Os crassos pecadores


Quem eram “os
crassos pecadores RESPONSÁVEIS por seus atos iníquos e,
passíveis de pesado julgamento”?


Última
alteração em 02/10/07

Assim
se expressou o nosso amado irmão Paulo em uma de suas cartas:
(Romanos 1:18-23) 18 Pois
o furor de Deus está sendo revelado desde o céu contra
toda a impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade
de modo injusto, 19 porque aquilo que se pode saber sobre Deus é
manifesto entre eles, porque Deus lho manifestou. 20 Pois as
suas [qualidades] invisíveis são claramente vistas
desde a criação do mundo em diante, porque são
percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e
Divindade, de modo que eles são inescusáveis;
21 porque, embora conhecessem a Deus, não o glorificaram
como Deus, nem lhe agradeceram, mas tornaram-se inanes nos seus
raciocínios e o seu coração ininteligente ficou
obscurecido. 22 Embora asseverassem ser sábios,
tornaram-se tolos 23 e transformaram a glória do Deus
incorruptível em algo semelhante à imagem do homem
corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de bichos
rastejantes.

É
dito a respeito destes: Eles não têm desculpa, merecem a
morte eterna. É um interessante “julgamento” feito a
tais humanos.
Todos os atos ímpios (Romanos 1:18-23)
praticados pelos homens ímpios (crassos pecadores), foram
também praticados pelo povo escolhido por Deus, escolhido para
cumprir um objetivo específico e temporário até
a vinda do descendente, e muito além no futuro (foi Jeová
quem os escolheu como povo, não foi o povo que escolheu a
Jeová para ser seu Deus), com o agravante de que eram
conhecedores até mesmo das perfeitas leis de Deus, tendo com
Ele um relacionamento pessoal e único, no entanto, Jeová
não os condenou à Geena (morte eterna) por cometerem os
erros preditos e esperados. O que tinham ou fizeram de especial para
serem escolhidos e amados pelo Criador? Algum mérito? Que
tinham de melhor que os demais povos? Entretanto, por conhecerem a
lei de Deus, o pesado julgamento (sendo justo) não deveria ser
neles (principalmente a remanescente tribo de Judá)? Não
foram os próprios judeus que erigiram imagens de ídolos
“no templo de Jeová” em Jerusalém?
Egoistamente, os judeus realmente se consideravam melhores que os
demais humanos imperfeitos, pois enquanto eles recebiam de Jeová
o perdão junto com o recomeço, a atenção,
orientação, punições e bênçãos,
próprios do amor de Jeová, os demais receberiam de
Jeová, a condenação eterna. Uma monopolização
da atenção e das bênçãos de Jeová.
Como Jesus deixou bem claro, estavam muito, muito, muito longe do
padrão perfeito de Jeová. Mas, como no caso de Jó,
a ignorância continuava com eles. Mas, o que dizer da opinião
da Rocha, o Deus de fidelidade e sem injustiça, um Deus justo
e reto?

Judeus,
neste caso representada pela remanescente tribo de Judá,
comportaram-se iniquamente.
Ezequiel
5:5,6 nos diz:
5
“Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Esta é
Jerusalém. Coloquei-a no meio das nações, com
terras ao seu redor. 6 E ela passou a comportar-se rebeldemente
contra as minhas decisões judiciais,
em
iniqüidade maior do que as nações

,
e contra os meus estatutos, mais do que as terras ao seu redor, pois
rejeitaram as minhas decisões judiciais, e quanto aos meus
estatutos, não andaram neles.’

Após
estas palavras, podemos identificar os crassos pecadores? Aquele que
sabe e rejeita é teoricamente pior do que aquele que não
sabe, aquele que vive na sua ignorância.
Um povo ensinado e
pactuado com o Criador, que tinham a missão de ser luz para as
nações iníquas, estava agindo muito pior do que
as nações iníquas não ensinadas por
Jeová, inclusive Sodoma. Quanta vergonha! Quanta
humilhação!
Podemos confirmar em Ezequiel 16:46-52.

