FAÇA DELES ESCRAVOS OU MATE TODO MACHO??

Criada em 21 de junho de 2011 - Última modificação em 21/06/2011











Fazer deles escravos OU Matar todo macho


Foi Jeová o responsável pelo espírito violento e pelas ações violentas praticadas pela nação santa contra os demais povos da terra de Canaã?? VIOLÊNCIA E ASSOLAÇÃO; estas eram as atitudes do povo escolhido. Estas foram as duas opções deixadas por Moisés para o povo escolhido oferecer a seus inimigos: Que eles aceitem pacificamente tornarem-se seus escravos ou então vocês matem todos os machos e faça que se tornem seus escravos tanto as mulheres como as crianças, saqueando tudo o que eles possuírem. TERIA SIDO ISTO O QUE JEOVÁ REALMENTE MANDOU FAZER??


As opções a serem dadas aos povos eram: “Tornem-se nossos escravos por bem ou mataremos todos os machos e usaremos como escravos as mulheres e as criancinhas”.


Saqueiem tudo o que houver na cidade. Um bando de salteadores??


Usar os sobreviventes para trabalho forçado de escravo?? ESCRAVIZAR seres humanos??



A ordem dada ao povo está registrada nas “Escrituras”, sendo considerada como uma ordem de Jeová para o Seu povo escolhido. Assim foi dito: (Deuteronômio 20:10-18) 10 “Caso te chegues a uma cidade para lutar contra ela, então tens de anunciar-lhe termos de paz. 11 E tem de suceder que, se te der uma resposta pacífica e se abrir para ti, então tem de acontecer que todo o povo encontrado nela DEVE TORNAR-SE TEU PARA TRABALHO FORÇADO, e eles têm de servir-te. 12 Mas, se não fizer paz contigo e realmente te fizer guerra, e tu a tiveres de sitiar, 13 então Jeová, teu Deus, certamente a entregará na tua mão e TERÁS DE GOLPEAR TODO MACHO NELA COM O FIO DA ESPADA. 14 Somente as mulheres e as criancinhas, e os animais domésticos, e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, saquearás para ti; e terás de comer do despojo dos teus inimigos que Jeová, teu Deus, te entregou. 15 “Assim farás com todas as cidades muito longe de ti, que não forem das cidades destas nações. 16 É somente das cidades destes povos que Jeová, teu Deus, te por herança, que NÃO DEVES PRESERVAR VIVA NENHUMA COISA QUE RESPIRA, 17 porque deves impreterivelmente devotá-los à destruição: os hititas e os amorreus, os cananeus e os perizeus, os heveus e os jebuseus, assim como te mandou Jeová, teu Deus; 18 A FIM DE QUE não te ensinem fazer segundo todas as suas coisas detestáveis que fizeram com os seus deuses e deveras pequeis contra Jeová, vosso Deus.


Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Deuteronômio 20:10-18) 10 Quando te aproximares duma cidade para pelejar contra ela, oferecer-lhe-ás a paz. 11 Se ela se submeter em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela, será sujeito a trabalhos forçados e te servirá. 12 Se não fizer paz contigo, porém te fizer guerra, sitiá-la-ás. 13 Quando Jeová teu Deus a entregar nas tuas mãos, passarás ao fio da espada todos os homens que nela houver; 14 porém as mulheres, e os pequeninos, e o gado, e tudo o que estiver na cidade, todos os despojos dela, por presa tua os tomarás; e sustentar-te-ás dos despojos dos teus inimigos, que Jeová teu Deus te deu. 15 Assim farás a todas as cidades que estiverem mais longe de ti, que não são das cidades destas nações. 16 Porém nas cidades destes povos, que Jeová teu Deus te está dando por herança, nada que tem fôlego deixarás com vida, 17 mas destruí-lo-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, aos jebuseus; como Jeová teu Deus te ordenou; 18 PARA QUE vos não ensinem a fazer segundo todas as suas abominações que fizeram aos seus deuses; e assim pecareis contra Jeová vosso Deus.




Entretanto, quanto a aos hititas, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus e aos jebuseus, deveis efetuar uma plena exterminação, não preservando viva nenhuma coisa que respira.


