Quem é que está no comando??



 QUEM
É QUE ESTÁ NO COMANDO??

Criada
em 04 de janeiro de 2013 Última alteração em
31/10/13 às 17 : 35

QUEM
ESTÁ NO COMANDO??

Quem sempre esteve no comando
da nação de Israel??

Muitos responderão:
Jeová sempre esteve no comando.

Quem hoje está no
comando da “organização terrestre de Jeová”,
como se autodenominam as testemunhas de Jeová???

O que elas responderiam??

1 – Jeová está no
comando;

2 – Jesus está no
comando;

3- O espírito santo está
no comando.

Quem está no
comando é um comandante.

O que é um
comandante?? Vamos ver a definição dada a esta palavra
pelo dicionário Houaiss: “…..autoridade
que detém o comando, dirigente, aquele
que
exerce
o comando”. Como
exemplo podemos citar o comandante de um navio.

Comandante>

1comandante

adj.2g.
(1744)
1
que
comanda, que dá ordens a subordinados; dirigente
n
s.m.
2
aquele
que exerce um comando
3
aer
mar

título
que se dá ao oficial que exerce o comando de um navio mercante
ou de uma aeronave comercial
4
mil
título
atribuído a oficiais de qualquer arma e patente quando em
exercício de comando
5
mil
na
hierarquia militar de alguns países, posto equivalente ao de
major nos exércitos do Brasil e Portugal
6
o
oficial que tem qualquer desses postos
7
futb
p.us.
m.q.
centroavante
²
c.
em chefe

mil
posto
atribuído a altas patentes militares em exercício de
comando de exércitos, grupo de tropas ou de corpos da armada,
ou de um comando operacional interarmas, mas que recebe ordens do
comando supremo; comandante-chefe •
c.
superior

mil
oficial-general
provido de um comando operacional interarmas, sob as ordens do
comando supremo •
c.
supremo

mil
autoridade
que detém o comando supremo
¤
etim
comandar
+
-nte,
por infl. do fr.

commandant
‘id.’
¤
sin/var
como
subst.masc.: ver sinonímia de
chefe

O que se espera de
alguém que está no comando?? O ser humano tem sua
própria visão em relação a isto.

Vejamos a definição
desta palavra segundo o dicionário Houaiss: Posição
e ações de “controle”.

Comando>

comando

s.m.
(1813)
1
ato
ou efeito de comandar; controle
<perder
o c. da situação
>
2
poder,
função, área de competência ou posto de
comandante
<era
ele quem detinha o c.
>
3
mil
B
unidade,
conjunto de unidades, organização ou área
territorial sob o comando de um militar
4
p.met.
mil
B
órgão
que controla uma unidade de operação; órgão
encarregado de determinada missão
5
p.met.
mil
B
a
sede ou local de funcionamento do referido órgão
6
mil
grupo
autônomo constituído e treinado para executar missões
rápidas e perigosas; destacamento autônomo
<um
c. de paraquedistas
>
7
p.ana.
grupo
de ação estratégica
<um
c. sanitário
>
<um
c. revolucionário
>
8
p.met.
membro
de um comando
9
fig.
primeiro
lugar; frente
<o
carro azul estava no c. da prova
>
10
aer
designação
de qualquer elemento de controle do avião
11
eng.mec
conjunto
dos órgãos que transmitem o movimento em uma máquina;
processo de fazer funcionar certos mecanismos
<c.
a distância
>
<c.
automático
>
12
inf
sinal
enviado pelo usuário a um programa ou sistema operacional com
o objetivo de iniciar, finalizar, modificar ou controlar de alguma
forma a execução do programa ou de uma operação
²
c.
em chefe

mil
m.q.
comando-chefe
¤
etim
regr.
de

comandar
¤
sin/var
ver
sinonímia de
direção
¤
hom
comando(fl.
comandar)

Onde há comando tem de
haver controle. O comandante pratica a ação de
controlar.

Assim, vamos buscar a definição
de “controlar” no mesmo dicionário Houaiss:
“submeter a exame e vigilância
estritos; fiscalizar, monitorar”; exercer ação
restritiva sobre alguém; conter; manter sob o próprio
domínio.

