Continue a amar o Maravilhoso Deus Jeová

Criada em 30/10/2008     Alterada em 05/03/10



(Deuteronômio 6:4-5) 4 “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová. 5 E tens de amar a Jeová, teu Deus , de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força vital.

Bem, o mandamento foi recebido.

E agora??

Como obedecer a este mandamento??

Que grau de importância tem este mandamento??

Centenas de anos depois de Moisés, Jesus respondeu a esta pergunta.

(Mateus 22:35-40) 35 E um deles, versado na Lei, perguntou para prová-lo: 36 “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei?” 37 Disse-lhe: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’ 38 Este é o MAIOR e primeiro mandamento . 39 O segundo, semelhante a este, é: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’ 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

Este é o maior e o primeiro mandamento.

Prioridade um. O mais importante.

Agora que ficamos sabendo que este é o maior e mais importante mandamento, nos sobra a pergunta: Como é que se ama a Jeová?? Qual a forma correta de se amar a Jeová??

Sendo Jeová, o Legislador que criou o mandamento, obviamente que, muito antes da confecção deste mandamento, na Sua mente já existia a forma correta de se obedecer a este mandamento.

Será que aqueles ouvintes originais sabiam a forma correta de “amar a Jeová”??

Será que sabiam a forma correta de se amar ao próximo como a si mesmos??

Será que amar é uma coisa que qualquer um consegue fazer?? Será que amar é uma relação de troca de prazeres?? Será que para amar é necessário tocar?? Será que amar está relacionado com o contato físico??

Será que amar a Jeová, uma pessoa invisível, é uma coisa fácil de fazer??

É possível amar uma pessoa invisível??

Será que aqueles ouvintes originais deste mandamento já haviam amado alguém invisível antes??

Será que era uma coisa comum amar uma pessoa invisível??

Será que pelo menos eles sabiam amar uma pessoa visível??

Quando o humano nasce, será que ele já sabe amar??

Será que o humano nasce programado para amar??

Será que aqueles ouvintes originais precisavam aprender o que era amar a Jeová??

Será que precisavam aprender a como obedecer a este mandamento??

Se Jeová não providenciar o "ensino", qual será a fonte de nosso conhecimento? Qual será nosso resultado final? Permaneça mudo para uma criança. Ela certamente aprenderá algumas coisas pela observação, entretanto, não terá um vocabulário para se comunicar conosco, os que fomos ensinados.



Nosso Pai e nosso Deus é também o nosso Professor. Antes de descrever aquilo que Ele exalta em sua personalidade e que quer que os humanos observem, Jeová afirmou que estava ENSINANDO e revelou o MODO em como estava ensinando. Assim falou o Criador:

(Deuteronômio 32:1-4) 32 "Dai ouvidos, ó céus, e fale eu; E ouça a terra as declarações da minha boca. 2 Meu ensinamento gotejará como a chuva, Minha declaração pingará como o orvalho, Como chuvas suaves sobre a relva, E como chuvas copiosas sobre a vegetação. 3 Pois declararei o nome de Jeová. Atribuí deveras grandeza ao nosso Deus! 4 A Rocha, perfeita é a sua atuação, Pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; Justo e reto é ele.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(Deuteronômio 32:1-4) 1 Ouvi, ó céus, e falarei; E ouça a terra as palavras da minha boca. 2 Caia o meu ensino como a chuva, Destile o meu discurso como o orvalho, Como o chuvisco sobre a terra, Como as chuvinhas sobre a erva. 3 Porque proclamarei o nome de Jeová: Engrandecei o nosso Deus. 4 Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, Porque todos os seus caminhos são justiça. Deus, fiel e sem iniqüidade, justo e reto é ele.



Ao percebermos que Jeová nos ama por Ele simplesmente ser BOM, que não merecemos nada, que não estamos sendo recompensados por sermos fiéis, melhores que outros, simplesmente o amaremos muito mais do que já o amamos.