GENOCÍDIO?? O que é mesmo genocídio?? Esta é a definição do dicionário:

genocídio
[De gen(o)-2 + -cídio.]
Substantivo masculino.
1.Crime contra a humanidade, que consiste em, com o intuito de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, cometer contra ele qualquer dos atos seguintes: matar membros seus; causar-lhes grave lesão à integridade física ou mental; submeter o grupo a condições de vida capazes de o destruir fisicamente, no todo ou em parte; adotar medidas que visem a evitar nascimentos no seio do grupo; realizar a transferência forçada de crianças dum grupo para outro:
"Quantas esperanças fundaram os alemães nos gases asfixiantes e na guerra bacteriológica! .... E os que mais protestavam contra esses nefandos genocídios herdaram a idéia e continuaram estudos de aperfeiçoamento dela" (Fidelino de Figueiredo, O Medo da História, pp. 153-154).


Bem, em nossa recente história, os judeus tornaram-se vítimas desta atitude. Hitler, apoiado por muitos alemães, nutriam este desejo e iniciaram este processo. Este processo é chamado de CRIME contra a humanidade. Estava Hitler realmente cometendo um crime??


Afinal de contas, isto é crime ou não é crime?? Para ser crime, depende de quem cometa ou qualquer um que cometa genocídio estará cometendo um crime??


De forma imparcial, genocídio é considerado crime, seja praticado por qualquer humano e em qualquer ponto da corrente do tempo.


AÇÃO DOS FILHOS DE JACÓ


Matar todo macho na cidade, saquear todos os bens da cidade, levar as esposas e crianças como cativos a serem usados de acordo com suas conveniências – estas foram as ações dos filhos de Jacó. Será que estas ações tinham a aprovação de Jeová, o Deus adorado por Jacó e seus filhos?? Independente de quem pratique tais ações, o que elas são??


A história registrou as ações dos filhos de Jacó, os adoradores de Jeová.


(Gênesis 34:25-29) 25 No entanto, sucedeu que no terceiro dia, quando sentiam dores, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, passaram a tomar cada um a sua espada e a ir insuspeitos à cidade, e mataram todo macho. 26 E a Hamor e a Siquém, seu filho, mataram ao fio da espada. Tiraram então Diná da casa de Siquém e saíram. 27 Os outros filhos de Jacó atacaram os homens mortalmente feridos e foram saquear a cidade, porque haviam aviltado a sua irmã. 28 Tomaram os seus rebanhos, e as suas manadas, e os seus jumentos, e o que havia na cidade e o que havia no campo. 29 E a todos os seus meios de subsistência, e a todas as suas criancinhas, e as esposas deles levaram cativas, de modo que saquearam tudo o que havia nas casas. . .


Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Gênesis 34:25-29) 25 Ao terceiro dia quando os homens estavam sentindo dores, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, foram à cidade que se achava em segurança, e mataram a todos os homens. 26 Mataram também ao fio da espada a Hamor e a Siquém, seu filho, e, tirando a Diná da casa de Siquém, saíram. 27 Os filhos de Jacó vieram aos mortos e saquearam a cidade, porque havia sido contaminada a sua irmã. 28 Levaram-lhes os rebanhos, os bois, os jumentos e o que havia na cidade e no campo; 29 todos os seus bens, e todos os seus pequeninos e suas mulheres levaram cativos, e despojaram-nos, sim levaram tudo o que havia nas casas.





AÇÃO DE DAVI



A história também registrou os atos do rei Davi, também adorador de Jeová. Davi estava cumprindo aquela ordem dada por Moisés. Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Neste caso eles eram bem próximos, ambos descendendo de Isaque, o filho de Abraão.


Assim está registrado: (1 Reis 11:14-17) 14 E Jeová começou a suscitar a Salomão um opositor, a saber, Hadade, o edomita, da descendência do rei. Ele estava em Edom. 15 E havia sucedido que, quando Davi golpeou Edom, quando Joabe, chefe do exército, subiu para enterrar os que foram mortos, ele tentou golpear todo macho em Edom. 16 (Pois foi por seis meses que Joabe e todo o Israel moraram ali até terem decepado todo macho em Edom.) 17 E Hadade pusera-se em fuga, ele e alguns homens edomitas dos servos de seu pai com ele, para entrarem no Egito, enquanto Hadade era ainda um rapazinho pequeno.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (1Reis 11:14-17) 14 Levantou Jeová a Salomão um adversário na pessoa de Hadade edomita, que era da estirpe real de Edom. 15 Porque estando Davi em Edom e tendo subido Joabe, general do exército, a sepultar os mortos, e ferido a todo o homem em Edom 16 (porque seis meses se demorou ali Joabe e todo o Israel, até ter exterminado a todo o homem em Edom), 17 fugiu Hadade com alguns edomitas, servos de seu pai, para ir ao Egito, e Hadade era menino.




PALAVRA SAÍDA DA BOCA DE JEOVÁ: EU OS EXPULSAREI



Nesta expressão do Pai não existe nenhum pedido de ajuda do Pai para desalojar as demais nações.


(Êxodo 34:23-24) 23 “Três vezes no ano, todo macho teu deve comparecer diante do [verdadeiro] Senhor, Jeová, o Deus de Israel. 24 Pois DESALOJAREI as nações de diante de ti e vou fazer espaçoso o teu território; e ninguém desejará a tua terra enquanto subires três vezes por ano para ver a face de Jeová, teu Deus.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Êxodo 34:23-24) 23 Três vezes no ano aparecerão todos os teus primogênitos diante do Senhor Jeová, Deus de Israel. 24 Porque lançarei fora as nações de diante de ti, e aumentarei os teus limites; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer perante Jeová teu Deus três vezes no ano.





Até aqui, Jeová assume a total responsabilidade de fazer e explica como fará. Não existe nenhum pedido de ajuda para o povo. O povo não foi chamado para matar. Eles apenas testemunhariam as ações de Jeová, exatamente como tinha acontecido até então. Por um acaso, haviam estes homens levantado algum tipo de arma para ajudar Jeová a libertá-los do Egito??


Jeová disse o que Ele iria fazer e disse como Ele iria fazer. Todos os verbos estão na primeira pessoa do singular - “EU”. (Êxodo 23:20-30) 20 “Eis que envio um anjo diante de ti para guardar-te pela estrada e para introduzir-te no lugar que preparei. 21 Guarda-te por causa dele e obedece à sua voz. Não te comportes rebeldemente contra ele, pois não perdoará a vossa transgressão; porque meu nome está nele. 22 No entanto, se obedeceres estritamente à sua voz e realmente fizeres tudo o que eu falar, então hei de ser hostil aos teus inimigos e hostilizarei os que te hostilizarem. 23 Pois meu anjo irá adiante de ti e deveras te levará aos amorreus, e aos hititas, e aos perizeus, e aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus, e EU certamente os ELIMINAREI. 24 Não te deves curvar diante dos seus deuses, nem ser induzido a servi-los, e não deves fazer nada semelhante aos trabalhos deles, mas, sem falta os derrubarás e sem falta destroçarás as suas colunas sagradas. 25 E tereis de servir a Jeová, vosso Deus, e ele certamente abençoará teu pão e tua água; e deveras afastarei do teu meio a enfermidade. 26 Não existirá na tua terra nenhuma mulher que sofra aborto, nem mulher estéril. Encherei o número dos teus dias. 27 “E ENVIAREI O HORROR DE MIM na tua frente e certamente lançarei em confusão todo o povo entre o qual virás [a estar], e deveras te darei a cerviz de todos os teus inimigos. 28 E vou enviar na tua frente O SENTIMENTO DE DESÂNIMO, e este simplesmente expulsará de diante de ti os heveus, os cananeus e os hititas. 29 Não os EXPULSAREI de diante de ti num ano, para que o país não se torne um baldio desolado e os animais selváticos realmente [não] se multipliquem contra ti. 30 Pouco a pouco os EXPULSAREI de diante de ti, até que te tornes fecundo e realmente tomes posse do país.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Êxodo 23;20-30) 20 Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te introduza no lugar que tenho preparado. 21 Estai de sobreaviso diante dele e ouvi a sua voz. Não o provoqueis, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome. 22 Mas, se ouvires atentamente a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser; então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. 23 Porque o meu anjo irá diante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus; e destruí-los-ei. 24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; mas totalmente derribarás e quebrarás em pedaços as suas colunas. 25 Servireis a Jeová vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e do meio de vós afastarei as enfermidades. 26 Na tua terra não haverá mulher que aborte, nem estéril; completarei o número dos teus dias. 27 Enviarei o meu terror diante de ti e trarei confusão sobre todo o povo em cujas terras entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas. 28 Enviarei diante de ti vespas, que lançarão de diante de ti os heveus, os cananeus e os heteus. 29 Não os lançarei de diante de ti num só ano, para que não fique a terra reduzida a um ermo, e se multipliquem contra ti as feras do campo. 30 Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que te aumentes e possuas a terra por herança.




Que participação estava prevista para o povo escolhido?? “Deveis demolir seus altares”. (Juízes 2:1-3) 2 O anjo de Jeová subiu então de Gilgal a Boquim e disse: “Passei a fazer-vos subir do Egito e a trazer-vos à terra a respeito da qual jurei aos vossos antepassados. Ademais, eu disse: ‘Nunca violarei meu pacto convosco. 2 E vós, da vossa parte, não deveis concluir nenhum pacto com os habitantes desta terra. Deveis demolir seus altares.’ Mas não escutastes a minha voz. Por que fizestes isso? 3 Por isso eu disse, da minha parte: ‘Não os expulsarei de diante de vós, e eles têm de tornar-se ciladas para vós, e seus deuses servirão de laço para vós.’”

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Juízes 2:1-3) 1 O anjo de Jeová subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Eu vos fiz sair do Egito, e vos trouxe à terra que com juramento prometi a vossos pais (eu disse: Nunca violarei a minha aliança convosco); 2 vós não fareis aliança alguma com os habitantes desta terra, derrubareis os seus altares: porém não obedecestes à minha voz. Que é o que fizestes? 3 Pelo que também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós, mas eles vos serão por ciladas, e os seus deuses vos serão laços.



(Juízes 2:19-23) 19 E acontecia que, morrendo o juiz, voltavam atrás e agiam mais ruinosamente do que seus pais, andando após outros deuses para os servir e se curvar diante deles. Não desistiram das suas práticas, nem do seu proceder obstinado. 20 Por fim se acendeu a ira de Jeová contra Israel e ele disse: “Visto que esta nação infringiu meu pacto que ordenei aos seus antepassados e não escutou a minha voz, 21 eu, da minha parte, tampouco desalojarei mais de diante deles nem uma única das nações que Josué deixou quando morreu, 22 para por elas provar a Israel, se guardarão ou não o caminho de Jeová, andando nele assim como seus antepassados o guardaram.” 23 Por conseguinte, Jeová deixou estas nações ficar, não as desalojando depressa, e ele não as entregou na mão de Josué.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Juízes 2:19-22) 19 Mas, depois que o juiz era morto, reincidiam e tornavam-se piores do que seus pais, seguindo após outros deuses para os servir e adorar; não abandonavam nenhuma das suas práticas, nem a sua obstinação. 20 Acendeu-se a ira de Jeová contra Israel, e ele disse: Porquanto esta nação tem violado a minha aliança que ordenei a seus pais, e não tem obedecido à minha voz; 21 eu também não expulsarei de diante dela nenhuma das nações que Josué, ao morrer, deixou, 22 para por elas provar a Israel, se guardarão ou não, como seus pais o guardaram, o caminho de Jeová para nele andar.




Estava Jeová ensinando estas novas gerações a guerrearem??


