OS TÚMULOS FICARÃO VAZIOS – TODOS SAIRÃO



Alterada em 18/11/11








RESSURREIÇÃO NÃO É SÓ PARA AQUELE QUE MERECE??

AQUELE QUE NÃO MERECE, SERÁ RESSUSCITADO??

COMO PODES ME IGUALAR COM AQUELE INCIRCUNCISO??

Túmulo memorial” é um lugar físico CONSTRUÍDO pelo homem.

(Mateus 8:28-29) 28 Quando chegou à outra margem, ao país dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois homens possessos de demônios, saindo dentre os túmulos memoriais, extremamente ferozes, de modo que ninguém tinha a coragem de passar por aquela estrada. 29 E eis que bradavam, dizendo: “Que temos nós contigo, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo designado?”

Assim verte a Tradução Brasileira: Mateus 8:28-29) 28 Tendo ele chegado à outra banda, à terra dos gadarenos, dois endemoninhados, em extremo furiosos, de modo que ninguém podia passar por aquele caminho, saindo dos túmulos, vieram-lhe ao encontro. 29 Eles gritaram: Que temos nós contigo, Filho de Deus? vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

Sepulcros e túmulos memoriais para identificar o MESMO lugar físico, que pode ser construído, decorado e enfeitado por humanos: (Mateus 23:29-32) 29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque construís os SEPULCROS dos profetas e decorais os túmulos memoriais dos justos, 30 e dizeis: ‘Se nós estivéssemos nos dias de nossos antepassados, não seríamos parceiros deles no sangue dos profetas.’ 31 Portanto dais testemunho contra vós mesmos de que sois filhos daqueles que assassinaram os profetas. 32 Pois bem, enchei a medida de vossos antepassados.


Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 23:29-30) 29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! porque erigis os sepulcros dos profetas e adornais os túmulos dos justos, 30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas.



Local onde estavam os corpos de humanos mortos. (Mateus 27:51-54) 51 E eis que a cortina do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo, e a terra tremeu, e as rochas se fenderam. 52 E abriram-se os túmulos memoriais e muitos corpos dos santos que tinham adormecido foram levantados, 53 (e pessoas, saindo dentre os túmulos memoriais depois de ele ter sido levantado, entraram na cidade santa,) e tornaram-se visíveis a muitas pessoas. 54 Mas o oficial do exército e os que com ele vigiavam sobre Jesus, quando viram o terremoto e as coisas que aconteciam, ficaram com muito medo, dizendo: “Certamente este era o Filho de Deus.”

(Marcos 5:1-5) 5 Pois bem, chegaram ao outro lado do mar, ao país dos gerasenos. 2 E assim que ele saiu do barco, veio ao encontro dele, dentre os túmulos memoriais, um homem sob o poder dum espírito impuro. 3 Seu antro era entre os túmulos; e, até aquele tempo, absolutamente ninguém fora capaz de amarrá-lo, nem mesmo com uma cadeia, 4 porque tinha sido muitas vezes amarrado com grilhões e cadeias, mas as cadeias foram quebradas por ele e os grilhões foram até despedaçados; e ninguém tinha força para subjugá-lo. 5 E ele clamava continuamente, noite e dia, nos túmulos e nos montes, e se cortava com pedras.

Humanos podem andar sobre os túmulos memoriais - (Lucas 11:42-44) 42 Mas, ai de vós, fariseus, porque dais o décimo da hortelã, e da arruda, e de todas as [outras] hortaliças, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus! Estas coisas tínheis a obrigação de fazer, mas sem omitir aquelas outras. 43 Ai de vós, fariseus, porque amais os primeiros lugares nas sinagogas e os cumprimentos nas feiras! 44 Ai de vós, porque sois como aqueles túmulos memoriais que não estão em evidência, de modo que os homens andam sobre eles e não [o] sabem!”

Os humanos constroem túmulos memoriais: (Lucas 11:47-48) 47 “Ai de vós, porque construís os túmulos memoriais dos profetas, mas os vossos antepassados os mataram! 48 Vós, certamente, sois testemunhas das ações de vossos antepassados, contudo, consentis nelas, porque estes mataram os profetas, mas vós construís [os seus túmulos. . .

Lázaro estava em um TÚMULO MEMORIAL. Seu túmulo memorial era uma caverna. Assim, vemos que a expressão “túmulo memorial” se refere ao lugar físico onde é guardado o “corpo sem vida” de um humano qualquer. (João 11:38-39) 38 Por isso, Jesus, depois de gemer novamente no seu íntimo, foi ao túmulo memorial. Era, de fato, uma caverna e havia uma pedra encostada nela. 39 Jesus disse: "Retirai a pedra." Marta, irmã do falecido, disse-lhe: "Senhor, ele já deve estar cheirando, porque já faz quatro dias....

LÁZARO SAIU DO “TÚMULO MEMORIAL” DEPOIS DE RESSUSCITADO: (João 11:41-44) 41 Portanto, retiraram a pedra. Jesus levantou então os olhos para o céu e disse: "Pai, eu te agradeço que me ouviste. 42 Deveras, eu sabia que sempre me ouves; mas falei por causa da multidão parada aqui, a fim de que creiam que tu me enviaste." 43 E, ao ter dito estas coisas, clamou com voz alta: "Lázaro, vem para fora!" 44 O [homem] que estivera morto saiu com os pés e as mãos amarrados com faixas, e o seu semblante enrolado num pano. Jesus disse-lhes: "Soltai-o e deixai-o ir."

LÁZARO ouviu a voz de Jesus e saiu do túmulo memorial.

TODOS” OS QUE ESTIVEREM NOS TÚMULOS, “TANTO” OS QUE FIZERAM BOAS COISAS “COMO” OS QUE FIZERAM COISAS RUINS: (João 5:28-29) 28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz 29 e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.

Assim é traduzido na Edição Pastoral: 28 Não fiquem admirados com isso, porque vai chegar a hora em que TODOS os mortos que estão nos TÚMULOS ouvirão a voz do Filho, 29 e sairão dos TÚMULOS: aqueles que fizeram o bem, vão ressuscitar para a vida; os que praticaram o mal, vão ressuscitar para a condenação.



Assim define certo dicionário (Aulete Digital) o termo sepulcro -

(se.pul.cro)

sm.

1 Monumento destinado para a sepultura de um ou de muitos mortos; CATACUMBA; JAZIGO; MAUSOLÉU; SEPULTURA; TUMBA; TÚMULO

2 Fig. O que cobre ou encerra como um túmulo

3 Fig. Lugar onde morre muita gente; SEPULTURA.


[F.: Do lat. sepulcrum, i.]


Outro dicionário (Houaiss) assim define:

sepulcro Datação: sXIII

n substantivo masculino

1 sepultura, túmulo, monumento consagrado a sepultar um ou vários mortos

2 cavidade no centro do altar, ou da simples pedra de ara, onde se conservam as relíquias dos santos

3 Derivação: sentido figurado.

local onde morre muita gente; sepultura

4 Derivação: sentido figurado.

o que guarda ou encerra como um túmulo



Assim define certo dicionário o termo túmulo -

(tú.mu.lo)

sm.

1 Monumento erguido em homenagem a um morto, no local em que está sepultado.

2 Cova em que se enterra um morto; JAZIGO; SEPULTURA.

3 Armação alta sobre a qual se coloca o ataúde na igreja; EÇA.

4 Local silencioso e triste.

5 Fig. Lugar ou situação em que algo termina: Essa perda foi o túmulo de sua felicidade.

6 Fig. Pessoa que sabe guardar segredos: Pode se abrir com ela; ela é um túmulo.


[F.: Do lat. tumulus,i. Hom./Par.: tumulo (fl. de


Outro dicionário (Houaiss) assim define:


túmulo Datação: 1654

n substantivo masculino

1 cova na terra ou na rocha onde um cadáver é enterrado; sepultura, campa, tumba

2 construção erguida sobre essa cova em homenagem à memória do(s) morto(s); jazigo, sepulcro, mausoléu

3 Derivação: por analogia.

lugar triste, silencioso, sem vida

Ex.: nas férias, a escola ficava um t.

4 Derivação: sentido figurado.

lugar onde algo morre, acaba

Ex.: o cargo tornou-se o t. de suas aspirações pessoais




SEPULCRO E TÚMULO MEMORIAL SÃO SINÔNIMOS DO MESMO LUGAR – UMA COVA, UM MONUMENTO, UMA CONSTRUÇÃO, LOCAL ONDE SE COLOCA UM CORPO SEM VIDA. (Gênesis 35:19-20) 19 Raquel morreu assim e FOI ENTERRADA no caminho de Efrate, isto é, Belém. 20 Jacó colocou por isso uma coluna SOBRE O SEPULCRO DELA. Esta é a coluna do sepulcro de Raquel até o dia de hoje.

UM LOCAL EXATO ONDE JÁ ESTAVA ENTERRADO ALGUÉM: (Gênesis 47:29-30) 29 Chegaram-se gradualmente os dias de Israel morrer. Chamou assim seu filho José e disse-lhe: "Se eu tiver achado favor aos teus olhos, então, por favor, coloca tua mão debaixo da minha coxa, e tens de usar de benevolência e de fidedignidade para comigo. (Por favor, não me enterres no Egito.) 30 E tenho de ficar deitado com os meus pais, e tens de transportar-me para fora do Egito e ENTERRAR-ME NO SEPULCRO DELES." Portanto, ele disse: "Eu mesmo farei de acordo com a tua palavra."

O LOCAL EXATO ONDE FOI ENTERRADO (colocado seu corpo sem vida): (Deuteronômio 34:5-6) 5 Depois, Moisés, o servo de Jeová, morreu ali na terra de Moabe, por ordem de Jeová. 6 E ele passou a enterrá-lo no vale da terra de Moabe defronte de Bete-Peor, e até o dia de hoje NINGUÉM SOUBE DO SEU SEPULCRO.

O REI DE BABILÔNIA IRIA PARA O SEOL, PROFETIZOU JEOVÁ E REPETIU ISAÍAS. ISTO ERA O QUE A MENTE DE JEOVÁ VIA: (Isaías 14:9-11) 9 "Até mesmo O SEOL, EMBAIXO, FICOU AGITADO POR TUA CAUSA, para encontrar-se contigo ao entrares. Por ti tem despertado os impotentes na morte, todos os líderes caprinos da terra. Fez que todos os reis das nações se levantassem dos seus tronos. 10 Todos eles respondem e te dizem: Foste tu mesmo também debilitado igual a nós? É a nós que te tornaste comparável? 11 AO SEOL SE FEZ DESCER O TEU ORGULHO, a barulhada dos teus instrumentos de cordas. Abaixo de ti, os gusanos estão estendidos como leito; e vermes são a tua cobertura.’

EM RELAÇÃO AO REI DE BABILÔNIA JEOVÁ FEZ UMA LIGAÇÃO DIRETA ENTRE SEOL, SEPULTURA E SEPULCRO. NESTE CASO SEPULTURA E SEPULCRO É O LOCAL FÍSICO CONSTRUÍDO PELOS VIVOS: (Isaías 14:15-20) 15 "Todavia, NO SEOL SERÁS PRECIPITADO, nas partes mais remotas do poço. 16 Os que te virem te fitarão; examinar-te-ão de perto, [dizendo:] ‘É este o homem que agitava a terra, que fazia tremer os reinos, 17 que fez o solo produtivo como o ermo, que lhe derrubou as próprias cidades, que nem aos seus prisioneiros abriu o caminho para casa?’ 18 Todos os outros reis das nações, sim, todos eles, deitaram-se em glória, cada um na sua própria casa. 19 Mas, no que se refere a ti, FOSTE LANÇADO FORA SEM SEPULTURA PARA TI, qual rebentão detestado, revestido de homens mortos, traspassados com a espada, que descem às pedras de um poço, como um cadáver calcado. 20 NÃO TE UNIRÁS A ELES NUM SEPULCRO, pois arruinaste a tua própria terra, mataste o teu próprio povo. Por tempo indefinido não se mencionará o nome da descendência dos malfeitores.

Não ser deitado em uma sepultura ou um sepulcro constituía uma desonra, principalmente para um rei. No entanto, o rei estava no Seol.

AGORA ERA A VEZ DA PROFECIA PARA O REI DO EGITO: (Ezequiel 32:17-18) 17 E aconteceu mais, no décimo segundo ano, no décimo quinto [dia] do mês, que veio a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo: 18 "Filho do homem, lamenta a massa de gente do Egito e faze-a descer, a ela e as filhas de nações majestosas, à terra lá embaixo, com os que descem ao poço.

O REI DO EGITO E SUA CONGREGAÇÃO, A ASSÍRIA E SUA CONGREGAÇÃO; LIGAÇÃO ENTRE SEPULTURA, SEPULCRO E SEOL: (Ezequiel 32:21-23) 21 "‘Os principais homens dos poderosos falarão do meio do Seol até mesmo a ele, com os seus ajudantes. Eles certamente descerão; TERÃO DE DEITAR-SE COMO OS INCIRCUNCISOS, MORTOS À ESPADA. 22 É ali que estão a Assíria e toda a sua congregação. Suas SEPULTURAS estão em volta dele. Todos eles foram mortos, caindo à espada. 23 Porque as suas SEPULTURAS foram postas nas partes mais recônditas dum poço, e sua congregação vem a estar em volta do seu SEPULCRO, todos eles mortos, caídos à espada, porque tinham causado o terror na terra dos viventes.

O CORPO MORTO DE JESUS FICOU EM UM SEPULCRO, local onde pessoas vivas podiam entrar e sair: (Mateus 27:62-66) 62 No dia seguinte, que era depois da Preparação, ajuntaram-se perante Pilatos os principais sacerdotes e os fariseus, 63 dizendo: "Senhor, lembramo-nos de que esse impostor dizia, enquanto ainda estava vivo: ‘Depois de três dias eu hei de ser levantado.’ 64 Portanto, ordena que o SEPULCRO seja feito seguro até o terceiro dia, para que não venham os seus discípulos e o furtem, e digam ao povo: ‘Ele foi levantado dentre os mortos!’ e esta última impostura seja pior do que a primeira." 65 Pilatos disse-lhes: "Tendes uma guarda. Ide fazê-lo tão seguro como sabeis." 66 De modo que foram e fizeram o SEPULCRO seguro por selarem a pedra e terem a guarda.

UM TÚMULO FOI ESCAVADO NA ROCHA - UM HUMANO ENTROU NO TÚMULO, DEITOU JESUS LÁ E SAIU DO TÚMULO. (Lucas 23:53-56) 53 E ele o tirou e enrolou em linho fino, e o deitou num túmulo escavado na rocha, em que ainda ninguém tinha sido deitado. 54 Ora, era o dia da Preparação e aproximava-se a luz vespertina do sábado. 55 Mas as mulheres, que tinham vindo com ele desde a Galiléia, acompanhavam-no, e foram ver o túmulo memorial e como o corpo dele estava deitado; 56 e voltaram para preparar aromas e óleos perfumados. Mas, naturalmente, descansaram no sábado, segundo o mandamento.



O CORPO MORTO DE JOÃO BATISTA (CADÁVER) FOI COLOCADO EM UM TÚMULO MEMORIAL: (Marcos 6:27-29) 27 O rei mandou assim imediatamente um guarda pessoal e ordenou-lhe que trouxesse a cabeça dele. E ele foi e o decapitou na prisão, 28 e trouxe a cabeça dele numa travessa, e a deu à donzela, e a donzela a deu à sua mãe. 29 Quando os discípulos dele ouviram isso, vieram e tomaram seu cadáver, e o deitaram num TÚMULO MEMORIAL.

OS TÚMULOS FICARÃO VAZIOS – De quem é esta vontade??

Quando Jesus falou em sair dos túmulos memoriais, de que lugar estava falando??Alguém ainda continuaria lá, ou TODOS sairiam de lá?? (João 5:28-30) 28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos OS QUE ESTÃO NOS TÚMULOS MEMORIAIS ouvirão a sua voz 29 e SAIRÃO, os que fizeram boas coisas, PARA UMA RESSURREIÇÃO de vida, os que praticaram coisas ruins, PARA UMA RESSURREIÇÃO de julgamento. 30 Não posso fazer nem uma única coisa de minha própria iniciativa; assim como ouço, eu julgo; e o julgamento que faço é justo, porque não procuro a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Assim verte a Tradução Brasileira: (João 5:28-29) 28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que TODOS os que se acham nos TÚMULOS, ouvirão a sua voz e SAIRÃO: 29 os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal, para a ressurreição do juízo.

Assim verte a Tradução Almeida: (João 5:28-29) 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que TODOS os que estão nos SEPULCROS ouvirão a sua voz e SAIRÃO: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.



Aquele que é deitado sem vida, ou seja, morto, em um túmulo memorial, em um sepulcro, passa a ser dependente de que alguém possa lhe dar vida outra vez, para que ela possa sair do local que agora a escraviza. Ela depende que alguém faça alguma coisa por ela, pois o seu estado (morto, sem vida) é um estado de total dependência. Libertar-se deste estado de morto é impossível a todos os que nele entram. Antes de entrarem neste estado de morto, muitos fizeram coisas boas e muitos fizeram coisas ruins. Mesmo assim, todos estes são dependentes de que alguém os tire deste estado.

No entanto, fica no ar a seguinte pergunta: Neste estado sem vida, as pessoas que fizeram coisas boas e as pessoas que fizeram coisas ruins, ficam deitadas no mesmo lugar?? Tanto os que fizeram boas coisas como os que praticaram coisas ruins, TODOS sairão para uma ressurreição???

As palavras de Jesus foram bem claras: Todos os que estão nos túmulos memoriais sairão para uma ressurreição”. TODOS SAIRÃO. Os que fizeram boas coisas sairão de lá; os que fizeram coisas ruins também sairão de lá.

Se TODOS sairão, então, não restará ninguém nos túmulos. Como não podem sair por si mesmos, todos eles serão retirados de lá por alguém. Pode até haver diferença na ressurreição, no entanto, tanto os que fizeram boas coisas, como aqueles que fizeram coisas opostas, sairão dos túmulos em consequência de uma ressurreição. Jesus afirmou que para o que fez boas coisas: “sua ressurreição será uma ressurreição de vida. Jesus afirmou que para aquele que fez coisas ruins: “sua ressurreição será uma ressurreição de julgamento.

Os que praticaram coisas ruins serão ressuscitados. Para que?? Serão ressuscitados só para serem mortos logo depois??

Quem eram os que faziam coisas ruins?? Quem define o que é uma coisa ruim?? Estas palavras de Jesus nos ajudam a entender: (João 3:19-21) 19 Agora, esta é a base para o julgamento: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas. 20 Pois quem pratica coisas ruins odeia a luz e não se chega à luz, a fim de que as suas obras não sejam repreendidas. 21 Mas, quem faz o que é verdadeiro se chega à luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas como tendo sido feitas em harmonia com Deus.”

Obras iníquas” é igual a “coisas ruins”. Consequentemente, quem pratica coisas ruins é um iníquo. Os humanos praticantes de coisas ruins, os que odiavam a “Luz” eram judeus, era a nação adoradora de Jeová. Eram adoradores de Jeová que odiavam a repreensão. A repreensão aponta os erros que foram ou que ainda estão sendo cometidos pelo repreendido. Os sacerdotes, os escribas, toda a tribo de Levi junto com todos os demais judeus odiaram a repreensão. As palavras saídas da “Luz” revelaram ser repreensão para aqueles que se consideravam justos, isto é, toda uma geração de adoradores de Jeová.

Os homens de Nínive eram praticantes de coisas boas ou de coisas ruins?? A rainha do sul era praticante de coisas boas ou de coisas ruins??

Cobrar juros é uma coisa boa ou é uma coisa ruim?? Odiar o iníquo é uma coisa boa ou é uma coisa ruim?? Guardar ressentimento é uma coisa boa ou uma coisa ruim?? Desejar a vingança é uma coisa boa ou uma coisa ruim?? Independente do motivo, sentir-se superior a outro humano, sentir-se melhor que outro humano, é uma coisa boa ou é uma coisa ruim?? Desejar ser rico é uma coisa boa ou é uma coisa ruim?? Exigir que o devedor pague a dívida, qualquer dívida, é uma coisa boa ou é uma coisa ruim?? Sentir-se superior a um incircunciso era uma coisa boa ou era uma coisa ruim?? Sentir desprezo pelo samaritano era uma coisa boa ou era uma coisa ruim?? Deixar de perdoar qualquer pecado de qualquer pecador é uma coisa boa ou é uma coisa ruim. Odiar o inimigo é uma coisa boa ou é uma coisa ruim??

Bem, aquela geração devia consultar a Jesus para obter dele a resposta correta para estas perguntas e acreditar em todas as declarações de Jesus, independente de quem houvesse afirmado o contrário.

Independente de quem as pratique ou as sinta, coisa ruim é uma coisa ruim.

Assim, conseguimos entender as palavras de Jesus para aqueles que faziam coisas ruins. As palavras de Jesus para a geração de seus dias foram estas: “Vocês estão sendo mais rebeldes que as nações que vocês chamam de nações iníquas. Agora, vejam o que vai acontecer a vocês. A ressurreição para vocês mostrará ser uma ressurreição de julgamento”. Isto era óbvio, pois eles estavam praticando coisas ruins. As palavras de Jesus foram: (Mateus 12:38-42) 38 Respondendo-lhe então alguns escribas e fariseus, disseram: “Instrutor, queremos ver um sinal da tua parte.” 39 Em resposta, disse-lhes: “Uma geração iníqua e adúltera persiste em buscar um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas, o profeta. 40 Porque, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do enorme peixe, assim estará também o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra. 41 Homens de Nínive se levantarão no julgamento com esta geração e a condenarão; porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou, mas, eis que algo maior do que Jonas está aqui. 42 A rainha do sul será levantada no julgamento com esta geração e a condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, mas, eis que algo maior do que Salomão está aqui.

Será que alguém daquela geração escapava desta descrição feita por Jesus??

Toda aquela geração iníqua e adúltera que persistia em buscar um sinal será ressuscitada. Todos aqueles que revelaram seu ódio por Jesus serão ressuscitados.

Jesus, como você pode nos igualar com aqueles incircuncisos??

Jesus, você afirmou que estes incircuncisos serão levantados no último dia??

Eles pediam um sinal para Jesus; Moisés tinha recebido um sinal a ser apresentado ao povo: (Êxodo 4:1-9) 4 No entanto, Moisés disse em resposta: “Mas, suponhamos que não me acreditem e não escutem a minha voz, pois irão dizer: ‘Jeová não te apareceu.’” 2 Jeová disse-lhe então: “Que é isso na tua mão?” ao que ele disse: “Um bastão.” 3 Disse-lhe, pois: “Lança-o na terra.” De modo que o lançou na terra e ele se tornou uma serpente; e Moisés começou a fugir dela. 4 Jeová disse então a Moisés: “Estende tua mão e segura-a pela cauda.” De modo que estendeu sua mão e a segurou, e ela se tornou um bastão na palma da sua mão. 5 “A fim de que”, conforme disse, “eles acreditem que te apareceu Jeová, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. 6 Jeová disse-lhe então mais uma vez: “Por favor, mete tua mão na dobra superior da tua roupa.” De modo que meteu sua mão na dobra superior da sua roupa. Quando a retirou, ora, eis que sua mão estava atacada de lepra semelhante à neve! 7 Depois disse: “Retorna tua mão à dobra superior da tua roupa.” De modo que retornou sua mão à dobra superior da sua roupa. Quando a retirou da dobra superior da sua roupa, ora, eis que se restabelecera igual ao resto da sua carne! 8 E tem de dar-se que”, conforme disse, “se não te acreditarem e não escutarem a voz do primeiro sinal, então certamente acreditarão na voz do sinal posterior. 9 Contudo, tem de dar-se que, se não acreditarem nem mesmo nestes dois sinais e não escutarem a tua voz, então terás de tomar água do rio Nilo e derramá-la na terra seca; e a água que tomarás do rio Nilo certamente se tornará, sim, deveras se tornará sangue em terra seca.”

Esta geração iníqua procura um sinal, no entanto, nenhum sinal lhes será dado, exceto o sinal de Jonas. Somente depois de terem rejeitado e matado a Jesus é que muitos perceberiam que Jesus era aquele por quem esperavam. Será que se envergonhariam??

(Lucas 11:29-32) 29 Quando as multidões se apinhavam, principiou a dizer: Esta geração é uma geração iníqua; procura um sinal. Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas. 30 Porque, assim como Jonas se tornou um sinal para os ninivitas, do mesmo modo o será também o Filho do homem para esta geração. 31 A rainha do sul será levantada no julgamento com os homens desta geração e os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, mas, eis que algo mais do que Salomão está aqui. 32 Os homens de Nínive se levantarão no julgamento com esta geração e a condenarão; porque eles se arrependeram com o que Jonas pregou; mas, eis que algo mais do que Jonas está aqui.


Os homens de Nínive admitiram que o que estavam fazendo era errado e pediram clemência ao Criador. Eles admitiram que o que estavam fazendo eram “coisas ruins”.


No entanto, algo mais do que Jonas estava ali falando e mesmo assim aquela geração não acreditava e não admitia que o que estavam fazendo eram “coisas ruins”.


Os iníquos homens de Nínive serão ressuscitados?? A iníqua rainha do sul será ressuscitada?? Uma geração iníqua e adúltera será ressuscitada?? Um grupo de sacerdotes e levitas que ministravam dentro do templo de Jeová em Jerusalém, junto com os fariseus (conceituados estudantes das escrituras sagradas) e outros grupos que compunham o escolhido povo de Deus, ser condenado por ninivitas, pela rainha do sul e outros reconhecidamente iníquos? Como isto seria possível?? Através da ressurreição de todos estes, que praticavam coisas ruins.


No entanto, naquele exato momento, toda aquela geração julgava e condenava tanto os ninivitas, como os os homens de Tiro, os homens de Sídon, os homens de Sodoma, seus próprios antepassados e o resto dos incircuncisos, dos quais eles sentiam aversão. Porque eles sentiam aversão destes homens?? Exatamente por causa dos pecados (coisas ruins) destes homens.

Jesus fornece a garantia de que os iníquos ninivitas serão ressuscitados. Jesus fornece a garantia de que a iníqua rainha do sul será ressuscitada. Jesus fornece a garantia de que a iníqua geração de seus dias será ressuscitada. Aquele que tem fé em Jesus jamais contestaria tais afirmações de Jesus, afinal, ele acredita nas afirmações de Jesus.

Os homens de Tiro e de Sídon eram praticantes de coisas boas ou de coisas ruins?? Se praticavam coisas ruins, o que eram?? Não eram iníquos?? Sim, eram iníquos.

Jesus fala de outros, outros que também fizeram coisas ruins. Quem eram estes?? Bem, eram judeus (Judá) e levitas (Levi) contemporâneos seus. Estas pessoas formavam o perfil das cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Quando Jesus passou a comparar sua geração com os cananeus, descendentes de Canaã, que formavam o perfil de cidades como Tiro e Sídon, também passou a afirmar categoricamente que tais cananeus eram menos rebeldes. Jesus afirmou também que “no julgamento” será mais suportável para estes iníquos cananeus do que para os do povo escolhido de Deus. Assim falou Jesus: (Lucas 10:13-15) 13 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se as obras poderosas que ocorreram em vós tivessem ocorrido em Tiro e Sídon, há muito se teriam arrependido, sentadas em saco e cinzas. 14 Conseqüentemente, no julgamento, será mais suportável para Tiro e Sídon do que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, serás por acaso enaltecida ao céu? Até o Hades descerás! (Mateus 11:20-22) 20 Principiou então a censurar as cidades nas quais se realizaram a maioria das suas obras poderosas, porque não se arrependeram: 21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem ocorrido em Tiro e Sídon as obras poderosas que ocorreram em vós, há muito se teriam arrependido em saco e cinzas. 22 Conseqüentemente, eu vos digo: No Dia do Juízo será mais suportável para Tiro e Sídon do que para vós.

Para vós. Quem era “vós” a quem dirigia tais palavras?? “Vós” para quem Jesus estava falando estas palavras, na verdade eram três cidades, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, cidades habitadas pela nação santa, habitadas por adoradores de Jeová, cidades habitadas por descendentes de Jacó, pessoas que se dirigiam a Jerusalém para adorarem a Jeová, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Estas cidades eram formadas por pessoas, pessoas que tinham um mesmo ensino.

Estes homens que adoravam a Jeová, que eram contemporâneos de Jesus, eram mais rebeldes que os homens de Tiro e Sídon?? Não foi exatamente isto o que Jesus falou??

Jesus, porque é que você nos iguala àqueles incircuncisos iníquos e repugnantes??

Porque estes homens não se arrependeram?? Por que não admitiam que suas ações eram ações iníquas. Para se arrepender, a pessoa precisa primeiro mudar de opinião em relação ao que estava fazendo. Primeiro ela tem de se convencer de que existe um erro em suas palavras e ações. Ninguém pode se arrepender por ela. Para que isto aconteça, ela precisa acreditar nas palavras daquele que lhe aponta os erros.

O próprio Jeová já havia afirmado séculos antes que a rebeldia do povo escolhido era muito maior do que a de outros povos reconhecidamente iníquos. Assim falou Jeová para seu mensageiro Ezequiel: (Ezequiel 3:4-7) 4 E ele continuou a dizer-me: “Filho do homem, vai, entra no meio da casa de Israel, e tens de falar-lhes com as minhas palavras. 5 Pois não estás sendo enviado a um povo de idioma incompreensível ou de língua pesada, [mas] à casa de Israel, 6 não a numerosos povos de idioma incompreensível ou de língua pesada, cujas palavras não possas ouvir [com entendimento]. Se eu te tivesse enviado a tais, seriam eles os que te escutariam. 7 Mas, quanto à casa de Israel, não vão querer escutar-te, pois não querem escutar a mim; porque todos os da casa de Israel são de cabeça dura e de coração duro.

Havia mudado a geração, no entanto, a rebeldia persistia. A geração dos dias de Jesus, comprovadamente, também era muito mais rebelde do que as gerações anteriores.

Vós” estareis lá no Dia do Juízo, foi o que falou Jesus.

Uma garantia de Jesus para os iníquos descendentes de Canaã, filho de Cã, filho de Noé: “Vocês estarão lá no julgamento. Vocês estarão lá no Dia do Juízo”. A ressurreição destes cananeus será uma ressurreição de julgamento assim como também o será, a ressurreição da geração iníqua e adúltera dos dias de Jesus. No entanto, será mais suportável para os iníquos cananeus do que para a geração dos dias de Jesus. Do ponto de vista de Jesus, aquela geração de judeus e de levitas era bem pior do que os iníquos cananeus, era mais iníqua, era mais rebelde.

Jesus via esta geração como muito iníqua, no entanto, como será que esta geração se sentia?? Bem, eles afirmavam ser melhores que os seus antepassados. (Mateus 23:29-30) 29 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque construís os sepulcros dos profetas e decorais os túmulos memoriais dos justos, 30 e dizeis:Se nós estivéssemos nos dias de nossos antepassados, não seríamos parceiros deles no sangue dos profetas.’

Nós somos muito melhores do que os incircuncisos, afirmavam todos os adoradores de Jeová.

E no íntimo, também afirmavam ser mais justos que todos os demais humanos. (Lucas 18:9-11) 9 Mas, ele contou a seguinte ilustração também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e que consideravam os demais como nada: 10 “Dois homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes coisas no seu íntimo: Ó Deus, agradeço-te que não sou como o resto dos homens, extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos.

Jesus estava lhes afirmando que tal sentimento de superioridade em relação aos demais pecadores era uma iniquidade, era uma coisa ruim. Será que aceitariam isto?? Será que acreditariam nesta afirmação de Jesus??

Muitos discípulos de Jesus ainda carregavam este sentimento antigo em relação aos incircuncisos: Mesmo após a morte de Jesus, entrar na casa de um incircunciso e comer com ele era visto como um pecado, mesmo por um discípulo de Jesus. (Atos 11:1-3) 11 Ora, os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia ouviram que pessoas das nações também receberam a palavra de Deus. 2 De modo que, quando Pedro subiu a Jerusalém, os [patrocinadores] da circuncisão começaram a contender com ele, 3 dizendo que ele tinha ido à casa de homens incircuncisos e havia comido com eles.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Atos 11:1-3) 1 Os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia, souberam que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, dizendo: 3 Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.

Assim verte a Tradução Almeida: (Atos 11:1-3) 1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. 2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, 3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.



Estes homens (sacerdotes, escribas, fariseus e muitos membros) sentiam-se acima dos demais pecadores, tanto das demais nações como dos de nacionalidade judaica que cometessem determinados tipos de pecados. Ter este sentimento de SUPERIORIDADE em relação aos demais e ser desmascarado na frente de todos lá no Dia do Juízo será deveras muito, muito humilhante. Deveras será mais suportável para Tiro e Sídon do que para aquela geração do povo escolhido que “se achava justa”. Se achando justa e se sentindo justa, também passou a humilhar aos demais humanos, inclusive aos seus antepassados. Como se sentirá ao ser desmascarada na frente de todos????? Para este, realmente será uma ressurreição de julgamento. Será um grande tormento encontrar-se nesta situação.

O DIA DO JULGAMENTO SERÁ O DIA DA VERDADE, SERÁ O DIA EM QUE A VERDADE SERÁ PLENAMENTE EXPOSTA.

A afirmação de Jesus foi: Aquele que se enaltecer, será humilhado. (Lucas 18:13-14) . . .’ 14 Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado mais justo do que aquele homem; porque TODO o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido.

Todo aquele que, inclui todo aquele que. Não há exceção.

Agora imagine a seguinte cena que certamente ocorrerá no Dia do Juízo: Urias, o hitita (descendente de Canaã) sendo levantado na ressurreição junto com Davi (rei de Judá). Lá, Urias passa a ser sabedor dos reais fatos que lhe sobrevieram. Com que cara Davi vai olhar para Urias ao saber que para Jeová, o filho Urias é tão amado quanto o é o filho Davi (rei)??? Será muito vergonhoso para Davi, muito mesmo. Será um tormento encontrar-se nesta situação?? Decerto que sim; e que tormento!! Não só Urias saberá dos terríveis fatos; todos saberão dos terríveis fatos. Sim, a plateia é muito grande.

Bem, além de Urias, Davi terá de encontrar-se face a face com Simei, aquele benjaminita de Baurim, que ele mandou Salomão fazê-lo descer com sangue ao Seol, por uma ofensa feita em Maanaim e para a qual Davi já havia dado o seu perdão, pelo menos foi o que ele havia afirmado. Isto foi ressentimento, não foi?? Claro que foi.

Coisas ruins são coisas ruins, independente de quem as faça. Ninguém escapará da sua própria vergonha e da sua própria sua humilhação.

Temos a liberdade de falarmos e fazermos o que quisermos, temos o livre-arbítrio, no entanto, estamos expostos diante de uma imensa plateia. A qualquer momento podemos ser questionados por nossas palavras e por nossas ações, que são frutos de nossos sentimentos. Se for para a nossa vergonha, será para a nossa vergonha.

Ao final, todos eles se perdoarão e comemorarão isto sentados debaixo de uma imensa figueira.

PIORES QUE SODOMA.

Aquela geração de adoradores de Jeová dos dias de Jesus, tendo como representantes os sacerdotes, os escribas e os fariseus, embora se sentissem justos e aprovados por Deus, eram mais iníquos que Sodoma. Eles ficariam com muito ódio de quem lhes fizesse tal afirmação, podendo até mesmo apedrejarem tal pessoa. Jesus, como podes nos comparar com aqueles iníquos de Sodoma?? No entanto, as declarações de Jesus foram estas: (Mateus 11:23-24) 23 E tu, Cafarnaum, serás por acaso enaltecida ao céu? Até o Hades descerás; porque, se as obras poderosas que ocorreram em ti tivessem ocorrido em Sodoma, ela teria permanecido até o dia de hoje. 24 Conseqüentemente, eu vos digo: No Dia do Juízo será mais suportável para a terra de Sodoma do que para ti.”

Assim verte a Tradução Brasileira: (Mateus 11:23-24) 23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até o céu? descerás até o Hades; porque se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, ela teria permanecido até o dia de hoje. 24 Eu vos digo, contudo, que menos rigor haverá no dia de juízo para a terra de Sodoma, do que para ti.

Vocês mostram ser muito mais rebeldes do que Sodoma. Em consequência disto, no dia do juízo será mais suportável para a terra de Sodoma do que para ti”.

Eles, os de Sodoma, serão tratados com menos rigor. Obviamente, os de Sodoma também terão suas próprias vergonhas e humilhações.

É uma coisa normal e natural cobrar mais de quem recebeu mais informação, não é verdade??

Ora, se você foi escolhido para ser ensinado e recebeu mais ensinamentos, você não deve ser melhor do que aquele que não recebeu aquele mesmo ensinamento??

Quem é que dá a nota, não é aquele que ensina??

Assim falou Jesus: “Será exigido mais daquele que recebeu mais”. (Lucas 12:45-48) 45 Mas, se aquele escravo chegar a dizer no seu coração: ‘Meu amo demora em vir’, e principiar a espancar os servos e as servas, e a comer e beber, e ficar embriagado, 46 o amo daquele escravo virá num dia em que não [o] espera e numa hora que não sabe, e o punirá com a maior severidade e lhe determinará uma parte com os infiéis. 47 Então, aquele escravo, que entendeu a vontade de seu amo, mas não se aprontou, nem fez em harmonia com a sua vontade, será espancado com muitos golpes. 48 Mas aquele que não entendeu, e assim fez coisas que merecem golpes, será espancado com poucos. Deveras, de todo aquele a quem muito foi dado, muito se reclamará dele; e a quem encarregaram de muito, deste reclamarão mais do que o usual.

Assim verte a Tradução Brasileira: (Lucas 12:45-47) 45 Mas se aquele servo disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se, 46 virá o senhor daquele servo no dia em que não o espera e na hora que ele não sabe, e o cortará pelo meio e lhe dará parte com os infiéis. 47 Aquele servo, que soube a vontade do seu senhor, e não se preparou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; 48 aquele, porém, que não a soube, e fez coisas que mereciam castigos, será punido com poucos açoites. De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido.





