O coração vai atrás do “lucro”.

 

 

 

 

O humano só chega a ser rico, se e somente se, ele obtiver lucro naquilo que faz. Quem fica mais rico é aquele que mais usa o trabalho do outro próximo, tirando vantagem do trabalho do outro próximo.

Cada um só deveria ter o que necessita para aquele dia. Se todos agirem assim, não haverá rico, pois ninguém está buscando a vantagem, não tendo nada para negociar, visando o lucro.

Como é visto pelo rico, aquele que vive para nada ter, um pobre por convicção ou aquele que não tem mais condições de competir na luta pelo lucro?? Como um preguiçoso?? Como alguém do qual ele não terá como tirar vantagem? Como alguém que se tornará um fardo a ser carregado, que dá prejuízo e que pode leva-lo à pobreza?

 

Vamos ver como um grupo de pessoas que vivem atrás do lucro, formam seu dia a dia e obtêm um nome moral.

49 Eis que esta era a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: a soberba, a fartura de pão e a próspera tranqüilidade achavam-se nela e em suas filhas, porém não segurava ela a mão do pobre e do necessitado.

SOBERBA è esta e a definição dada pelo dicionário.

Significado de Soberba

substantivo feminino Expressão ou sentimento de orgulho, de altivez; arrogância, presunção. Sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior; elevação. Qualidade de quem é arrogante, presunçoso; prepotência.

ARROGÂNCIA è esta é a definição dada pelo dicionário.

Significado de Arrogância

substantivo feminino Prepotência; atitude de quem se sente superior aos demais ou da pessoa que assume um comportamento prepotente, desprezando os outros.

Pessoas que se comportavam como superiores aos demais humanos ao redor. Tinham o sentimento de superioridade. Viviam o dia a dia segundo este sentimento de superioridade. Viam e tratavam as outras pessoas como inferiores a elas.

As coisas possuídas valiam mais do que os pobres e os necessitados?? Sim, era exatamente isto.

Um bichinho de estimação valia muito mais do que um necessitado e um pobre?? Sim, era exatamente isto.

Esta incrível desvalorização da pessoa humana, levariam a que atitudes em relação a esta pessoa que nada valia diante de seus olhos??

O fruto da busca individual pelo lucro, gerava uma sociedade como descrita nestas palavras acima, ou seja, uma Sodoma...

Sodoma passa a ser sinônimo de que??

- Uma união de “soberba”, “arrogância”, “prosperidade e tranquilidade do sossego” e a “despreocupação e o abandono do necessitado e do pobre”, por vê-los como desvalorizadas coisas descartáveis.

Eram estas coisas que caracterizavam Sodoma, ou seja, davam um nome moral para Sodoma. Este era o comportamento das pessoas que habitavam Sodoma.

É óbvio que além de Sodoma, outros povos revelaram ter o mesmo comportamento de Sodoma, podendo receber o mesmo nome moral de Sodoma. Se observarmos bem, 99% dos povos revelam ter o mesmo comportamento.

Podemos dizer que tais características são de uma sociedade formada por pessoas egoístas?? Sim, podemos.

Foi para um destes povos que foram destinadas as seguintes palavras.

31 E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro.

31 Eles vêm ter contigo como se ajunta o povo, e se assentam diante de ti como o meu povo, e ouvem as tuas palavras, porém não as põem por obra; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração segue a sua ganância.

31 E eles entrarão [chegando] a ti, como a entrada do povo, e se assentarão diante de ti como o meu povo; e certamente ouvirão as tuas palavras, mas não as porão em prática, porque com a sua boca expressam desejos sensuais [e] seu coração vai atrás de seu lucro injusto.

O coração vai atrás do lucro?? O coração vai atrás da ganância??

O desejo de obter o lucro afasta o humano das palavras do Pai YHWH, exatamente por se tratar de palavras opostas a estas amadas coisas.

Isto deixa bem claro que o humano ama o lucro e vai atrás dele todo o tempo.

LUCRO è esta é a definição dada pelo dicionário.

Significado de Lucro

substantivo masculino Aquilo que se pode conseguir ou tirar de algo ou alguém; vantagem, privilégio, proveito: lucro financeiro, lucro sentimental, lucro moral ou intelectual. Vantagens ou interesses que se tiram de uma operação qualquer.