Afirmou-se que Jeová estava ensinando a guerra para os filhos de Israel. Será que isto é uma verdade?? (Juízes 3:1-6) 3 Ora, estas são as nações que Jeová deixou ficar para por elas provar a Israel, isto é, a todos os que não tinham passado por nenhuma das guerras de Canaã; 2 foi para que as gerações dos filhos de Israel tivessem a experiência, PARA ENSINAR-LHES A GUERRA, isto é, somente aos que antes não tiveram experiência de tais coisas: 3 Os cinco senhores do eixo dos filisteus, e todos os cananeus, até mesmo os sidônios e os heveus que habitavam no monte Líbano, desde o monte Baal-Hermom até a entrada de Hamate. 4 E serviam de agentes para provar a Israel, para se saber se obedeceriam aos mandamentos de Jeová, que ele ordenara aos seus pais por intermédio de Moisés. 5 E os filhos de Israel moravam entre os cananeus, os hititas e os amorreus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus. 6 E passaram a tomar para si as filhas deles por esposas e deram suas próprias filhas aos filhos deles, e foram servir aos deuses deles.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Juízes 3:1-6) 1 Estas são as nações que Jeová deixou, para por elas provar a Israel, isto é, a quantos não tiveram experiência de todas as guerras de Canaã. 2 Isto fez tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel tivessem experiência de guerra, sendo nela instruídos unicamente os que dantes não tinham essa experiência. 3 Estas são os cinco régulos dos filisteus, e todos os cananeus, e os sidônios, e os heveus que habitavam no monte Líbano, desde o monte Baal-Hermom até a entrada de Hamate. 4 Estes serviram para provar a Israel, a fim de saber se eles obedeceriam aos mandamentos de Jeová, que ele ordenou aos seus pais por intermédio de Moisés. 5 Os filhos de Israel habitaram no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 6 Tomaram por mulheres as filhas deles, deram suas filhas aos filhos dos mesmos, e serviram aos seus deuses.




Será que a guerra entre humanos estava nos planos de Jeová?? Será que o plano de Jeová era fazer do seu povo, um povo imbatível na guerra?? Será que Jeová queria ver seu povo comprando e estocando os apetrechos de guerra?? Será que Jeová queria ver seu povo treinando como matar o inimigo??


Em relação a esta questão de “ensinar a fazer guerra” assim falou Jeová: (Isaías 2:4) 4 E ele certamente fará julgamento entre as nações e resolverá as questões com respeito a muitos povos. E terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Isaías 2:4) 4 Ele julgará entre as nações, e servirá de árbitro a muitos povos; das suas espadas forjarão relhas de arado, e das suas lanças podadeiras: uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.




Que espécie de sentimentos são exercitados durante um treinamento para a guerra?? Que sentimentos são exercitados durante as guerras?? O Amor ou o Ódio??


Em relação ao uso da espada, o que falou Jesus?? Estava aprovado o uso da espada?? Usou Jesus uma espada?? Que arma usava Jesus?? (Mateus 26:51-52) 51 Mas, eis que um dos que estavam com Jesus estendeu a mão e puxou a sua espada, e, golpeando o escravo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. 52 Jesus disse-lhe então: “Devolve a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada perecerão pela espada.


(Revelação 13:9-10) 9 Se alguém tiver ouvido, ouça. 10 Se alguém [é destinado] ao cativeiro, ele vai ao cativeiro. Se alguém matar com a espada, terá de ser morto com a espada. Aqui é que significa a perseverança e a fé dos santos.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Mateus 26:51-52) 51 Um dos que estavam com Jesus, estendeu a mão, puxou da espada e, dando um golpe no servo do sumo sacerdote, decepou-lhe uma orelha. 52 Então Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada.

(Apocalipse 13:9-10) 9 Se alguém tem ouvidos, ouça. 10 Se alguém é para o cativeiro, para o cativeiro vai: se alguém matar à espada, é necessário que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fé dos santos.




Que arma usou Jesus quando estava na terra?? A espada de Jesus não fica na mão de Jesus e sim na boca de Jesus. Isto não é bem significativo?? Para uma pessoa pacífica e sábia como Jesus, é bem lógico e natural ter uma espada saindo de sua boca, pois sua arma está na palavra que sai de sua boca. (Revelação 1:16) 16 E ele tinha na sua mão direita sete estrelas, e da sua boca se estendia uma longa espada afiada de dois gumes, e o seu semblante era como o sol quando brilha no seu poder.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Apocalipse 1: 16) 16 Ele tinha na destra sete estrelas; da boca saía uma espada de dois gumes, e o rosto era como o sol quando brilha na sua força.



Que promessa fez Jesus?? (Revelação 2:16) 16 Arrepende-te, portanto. Se não, virei a ti depressa e guerrearei com eles com a longa espada da minha boca.

Assim verte a Tradução Brasileira de 1917: (Apocalipse 2:16) 16 Arrepende-te, pois; ou se não, venho a ti sem demora, e pelejarei contra eles com a espada da minha boca.



A palavra saída da boca de Jesus é uma espada de dois gumes. A verdade saída da boca de Jesus é que provará as ações dos humanos como certas ou erradas.

A







Topo desta página