ONDE ESTÁ O MÉRITO DO SER HUMANO?? ONDE ESTÁ A RECOMPENSA DADA EXCLUSIVAMENTE POR SER UM SERVO FIEL? 

(Jeremias 33:7-9) 7 E vou trazer de volta os cativos de Judá e os cativos de Israel, e vou edificá-los assim como no princípio. 8 E EU VOU PURIFICÁ-LOS DE TODO O SEU ERRO COM QUE PECARAM CONTRA MIM E VOU PERDOAR-LHES TODOS OS ERROS COM QUE PECARAM CONTRA MIM E COM QUE TRANSGREDIRAM CONTRA MIM. 9 E ela certamente se tornará para mim um nome de exultação, louvor e beleza para com todas as nações da terra, que ouvirão [falar] de toda a bondade que eu lhes faço. E certamente ficarão apavorados e agitados por causa de toda a bondade e por causa de toda a paz que faço [vir] a ela.. . .

Vou usar de bondade para com aqueles que pecaram e transgrediram contra mim. Tanta bondade vou usar para com estes que foram ensinados e mesmo assim transgrediram contra mim, que as nações ficarão apavoradas e agitadas por causa de tamanha bondade que faço vir sobre estes ensinados que se mostraram infiéis. Onde está o mérito de serem tratados com tamanha bondade??

(Ezequiel 16:62-63) 62 "‘E eu, eu mesmo, vou estabelecer contigo o meu pacto; e terás de saber que eu sou Jeová, 63 para te lembrares e realmente te envergonhares, e para que não mais venhas a ter razão para abrir a boca por causa da tua humilhação, QUANDO EU FIZER EXPIAÇÃO POR TI, POR TUDO O QUE FIZESTE’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová."

Para você que embora tenha sido ensinada, mostrou ser a mais iníqua entre suas irmãs, vou fazer expiação por ti, vou perdoar todos os teus pecados. Quanto a ti, te lembrarás e te sentirás humilhada e envergonhada por todas as coisas detestáveis que fizeste. Onde está o mérito de ser perdoada??

(Isaías 43:3-4) 3 Porque eu sou Jeová, teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. DEI O EGITO COMO RESGATE POR TI, A ETIÓPIA E SEBÁ, EM LUGAR DE TI. 4 Devido ao fato de que tens sido precioso aos meus olhos, foste considerado honroso e EU MESMO TE AMEI. Darei homens em lugar de ti e grupos nacionais em lugar da tua alma.

Embora você tenha sido ensinado e tenha se mostrado muito iníquo, continuas sendo precioso aos meus olhos, continuo a ti amar e vou dar a vida de outros iníquos como resgate por você, darei grupos nacionais em lugar da sua alma. Onde está o mérito de ser amado por Jeová??

(Oséias 14:4) 4 "Sararei a sua infidelidade. AMÁ-LOS-EI DE [MINHA] PRÓPRIA VONTADE, porque a minha ira recuou dele.

Não há mérito da tua parte, ó infiel. Vou amá-los sem que haja mérito da parte de vocês.

(Jeremias 31:20) 20 "É Efraim para mim um filho precioso ou um menino tratado com mimo? POIS, AO PONTO DE EU FALAR CONTRA ELE, SEM FALTA ME LEMBRAREI DELE AINDA MAIS. Por isso é que as minhas entranhas ficaram turbulentas por ele. DECIDIDAMENTE TEREI PIEDADE DELE", é a pronunciação de Jeová.

Efraim, meu filho adorador de ídolos é para mim um filho precioso. Não desisto dele. Mesmo depois de puni-lo, me lembrarei dele ainda mais. Decididamente terei piedade dele. Onde está o mérito de ser amado desta maneira??