Controlar>

controlar

v.
(1919)
1
t.d.
submeter
a exame e vigilância estritos; fiscalizar, monitorar
<c.
a taxa de glicose de um diabético
>
<c.
a produção para melhorar a qualidade
>
2
t.d.
exercer
ação restritiva sobre; conter, regular
<c.
gastos
>
3
t.d.
assegurar
o controle imediato de (algo), por meio de reflexo motor, ou por
habilidade
<não
foi possível c. o carro
>
<o
jogador não conseguiu c. a bola
>
4
t.d.
exercer
poder, autoridade sobre (alguém ou algo); manter sob o próprio
domínio; dominar
<não
consegue mais c. os filhos
>
<os
britânicos controlaram Hong Kong por mais de 100 anos
>
5
t.d.
e pron.

moderar
(os próprios impulsos); dominar(-se), conter(-se)
<c.
as paixões
>
<controlou-se
para não perder a paciência
>
¤
etim
fr.
contrôler
‘id.’
¤
ant
descontrolar
¤
hom
controle(1ª3ªp.s.),
controles(2ªp.s.) /
controle
ô
(s.m.) e pl.

Em
face do significado da palavra controlar, fica bem claro sobre o
“motivo” de muitos afirmarem que o mundo não tem a
Deus como Seu Comandante. Segundo o humano, o comandante deve
controlar o seu comandado.

Quem está no comando da
religião católica??

Algumas religiões
cristãs e as testemunhas responderiam:

O Diabo.

Quem está no comando das
religiões protestantes??

Os protestantes responderiam:

O Senhor Jesus está no
comando;

O espírito santo está
no comando;

As testemunhas responderiam:

O Diabo.

Quem está no comando de
toda religião não cristã, religião
chamada “pagã”??

Todos os cristãos,
inclusive as testemunhas, responderiam:

O Diabo.

O que pudemos observar??

Pudemos observar que para as
testemunhas, somente elas é que não estão sendo
“comandadas” pelo Diabo.

Será que o Diabo criou
regras de comportamento e as repassou para que o humano as praticasse
no dia a dia??

Será que Jeová
criou regras de comportamento e as repassou para que o humano as
praticasse no dia a dia??

Neste caso, que ideia fazem as
pessoas sobre o que seja estar no comando??

Elas afirmam: As ações
dos “comandados” são ações
direcionadas pelos comandantes.

Se ela estivesse no comando,
como seria aquela situação?? Estando ela no comando,
será que ela permitiria que certas coisas
acontecessem??

Segundo Moisés, como
deveria ser exercido o comando pelo sacerdote e/ou juiz??

Assim define Moisés:

(Deuteronômio
17:8-12)
8 Caso
alguma causa para decisão judicial te seja extraordinária
demais, uma em que se derramou sangue, em que se tenha feito uma
demanda judicial, ou se cometeu um ato de violência, questões
de disputa, dentro dos teus portões, então tens de
levantar-te e subir ao lugar que Jeová, teu Deus, escolher,
9
e tens de dirigir-te aos sacerdotes,
aos levitas e ao juiz que estiver em exercício nesses dias, e
tens de fazer uma consulta, e eles têm de transmitir-te a
palavra da decisão judicial.
10
Então tens de proceder de acordo
com a palavra que te transmitirão do lugar que Jeová
escolher; e tens de cuidar em fazer segundo tudo o que te instruírem.
11 Deves
proceder de acordo com a lei que te indicarão e segundo a
decisão judicial que te disserem. Não te deves desviar
da palavra que te transmitirão, nem para a direita, nem para a
esquerda.
12 E
o homem que se comportar presunçosamente, não escutando
o sacerdote que ali está de pé para ministrar a Jeová,
teu Deus, ou o juiz, tal homem tem de morrer; e tens de eliminar o
mal de Israel.

