Quem é Caim?? Você odeia Caim??

Atualizada em 04/06/2018







Caim foi o primeiro "justiceiro" da história humana. Justiceiro é aquele que faz justiça (retribui maldade àquele que fez uma maldade) contra aquele que comete uma maldade.



Depois de uma "provocação" (visual, auditiva ou física) surge um sentimento, que pode crescer e se tornar forte, produzindo uma ação.

As ações são "precedidas" de um sentimento. O sentimento é uma força. Com o aumento da força, vem a ação. A intensidade da força é algo altamente importante....



►► (Gênesis 4:5-7) 5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 E o YE’CHUAיהרה disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. ◄◄

___________

Notou a palavra "dominar"???

O humano é um mero prisioneiro desta força ou ele consegue dominar esta força??

Pode o humano controlar e dominar a intensidade desta força em direção à calamidade??

_________

O que é visto neste diálogo informativo do Pai para Caim, Seu filho??

Caim sentiu-se provocado.. Surgiu um sentimento.. Surgiu uma força com certa intensidade.

Caim não comandaria a ação de Abel, tampouco comandaria as palavras e ações de Abel, antes de depois de matar a ovelha.

Devia Caim ficar preocupado com a ação de Abel a ponto de se tornar um juiz e carrasco para Abel??

Com o que devia Caim ficar preocupado???

Caim devia ficar preocupado em ELE CONTINUAR a fazer o bem, independente se via Abel fazer algo condenável aos seus olhos, como o matar e queimar uma frágil e inocente ovelha.

Notou a sequência??

Se uma pessoa fez uma maldade e continua se vangloriando de sua maldade??

O que fazer??

Resposta: Continuar a fazer o bem... Não ser contaminado com o mal.... Não se deixar contaminar com o mal praticado por um próximo..

É necessário que haja uma contraforça, suficientemente forte para frear o aumento da força (sentimento de fazer um mal, ou seja, causar uma calamidade em alguém)...

Qual é a contraforça que consegue frear a força de praticar uma calamidade com um próximo??

Resposta: É o amor..

Notou a importância do "amar ao teu próximo como amas a ti mesmo"??

Notou que o agressor se tornou merecedor de ter uma calamidade sobre si??

O que deveria acontecer depois que Caim se tornou merecedor de ter uma calamidade sobre si??

O que informou o Pai??

(Gênesis 4:15) 15 O YE’CHUAיהרה , porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o YE’CHUAיהרה um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. ►◄

Se era um pecado Caim matar Abel, seria sete vezes mais pecado um outro próximo qualquer matar Caim....

O Pai informou isto para Seus filhos...

Será que os filhos "concordariam" com o Pai??

Conseguiu notar??

Ainda não???

Não "deseje" matar Caim. Quem é Caim?? É qualquer próximo que acabou de fazer uma maldade. Caim fez uma "maldade" em face dele ter encontrado um motivo plenamente válido em sua mente, para fazer tal maldade.

E agora que Caim já fez a maldade?? O que sentir por ele?? O que desejar em relação a ele?? A palavra e a ação só acontece depois do sentimento.

Você foi provocado pelo comportamento de Caim.. E agora?? Cada um é provocado e engodado pelo seu próprio "desejo".. O que o justiceiro deve fazer com aquela vontade que ele tem de retribuir a Caim a maldade feita por Caim?? O justiceiro deve pensar na vontade de Deus para ele, que é a mesma vontade que Ele continua tendo em relação a Caim.. Depois da pessoa se tornar um Caim, o que devo desejar em relação a ela??

Vejamos o que Caim pensava em relação àquele que o encontrasse e o que o Pai falou em relação ao primeiro Caim..: Sendo um justiceiro, Caim pensava que todos os humanos seriam iguais a ele...

(Gênesis 4:14-15) 14 Eis que neste dia realmente me expulsas da superfície do solo e ficarei escondido da tua face; e tenho de tornar-me errante e fugitivo na terra, e é certo que quem me achar me matará.” 15 Então Jeová lhe disse: “Por esta causa, quem matar a Caim terá de sofrer vingança sete vezes.”. . .

Como um bom justiceiro que era, o que faria Caim ao encontrar um outro Caim?? Ele mesmo respondeu: E certo que quem me achar me matará..

O que existia na mente de Caim?? Que espécie de sentimento teria Caim por alguém que derramasse o sangue de uma criatura??

Qual foi o sentimento que Caim passou a ter de seu irmão Abel ao presenciar Abel derramar o sangue e queimar uma inocente e indefesa ovelha??

Caim passou a sentir inimizade por seu irmão Abel, não foi?? Esta inimizade foi crescendo e tornou-se forte o suficiente para Caim tomar a decisão de matar seu irmão Abel, não foi??

Em face disso, vem a seguintes perguntas:

1 - Ao presenciar uma ação de violência de um humano contra um animal, qual deve ser o sentimento que se deve ter em relação àquele agressor??

2- Ao presenciar uma ação de violência de um homem contra outro homem, qual deve ser o sentimento que se deve ter em relação àquele agressor??

3 – O certo é sentir inimizade pelo agressor e tomar a decisão de agredir o agressor??

Notou que para Caim, o que seria o >normal certo< a ser feito com alguém que havia feito o que ele fez, sentir o que ele sentiu e reagir da forma como ele reagiu??

Para Caim, o <normal e certo> era qualquer outro humano que o encontrasse, viesse e o matasse.

Caim era um adepto do dente por dente, vida por vida. Isto seria fruto do sentimento de <inimizade> que geraria uma ação de <desamor>.

Por que isso seria uma coisa certa a acontecer com Caim depois de ser encontrado por outro Caim?? Simples, pelo sentimento existente dentro de todo Caim, ou seja, o sentimento de <vingança>..

A vingança praticada por Caim e existente em sua mente e coração, era a <vingança fruto do sentimento de inimizade> por aquele praticante de uma violência.

Será que o Pai acompanhava os sentimentos de Caim em relação a alguém que tirasse a vida de um outro humano?? O comportamento do Pai estava de acordo com as palavras proferidas pelo Pai, não estavam??

Será que o Pai passou a sentir inimizade por Caim?? O normal e certo seria o Pai sentir inimizade por Caim por causa da violência praticada por Caim contra Abel??

O que disse o Pai, visando que todo Caim comece a pensar?? O Pai disse: "Por esta causa, quem matar a Caim terá de sofrer vingança sete vezes.”. . ." E aquele que DESEJA matar Caim, mas ainda não matou?? Este justiceiro pode PEDIR ao Pai que Ele mate Caim, satisfazendo assim a sua vontade de justiceiro, ficando assim satisfeito com a morte de Caim, quem sabe, fazendo uma festa para comemorar a morte de Caim....

Aquele que praticar a morte por morte é merecedor de sofrer a mesma morte sete vezes.

Notou o sete vezes mais??

Notou o quanto errado era praticar uma vingança contra um humano que derramasse sangue de outro humano??

Notou o quão errado é praticar a morte por morte??



JÁ PAROU PARA PENSAR NESTE "DETALHE"??

Para Caim, o que seria "normal e certo" fazer ao encontrar alguém que houvesse derramado o sangue de outro humano??
(Gênesis 4:14-15) 14 Eis que neste dia realmente me expulsas da superfície do solo e ficarei escondido da tua face; e tenho de tornar-me errante e fugitivo na terra, e é certo que quem me achar me matará.” 15 Então Jeová lhe disse: “Por esta causa, quem matar a Caim terá de sofrer vingança sete vezes.”

(Gênesis 4:15) 15 O YE’CHUAיהרה , porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o YE’CHUAיהרה um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. ►◄

<//> é certo que quem me achar me matará <//>

Por que seria "certo"?? Era o certo a ser feito, não era?? Bem, "quem" havia informado para Caim que esta era a reação "certa" a ser tomada diante de uma circunstância como esta??

Notou o que o Pai falou sobre o que Caim achava ser o normal e certo a ser feito?? Notou o que era o "certo" para o Pai?? Notou a "gravidade" do erro?? Qual é a afirmação do Pai que define a gravidade do erro daquele comportamento que Caim achava ser o normal e certo??

<//> "Por esta causa, quem matar a Caim terá de sofrer vingança "sete" vezes.”. <//>

<//> Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado.<//>

Quem derramar o sangue de um homem que tiver derramado sangue, é sete vezes mais digno de ter seu sangue derramado..

De novo... Notou a "gravidade" do erro?? Aquele que se vingasse traria sobre si uma "condição sete vezes pior" do que a daquele que ele praticasse a vingança.. Agora, imagine o que aconteceria com aquele que decidisse se vingar do primeiro vingador,,,,,.. Se o primeiro vingador traria sobre si uma condição sete vezes pior do que o primeiro a derramar sangue, o segundo estaria trazendo sobre si uma condição (7x7=49) quarenta e nove vezes pior do que aquele primeiro a derramar sangue...

Notou??

Sete vezes será castigado??

Será que ficou bem claro sobre o pensamento e o sentimento do Pai em relação a um humano praticar a vingança??

Houve um motivo <plenamente justificado>, não houve?? Não se tratava de haver ou não haver motivo plenamente justificado.. Caim havia fornecido motivo plenamente justificado para se praticarem contra ele a tal da vingança.. Notou isso?? O que ficou bem claro??

Que, <independente> do motivo plenamente justificado, aquele que praticasse a vingança traria sobre si uma condição sete vezes pior do que aquele a quem ele praticasse a vingança... Xiiiiiiiiiiiiii Eu já vi vários humanos exaltando a vingança e humanos que praticaram a vingança... Hummmmmmmmmmm Já vi humanos defendendo o dente por dente, vida por vida, sangue por sangue, como uma norma de comportamento dada por Deus para o homem praticar no dia a dia.. Poderia ser verdade?? Impossível de ser verdade.. Dente por dente, vida por vida e sangue por sangue é pensamento e sentimento de humanos. É o fruto do sentimento de inimizade, que leva a uma ação de <desamor>. No entanto, o mandamento eterno e contínuo do Pai é: Deveis amar o teu próximo como a ti mesmo.. Qualquer prática de desamor de qualquer humano constitui uma desobediência ao mandamento..

Lembra do que disse Jesus sobre o que antecede o ato do pecado??

(Mateus 5:28) 28 Mas eu vos digo que todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.

Todo aquele que olhar para Caim a ponto de sentir o desejo de matar Caim, já matou Caim.<< Todo aquele que olhar para Caim a ponto de sentir o desejo de matar Caim, é porque sente inimizade por Caim a ponto de praticar uma ação de <DESAMOR> contra Caim. De posse desta informação, o que são aquelas almas que desejavam e pediam vingança por causa da violência feita a elas por um Caim qualquer??

(Revelação 6:10-11) 10 E gritaram com voz alta, dizendo: “Até quando, Soberano Senhor, santo e verdadeiro, abster-te-ás de julgar e vingar o nosso sangue dos que moram na terra?” 11 E a cada um deles foi dada uma comprida veste branca; e foi-lhes dito que descansassem mais um pouco, até que se completasse também o número dos seus co-escravos e dos seus irmãos, que estavam para ser mortos assim como eles também tinham sido.

Não passavam de justiceiros. Não passavam de Caim.. O que saiu do coração de todas aquelas almas vitimadas por Um Caim?? Estava saindo o fruto do sentimento de Desamor ao próximo.. Aquelas vítimas estavam liberadas para sentirem desamor por seus agressores??

Embora o mandamento (regra de comportamento para o dia a dia; forma como resolver problemas no dia a dia) da vingança tenha sido dado ao povo de Israel como a coisa sábia a ser feita, visando, através do medo, frear toda e qualquer ação de maldade de um homem em relação a outro, o que disse Jesus de forma 100% oposta??

(Mateus 5:38-39) 38 Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra;

Plena resistência ao homem mau?? Fazer a mesma coisa que o homem mau havia feito?? Copiar o homem mau?? Disputar maldades com o homem mau??

Punição merecida e imediata ao agressor ou oferecer a outra face?? Qual das duas regras de comportamento deve ser usada no dia a dia para resolver problemas entre humanos??

Qual das duas regras de comportamento usou Jesus no seu dia a dia. Mesmo com todo o poder que tinha??

Depois de um humano cometer uma maldade, o que você deve fazer com ele??

Você o viu cometer a maldade. Tendo você o poder, deve você deixá-lo impune?? O que você, o indivíduo deve fazer??

O que fez Caim?? Que regra de comportamento usou Caim??

Caim se sentiu ofendido?? O que teria feito Abel para que Caim se sentisse ofendido a ponto de desejar e matar seu irmão??

Abel matou e queimou uma inocente ovelha. Tratava-se de uma coisa grave feita contra um indefeso. O que se faz com os indefesos?? Os indefesos devem ser cuidados e protegidos contra maldades..

Caim se sentiu ofendido com a maldade de Abel contra uma indefesa ovelha, pois além de matar a ovelha, Abel ainda estava queimando a pobre ovelha.

Qual é o valor de uma ovelha?? Nenhum valor?? Qual o valor da vida de uma ovelha?? É inferior ao valor da vida de um humano??

A vida de um humano “A” tem valor maior ou menor do que a vida de um humano “B”??

A maldade não estava sendo feita contra Caim, não é mesmo?? A maldade era contra uma indefesa ovelha.

Para Caim, a indefesa ovelha era uma importante vida.

Tinha a ovelha o poder para fazer algo contra Abel, a ponto de Abel ter um motivo plenamente válido para matar a ovelha?? O que aquela ovelha poderia ter feito de tão grave para que Abel a desejasse matar, como ele fez??

Para Abel, a ovelha era uma <vida sem valor>, ou uma vida com baixo valor, sendo assim, algo que poderia ser destruída por ele de acordo com suas conveniências.

Suponhamos que Abel visse a vida daquela ovelha como algo valioso. Estava certo ele tirar uma vida para oferecer aquele ato a alguém a quem ele buscava agradar??

Será que a pessoa a quem ele buscava agradar ficaria feliz por ele tirar uma vida??

Aqui entre nós, qual é o valor da vida de uma ovelha??

O valor atribuído por Abel à vida da ovelha é o real valor que a vida de uma ovelha tem diante do Pai, o criador da ovelha??

Aquilo que tem alto valor para nós, nós atribuímos a tal uma Alta estima e uma Alta consideração, não é mesmo??

Para Tiago e João, qual era o valor da vida de humanos samaritanos?? Tinham algum valor?? Era algo descartável?? Tirar a vida de samaritanos, queimando-os em um churrasco, era algo a ser oferecido a Jesus como algo que agradasse a Jesus??

Que tipo de pessoa aceitaria alegremente este tipo de presente??

Que tipo de humano queimaria um outro humano e ainda buscaria uma bênção por fazer tal coisa??

Ele queimaria um humano desprezível e sem valor aos olhos dele, obviamente. Será que o humano a ser queimado, também era algo desprezível e sem valor aos olhos de Jesus, aquele que deveria ficar feliz com tal ação de Tiago e João??

Será que Tiago e João queimariam seus próprios genitores (pai e mãe), oferecendo a Jesus o corpo carbonizado deles??

Se alegraria Jesus com tal ação??

Existia real diferença de valor entre a vida dos genitores de Tiago e João e a vida dos samaritanos, a quem Tiago e João estavam dispostos a queimar??

Pelo menos para Tiago e João havia uma grande diferença.. Por seus genitores, eles sentiam alta estima e alta consideração, enquanto que sentiam baixa estima e baixa consideração pelos samaritanos. Quem sabe <nenhuma> estima e nenhuma consideração?? E quanto a Jesus?? Será que Jesus acompanhava os pensamentos e os sentimentos de Tiago e João, vendo e sentindo os samaritanos como humanos de baixo valor??

E se alguém “A” decidir queimar teu pai ou tua mãe para oferecer a alguém “B”, um importante alguém aos olhos dele??

Que tipo de ação seria esta?? Trata-se de uma pessoa saudável ou de uma pessoa deturpada e com valores deturpados??

Bem, será que a ovelha era algo desprezível diante de Deus, Aquele a quem Abel estava praticando aquele ato de matar e queimar, visando “agradar” a Ele, fazendo-o feliz??

Bem, Caim fez algo desprezível. Ele matou o seu irmão Abel..

E agora??

Será que o Pai ficaria feliz com aquele outro humano qualquer que decidisse oferecer a YHWH o corpo sem vida de Caim??

O que foi que disse o Pai, deixando bem claro a Sua posição em relação a tal coisa??

Será que havia alguma dúvida??

Está bem claro, não está??

Independente do que Caim tenha feito, qualquer um que matar Caim está diante de Mim merecedor de sofrer vingança sete vezes, ou seja, seria merecedor de ser morto sete vezes.

Está bem claro, não está??