GANÂNCIA è esta é a definição dada pelo dicionário.

Significado de Ganância

substantivo feminino Ambição; cobiça ou desejo intenso, imoderado por bens e riquezas. Usura; busca incessante pelo lucro; em que há agiotagem. Vontade intensa e permanente de possuir e/ou de ganhar mais do que os demais.

O “coração” vai atrás do lucro... O “coração” segue a ganância.

COBIÇA è esta é a definição dada pelo dicionário.

Significado de Cobiça

substantivo feminino Ambição; desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.: a cobiça pode acabar com algumas amizades. Obstinação; desejo intenso de conseguir algo.

Lucro, ganância e cobiça não são coisas físicas, no entanto, existem e se revelam no comportamento do humano no seu dia a dia.

Parece que o ser humano considera normal tais coisas. Para o humano, a busca constante do lucro é a coisa mais natural do mundo, indispensável e necessária.

Esquecendo-se das palavras do Pai YHWH, o que fizeram certos humanos??

12 Em ti aceitaram suborno com o fim de derramar sangue. Cobraste juros e usura, e continuas a lucrar violentamente dos teus companheiros com defraudação, e a mim me esqueceste’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.

12 No meio de ti receberam peitas para derramarem o sangue; usura e ganhos ilícitos tomaste, e ávido de sórdidas ganâncias trataste o teu próximo com opressão, e de mim te esqueceste, diz o Senhor Jeová.

12 Peitas se recebem no meio de ti para se derramar sangue; recebes usura e ganhos ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus.

Negociavam aqui e ali para que alguém se tornasse matador de outros humanos??

O problema é que o pai vê a cobrança de juros como uma coisa abominável, enquanto os humanos vêm como uma coisa normal e amavelmente atraente.

O que é o juro?? Não é uma vantagem??

O que diz o Pai YHWH sobre o cobrar juros, ou seja, receber mais do que cedeu para outra pessoa??

12 oprima ao pobre e necessitado, tire de outro com violência, não devolva o penhor, e levante os seus olhos aos ídolos, cometa abominações,
13
dê o seu dinheiro à usura, e receba mais do que emprestou: acaso viverá ele? não viverá. Comete todas estas abominações; certamente morrerá, o seu sangue será sobre ele.

12 oprima ao pobre e necessitado, pratique roubos, não devolva o penhor, levante os seus olhos para os ídolos, cometa abominação,
13
empreste com usura, e receba mais do que emprestou; porventura viverá ele? Não viverá! Todas estas abominações, ele as praticou; certamente morrerá; o seu sangue será sobre ele.

Do ponto de vista do Pai YHWH, receber mais do que emprestou é usura e é uma abominação.

Isto é oprimir o pobre e o necessitado.

Isto leva à soberba e arrogância, onde um humano se vê e se comporta como superior a outro humano em face das coisas que ele tem acumuladas para si mesmo. Se o humano “A” tem mais coisas acumuladas do que o humano “B”, ele se considera superior ao humano “B”, tratando o humano “B” como inferior a ele e as suas coisas acumuladas. O humano “B” valeria muito menos do que as coisas acumuladas de “A”.

É neste momento que se forma a condição de existir fartura de pão, próspera tranquilidade e não segurar a mão do necessitado e do pobre.

Neste momento, que valor teria o pobre??

6 “Assim disse Jeová: ‘Por causa de três revoltas de Israel e por causa de quatro não o farei voltar atrás, por venderem o justo pela mera prata e o pobre pelo [preço de] um par de sandálias.

6 Assim diz Jeová: Por causa de três transgressões de Israel, sim de quatro, não desviarei o seu castigo; porque venderam o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos.

Notou o valor do pobre e do necessitado?? Um par de sandálias.

Um ser humano valendo um par de sandálias??

Trocava-se um humano por um par de sandálias?

Comprava-se um humano por um par de sandálias??

No lugar de dar a liberdade para um escravo, este era negociado com o valor de um par de sandálias??

Arrogância pura em relação a outros seres humanos??