De acordo com a previsão de Jeová, quais serão as palavras que Ele ouvirá de Seus rebeldes filhos punidos?? Assim previu o Pai: (Jeremias 31:17-20) 17 “‘E existe esperança para o teu futuro’, é a pronunciação de Jeová, ‘e os filhos certamente retornarão ao seu próprio território’.” 18 “Ouvi positivamente Efraim lastimar-se: ‘Corrigiste-me, para que eu ficasse corrigido, como o bezerro que não foi treinado. Faze-me voltar e eu voltarei prontamente, porque tu és Jeová, meu Deus. 19 Pois, após a minha volta senti lástima; e depois que se me fez saber bati na coxa. Fiquei envergonhado e senti-me também humilhado, porque eu levara o vitupério da minha mocidade.’” 20 “É Efraim para mim um filho precioso ou um menino tratado com mimo? Pois, ao ponto de eu falar contra ele, sem falta me lembrarei dele ainda mais. Por isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele. Decididamente terei piedade dele”, é a pronunciação de Jeová.

APESAR DE TER FALADO CONTRA ELE, SEM FALTA ME LEMBRAREI DELE MUITO MAIS. DECIDIDAMENTE TEREI PIEDADE DELE. HÁ ALGUM RESSENTIMENTO NESTAS PALAVRAS??

LEMBRAR-SE MAIS AINDA DE UM FILHO INÍQUO?? TER PIEDADE DE UM FILHO INÍQUO??

Assim previu ainda mais o Pai: “Veja o que vai te acontecer quando Eu te revelar o meu PERDÃO, quando Eu fizer expiação por ti”. (Ezequiel 16:59-63) 59 “Pois assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Também terei de fazer contigo assim como tu fizeste, porque desprezaste o juramento, violando [meu] pacto. 60 E eu, eu mesmo, terei de lembrar-me do meu pacto contigo nos dias da tua mocidade e terei de estabelecer para ti um pacto de duração indefinida. 61 E certamente te lembrarás dos teus caminhos e te sentirás humilhada ao acolheres as tuas irmãs, as mais velhas do que tu bem como as mais moças do que tu, e eu hei de dá-las a ti por filhas, mas não devido ao teu pacto.’ 62 “‘E eu, eu mesmo, vou estabelecer contigo o meu pacto; e terás de saber que eu sou Jeová, 63 para te lembrares e realmente te envergonhares, e para que não mais venhas a ter razão para abrir a boca por causa da tua humilhação, quando eu fizer expiação por ti, por tudo o que fizeste’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”

Assim verte a Tradução Brasileira: “Quando eu te houver perdoado tudo”. (Ezequiel 16:61-63) 61 Então te lembrarás dos teus caminhos, e ficarás envergonhada, quando receberes as tuas irmãs, as irmãs mais velhas e bem assim as irmãs mais moças; e tas darei por filhas, porém não pela tua aliança. 62 Eu estabelecerei a minha aliança contigo e saberás que eu sou Jeová, 63 para que te lembres, e fiques confundida, e não abras mais a tua boca por causa da tua vergonha; quando eu te houver PERDOADO tudo o que fizestes, diz o Senhor Jeová.

Assim verte a Tradução Almeida: “Quando eu te perdoar tudo”. (Ezequiel 16:61-33) 61 Então te lembrarás dos teus caminhos, e ficarás envergonhada, quando receberes tuas irmãs, as mais velhas e as mais novas, e eu tas der por filhas, mas não por causa do pacto contigo. 62 E estabelecerei o meu pacto contigo, e saberás que eu sou o Senhor; 63 para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te PERDOAR tudo quanto fizeste, diz o Senhor Deus.



Filho, não guardarei ressentimento de qualquer das coisas más que fizestes. Eu perdoarei todos os teus pecados, todos. No entanto, a vergonha e a humilhação serão tuas.

O que pudemos perceber?? Pudemos perceber que a ressurreição de julgamento não será a hora da vingança da parte de Deus ou da parte de Jesus, e sim, a hora da misericórdia da parte de Deus. Todos poderão observar que Jeová não guardou nenhum ressentimento de nenhum humano.

Vergonha e humilhação diante de suas irmãs, antigas companheiras de iniquidades. Apesar da vergonha e da humilhação, que são frutos EXCLUSIVOS daqueles que finalmente admitem que erraram, serão exatamente com estes que o Pai estabelecerá um pacto e não com os outros. Somente os envergonhados e humilhados terão aprendido suas lições práticas. Os “envergonhados e humilhados” receberão do Pai uma nova tarefa: “E hei de dá-las a ti por filhas”.

No lugar de sentir desprezo por tuas irmãs, você deverá vê-las como “filhas”. No lugar de você permitir que elas te ensinem, agora vocês é que terão de ensiná-las. Ensiná-las a que?? A lição que acabaram de aprender, obviamente. Ensiná-las a conhecer o Pai.

Decerto que não serão arrogantes professores. Como poderiam??

O nosso Pai Celestial não é incrível??

E quanto a nós?? Podemos aprender por observar, não podemos?? Assim, podemos humilhar-nos desde agora, não podemos??

Bem, e quanto a ressurreição de vida, quem a terá??

Aquele que acredita nas declarações de Jesus e passa a viver segundo elas, isto é, as pratica por estar plenamente convencido, passa a ser uma fonte de água da vida. Assim falou Jesus para uma mulher samaritana: (João 4:13-14) 13 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Todo aquele que beber desta água ficará novamente com sede. 14 Quem beber da água que eu lhe der, nunca mais ficará com sede, mas a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que borbulha para dar vida eterna.”...





Topo desta página