(Isaías 57:17-18) 17 Fiquei indignado com o erro do seu lucro injusto e PASSEI A GOLPEÁ-LO, escondendo [o meu rosto] enquanto eu estava indignado. MAS ELE CONTINUOU A ANDAR COMO RENEGADO NO CAMINHO DO SEU CORAÇÃO. 18 Vi os próprios caminhos dele; e COMECEI A SARÁ-LO, E A GUIÁ-LO, E A COMPENSÁ-LO com consolação para ele e para os seus pranteadores.”



Passei a golpeá-lo por causa de seu erro. Qual foi a sua reação?? Continuou a andar como renegado no caminho do seu coração. Qual foi a Minha reação?? Comecei a sará-lo, a guiá-lo e a compensá-lo.” Onde está o mérito do rebelde que é tratado desta maneira??

Os corações destes homens revelavam gostar das coisas que Jeová não gostava. Havia um grave erro no coração destes homens.

EXALTEMOS, POIS, ÀQUELE QUE MERECE SER EXALTADO - JEOVÁ.

JEOVÁ É O PAI DE JESUS, O DEUS DE JESUS, O PROFESSOR DE JESUS. Assim falou Jesus àqueles que já adoravam a Jeová:

(João 5:30) 30 Não posso fazer nem uma única coisa de minha própria iniciativa; assim como ouço, eu julgo; e o julgamento que faço é justo, porque não procuro a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

(João 5:36-38) 36 Mas, eu tenho o testemunho maior do que o de João, porque as próprias obras que meu Pai me determinou efetuar, as próprias obras que eu faço, dão testemunho de mim de que o Pai me mandou. 37 Também, o próprio Pai que me enviou tem dado testemunho de mim. Vós nem ouvistes jamais a sua voz, nem vistes a sua figura; 38 e não tendes a sua palavra remanescente em vós, porque não acreditais naquele mesmo a quem ele mandou.

Jesus falou em “VONTADE”. Vontade é igual a “desejo”. Ele falou em seu “desejo”; falou em “desejo” do Pai. Sendo assim, temos mais um argumento a respeito da individualidade de Jesus. Jesus escolheu que a “vontade” do Pai, TAMBÉM seria a sua “vontade”. Assim, decidiu satisfazer a “vontade” do Pai. Desta forma, o Filho nos ensina como respeitar a “vontade” do Pai. Em TODAS as suas decisões, leve em conta a VONTADE do Pai. Tenha o cuidado de SEMPRE verificar se sua ação está de alguma forma afrontando a VONTADE do Pai. Esta é a forma de demonstrar que amamos o Pai. Faça da VONTADE do Pai a sua vontade.

Assim define certo dicionário (Aulete Digital) a palavra “vontade”.

(von.ta.de)


sf.

1 Capacidade de querer e de escolher, de se impelir para a ação afirmação ou recusa, subjetiva ou objetiva

2 Sentimento que leva as pessoas a se comportarem conforme essa capacidade: Sua vontade, inflexível, dobrou a resistência dos companheiros

3 Necessidade física ou emotiva: vontade de comer: vontade de beber: vontade de ir ao banheiro: vontade de brincar: "A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,/ vem de Itabira..." (Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo)

4 Arbítrio, deliberação: Submeteu-se à vontade de sua deusa



Assim define certo dicionário (Aulete Digital) a palavra “desejo”.

(de.se.jo) [ê]


sm.

1 Vontade, anseio ou ambição por alguma coisa; aspiração de ter, de conseguir ou de que algo aconteça: O desejo do pai era que o filho seguisse a sua profissão. [ + de: desejo de liberdade.]

2 Vontade de ter relações sexuais com alguém; atração física

3 Pop. Vontade repentina de determinada comida ou bebida sentida pela mulher grávida: Minha mulher está com desejo de sorvete de mangaba.

4 Psic. Demanda psíquica que busca instaurar novamente a situação da primeira satisfação

5 Aquilo que é desejado


[F.: Do lat. *desedium, do lat.cláss. desidia, ae. Hom./Par.: desejo (sm.), desejo (fl. desejar).]