Notou até onde pode chegar a ação humana em relação a outro humano em face de incrível desvalorização que este humano dá a outros humanos??

O lucro promove a fantasia de que um humano seja superior a outro humano em razão daquele que mais lucra, principalmente em relação àquele que nada lucra.

O humano AMA o lucro. O humano egoísta ama o lucro.

Quanto mais egoísta for o humano, maior será o seu apego (amor) ao lucro.

Quanto mais egoísta for o humano maior será o seu desprezo pelo prejuízo e pela igualdade.

De onde provêm a soberba??

(Marcos 7:21-23) 21 pois, de dentro, dos corações dos homens, saem raciocínios prejudiciais: fornicações, ladroagens, assassínios, 22 adultérios, cobiças, atos de iniqüidade, fraude, conduta desenfreada e um olho invejoso, blasfêmia, soberba, irracionalidade. 23 Todas estas coisas iníquas saem de dentro e aviltam o homem.”

Provêm do coração.

O egoísmo é uma árvore que produz como fruto coisas como a parcialidade.

PARCIALIDADE è esta é a definição dada pelo dicionário:

Significado de Parcialidade

substantivo feminino Qualidade de quem toma partido ao julgar, tendo em conta sua preferência, sem se importar com a justiça ou com a verdade; característica de quem é parcial. Facção; reunião de pessoas que fazem parte de uma mesma causa.

 

PARCIAL è esta é a definição dada pelo dicionário:

 

Significado de Parcial

Adjetivo Parte de um todo; que está contido num todo: resultado parcial. Que se desenvolve ou existe em partes: listagem parcial; resultado parcial. Que julga ou analisa de maneira tendenciosa; que age a favor ou contra algo ou alguém sem se importar com a verdade dos fatos: julgamento parcial.

Notou ao que o egoísmo está ligado??

Está diretamente ligado à parcialidade, ao que é parcial.. Que julga ou analisa de maneira tendenciosa; que a favor ou contra alguém sem se importar com a verdade dos fatos; julgamento parcial.

O ser humano egoísta ama a parcialidade e tudo o que está relacionado a ela, desde que ele não seja a vítima, obviamente, pois todo egoísta abomina todo e qualquer prejuízo.

PREJUÍZO è esta é a definição dada pelo dicionário:

Significado de Prejuízo

substantivo masculino Dano ou perda; o que pode causar perda de dinheiro ou qualquer outro tipo de perda: a enchente causou prejuízo ao município; seu esbanjamento me fez ter um grande prejuízo.[Por Extensão] Valor pago por uma despesa, por uma conta, por um serviço: quanto vai ser o prejuízo desta vez? Preconceito; juízo de valor antecipado: sujeito cheio de prejuízos. Em prejuízo de. Que pode causar dano para quem é alvo da ação: não se deve agir em prejuízo dos demais.

Prejuízo é o oposto de lucro. Isto ficou bem claro. Neste caso, o humano egoísta ama o lucro e odeia o prejuízo.

Se o humano ama o lucro, ele repudiará o prejuízo.

Nos sentimos atraídos àquilo que amamos e sentimos repulsão por aquilo que odiamos.

Sendo assim, construímos uma sociedade na qual todos estão atrás do lucro e fugindo do prejuízo.

Ora, para haver lucro de alguém, tem de haver prejuízo de outro alguém.

Em determinado ponto da linha do tempo, haverá o confronto entre egoístas que estando em lados opostos, estarão defendendo seus lucros. Então será lucro contra lucro. O humano egoísta não poderá fugir deste confronto com outro humano egoísta.

Este é o efeito colateral natural da convivência entre dois egoístas na busca do lucro.

Desta convivência nasce a inimizade pelo simples fato todos os dois repudiarem o prejuízo.

Um humano precisará aceitar aquilo que abomina e ainda ver o outro ficar com aquilo que tanto ama. Não se contentará com tal coisa, logo, surgirá a inimizade..

 

Egoísmo;

intolerância

Parcialidade (desigualdade)

Assassínio

Cobiça

Blasfêmia

Soberba superioridade

Adúltero

Mentira

Inveja

Vingança

Ressentimento

Inimizade

Ódio

Desprezo

Irracionalidade

Hipocrisia