SODOMA FOI CONDENADSA A UMA MORTE ETERNA??




SODOMA E SEUS HABITANTES FORAM CONDENADOS A MORTE ETERNA? OU SIMPLESMENTE FORAM PARA O SEOL?


Atualizada em 27/05/08




Devemos minimizar a afirmação do próprio Jeová? Saiu de sua boca - devemos contestar?

5 Toda declaração de Deus é refinada. Ele é escudo para os que se refugiam nele. 6 Não acrescentes nada às suas palavras, para que não te repreenda e para que não venhas a ser mostrado mentiroso.

 

 

O próprio Jeová responde.
Punição para Judá. Isaias 5:13-16 13 Por isso, meu povo terá de ir ao exílio por falta de conhecimento; e sua glória serão homens famintos e sua massa de gente ficará ressequida de sede. 14 Por isso, o SEOL ampliou a sua alma e escancarou a sua boca além de medida; e o que é esplêndido nela, também a sua massa de gente, e seu rebuliço, e o rejubilante, CERTAMENTE DESCERÃO A ELE . 15 E o homem terreno se encurvará, e o homem ficará rebaixado, e até mesmo os olhos dos altos ficarão abaixados. 16 E Jeová dos exércitos ficará alto por meio do julgamento, e o [verdadeiro] Deus, o Santo, certamente se santificará por meio da justiça.
Punição para Efraim - Oséias 13:12-16
12 “O erro de Efraim está embrulhado, seu pecado está entesourado. 13 O que virá a ele são as dores agudas de parto da parturiente. Ele é filho que não é sábio, pois na época não ficará parado por ocasião do irrompimento dos filhos [da madre]. 14 ”DA MÃO DO SEOL OS REMIREI; da morte os recuperarei”. Onde estão os teus aguilhões, ó Morte? Onde está a tua qualidade destrutiva, ó Seol? A própria compaixão ficará escondida dos meus olhos.
A mais justa (Sodoma) foi condenada a destruição eterna; a mais iníqua (Jerusalém – Judá) iria para o Seol (símbolo de ressurreição; perdão). DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. Poderia o Criador cometer tamanha injustiça? Cometeria tal injustiça por causa de uma promessa feita a Abraão? Para os meus amigos e para os filhos deles (povo que eu escolhi) haverá misericórdia, mas não darei o mesmo tratamento para os outros (os que eu não escolhi); a estes eu punirei com maior severidade, muito embora eu reconheça que eles sejam mais justos do que o povo que eu escolhi. É assim que age o Sábio e Santo Criador que eu amo? Certamente que não. O Santo, Sábio e Amoroso Criador jamais agiria assim. É inconcebível.
Edom e Babilônia (os que reconhecemos como iníquos) também foram para o Seol; palavra falada de Jeová. Isaias 14:3-25; Ezequiel 32:29

 

É a afirmação de Jeová: mesmo removida por mim, “Sodoma retornará a seu estado anterior. Como será isto possível?? Obviamente só através da ressurreição. É outra afirmação de Jeová: "Eu vou recolher os cativos de Sodoma".  Onde estão os cativos de Sodoma?? No mesmo lugar onde estão os cativos de Jerusalém, Samaria e de outras irmãs. Estão no SEOL.  É outra afirmação de Jeová: "Eu hei de dá-las a ti por filhas".  Que grau de parentesco há entre Jerusalém e Sodoma?? São irmãs. Certamente todas as irmãs, companheiras de prostituição, estarão juntas, para que Jerusalém receba de Jeová, suas irmãs como algo novo, sim, como filhas.  
Fazer expiação é apagar , cobrir os pecados. Aquela que foi escolhida, protegida e ensinada, agiu pior, mas, recebeu expiação por “todos” os pecados praticados (tudo o que fizeste). PARA JERUSALÉM, A MAIS INÍQUA, HAVERÁ EXPIAÇÃO POR TODOS OS PECADOS - Fazer expiação é um ato UNILATERAL da parte de Jeová para com aquele que está cheio de pacados. O Dia da Expiação, dia 10 do mês de TISRI ou ETANIM, era um dia muito especial para o povo escolhido de Jeová. Neste dia Jeová praticava o ato UNILATERAL de limpar TODOS os pecados do povo: Assim descreveu o próprio Jeová este dia: (Levítico 16:29-34) 29 "E isso vos tem de servir de estatuto por tempo indefinido: No sétimo mês, no décimo [dia] do mês, deveis atribular as vossas almas, e não deveis fazer obra alguma, quer o natural quer o residente forasteiro que reside no vosso meio. 30 POIS NESTE DIA EU FAREI (SE FARÁ) EXPIAÇÃO POR VÓS, PARA DECLARAR-VOS LIMPOS. SEREIS LIMPOS DE TODOS OS VOSSOS PECADOS PERANTE JEOVÁ. 31 É um sábado de completo repouso para vós, e tendes de atribular as vossas almas. É um estatuto por tempo indefinido. 32 "E o sacerdote que será ungido e cuja mão será enchida de poder para atuar como sacerdote, como sucessor de seu pai, tem de fazer expiação e tem de vestir as roupas de linho. São roupas sagradas. 33 E ele tem de fazer expiação pelo santuário sagrado, e fará expiação pela tenda de reunião e pelo altar; e fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. 34 E isto vos tem de servir de estatuto por tempo indefinido, a fim de se fazer expiação pelos filhos de Israel, uma vez por ano, com respeito a todos os seus pecados.". .   

A JUSTIÇA DE JEOVÁ TEM DE SER A MESMA, tanto para os filhos que estão perto dele, quanto para os filhos que estão longe dele. Ele é imparcial. Mesmo peso e mesma medida para todos os seus filhos. O que você faria se fossem seus filhos? Somos mais justos que o Santo Criador? Do ponto de vista de Jeová todos são filhos; " tuas irmãs" - falou o Criador; Sodoma, tua irmã - falou Jeová. Através de suas palavras através de Ezequiel, seu porta-voz, Jeová nos revela a sua IMPARCIALIDADE. Jeová não é iníquo.

 

 


São verazmente sábias as palavras de Salomão: (Provérbios 30:5-6) 5 Toda declaração de Deus é refinada. Ele é escudo para os que se refugiam nele. 6 Não acrescentes NADA às suas palavras, para que não te repreenda e para que não venhas a ser mostrado mentiroso.




A verdade não tem medo de ser questionada. A verdade quando questionada, não se enfurece e não foge; não tapa os ouvidos. A verdade tem autoridade, segurança, e para se defender sempre usa argumentos lógicos e que nunca se contradizem. Jeová é a fonte da verdade e da vida. Jesus é a verdade e a vida, como reflexo de seu Pai.
Apóia você individualmente o ensino de Jeová e Jesus, AS PALAVRAS SAÍDAS DA BOCA DE JEOVÁ E DA BOCA DE JESUS ou aceita e apóia o ensino de humanos imperfeitos?
Muito embora limpo de quaisquer pecados, Jesus “não julgou” os iníquos pecadores com os quais conviveu todo o tempo “como se não fossem nada”. Também nos incentivou a fazer o mesmo nas seguintes palavras:
(Lucas 18:9-14) 9 Mas, ele contou a seguinte ilustração também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e que consideravam os demais como nada: 10 “Dois homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes coisas no seu íntimo: ‘Ó Deus, agradeço-te que não sou como o resto dos homens, extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que adquiro.’ 13 O cobrador de impostos, porém, estando em pé à distância, não estava nem disposto a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, sê clemente para comigo pecador.’ 14 Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado MAIS JUSTO DO QUE aquele homem; porque todo o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido.”


Embora fosse iníquo, AQUELE simplesmente reconhecia que era iníquo e exatamente por isso foi considerado por Jeová e Jesus, provado mais justo, logo, a justiça não estava nas obrigatórias “boas obras” tão vangloriada como dignas de mérito por este que realmente as praticava , antes, no simples reconhecimento da pessoal iniqüidade perante o Santo Criador Jeová. ESTE não se considerava iníquo; não reconhecia. Entretanto, não estava cometendo o pecado da soberba neste exato momento?
Quem não for iníquo, por favor, levante a mão e dê um passo à frente.

Neste caso, é o nome do nosso amado Criador que está sendo vituperado. Devemos nos preocupar prioritariamente com isso.

Na relação de prioridade, nosso amor a Jeová vem antes e acima de tudo e todos; este é o primeiro mandamento.
Jesus nos disse que para sermos seus discípulos, teríamos carregar nossa estaca de tortura, de abdicar de nós mesmos e segui-lo continuamente. Todos os humanos imperfeitos se encaixam neste perfil, sem exceção. Em todo e qualquer caso, a prioridade de nosso amor e lealdade é para com Jeová e Jesus.


O que foi falado por Davi no Salmo 26, não se encaixa perfeitamente com o que o Perfeito Instrutor nos
pediu para deixar de fazer em Lucas 18:9-14?

Em outra ocasião o Instrutor disse: “parai de julgar”, “parai de condenar”. “COM O MESMO JULGAMENTO QUE JULGAS OUTRO, SERÁS JULGADO, OU AINDA, PELO MESMO MOTIVO QUE USAS PARA CONDENAR OUTRO, SERÁS CONDENADO.


Uma geladeira não pode vangloriar-se por produzir gelo e resfriar água e alimentos, tampouco nós a vangloriamos por isso. Entretanto, caso ela não produza gelo e não resfrie água e alimentos, para que serve? Quando o sal perder sua salinidade só serve para ser jogado fora para ser pisado pelos homens. Mat. 5:13
Temos de produzir obras boas; para isso fomos projetados e criados. Tal qual a geladeira, fazer obras boas não nos produz qualquer glória
.

JERUSALÉM SE CONSIDERAVA MUITO MAIS JUSTA DO QUE SODOMA; SE CONSIDERAVA O POVO SANTO E NEM MESMO CONSIDERAVA OU RECONHECIA SODOMA COMO SENDO SUA IRMÃ. ACHAVA-SE MELHOR, ACHAVA-SE SUPERIOR. QUÃO DECEPCIONANTE FOI OUVIR DO PRÓPRIO JEOVÁ A REALIDADE: SODOMA É TUA IRMÃ E ELA É MAIS JUSTA DO QUE VOCÊ.

Topo desta página