 

AMAR A JEOVÁ É AMAR O QUE ELE FALA.

Como saber qual é a vontade do Pai?? Como saber o que o Pai escolheu para nós?? Bem, temos de saber ouvir o que Ele fala.

Assim previu o Professor Jeová, qual seria a reação dos seus alunos às suas palavras:

(Levítico 26:43) 43 No ínterim, a terra foi deixada abandonada por eles e saldava os seus sábados, enquanto jazia desolada, sem eles, e eles mesmos saldavam seu erro, porque, sim, porque tinham rejeitado as minhas decisões judiciais e SUAS ALMAS TINHAM ABOMINADO OS MEUS ESTATUTOS.


E assim se deu: (Jeremias 6:18-19) 18 “Portanto ouvi, ó nações! E sabe, ó assembléia, o que haverá entre eles. 19 Escuta, ó terra! Eis que trago calamidade sobre este povo, como frutos dos seus pensamentos, pois não prestaram atenção às minhas próprias palavras; e a minha lei — também PERSISTIRAM em rejeitá-la.”

O profeta Jeremias notou o sentimento que o povo tinha naquele momento pelas palavras de Jeová:

(Jeremias 6:10) 10 “A quem falarei e advertirei, para que ouçam? Eis que seu ouvido é incircunciso, de modo que não podem prestar atenção. Eis que a própria palavra de Jeová SE TORNOU PARA ELES UM VITUPÉRIO, [palavra] DE QUE NÃO SE PODEM AGRADAR.

As palavras faladas por Jeová iam contra o interesse do povo, iam contra aquilo que o povo gostava e por isso a palavra falada não era benquista, era abominada.

No entanto, este mesmo povo, neste exato momento continuavam afirmando que amavam a Jeová e continuavam prestando serviço sagrado no templo. Para estes assim afirmou Jeová:

(Jeremias 6:20) 20 “Que me importa isto, que trazes até mesmo olíbano desde Sabá e a cana boa desde a terra longínqua? Os vossos holocaustos não dão prazer e os vossos próprios sacrifícios não me deram satisfação.”..

Eles queriam agradar a Jeová com presentes. Eles achavam que com aqueles sacrifícios de animais eles poderiam agradar a Jeová.

Será que eles achavam que amar era uma troca de prazeres??

Jeová dava prazer a eles por dar a eles as coisas que eles desejavam. Em troca, eles davam a Jeová os sacrifícios de animais que, segundo eles, agradavam a Jeová.

Não há dúvida. Aqueles homens achavam que amar a Jeová era um relacionamento que se baseava na troca de prazeres.

A lição deixada por estes antepassados é fundamental. Temos de amar às palavras que Jeová fala.

Falso amor.

O povo escolhido fazia altas declarações de amor para Jeová. Afirmavam que por amor à Jeová eles sacrificariam até seus próprios filhos. Será que Jeová se sentia lisonjeado com tais demonstrações de “amor”?? Seria este o verdadeiro amor??

O que falou Jeová??

(Isaías 29:13-14) 13 E Jeová diz: “Visto que este povo se aproxima com a sua boca, e eles me glorificaram apenas com os seus lábios e removeram seu próprio coração para longe de mim, e seu temor para comigo se torna mandamento de homens, que está sendo ensinado, 14 por isso, eis-me aqui, Aquele que de novo agirá maravilhosamente com este povo, dum modo maravilhoso e com algo maravilhoso; e terá de perecer a sabedoria dos seus sábios e se esconderá a própria compreensão dos seus homens discretos.”



Jesus ratificou as palavras do Pai:

(Mateus 15:6-9) 6 este absolutamente não deve mais honrar a seu pai.’ E assim invalidastes a palavra de Deus por causa da vossa tradição. 7 Hipócritas! Isaías profetizou aptamente a vosso respeito, quando disse: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está muito longe de mim. 9 É em vão que persistem em adorar-me, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens.’”