Assim
verte a Tradução Brasileira:

(Deuteronômio
17:8-12) 8
Se te surgir em juízo uma questão
difícil demais, entre sangue e sangue, entre causa e causa, e
entre ferida e ferida, isto é, questões de pendências,
dentro das tuas cidades; levantar-te-ás e subirás ao
lugar que Jeová teu Deus escolher. 9 Virás aos
levitas sacerdotes, e ao juiz que houver nesses dias; indagarás,
e eles te mostrarão a sentença do juízo. 10
Farás de acordo com a sentença que te mostrarem no
lugar que Jeová escolher; e cuidarás em fazer segundo
tudo o que te ensinarem. 11 Segundo o teor do ensino que te
derem, e segundo o juízo que te disserem, farás; não
te desviarás da sentença que te referirem nem para a
direita nem para a esquerda. 12 O
homem que se houver com presunção, não ouvindo
ao sacerdote que está ali para ministrar diante de Jeová
teu Deus nem ao juiz, esse homem morrerá; tirarás de
Israel o mal.

Exercer o poder controlador.
Neste caso, o sacerdote ou o juiz estavam exercendo plenamente o
poder para controlar as ações dos súditos do
reino de Deus.

Será que Jeová
usava a mesma forma de governar??

Os
humanos estabeleceram como regra (diretriz) de que se a pessoa está
no “comando”, tudo o que acontece no âmbito do seu
comando está relacionado com a sua vontade e aprovação.
Neste caso, o comandante deve ser um “controlador” das
ações dos outros.

Tendo este pensamento como
base, chega-se a conclusão que se Deus estivesse no “comando”
do mundo, Ele estaria satisfazendo a Sua vontade, em face de todo o
poder que Ele tem. Se as coisas não estão do jeito que
Jeová quer, isto significa que não é Ele quem
está reinando (governando). Neste caso Deus deveria estar
controlando as pessoas para que elas cumpram os Seus
mandamentos.

Assim, quando acontecem coisas
que contrariam a vontade do comandante, afirma-se que as coisas
fugiram do comando. Quando estas coisas persistem em
acontecer, afirma-se que tal pessoa perdeu o comando, dando a
entender que tal pessoa não consegue controlar o que
está acontecendo. Na verdade, o comandante é visto como
um grande controlador. Isto é o que o humano espera de um
comandante.

Como argumento, ainda pode-se
afirmar que as coisas más que estão acontecendo no
mundo não correspondem à vontade de Deus, pois Deus ama
seus filhos e não permitiria que os iníquos fizessem
tantas vítimas. Afirma-se que o Diabo está controlando
os humanos, pois, o mundo estar tão iníquo é a
satisfação da vontade do Diabo. Afirma-se que é
da vontade do Diabo que o mundo esteja assim. Neste caso, as pessoas
estariam obedecendo aos mandamentos criados pelo Diabo.

Daí, apresenta-se o
plano de Deus de uma terra sem iniquidade, um paraíso sem
maldade e afirma-se: Quando Deus estiver no “comando”,
quando Ele estiver governando, Ele fará com que a terra seja
um paraíso. É desta forma que a vontade de Deus
passaria a ser feita.

O raciocínio é
plenamente lógico e ademais apresenta uma sequência que
encanta o nosso coração.

Daí, vem aquela
pergunta: Se você estivesse no “comando”, não
seria isto o que farias pelos que você ama??

A resposta é única.
Se eu tivesse o poder, era exatamente isto o que eu faria pelas
pessoas que eu amo. Apresenta-se como outro argumento a oração
do Pai nosso, na qual pedimos que Deus realize a Sua vontade aqui na
terra como nos céus. Daí conclui-se afirmando: Quando
Deus estiver fazendo a sua vontade na terra não existirão
pessoas más, pois todos os iníquos receberão a
morte eterna.

Tudo está plenamente
lógico e coerente.

A maioria das pessoas não
permitiriam
que certas coisas acontecessem, no caso delas estarem
no comando. Neste caso, as pessoas estariam exercendo o pleno
controle. Tais pessoas analisam que se ela permitisse que algo que
ela não gosta e que realmente é errado acontecesse, e
principalmente contra alguém amado, isto revelaria “falta
de comando”
. Para tais pessoas estaria havendo uma falha
naquele que está no comando. Alguém poderia até
mesmo afirmar que está havendo conivência, já
que a pessoa sabe e não impede que se faça.
Aquele que está no comando vê a coisa errada acontecer,
no entanto, além de não impedir que tal coisa aconteça,
ela não elimina sumariamente aquele que pratica tal erro.

Jó fez a seguinte
observação:

(Jó
9:24) 24 A própria terra foi entregue na mão
do iníquo; Ele encobre a face dos seus juízes. Se não
[ele], então quem?

No
entanto, convêm perguntar: Será que o ser humano foi
criado para ser “controlado” por aquele que está
no comando, ou seja, no governo, isto é, Deus?? O humano foi
criado para ser um marionete??

O que é um marionete??

Marionete
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: boneco manipulado por pessoa oculta;
fantoche

marionete

s.f.
(1899)
1
boneco
(pessoa, animal ou objeto animizado) movido por meio de cordéis
manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco
em miniatura; títere
2
m.q.
fantoche
3
fig.
pej.
pessoa
sem personalidade, que se deixa manipular

etim
fr.
marionette
‘instrumento
musical; espécie de dança; boneco que se movimenta pela
articulação de fios presos à mão de
alguém; pessoa manipulável’, da f. dissimilada de
Mariole,
dim. de Marie, designativo de uma pequena imagem da Virgem Maria

sin/var
boneco,
bonifrate, fantoche, mamulengo, presepe, títere

Fantoche
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: boneco calçado pela mão
de pessoa oculta que o faz representar algum papel teatral.

fantoche

s.m.
(1883)
1
boneco
(ger. pessoa ou animal) calçado pela mão de pessoa
oculta que o faz representar algum papel teatral
2
fig.
pej.
indivíduo
que se deixa manipular; títere, marionete

fantoches
s.m.pl.
3
m.q.
sombrinhas
(‘lanterna
mágica’)

etim
fr.
fantoche
‘boneco,
marionete’, do it.

fantoccio
‘id.’

sin/var
ver
sinonímia de
marionete

Examinemos agora a opinião
de alguém quanto a um pecado cometido por Davi. Alguns afirmam
que Davi foi uma vítima de um ser invisível. O sentido
do que está registrado é este.

Assim se fez registrar:

(2
Samuel 24:1)
24 E
novamente veio a acender-se a ira de Jeová contra Israel,
quando
se
instigou Davi contra eles
,
dizendo: “Vai, faze a contagem de Israel e de Judá.”

Assim verte a Tradução
Almeida:

(2
Samuel 24:1) 1
A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel,
e
o Senhor incitou a Davi contra eles
, dizendo: Vai,
numera a Israel e a Judá.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(2
Samuel 24:1) 1
Tornou-se de novo a acender a ira de Jeová
contra Israel, e
incitou contra eles a Davi
, dizendo: Vai, numera a
Israel e a Judá.

Alguém instigou Davi
contra o povo. Alguém instigou o povo contra Davi. O Senhor
incitou Davi contra o povo, mandando-o fazer algo que se sabia ser um
pecado.

Alguém invisível
fez de Davi um marionete??

Ora, ora, tudo isto só
para inocentar Davi de um insistente pecado pessoal???

Até mesmo O Senhor
passou a ser acusado de mandar Davi cometer um pecado. Alguém
invisível mandou Davi fazer a contagem?? Alguém
invisível obrigou Davi a fazer a contagem?? Alguém
invisível instigou Davi a fazer a contagem??

Será que Davi foi
possuído por um ente espiritual, perdendo sua vontade?? Será
que Davi perdeu o comando de suas ações?? Estava Davi
sendo controlado por alguém invisível??

Possuído
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: que sofre possessão (estado do
que é habitado por ente sobrenatural); dominado

possuído

adj.
(sXV)
1
que
sofre uma possessão (‘estado do que é habitado por ente
sobrenatural’); dominado
2
de
que alguém tem a posse
3
com
quem se teve cópula (diz-se de pessoa)
4
B
infrm.
que
se julga o melhor; arrogante, presumido
n
adj.s.m.
5
m.q.
possesso
(‘que
ou aquele que se crê dominado’)

possuídos
s.m.pl.
6
coisas
e riquezas possuídas, posses, bens, haveres
7
B
N. B N.E.

infrm.
as
partes genitais

etim
part.
de
possuir

Ora, ora, tratava-se de uma
vontade de Davi. Davi era um homem de fortes vontades. Algumas
pessoas ainda tentaram convencer Davi a mudar de ideia, mas ele era o
rei. Sendo assim, prevaleceu a sua vontade.

Está registrado:

(2
Samuel 24:3-4)
3 Mas
Joabe disse ao rei: “Acrescente Jeová, teu Deus, ainda
cem vezes mais do que são, vendo-o os próprios olhos do
meu senhor, o rei. Mas, quanto ao meu senhor, o rei, por que se
deleitou nesta coisa?”
4Por
fim prevaleceu
a
palavra do rei sobre Joabe e os chefes das forças militares
.
Portanto, Joabe e os chefes das forças militares saíram
de diante do rei para registrar o povo de Israel.

Assim verte a Tradução
Almeida:

(2
Samuel 24:3-4) 3
Então disse Joabe ao rei: Ora,
multiplique o Senhor teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto
agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam. Mas por que tem
prazer nisto o rei meu senhor; 4 Todavia
a
palavra do rei prevaleceu
contra
Joabe, e contra os chefes do exército;
Joabe,
pois, saiu com os chefes do exército da presença do rei
para numerar o povo de Israel.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(2
Samuel 24:3-4) 3
Joabe respondeu ao rei: Queira Jeová teu
Deus multiplicar o povo cem vezes mais do que agora é, e
veja-o o rei meu senhor! mas por que tem prazer nisto o rei meu
senhor? 4 Todavia
a
palavra do rei prevaleceu
contra
Joabe, e contra os generais do exército.
Saiu da
presença do rei Joabe, com os generais do exército a
contar o povo de Israel.

Era o caso de uma vontade de
Davi, não era?? Era o caso da satisfação de uma
vontade de Davi, não era??

Agora retornemos ao passado e
façamos a mesma pergunta.

Quando Jeová escolhia um
“juiz”, (Sansão, por exemplo) todas as ações
deste “juiz” eram comandadas por Jeová?
Permanecendo vivo e na função de juiz, todas as ações
do juiz eram aprovadas por Jeová??

Na nação de
Israel, as ações dos sacerdotes eram “comandadas”
por Jeová?? Na nação de Israel, as ações
dos profetas eram “comandadas” por Jeová?? Na
nação de Israel, as ações dos membros
individuais da nação eram “comandadas” por
Jeová?? Deviam as ações destes homens serem
“controladas” por Jeová?? Deviam estes humanos
serem “controlados” por Jeová para que fizessem
exatamente aquilo que Ele queria?? Jeová era o Rei, não
era?? Certamente.

Quando Saul estava reinando
sobre as doze tribos de Israel, todas as suas ações
foram “comandadas” por Jeová?? Devia Saul ser
controlado por Jeová, aquele que o escolheu qual rei humano??

Ao estar fazendo algo contrário
à vontade de Jeová/Javé, não deveria ser
imediatamente morto e/ou substituído por outro??

Quando Davi estava reinando
sobre as doze tribos de Israel, todas as suas ações
foram “comandadas” por Jeová?? Devia Davi ser
controlado por Jeová??

Se Davi viesse a praticar
alguma iniquidade, não deveria ser imediatamente substituído
por outro??

Quando Salomão estava
reinando sobre as doze tribos de Israel, quem é que estava no
“comando” da nação de Israel?? Não
continuava Jeová o Rei da casa de Israel?? Devia Salomão
ser controlado por Jeová??

Se Salomão viesse a
praticar alguma iniquidade, não deveria ser imediatamente
substituído por outro??

O que responderão??

Será que a existência
destes reis e toda a sua realeza era a satisfação da
vontade de Jeová?? Será que a existência desta
realeza estava no projeto de Jeová para o relacionamento
humano??

Séculos depois da
existência de reis humanos sobre a nação de
Israel, o que afirmou Jeová??

Lemos:

(Oséias
13:10-11)
10 Onde,
então, está o teu rei, para que te salve em todas as
tuas cidades, e teus juízes, [dos] quais disseste: ‘Dá-me
deveras um rei e príncipes’?
11
Passei
a dar-te um rei na minha ira
e
[o] tirarei na minha fúria.

Assim verte a Tradução
Almeida:

(Oséias
13:10-11) 10
Onde está agora o teu rei, para que te salve
em todas as tuas cidades? e os teus juízes, dos quais
disseste: Dá-me rei e príncipes? 11 Dei-te
um rei na minha ira,
e tirei-o no meu furor.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Oséias
13:10-11) 10
Onde está agora o teu rei, para que te salve
em todas as tuas cidades? onde estão os teus juízes, de
quem disseste: Dá-me rei e príncipes 11 Dei-te
um rei na minha ira
, e tirei-o no meu furor.

Séculos depois, a
afirmação de Jeová foi bem clara, não
foi?? “Dei-te um rei na minha ira; onde está aquele que
me pediste para ser vosso rei??” Logo, aquela realidade
existente, ou seja, a existência de reis humanos, toda a sua
realeza, riqueza, glórias e palácios, não era a
vontade de Jeová. Toda a situação existente era
contrária a vontade de Jeová.

Se não estava sendo
feita a Sua vontade, isto significava que Jeová não
estava no comando?? Significava que Jeová não estava
regendo a casa de Israel?? Significava que Jeová era o
responsável
por todas as iniquidades cometidas por aqueles reis humanos??

Não podemos esquecer que
neste tempo havia escravidão e os israelitas eram aqueles que
escravizavam os povos vizinhos. Estava tudo bem para eles que
escravizavam. Também foi o tempo em que a realeza da nação
de Israel mais acumulou riquezas. Será que estas coisas eram o
cumprimento da vontade de Jeová?? Estavam sendo comandados
por Jeová ou não estavam sendo comandados por
Jeová?? Estavam fazendo a vontade de Jeová?? Estavam
fazendo segundo o planejado por Jeová??

Quem estava realmente no
comando?? O fato de ocorrerem certos pecados entre o povo era a prova
de que Jeová não estava no comando do povo??

Se o povo decidisse guerrear,
matar homens, saquear cidades e escravizar mulheres e crianças,
isto revelava que estavam sendo “comandados” por Jeová
para praticarem tais atos?? Estariam satisfazendo a vontade de Jeová,
o Rei invisível deles??

Se não estavam sendo
comandados por Jeová, isto significava que Jeová havia
perdido o comando da nação??

Por
não exterminar todo aquele que se portava iniquamente, será
que Jeová passava a ser cúmplice das iniquidades
cometidas??

Quando a nação de
Israel estava matando todo macho e escravizando mulheres e crianças
das outras nações vizinhas, será que estavam
sendo dirigidas por Jeová?? Será que estas ações
eram a materialização da vontade de Jeová?? Eram
ações aprovadas por Jeová?? Eram ações
comandadas por Jeová??

Afinal de contas, por que o
povo israelita rejeitou a Jeová como COMANDANTE
invisível deles??

Porque Jeová não
estava satisfazendo a perspectiva deles em relação
ao que o comandante devia fazer. Eles desejavam que Jeová
fizesse certas coisas que Jeová não estava fazendo.

O que desejavam??

(1
Samuel 8:19-20)
19
No
entanto, o povo negou-se a escutar a voz de Samuel e disse: “Não,
mas um rei virá a estar sobre nós.
20
E
também nós teremos de tornar-nos iguais a todas as
nações, e o nosso rei
terá
de julgar-nos
,
e
terá
de sair na nossa frente e travar as nossas batalhas. .
.

Assim verte a Tradução
Almeida:

(1
Samuel 8:19-20) 19
O povo, porém, não quis ouvir a
voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós
um rei, 20 para que nós também sejamos como
todas as outras nações, e para
que o nosso rei nos julgue
, e
saia adiante de nós, e peleje as nossas batalhas.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(1
Samuel 8:19-20) 19
Mas o povo não quis escutar a voz de
Samuel; e disseram: Não; mas queremos ter um rei sobre nós,
20 para que sejamos também como todas as nações.
O nosso
rei nos julgará
, marchará
à nossa frente e pelejará as nossas batalhas.

Será que era isto mesmo
o que o povo queria??

Quando houvesse problemas entre
as tribos, era o rei que decidiria o que devia ser feito. