto que o Pai revelou que continuava tendo seu filho mais jovem em Alta estima, alguém que o Pai continuava atribuindo um Alto valor.

Será que esta oração não está testemunhando contra aquele que não se considera irmão?? Não o estará acusando de desconsiderar os SENTIMENTOS de Jeová em relação àquele outro que Ele Pai também considera como filho??

Outro detalhe muito importante: Foi o Pai quem mandou-nos repetir estas palavras. Jesus apenas repetia de forma exata, aquilo que seu Pai o havia mandado falar. Se Jeová mandou-nos repetir a expressão “NOSSO Pai”, é porque Ele tem um objetivo. Ele podia ter-nos mandado repetir a expressão “MEU Pai”, em face de ser uma oração pessoal. No entanto, toda a oração tem por base o pronome possessivo NOSSO.

NOSSO > trata-se de um pronome possessivo relacionado com a 1ª pessoa do plural (NÓS). Fica óbvio que em qualquer ponto da corrente do tempo, todo e qualquer humano que repetir esta oração, estará falando com o Pai, pois esta oração é dirigida ao Pai. Se este humano está falando com o seu Pai, assim como eu também estou falando com o meu Pai, então este humano é meu irmão. Trata-se de um irmão do qual eu não sei o nome e nunca vi a sua figura, no entanto, ele é meu irmão. O que temos em comum?? Somos filhos do MESMO Pai e estamos conversando ao mesmo tempo com o mesmo Pai, logo, somos irmãos.

Não estamos questionando o grau de iniquidade deste irmão. Tendo ele um elevado grau de iniquidade, um péssimo currículo, ou, tendo ele um baixo grau de iniquidade, um bom currículo, ele não deixa de ser meu irmão. Aos olhos do Pai, ele é meu irmão. Jeová não deixa de ser Pai de um filho que comete iniquidades. Este filho passa a ser um “filho iníquo”, apenas isto. Jeová não o vê como um ex-filho.

E quanto àquele que ainda não faz esta oração?? Trata-se de um filho que AINDA não sabe quem é o seu Pai.

Percebemos que fisicamente falando, não existe a possibilidade de um humano qualquer não ser filho do Pai Jeová.

No mesmo caso se encontram os anjos, ou seja, todos eles são filhos do mesmo Pai Jeová.

Neste caso, percebemos que os anjos TAMBÉM são nossos irmãos.

Independente de terem características diferentes das nossas, o Pai é o mesmo. Em face disso, somos irmãos.



Quem é o “teu próximo” do ponto de vista de Jeová?

Nestes casos abaixo, será que o gentio incircunciso, isto é, todos os cananeus e demais povos iníquos residentes na terra de Canaã e de todos os demais reinos deveriam ser incluídos nesta expressão “próximo”?? Será que nestes casos, a expressão “teu próximo” deve referir-se apenas a determinadas pessoas em determinadas condições.

Será que existe uma descrição física que especifique quem é o “teu próximo”?? Em todos os mandamentos abaixo, quem seria o “próximo”?? Seria um grupo específico de pessoas ou seria todas as pessoas?? Seriam pessoas previamente discriminadas ou seria indiscriminadamente qualquer pessoa?? Tratava-se de um mandamento que ensinava a parcialidade ou um mandamento que ensinava a imparcialidade??

(Êxodo 20:16-17) 16 “Não deves testificar uma falsidade contra o teu próximo. 17 “Não deves desejar a casa do teu próximo. Não deves desejar a esposa do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.”. . .

(Êxodo 22:26-27) 26 “Se é que tomares em penhor o manto do teu próximo, deves restituir-lho ao pôr do sol. 27 Pois é a sua única cobertura. É a sua capa para a sua pele. Em que se deitará? E terá de acontecer que ele clamará a mim e eu certamente ouvirei, porque sou clemente.

(Levítico 19:13) 13 Não deves defraudar o teu próximo e não deves roubar. A remuneração dum trabalhador contratado não deve ficar contigo a noite toda até à manhã.

(Levítico 19:16) 16 “‘Não deves estar andando entre o teu povo com o objetivo de caluniar. Não te deves pôr de pé contra o sangue do teu próximo. Eu sou Jeová.

(Levítico 19:18) 18 “‘Não deves tomar vingança nem ter ressentimento contra os filhos do teu povo ; e tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Jeová.


(Deuteronômio 5:20-21) 20 “‘Nem deves testificar uma inverdade contra o teu próximo. 21 “‘Nem deves desejar a esposa do teu próximo. Nem deves almejar egoistamente a casa do teu próximo, seu campo ou seu escravo, ou sua escrava, seu touro ou seu jumento, ou qualquer coisa que pertença ao teu próximo.’

(Deuteronômio 19:14) 14 “Não deves recuar os marcos divisórios do teu próximo, quando os antecessores tiverem fixado os termos na tua herança que herdarás na terra que Jeová, teu Deus, te dá para tomares posse dela.

(Deuteronômio 23:24-25) 24 “Caso entres no vinhedo do teu próximo, tens de comer apenas o bastante das uvas para fartar a tua alma, mas não as deves pôr num receptáculo teu. 25 “Caso entres no meio dos cereais em pé do teu próximo, tens de arrancar com a tua mão apenas as espigas maduras, mas não deves mover a foice para lá e para cá nos cereais em pé do teu próximo.

(Deuteronômio 24:10-13) 10 “Caso faças qualquer empréstimo ao teu próximo, não deves entrar na sua casa para lhe tirar o que empenhou. 11 Deves ficar do lado de fora, e o homem a quem fazes o empréstimo deve trazer-te o penhor para fora. 12 E se o homem estiver em dificuldades, não te deves deitar com o seu penhor. 13 Deves terminantemente restituir-lhe o penhor assim que se pôr o sol, e ele se tem de deitar no seu manto e tem de abençoar-te; e isto significará para ti justiça perante Jeová , teu Deus.

(Provérbios 3:27-29) 27 Não negues o bem àqueles a quem é devido, quando estiver no poder da tua mão fazê-lo. 28 Não digas ao teu próximo: “Vai, e volta, e amanhã darei”, quando tens alguma coisa contigo. 29 Não projetes nenhum mal contra o teu próximo, quando ele está morando contigo em sentimento de segurança.. . .

(Êxodo 21:14) 14 E caso um homem se exalte com o seu próximo a ponto de matá-lo com ardileza, deves tomá-lo mesmo que esteja junto ao meu altar, para que morra.

(Êxodo 22:7-15) 7 “Caso um homem dê ao seu próximo dinheiro ou um objeto para guardar e isso seja roubado da casa do homem, se o ladrão for achado, deve dar dupla compensação. 8 Se o ladrão não for achado, então o dono da casa terá de ser levado perto do [verdadeiro] Deus para se ver se não deitou mão nos bens do seu próximo. 9 Quanto a qualquer caso de transgressão, com respeito a um touro, um jumento, um ovídeo, um manto, qualquer coisa perdida de que se possa dizer: ‘É esta!’ o caso de ambos deve ser levado perante o [verdadeiro] Deus. Aquele a quem Deus pronunciar iníquo deve dar dupla compensação ao seu próximo. 10 “Caso um homem dê ao seu próximo um jumento, ou um touro, ou um ovídeo, ou qualquer animal doméstico para guardar, e este deveras morra ou fique aleijado, ou seja levado embora quando ninguém está olhando, 11 deve haver entre ambos um juramento por Jeová, de que não deitou mão nos bens do seu próximo; e seu dono tem de aceitá-lo, e o outro não deve dar compensação. 12 Mas, se de fato lhe foram roubados, deve dar uma compensação ao seu dono. 13 Se de fato foi dilacerado por uma fera, deve trazê-lo como evidência. Não deve dar compensação por algo dilacerado por uma fera. 14 “Mas, caso alguém peça algo ao seu próximo e isso deveras fique aleijado ou morra enquanto seu dono não está presente, sem falta deve dar uma compensação. 15 Se o seu dono esteve presente, não deve dar compensação. Se foi alugado, tem de vir a ter seu aluguel.

(Êxodo 32:27-28) 27 Disse-lhes então: “Assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Ponde cada um de vós a sua espada ao seu lado. Percorrei o acampamento e voltai, de portão a portão, e matai cada um o seu irmão, e cada um o seu próximo, e cada um o seu conhecido íntimo.’” 28 E os filhos de Levi passaram a fazer o que Moisés dissera, de modo que naquele dia caíram do povo cerca de três mil homens.

Descrição (Êxodo 33:11) 11 E Jeová falava a Moisés face a face, assim como um homem fala a seu próximo. Quando ele retornava ao acampamento, seu ministro, Josué, filho de Num, como ajudante, não se afastava do meio da tenda.

(Levítico 20:10) 10 “‘Ora, o homem que comete adultério com a esposa de outro homem é um que comete adultério com a esposa de seu próximo. Sem falta deve ser morto, tanto o adúltero como a adúltera.

(Deuteronômio 15:1-2) 15 “Ao fim de cada sete anos deves fazer uma remissão. 2 E esta é a maneira da remissão: haverá remissão, da parte de cada credor, da dívida em que porventura deixou seu próximo incorrer. Não deve apertar seu próximo ou seu irmão quanto ao pagamento, pois tem de se proclamar uma remissão para Jeová.

(Deuteronômio 19:4-5) 4 “Ora, este é o caso do homicida que fugir para lá e que há de viver: Quando ele, sem saber, golpear seu próximo e não o tiver anteriormente odiado; 5 ou quando for com o seu próximo à floresta para ajuntar lenha e sua mão se tiver levantado para golpear com o machado para cortar a árvore, e o ferro tiver saltado do cabo de madeira e atingido seu próximo, e este tiver morrido, ele mesmo deve fugir para uma destas cidades e terá de viver.
(Deuteronômio 19:11-13) 11 Porém, caso haja um homem que odeie seu próximo, e ele se tenha posto de emboscada contra este e se tenha levantado contra ele e golpeado fatalmente a sua alma, e ele tenha morrido, e o homem tenha fugido para uma destas cidades, 12 então os anciãos da sua cidade têm de mandar tirá-lo de lá, e têm de entregá-lo na mão do vingador do sangue, e ele tem de morrer. 13 Teu olho não deve ter dó dele, e tens de eliminar de Israel a culpa pelo sangue inocente, para que te vá bem.

(Deuteronômio 22:23-27) 23 “Caso haja uma virgem, noiva dum homem, e um homem realmente a achou na cidade e se deitou com ela, 24 então tendes de levar ambos para fora ao portão daquela cidade e tendes de matá-los a pedradas, e eles têm de morrer, a moça, por não ter gritado na cidade, e o homem, por ter humilhado a esposa de seu próximo. Assim tens de eliminar o mal do teu meio. 25 “Se, porém, foi no campo que o homem achou a moça que era noiva, e o homem a agarrou e se deitou com ela, então só o homem que se deitou com ela tem de morrer 26 e não deves fazer nada à moça. A moça não tem pecado que mereça a morte, pois, assim como um homem se levanta contra seu próximo e deveras o assassina, sim, uma alma, assim é neste caso. 27 Porque foi no campo que a achou. A moça que era noiva gritou, mas não houve quem a socorresse.

(Deuteronômio 27:17) 17 “‘Maldito aquele que recuar o marco divisório de seu próximo.’ (E todo o povo terá de dizer: ‘Amém!’)

(Deuteronômio 27:24) 24 “‘Maldito aquele que dum esconderijo golpear fatalmente seu próximo.’ (E todo o povo terá de dizer: ‘Amém!’)

(Jó 6:14) 14 Quem recusar ao seu próximo a benevolência, Abandonará também o próprio temor do Todo-poderoso.

(Jó 12:4) 4 Torno-me [alguém que é] alvo de riso para o seu próximo, Invocando a Deus para que lhe responda. O justo, o inculpável, é alvo de riso.

(Jó 16:21) 21 E a decisão que se irá fazer é entre um varão vigoroso e Deus, Assim como entre o filho do homem e seu próximo. . .

(Jeremias 19:9) 9 E vou fazê-los comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; e comerão, cada um, a carne de seu próximo, por causa do cerco e por causa do aperto com que os assediarão os seus inimigos e os que procuram a sua alma.”’

(Jeremias 22:13-14) 13 “Ai daquele que constrói a sua casa, mas não em justiça, e seus quartos superiores, mas não com juízo, usando seu próximo que serve em troca de nada e cujo salário ele não lhe dá; 14 aquele que diz: ‘Vou construir para mim uma casa espaçosa e amplos quartos superiores; e minhas janelas terão de ser-lhe alargadas, e o forro será de cedro e besuntado de vermelhão.’

Jesus amplia definitivamente o conceito sobre “teu próximo”

(Mateus 5:43-48) 43 “Ouvistes que se disse: ‘Tens de amar o teu próximo e odiar o teu inimigo.’ 44 No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; 45 para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? 48 Concordemente, tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito.

Assim verte a Tradução Almeida:

(Mateus 5:43-48) 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

Uma ducha fria para aqueles que pensavam e ensinavam que o inimigo não era próximo, e tampouco próximo a ser amado. Qual o sentimento que o povo adorador de Jeová sentia por seus “inimigos”?? Eles odiavam. Eles também sentiam inimizade por aqueles que sentiam inimizade por eles.

Neste caso, revelavam ser retribuidores dos sentimentos das outras pessoas em relação a eles, ou seja, não tinham um sentimento próprio em relação àqueles que eles conviviam no dia a dia. Eles apenas compravam (copiavam) os sentimentos das pessoas que com as quais conviviam.

O que faziam??

Amavam àqueles que os amavam; odiavam àqueles que os odiavam; desvalorizavam àqueles que os desvalorizavam; valorizavam àqueles que os valorizavam. O que mostravam ser?? Mostravam ser meras esponjas de sentimentos. Mostravam ser meros copiadores dos sentimentos dos outros.

Um glorificado e imitado adorador de Jeová afirmou: Odeio-os com ódio consumado.

(Salmos 139:21-22) 21 Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová, E não tenho aversão aos que se revoltam contra ti? 22 Odeio-os com ódio consumado. Tornaram-se para mim verdadeiros inimigos.


(Salmos 26:4-5) 4 Não me sentei com homens de inveracidade; E não entro com os que ocultam o que são. 5 Tenho odiado a congregação dos malfeitores E não me sento com os iníquos.



As pessoas das nações se dividem em grupos e restringem o sincero e caloroso cumprimento às pessoas do grupo. Jesus disse que teríamos de fazer melhor do que isso. Jesus nos indicou o Pai celestial como exemplo a ser seguido.

Percebemos claramente que o grupo composto pelos “escolhidos por Deus” sentiam verdadeiro ódio do grupo constituído pelos “não escolhidos por Deus”.

No entanto, O Pai não tem ninguém como Seu inimigo e não sente inimizade por ninguém, nem mesmo por aquele que se comporta como um inimigo Dele.

As palavras de Jesus deixam bem claro que o Pai não mandou ninguém sentir ódio por aquele que se comporta como um inimigo.

Se algum humano resolveu sentir ódio por alguém que se comporta como inimigo dele próprio ou como inimigo de Deus, este o fez por sua própria conta. O mandamento do Pai é um mandamento oposto.

O que ficou bem claro?? Ficou bem claro que independente de como se comporte o humano, ele continua sendo o meu próximo a ser amado como a mim mesmo.

Ficou claro que o mandamento é: Nunca odeie o teu próximo, independente do que ele fizer.

(Mateus 22:34-40) 34 Tendo os fariseus ouvido que ele silenciara os saduceus, ajuntaram-se num só grupo. 35 E um deles, versado na Lei, perguntou para prová-lo: 36 “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei?” 37 Disse-lhe: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’ 38 Este é o maior e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’ 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

(Marcos 12:28-34) 28 Ora, um dos escribas, que se aproximara e os ouvira discutindo, sabendo que ele lhes tinha respondido de modo excelente, perguntou-lhe: “Que mandamento é o primeiro de todos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová, 30 e tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força.’ 31 O segundo é este: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’ Não há outro mandamento maior do que estes.” 32 O escriba disse-lhe: “Instrutor, bem disseste em harmonia com a verdade: ‘Ele é Um só, e não há outro senão Ele’; 33 e este amá-lo de todo o coração e de todo o entendimento, e de toda a força, e este amar o próximo como a si mesmo, vale muito mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” 34 Jesus, em vista disso, discernindo que tinha respondido inteligentemente, disse-lhe: “Não estás longe do reino de Deus.” Mas, ninguém tinha mais coragem de interrogá-lo.

(Lucas 10:25-37) 25 Então, eis que se levantou certo homem versado na Lei, para prová-lo, e disse: “Instrutor, por fazer o que hei de herdar a vida eterna?” 26 Ele lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como é que lês?” 27 Em resposta, disse: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força, e de toda a tua mente’, e, ‘o teu próximo como a ti mesmo’.” 28 Ele lhe disse: “Respondeste corretamente; ‘persiste em fazer isso e obterás a vida’.” 29 Mas, querendo mostrar-se justo, o homem disse a Jesus: Quem é realmente o meu próximo?30 Em resposta, Jesus disse: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu entre salteadores, que tanto o despojaram como lhe infligiram golpes, e foram embora, deixando-o semimorto. 31 Ora, por coincidência, certo sacerdote descia por aquela estrada, mas, quando o viu, passou pelo lado oposto. 32 Do mesmo modo também um levita, quando, descendo, chegou ao lugar e o viu, passou pelo lado oposto. 33 Mas, certo samaritano, viajando pela estrada, veio encontrá-lo, e, vendo-o, teve pena. 34 De modo que se aproximou dele e lhe atou as feridas, derramando nelas azeite e vinho. Depois o pôs no seu próprio animal e o trouxe a uma hospedaria, e tomou conta dele. 35 E no dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: ‘Toma conta dele, e tudo o que gastares além disso, eu te pagarei de volta ao retornar para cá.’ 36 Qual destes três te parece ter-se feito próximo do homem que caiu entre os salteadores?37 Ele disse: “Aquele que agiu misericordiosamente para com ele.” Jesus disse-lhe então: “Vai e faze tu o mesmo.”

Assim verte a Tradução Almeida:

(Lucas 10:36-37) 36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(Lucas 10:36-37) 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai-te, e faze tu o mesmo.

Qual dos três te parece ter-se feito próximo para o “desafortunado”??

Qual dos três te parece ter sido o próximo para o “desafortunado”??

O “desafortunado” não tinha nacionalidade definida, era apenas um “desafortunado”.

Será que para tratá-lo como próximo ele tinha de ser da mesma nacionalidade??

"Meu próximo" é aquele que EU CONSIDERO como próximo, assim como "meu irmão" é aquele que EU CONSIDERO como meu irmão.

Ele será meu inimigo SE EU O CONSIDERAR como meu inimigo. Se eu não o ver como um inimigo, certamente será muito mais fácil amá-lo.



Jesus não revelou a nacionalidade do homem que caiu entre salteadores. Era apenas um homem, um desafortunado, apenas um humano desfortunado.

Jeová continua revelando seu conceito - "Trataram mal o residente forasteiro"

(Ezequiel 22:6-7) 6 Eis que vieram a estar em ti os maiorais de Israel, cada um [entregue] ao seu braço para derramar sangue. 7 Pai e mãe eles trataram com desprezo em ti. Para com o residente forasteiro agiram com defraudação no teu meio. O menino órfão de pai e a viúva eles maltrataram em ti.”’”

(Ezequiel 22:28-29) 28 E seus profetas deram uma caiadura para eles, visionando uma irrealidade e adivinhando para eles uma mentira, dizendo: “Assim disse o Soberano Senhor Jeová”, quando o próprio Jeová não tinha falado. 29 Os do próprio povo da terra executaram um plano de defraudação e arrebataram em roubo, e maltrataram o atribulado e o pobre, e defraudaram o residente forasteiro sem qualquer justiça.’

Assim verte a Tradução Almeida:

(Ezequiel 22:29) 29 O povo da terra tem usado de opressão, e andado roubando e fazendo violência ao pobre e ao necessitado, e tem oprimido injustamente ao estrangeiro.



(Zacarias 7:8-12) 8 E continuou a vir a haver a palavra de Jeová para Zacarias, dizendo: 9 “Assim disse Jeová dos exércitos: ‘Fazei o vosso julgamento com verdadeira justiça; e praticai mutuamente benevolência e misericórdias; 10 e não defraudeis nem viúva, nem menino órfão de pai, nem residente forasteiro, nem atribulado, e não maquineis nada de mal um contra o outro nos vossos corações.’ 11 Mas, persistiram em negar-se a prestar atenção e continuaram a oferecer um ombro obstinado, e fizeram seus ouvidos demasiadamente irresponsivos para ouvir. 12 E tornaram seu coração como pedra de esmeril para não obedecer à lei e às palavras que Jeová dos exércitos enviara por meio de seu espírito, por intermédio dos profetas anteriores; de modo que ocorreu grande indignação da parte de Jeová dos exércitos.”

Os que retornaram de Babilônia persistiam no erro

(Malaquias 3:5-7) 5 “E vou chegar-me a vós para julgamento e vou tornar-me testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que agem fraudulentamente com o salário do assalariado, com [a] viúva e com [o] menino órfão de pai, e os que repelem o residente forasteiro, ao passo que não me temeram”, disse Jeová dos exércitos. 6 “Pois eu sou Jeová; não mudei. E vós sois filhos de Jacó; não chegastes ao vosso fim. 7 Desde os dias de vossos antepassados vos desviastes dos meus regulamentos e não [os] guardastes. Retornai a mim e eu vou retornar a vós”, disse Jeová dos exércitos. E vós dissestes: “De que modo retornaremos?”

Assim verte a Tradução Almeida:

(Malaquias 3:5) 5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(Malaquias 3:5) 5 Chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os perjuros; contra os que oprimem o jornaleiro em seu salário, a viúva, e o órfão, e que desviam o estrangeiro do seu direito, e não me temem, diz Jeová dos exércitos.

Que consideração tinha o grupo dos escolhidos pelo grupo dos não escolhidos??

Que consideração tinham os filhos de Jacó pelos estrangeiros dentro e fora do seu país??

Todas as palavras de Jeová em relação a este assunto são bem claras. O grupo dos escolhidos não amava o grupo dos não escolhidos.

O egoísta fala contra Jeová

O grupo dos “escolhidos” não queria que nada de bom acontecesse com o grupo dos “não escolhidos”.

(Malaquias 3:13-15) 13 “Fortes foram as vossas palavras contra mim”, disse Jeová. E dissestes: “Que falamos entre nós contra ti?” 14 “Dissestes: ‘De nada vale servir a Deus. E que lucro há em termos cumprido a obrigação para com ele e em termos andado acabrunhados por causa de Jeová dos exércitos? 15 E atualmente declaramos felizes os presunçosos. Também os praticantes da iniqüidade foram edificados. Eles também têm experimentado a Deus e conseguem safar-se.’

A quem estes remanescentes da tribo de Judá acusavam de “iníquos que foram edificados e que conseguiram safar-se”? Com certeza não falavam de si próprios, antes, falavam das nações ao redor, nações que eles ainda não viam como sendo irmãos e irmãs. As nações ao redor eram reais praticantes de iniquidade. Eles queriam ver os iníquos pagarem por suas iniquidades. Eles estavam falando do grupo dos “não escolhidos” (gentios incircuncisos).

Assim como o profeta Jonas, toda a casa de Israel desejava ver a calamidade do iníquo. Sonhavam ver. No entanto, eles não aceitavam a realidade de que tais iníquos eram seus irmãos, irmãos que faziam parte da mesma família.

Jesus prevê igual reação no futuro.

(Lucas 15:25-32) 25 Ora, o filho mais velho dele estava no campo; e quando chegou e se aproximou da casa, ouviu um concerto de música e dança. 26 De modo que chamou a si um dos servos e indagou o significado destas coisas. 27 Este lhe disse: ‘Chegou teu irmão, e teu pai abateu o novilho cevado, porque o recebeu de volta em boa saúde.’ 28 Mas ele ficou furioso e não quis entrar. Saiu então seu pai e começou a suplicar-lhe. 29 Em resposta, ele disse ao seu pai: ‘Eis que trabalhei tantos anos como escravo para ti, e nunca, nem uma única vez, transgredi o teu mandamento, contudo, nunca, nem uma única vez, me deste um cabritinho para alegrar-me com os meus amigos. 30 Mas, assim que chegou este teu filho, que consumiu com as meretrizes o teu meio de vida, abates para ele o novilho cevado.’ 31 Disse-lhe então: ‘Filho, tu sempre estiveste comigo e todas as minhas coisas são tuas; 32 mas nós simplesmente tivemos de nos regalar e alegrar, porque este teu irmão estava morto, e voltou a viver, e estava perdido, mas foi achado.’”

O irmão mais velho passou a sentir-se filho único. O irmão mais velho via o seu irmão mais jovem como um ex-irmão. Segundo o irmão mais velho, ou seja, no seu coração, o seu irmão mais jovem não fazia mais parte da família. Ele falou para seu pai: “Chegou este teu filho”. O irmão mais velho passou a mostrar ao pai a iniquidade cometida por seu jovem irmão, acusando-o de praticante de iniquidade.

Ora pai, este iníquo pratica a iniquidade e ficará impune?? Além de impune, o senhor ainda o recebe alegremente?? Que adiantou eu ter ficado aqui e cumprido minha obrigação para com o senhor??

No entanto, o pai lhe respondeu: “Porque este teu irmão”.

O que este filho mais velho provou??

Provou que não amava o seu iníquo irmão mais jovem.

O que o pai provou??

Provou que independente da ação do filho ele continuava amando o seu filho. Embora o pai abominasse a ação do iníquo filho mais jovem, o pai continuava vendo-o como um filho e continuava amando-o ininterruptamente da mesma maneira.

Será que esta ilustração de Jesus, ilustração que visava mostrar uma realidade dos sentimentos humanos em relação a outros humanos, resolveu de uma vez esta dúvida dos humanos??

Jesus sabia que isto não aconteceria. Jesus sabia que os sentimentos humanos permaneceriam os mesmos.

Em face disto ele revelou o que iria acontecer no futuro.

O que previu Jesus??

Jesus afirmou que retornaria na sua glória e que permaneceria observando o dia a dia dos seus discípulos. Em face de sua observação ele falaria algo para os seus discípulos. O que seria??

Ele falou que haveria omissão quanto a cuidar dos seus mínimos irmãos:

(Mateus 25:31-46) 31 Quando o Filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos, então se assentará no seu trono glorioso. 32 E diante dele serão ajuntadas todas as nações, e ele separará uns dos outros assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda. 34 O rei dirá então aos à sua direita: ‘Vinde, vós os que tendes sido abençoados por meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. 35 Pois fiquei com fome, e vós me destes algo para comer; fiquei com sede, e vós me destes algo para beber. Eu era estranho, e vós me recebestes hospitaleiramente; 36 [estava] nu, e vós me vestistes. Fiquei doente, e vós cuidastes de mim. Eu estava na prisão, e vós me visitastes.37 Então, os justos lhe responderão com as palavras: ‘Senhor, quando te vimos com fome, e te alimentamos, ou com sede, e te demos algo para beber? 38 Quando te vimos como estranho, e te recebemos hospitaleiramente, ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos doente, ou na prisão, e te fomos visitar?’ 40 E o rei lhes dirá, em resposta: ‘Deveras, eu vos digo: Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes.41 Então dirá, por sua vez, aos à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, vós os que tendes sido amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos. 42 Pois fiquei com fome, mas vós não me destes nada para comer, e fiquei com sede, mas vós não me destes nada para beber. 43 Eu era estranho, mas vós não me recebestes hospitaleiramente; [estava] nu, mas vós não me vestistes; doente e na prisão, mas vós não cuidastes de mim.’ 44 Então responderão também estes com as palavras: ‘Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estranho, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te ministramos?’ 45 Então lhes responderá com as palavras: ‘Deveras, eu vos digo: Ao ponto que não o fizestes a um destes mínimos, a mim não o fizestes.’ 46 E estes partirão para o decepamento eterno, mas os justos, para a vida eterna.”



Todos os discípulos de Jesus eram irmãos de Jesus??

Pelo menos Jesus os considerava como irmãos.

Jesus falou:

(João 20:17) 17 Jesus disse-lhe: “Pára de agarrar-te a mim. Porque ainda não ascendi para junto do Pai. Mas, vai aos meus irmãos e dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.’”


Meus irmãos; Meu Pai e vosso Pai – afirmou Jesus. Alguma dúvida sobre se Jesus via a todos os seus discípulos como irmãos??

Eu não tenho nenhuma dúvida e quanto a você??

Estes irmãos de Jesus seriam testados. Estes irmãos de Jesus precisavam revelar como eles viam os demais humanos.

O que pediu Jesus que os materialmente ricos fizessem com os pobres, os coxos, os cegos e os aleijados??

Que recompensa haveria para tais??

(Lucas 14:13-14) 13 Mas, quando ofereceres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos; 14 e serás feliz, porque eles não têm nada com que te pagar de volta. Porque se te pagará de volta na ressurreição dos justos.”


Assim verte a Tradução Almeida:

(Lucas 14:13-14) 13 Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos; 14 e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos.

Jesus falou em ressurreição dos justos?? Sim falou.

Ressurreição dos justos para quem?? Para aquele que não se omitisse, para aquele que se importasse, para aquele que repartisse o pão com os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos, pois estes não tinham como pagar por nada de bom que fosse feito em favor deles.

A casa de Israel não via os coxos, os cegos, os pobres e os mancos como pessoas a serem zelosamente cuidadas e alimentadas, pois imaginavam que tais pessoas se encontravam em tal condição por um pecado delas mesmas ou por pecado de seus pais. A casa de Israel achava que estes homens estavam pagando por seus pecados. A casa de Israel achava que Deus tinha inimizade por estes desafortunados. A casa de Israel achava e se comportava como se Deus sentisse inimizade por estes desafortunados.
Ao ver a condição física doentia daquela pessoa, a casa de Israel passava a desvalorizar aquela pessoa diante de si.

A casa de Israel não via os gentios incircuncisos como sendo seus irmãos. No entanto, conforme vimos acima, Jeová lhes afirmou que Sodoma e as outras filhas iníquas, inclusive Samaria, eram irmãs de Jerusalém (a casa de Judá). A casa de Judá não se sentia irmã de iníquo gentios. Esta era uma das marcas registradas de toda a casa de Israel, o que incluía toda a casa de Judá.

Ao ver um pobre incircunciso (gentio), o que fariam os da casa de Judá?? Por sentirem desprezo pelos iníquos incircuncisos (gentios) e por achar que aquele iníquo estava recebendo de Deus aquilo que ele merecia, eles se afastavam ainda mais deste pobre.

E se fosse um estranho incircunciso (gentio), será que seria recebido hospitaleiramente pela casa de Judá?? Permitiria que este entrasse em sua casa, tomasse refeições ali e que também pernoitassem??

Ora, a casa de Judá (todos os judeus e levitas) não entrava na casa de iníquos incircuncisos (gentios) e não se assentava para comer com tais pessoas nos lares delas. Será que fariam isto nos seus próprios lares??

A casa de Judá era guiada pelo seu sentimento de repugnância pelo pecador. Se o gentio era um iníquo incircunciso, como não sentir repugnância por este iníquo??

Não era o iníquo incircunciso praticante de todo tipo de coisas que Jeová havia definido como coisas detestáveis, coisas abomináveis?? Sim, isto mesmo.

O que o justo devia fazer?? Segundo Jeová, o que caracterizava uma pessoa justa?? Qual era a marca registrada de uma pessoa justa??

O que Jeová havia dito??

(Ezequiel 18:5-9) 5 “‘E no que se refere ao homem, se ele veio a ser justo e tem praticado o juízo e a justiça; 6 se não comeu nos montes e não elevou seus olhos para os ídolos sórdidos da casa de Israel, e não aviltou a esposa de seu companheiro, e não se chegou a uma mulher na sua impureza; 7 e se não maltratou a nenhum homem; se restituiu o penhor tomado pela dívida; se não arrebatou nada em roubo; se deu o seu próprio pão ao faminto e cobriu com roupa ao que estava nu; 8 se não deu nada em troca de juros e não tomou usura; se retirou sua mão da injustiça; se praticou a verdadeira justiça entre homem e homem; 9 se tem andado nos meus estatutos e tem guardado as minhas decisões judiciais para praticar a verdade, ele é justo. Ele positivamente continuará a viver, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.



Alguém poderá perguntar: Mas e se o sem teto for um gentio incircunciso?? E se o faminto for um gentio incircunciso?? E se o nu for um gentio incircunciso?? Não é ele um praticante de coisas detestáveis?? Devo amar ao praticante de coisas detestáveis??

Alguém perguntaria: No caso dos irmãos de Jesus, poderia um iníquo incircunciso ser um irmão de Jesus?? Seria Jesus irmão de um “iníquo”??
Ele é um incircunciso; isto é um fato.

Ele é um iníquo; isto é um outro fato.

Ele é um filho iníquo; este é outro fato.

Sendo um “filho iníquo” ele continua irmão do “filho justo”.

Será que o Pai Jeová odeia o “filho iníquo”??



Bem, não podemos passar por alto a palavra de Jeová: “se praticou a verdadeira justiça entre homem e homem”. Isto significa que independente de quem seja o homem, ele deverá receber de mim, um homem, o mesmíssimo tratamento.

Ficou bem claro o que Jeová desejava, não ficou?? No entanto, a casa de Judá (Jerusalém) não via o gentio incircunciso como alguém a ser cuidado e sim como alguém a ser desprezado, odiado e morto. Ora, o gentio incircunciso era realmente um iníquo.

Moisés mostrou o motivo do contínuo ódio: “ para que não vos ensinem fazer segundo todas as suas abominações que eles fazem a seus deuses”.

(Deuteronômio 20:17-18) 17 porque deves impreterivelmente devotá-los à destruição: os hititas e os amorreus, os cananeus e os perizeus, os heveus e os jebuseus, assim como te mandou Jeová, teu Deus; 18 a fim de que não te ensinem fazer segundo todas as suas coisas detestáveis que fizeram com os seus deuses e deveras pequeis contra Jeová, vosso Deus.


Assim verte a Tradução Almeida:

(Deuteronômio 20:17-18) 17 antes destruí-los-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus, e aos jebuseus; como Senhor teu Deus te ordenou; 18 para que não vos ensinem a fazer conforme todas as abominações que eles fazem a seus deuses, e assim pequeis contra o Senhor vosso Deus.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(Deuteronômio 20:17-18) 17 mas destruí-lo-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, aos jebuseus; como Jeová teu Deus te ordenou; 18 para que vos não ensinem a fazer segundo todas as suas abominações que fizeram aos seus deuses; e assim pecareis contra Jeová vosso Deus.



E quanto aos discípulos de Jesus?? Será que havia diferença entre Jeová e Jesus??

Eu o Pai somos um – afirmou Jesus.

O que Jesus afirmou??

Pois fiquei com fome, e vós me destes algo para comer; fiquei com sede, e vós me destes algo para beber. Eu era estranho, e vós me recebestes hospitaleiramente; 36 [estava] nu, e vós me vestistes. Fiquei doente, e vós cuidastes de mim. Eu estava na prisão, e vós me visitastes.


A quem os justos estavam fazendo tais coisas??

Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes.



Alguém poderá perguntar: Será que os gentios incircuncisos seriam irmãos de Jesus?? Eram iníquos, não eram?? Seria Jesus irmão de pessoas iníquas??

O que Jesus afirmou:

(Mateus 7:11) 11 Portanto, se VÓS, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o VOSSO Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem!



Vós iníquos e vosso Pai que está nos céus. Não há dúvida. O iníquo continua filho de Jeová, logo, Jesus é irmão de iníquos.

Será que Jesus se importaria com iníquos famintos incircuncisos?? Será que Jesus se importaria com o iníquo estranho incircunciso?? Será que Jesus se importaria com o iníquo nu incircunciso?? Será que Jesus tem a tais pessoas como irmãos??

A resposta a todas estas perguntas é sim.

O sentimento que os discípulos de Jesus devem ter por iníquos incircuncisos deve ser o mesmo sentimento que Jesus demonstrou ter pelos iníquos da casa de Israel.

Segundo Jesus, o que todos os seus discípulos eram??

Desta vez ele afirmou apenas para seus discípulos:

(Lucas 11:13) 13 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”

Aos olhos de Jesus, todos os seus discípulos eram iníquos.

Jesus mostrou ser justo, logo ele praticava verdadeira justiça entre homem e homem. Se ele amava um iníquo, ele amava igualmente a todos os iníquos.

Alguém poderá perguntar: Ora, um justo amando um iníquo?? Isto soa muito estranho, não soa?? Como pode um santo amar um iníquo??

Esta é uma das características de um homem “justo”. Ele ama o iníquo tanto quanto ama um justo.

Bem, e quanto aos discípulos de Jesus?? Será que praticariam a verdadeira justiça entre homem e homem??

Jesus deixou bem claro que muitos ficariam surpresos ao não serem classificados como “justos”. Obviamente, tais discípulos não viam os iníquos gentios incircuncisos como verdadeiros irmãos de Jesus.

Decerto, estes discípulos de Jesus têm dúvidas sobre que é o próximo que deve ser amado como a si mesmo e quanto amor deve ser sentido e demonstrado para com tal próximo.

O que pudemos perceber?? Jesus amava o iníquo, muito embora ele abominasse as iniquidades dos iníquos.

Jesus não tinha medo de ser contaminado pela iniquidade do iníquo. Jesus buscava o iníquo para curar o iníquo de sua iniquidade.

O que percebemos?? Percebemos que a iniquidade é uma doença, que o iníquo é um doente e que o justo é um ajudador que conduz o iníquo à cura.

Por que Jesus mostrou ser filho??

Por ser obediente. Por concordar com cada palavra falada pelo Pai e com cada ação tomada pelo Pai, Jesus substituía o Pai Jeová em todas as circunstâncias.

Neste caso, se podia dizer plenamente: Tal Pai Jeová, tal Filho Jesus.

É o desejo do Pai Jeová que cada filho se torne como Ele, ou seja, que tenha a mesma personalidade Dele, pensando como o Pai, sentindo como o Pai, falando como o Pai e agindo como o Pai.

Não se trata da forma física. Não se trata da aparência física. Não se trata da aparência visual.

Você já é igual a Jesus??

Já sou igual a Jesus??

Posso substituir Jesus em todas as ocasiões em que ele esteve e tomar as mesmas decisões que ele tomou??
Bem, estas são as perguntas que devemos fazer a nós mesmos, para saber se já somos filhos da forma invisível, ou seja, da forma espiritual.



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