46 “‘E
tua irmã mais velha é a própria Samaria com as
suas aldeias dependentes, que mora à tua esquerda, e tua irmã
mais moça do que tu, que mora à tua direita, é
Sodoma com as suas aldeias dependentes. 47 E não andaste
nos seus caminhos, nem fizeste segundo as suas coisas detestáveis.
Em
pouco tempo começaste a agir ainda mais ruinosamente do que
elas, em todos os teus caminhos
.
48 Assim
como vivo’, é a pronunciação do Soberano
Senhor Jeová, ‘Sodoma, tua irmã, ela com as suas
aldeias dependentes, não fez segundo o que tu fizeste, tu e as
tuas aldeias dependentes. 49 Eis que este é o que mostrou
ser o erro de Sodoma, tua irmã: Orgulho, fartura de pão
e a despreocupação do sossego foram [as coisas] que
vieram a ser dela e das suas aldeias dependentes, e ela não
fortaleceu a mão do atribulado e do pobre. 50 E elas
continuaram a ser soberbas e a praticar uma coisa detestável
diante de mim, e eu finalmente as removi, assim como vi [ser
conveniente]. 51 “‘E quanto a Samaria, ela não
cometeu nem a metade dos teus pecados, mas tu continuaste a fazer
abundar as tuas coisas detestáveis mais do que elas, de modo
que fizeste as tuas irmãs parecer justas por causa de todas as
tuas coisas detestáveis que praticaste. 52 Também
tu, carrega a tua humilhação ao teres de argumentar a
favor de tuas irmãs. Em vista dos teus pecados, nos quais
agiste de modo mais detestável do que elas [agiram],
elas
são mais justas do que tu

.
E também tu, envergonha-te e carrega a tua humilhação
por fazeres as tuas irmãs parecer justas.’

As
palavras saídas da boca do Criador Jeová, acima,
definem inequivocamente o crasso pecador a ser plenamente
responsabilizado por suas iniqüidades.
Por terem sido
ensinados, esperava-se que demonstrassem na prática o
aprendizado, que se comportassem “no mínimo”, um
pouco melhor do que os ignorantes não ensinados.
Apesar das
condições altamente favoráveis para obedecer,
(apoio e presença divina visível, os únicos a
ter um relacionamento direto com o Criador) violaram o pacto e agiram
pior que as nações reconhecidamente iníquas.
As
sábias palavras saídas da boca do próprio Jeová
não deixam qualquer dúvida:
Isaias
5:1-7

-
5 Por favor, cante eu ao meu amado uma canção de meu
amado a respeito de seu vinhedo. Havia um vinhedo que meu amado veio
a ter numa ladeira fértil. 2 E ele passou a arroteá-lo
e a livrá-lo de pedras, e passou a plantar nele uma videira
seleta de casta tinta, e a construir uma torre no meio dele. E havia
também um lagar que ele escavara. E esperava que produzisse
uvas, mas produziu aos poucos uvas bravas.3 “E agora, ó
habitantes de Jerusalém e homens de Judá, por favor,
julgai entre mim e meu vinhedo. 4 Que se pode ainda fazer por meu
vinhedo que eu já não tenha feito nele? Por que é
que esperei que produzisse uvas, mas ele produziu aos poucos uvas
bravas? 5 E agora, por favor, faça-vos eu saber o que estou
fazendo ao meu vinhedo: Haverá a remoção de sua
sebe e terá de destinar-se à queima. Terá de
haver uma derrocada de seu muro de pedras, e terá de tornar-se
um lugar pisado. 6 E eu o porei qual coisa destruída. Não
será podado, nem será capinado. E terão de
surgir nele o espinheiro e ervas daninhas; e darei ordem às
nuvens para que se abstenham de lançar chuva sobre ele. 7
Porque o vinhedo de Jeová dos exércitos é a casa
de Israel, e os homens de Judá são a plantação
de que gostava. E ele ficou esperando o julgamento, mas eis a
violação da lei! A justiça, mas eis um clamor!”


Entretanto,
tais nações reconhecidamente iníquas, eram suas
irmãs
consanguíneas,
filhas do mesmo pai amorreu e mãe hitita.
O pecado de
Jerusalém e de Judá é para Jeová um
pecado semelhante ao pecado de Sodoma, sua irmã – Isaias
3:8,9. Havendo um julgamento justo e definitivo (um padrão
divino de justiça), a condenação teria de ser
semelhante para todos. Sendo pior o pecado, a condenação,
sendo justa, também seria pior.
Palavras confirmadas em
Lamentações 4:6, assim transcrito:
6
A [punição pelo] erro da filha do meu povo vem a ser
também maior do que a [punição pelo] pecado de
Sodoma, Que foi subvertida como que num instante e para a qual não
se voltaram mãos [para ajudar].

Bíblia
Edição Pastoral reza:
6
O
pecado
desta
cidade
foi
de
certo
MAIOR
QUE
o
de
Sodoma,
pois
Sodoma
foi
destruída
de
uma vez, sem

ninguém
agredi-la.

Versão
Almeida Atualizada de 1967
reza:
Porque
MAIOR É A iniqüidade da filha do meu povo do que o pecado
de Sodoma, a qual foi subvertida como num momento, sem que mãos
lhe tocassem.

Pecado
maior que o de Sodoma; iniquidade maior que a de Sodoma. Estas são
repetições das afirmações do próprio
Jeová.

Punidos
por Jeová com a antecipação da morte, para onde
foram tais crassos pecadores iníquos que, através de
seus atos, fizeram suas iníquas irmãs
consanguíneas
Sodoma e Samaria parecerem justas?

Topo
da página


Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar