MAIS INÍQUO DO QUE SODOMA?? QUEM FOI??

Alterada em 10/02/2010




Um povo mais iníquo que Sodoma



Tal afirmação teria de ter saído da boca do próprio Jeová para ter qualquer tipo de crédito, afinal, só com o Todo-Sábio Criador está a fonte da verdade.

Nas palavras saídas da boca do próprio Jeová está a descrição do pecado de Sodoma. Ouçamos o que Jeová falou, o que "saiu da boca" de Jeová: (Ezequiel 16:49-50) 49 Eis que este é o que mostrou ser o erro de Sodoma, tua irmã: Orgulho, fartura de pão e a despreocupação do sossego foram [as coisas] que vieram a ser dela e das suas aldeias dependentes, e ela não fortaleceu a mão do atribulado e do pobre. 50 E elas continuaram a ser soberbas e a praticar uma coisa detestável diante de mim, e eu finalmente as removi, assim como vi [ser conveniente].

Assim reza a Edição Pastoral: 49 O pecado de sua irmã Sodoma foi este: ela e as cidades dependentes estavam cheias de soberba, abundância e despreocupação, mas não deram a mão para fortalecer o pobre e o indigente. 50 Eram orgulhosas e faziam coisas abomináveis. Por isso, eu as eliminei, como você viu.



JEOVÁ PUNIU SODOMA POR TAIS ERROS.

Que prerrogativa tinha o povo escolhido por Jeová???

Acaso, o erro, o pecado, a iniquidade do "povo escolhido" por Deus é mais suportável ou mais leve do que o pecado do "povo não escolhido"??? 

A punição para o "povo escolhido" deverá ser mais leve e mais branda do que para o "povo não escolhido"???

Isto caracterizaria o uso de dois pesos e duas medidas.

Caracteriza o uso de Parcialidade, de ser Parcial.

Caracteriza iniquidade de quem assim o faz, independente de quem seja.

QUE POVO FOI PIOR QUE SODOMA?

As palavras "saídas da boca" de Jeová respondem a esta intrigante pergunta: (Ezequiel 16:46-48) 46 “‘E tua irmã mais velha é a própria Samaria com as suas aldeias dependentes, que mora à tua esquerda, e tua irmã mais moça do que tu, que mora à tua direita, é Sodoma com as suas aldeias dependentes. 47 E não andaste nos seus caminhos, nem fizeste segundo as suas coisas detestáveis. Em pouco tempo começaste a agir ainda MAIS RUINOSAMENTE do que elas, em todos os teus caminhos. 48 Assim como vivo’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘Sodoma, tua irmã, ela com as suas aldeias dependentes, não fez segundo o que tu fizeste, tu e as tuas aldeias dependentes.. . . (Ezequiel 16:51-52) 51 “‘E quanto a Samaria, ela não cometeu nem a metade dos teus pecados, mas tu continuaste a fazer abundar as tuas coisas detestáveis mais do que elas, de modo que fizeste as tuas irmãs parecer justas por causa de todas as tuas coisas detestáveis que praticaste. 52 Também tu, carrega a tua humilhação ao teres de argumentar a favor de tuas irmãs. Em vista dos teus pecados, nos quais agiste de modo MAIS DETESTÁVEL do que elas [agiram], elas são MAIS JUSTAS do que tu. E também tu, envergonha-te e carrega a tua humilhação por fazeres as tuas irmãs parecer justas.’

Assim reza a Edição Pastoral: 46 À sua esquerda mora a sua irmã mais velha, Samaria, com as cidades que dela dependem. À sua direita, a sua irmã mais moça, que é Sodoma, com as cidades dependentes. 47 Você não apenas seguiu o caminho delas e imitou suas abominações. Isso era pouco: você ganhou delas em depravação! 48 Juro por minha vida - oráculo do Senhor Javé - que sua irmã Sodoma, com suas dependentes, nunca agiram como você e suas próprias dependentes.

Assim reza a Edição Pastoral: 51 Samaria não cometeu a metade dos seus pecados; você comete mais abominações do que ela. Com todas as abominações que pratica, você até faz suas irmãs parecerem santas. 52 Então assuma a responsabilidade pela sua falta de vergonha, porque, com seus pecados, você reabilitou suas irmãs. Você se tornou pior do que elas; perto de você, elas são inocentes. Crie vergonha, carregue o peso do descaramento, porque você fez suas irmãs parecerem justas.



A quem falava Jeová estas palavras através do seu porta-voz Ezequiel? As palavras "saídas da boca" do próprio Jeová, assim respondem: (Ezequiel 16:1-3) 16 E a palavra de Jeová veio a mim adicionalmente, dizendo: 2 “Filho do homem, faze saber a Jerusalém as suas coisas detestáveis. 3 E terás de dizer: Assim disse o Soberano Senhor Jeová a Jerusalém:Tua origem e teu nascimento é da terra do cananeu. Teu pai era amorreu e tua mãe hitita.

"MAIS JUSTA", O PRÓPRIO JEOVÁ FALOU: "MAIS JUSTA", SODOMA É "MAIS JUSTA" DO QUE JERUSALÉM. JERUSALÉM É MAIS INÍQUA QUE SODOMA.

Do ponto de vista de Jeová , a remanescente tribo de Judá que habitava Jerusalém e seus distritos jurisdicionais era mais iníqua do que sua irmã Sodoma. Também mais iníqua que sua irmã Samaria.

Jerusalém e seus distritos foi de iniquidade maior que todos os seus vizinhos. Bem, estas foram as palavras saídas da boca do próprio Jeová: (Ezequiel 5:5-6) 5 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Esta é Jerusalém. Coloquei-a no meio das nações, com terras ao seu redor. 6 E ela passou a comportar-se rebeldemente contra as minhas decisões judiciais, em iniqüidade MAIOR DO QUE as nações, e contra os meus estatutos, MAIS DO QUE as terras ao seu redor , pois rejeitaram as minhas decisões judiciais, e quanto aos meus estatutos, não andaram neles.’

Assim verte a Tradução Brasileira: (Ezequiel 5:5-7) 5 Assim diz o Senhor Jeová: Esta é Jerusalém. No meio das nações a pus, e ao redor dela estão os países. 6 Ela se rebelou contra os meus juízos, praticando iniqüidade mais do que as nações, e transgredindo os meus estatutos mais do que os países que estão ao redor dela; pois os seus habitantes rejeitaram os meus estatutos, e quanto aos meus estatutos, neles não andaram. 7 Portanto assim diz o Senhor Jeová: Porque sois mais turbulentos do que as nações que estão ao redor de vós, e não tendes andado nos meus estatutos, nem guardado os meus juízos, nem procedido segundo as ordenanças das nações que estão ao redor de vós;



A irmã que foi escolhida, que foi ensinada, a nação santa, foi mais iníqua DO QUE TODAS as suas outras irmãs não ensinadas. Eram irmãs e companheiras de iniquidade.

Quanta vergonha! Quanta vergonha! Quanta vergonha!

Para Sodoma, aquela que embora iníqua foi vista por Jeová como mais justa houve um tipo de julgamento: o definitivo extermínio completo daquela geração.

Para Jerusalém, a mais iníqua entre todos os povos, houve um outro tipo de julgamento: o perdão acompanhado com severa punição para todas as gerações.

É Jeová iníquo?

Devemos pronunciá-lo iníquo apenas para termos razão? Com estas afirmações acima chamamos Jeová de parcial, de iníquo. Isto é blasfêmia.

Assim fez Jó quando saiu em defesa de sua integridade. Exatamente por isso, Jeová perguntou a Jó: (Jó 40:8)  8 Realmente, invalidarás tu a minha justiça? Pronunciar-me-ás iníquo, a fim de teres razão?

Certamente a história se repetirá.

Embora homens afirmem que Sodoma recebeu a "morte eterna", o que Jeová falou?? Veja o que Jeová falou em Sodoma voltará