Aqueles homens modificavam os mandamentos do Pai visando tirar proveitos pessoais, também visando conseguir e aumentar os prazeres de terem suas vontades satisfeitas.

Embora os humanos tenham suas próprias teorias sobre o que é amar, foi Jesus quem definiu de forma bem clara o que é amar a Jeová.

Não veio Jesus obedecer a lei??

Não vim revogar a lei, afirmou Jesus. Ele completou: Eu vim cumprir a lei.

Neste caso, Jesus iria revelar para aquela geração como é que se amava a Jeová.

Não era este o principal mandamento??

Agora estes homens podiam aprender na forma teórica e prática o como amar a Jeová.

O que mais informou Jesus sobre o como amar a Jeová??

(João 14:21) 21 Quem tem os meus mandamentos E OS OBSERVA, este é o que me ama. Por sua vez, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me mostrarei claramente a ele...



(João 14:23-24) 23 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, OBSERVARÁ a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência com ele. 24 Quem não me ama, não observa as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.



As gerações anteriores se caracterizavam por modificarem os mandamentos de Jeová visando a continuidade de seus prazeres que conseguiriam ao satisfazerem suas próprias vontades. Estes humanos criavam novos mandamentos e ainda afirmavam que tais mandamentos haviam sido dados por Jeová.

Será que o amar estava envolvido o troca de prazeres??

O que é um prazer??

Prazer – esta é a definição dada pelo dicionário Houaiss: sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma vontade;

prazer

v. (1152) 1 t.i.int. e pron. m.q. aprazer n s.m. 2 sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma vontade, uma necessidade, do exercício harmonioso das atividades vitais etc.; alegria, contentamento, júbilo, satisfação <ria de puro p. de viver> <o p. do dever cumprido> 2.1 deleite sexual 3 boa vontade, agrado <hospedou-os com p.> 4 diversão, distração, divertimento ¤ gram a respeito da conj. do verbo, ver -azer ¤ etim lat. placèo,es,cùi ou cìtus sum,placére 'agradar' ¤ sin/var ver antonímia de desgosto ¤ ant ver sinonímia de desgosto


Será que me ama aquele que me dá prazer?? Será que aquele que não me dá prazer é aquele que não me ama?? Será que me amar é impedir o meu sofrimento?? Será que me amar é satisfazer as minhas vontades??

A versão bíblica acima colocou a palavra “observar”. Assim definiu: observar minhas palavras, observar os meus mandamentos.

Vemos que observar é o mesmo que obedecer.

Assim verte a Tradução Brasileira:

(João 14:21) 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

(João 14:23) 23 Respondeu Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada. 24 Quem me não ama, não guarda as minhas palavras; a palavra que estais ouvindo, não é minha, mas do Pai que me enviou.

Quem me ama guarda as minhas palavras e quem não me ama não guarda as minhas palavras.

Neste caso, quem é que ama o Pai Jeová??

Somente aquele que obedece ao Pai Jeová.

Para obedecer ao Pai Jeová, independente das circunstâncias, é necessário concordar plenamente com os mandamentos do Pai Jeová.

Se alguém não concordar plenamente como Pai Jeová, só obedecerá ao Pai Jeová em determinadas circunstâncias.

Jesus também falou em fazer a vontade do Pai Jeová:

(João 6:38) 38 porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou....



Eu vim ao mundo para fazer a vontade daquele que me enviou.

O Pai Jeová declara a Sua vontade para Jesus. Jesus concorda com a vontade declarada do Pai Jeová e decide tornar realidade esta vontade declarada do Pai Jeová.

O que Jesus estava fazendo?? Estava obedecendo ao Pai Jeová.

Jesus falou mais:

(João 5:30) 30 Não posso fazer nem uma única coisa de minha própria iniciativa; assim como ouço, eu julgo; e o julgamento que faço é justo, porque não procuro a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.



Nem uma única coisa. Não procuro a minha vontade. Eu sempre levo em consideração a vontade daquele quer me enviou.

Jeová tinha uma vontade e Jesus tornava realidade aquela vontade de Deus para ele como filho.

Percebemos que se trata de uma obediência incondicional. Neste caso, o que sempre devemos estar fazendo?? Sempre devemos buscar entender os mandamentos do Pai.

Percebemos que os mandamentos do Pai são as vontades do Pai Jeová informadas aos humanos através de palavras.

Neste caso não veremos o Pai Jeová como uma fonte de nossos prazeres (sensações agradáveis), como é a visão de uma criança em relação aos seus pais. Esta visão temporária das crianças deverá ser substituída pela realidade.

Como se fazer isto??

Através da correta informação. A verdade deve ser dita e deve ser praticada. Neste caso, o pai que sabe o que é amar um filho não irá querer ser visto pelo seu filho como a fonte de prazeres oriunda da satisfação das vontades dos filhos.

O pai que ama seu filho não deseja o simples sorriso do seu filho, um eterno sorriso estampado no rosto do seu filho, fruto deste pai viver satisfazendo todas as vontades deste filho.

O pai que ama verdadeiramente o filho sabe que tal comportamento de mimo em relação ao filho, embora agrade muito ao filho, é totalmente nocivo para o correto desenvolvimento emocional do filho, pois ele estará formando um humano emocionalmente doente.

O verdadeiro amor do pai, do pai consciente, impelirá este pai a não acompanhar a fantasia do filho de que ele é a grande e eterna fonte da satisfação de suas vontades de filho.

Neste caso, Jesus estava deixando bem claro que o filho deve preocupar-se em saber qual é a vontade do Pai Jeová em relação às coisas que ele filho sente, fala e faz.

Ficou bem claro que não é o Pai quem deve estar preocupado com as minhas vontades de filho, visando satisfazê-las. É exatamente o oposto.

Eu devo estar preocupado em saber qual é a vontade do Pai Jeová para mim. Eu devo estar preocupado em saber o que o Pai Jeová pensa e sente.

Será que o filho percebe o motivo das coisas serem desta forma??

Quando o filho começar a perceber que as coisas devem ser desta forma, isto revela que o filho conseguiu alcançar um novo degrau no seu relacionamento com o Pai Jeová.

Neste caso, o filho percebeu a realidade deste relacionamento Pai Jeová e filho.

O filho percebeu que é uma questão de sabedoria. O filho percebeu que, em face do Pai Jeová ser muito mais sábio, tendo uma visão perfeita em relação as coisas de curto, médio e longo prazo, Sua informação é imprescindível para que o filho possa tomar uma decisão.

O objetivo do Pai Jeová é que o filho (cada filho) se torne sábio, e não um mero repetidor de palavras. Em face disso, o filho será levado a estar diante de certas circunstâncias para que este filho exercite o tomar decisões.

Neste momento, o filho questionará: O que o Pai faria e porque??

Conhecendo o Pai, este filho saberá qual seria a decisão tomada pelo Pai, se o Pai estivesse ali.

Estando plenamente convencido que aquela decisão que ele tomou é a mesma que o Pai tomaria, o filho permanece nela.

Percebemos o qual importante é realmente conhecer o Pai.

Para um filho viciado em ter suas vontades satisfeitas pelo pai, receber uma negativa do pai, vai gerar uma sensação desagradável. Até onde poderá ir um filho para obter do seu pai aquilo que ele tanto deseja??

Vejamos um exemplo:

(Gênesis 27:14-27) 14 Concordemente, ele foi e [os] apanhou, e trouxe[-os] à sua mãe, e sua mãe preparou um prato gostoso do modo como seu pai gostava. 15 Depois, Rebeca tomou vestes de Esaú, seu filho mais velho, as mais desejáveis que havia com ela na casa, e as pôs sobre Jacó, seu filho mais moço. 16 E ela lhe pôs as peles dos cabritinhos sobre as mãos e sobre a parte lisa do pescoço. 17 Entregou então na mão de Jacó, seu filho, o prato gostoso e o pão que tinha preparado. 18 Ele entrou, pois, até seu pai e disse: “Meu pai!” ao que este disse: “Eis-me aqui! Quem és, meu filho?” 19 E Jacó prosseguiu, dizendo a seu pai: “Eu sou Esaú, teu primogênito. Fiz exatamente como me falaste. Ergue-te, por favor. Senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.” 20 Isaque disse então a seu filho: “Como é que foste tão ligeiro em achá-la, meu filho?” Ele disse, por sua vez: “Porque Jeová, teu Deus, a fez vir ao meu encontro.” 21 Isaque disse então a Jacó: “Aproxima-te, por favor, para que eu te apalpe, meu filho, para saber se realmente és meu filho Esaú, ou não.” 22 Jacó aproximou-se então de Isaque, seu pai, e este passou a apalpá-lo, dizendo depois: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú.” 23 E não o reconheceu, porque as suas mãos se mostravam peludas como as mãos de Esaú, seu irmão. Por isso o abençoou. 24 Depois disse: “És realmente meu filho Esaú?” ao que este disse: “Sou.” 25 Então disse: “Traze-ma perto, para que eu coma da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe.” Então a trouxe para perto dele, e ele começou a comer, e trouxe-lhe vinho, e ele começou a beber. 26 Isaque, seu pai, disse-lhe então: “Aproxima-te, por favor, e beija-me, filho meu.” 27 Aproximou-se, pois, e beijou-o, e ele pôde cheirar o odor de suas vestes. E passou a abençoá-lo e a dizer: “Vê! O cheiro de meu filho é como o cheiro do campo que Jeová tem abençoado.



Será que estas são as ações de um filho que ama o seu pai??

Mentir e enganar um pai cego?? Sim. Por quê?? Porque queria ter suas vontades satisfeitas.

Passar por cima da vontade do pai e estabelecer a sua própria vontade de filho.

Estava Jacó preocupado com a vontade estabelecida e anunciada de seu pai Isaque em relação a seu irmão Esaú??

Claro que não.

Jacó mostrou estar preocupado em satisfazer aquela vontade existente dentro dele. Nada e ninguém importava, os riscos não importavam. O que importava para Jacó era ele satisfazer a sua vontade.

Percebemos que Jacó não se importava com a vontade de seu pai.

Percebemos que Jesus se importava com a vontade de seu Pai.

O que o Pai continuou falando para Isaías??

(Isaías 29:15-16) 15 Ai dos que se aprofundam muito em esconder o conselho diante do próprio Jeová, e cujos atos ocorreram num lugar escuro, ao passo que dizem: “Quem é que nos vê e quem é que sabe de nós?” 16 A perversidade de vós, homens! Deve o próprio oleiro ser considerado igual ao barro? Acaso deve a coisa feita dizer referente àquele que a fez: “Ele não me fez”? E acaso a própria coisa formada diz realmente referente àquele que a formou: “Ele não mostrou entendimento”?



Havia oposição do filho em relação ao Pai Jeová, não havia??

O filho ainda achava que estava enganando o Pai Jeová, não achava??

O que o filho estava mostrando claramente??

Que estava concordando com o Pai??

O filho demonstrava claramente que discordava do Pai, mas, que desejava ardentemente que o Pai continuasse satisfazendo suas vontades de filho.

O filho negava as palavras do Pai e ainda criava novas palavras segundo a sabedoria dos seus desejos e as colocava na boca do Pai.

O que acontecia com este filho??

Este filho ainda não havia reconhecido a superior sabedoria do Pai Jeová.

Amar o Pai Jeová é respeitar os sentimentos do Pai Jeová pelos demais irmãos.

É não colocar sentimentos no coração do Pai Jeová. É respeitar os sentimentos que já existem no coração Dele.


Topo desta página

va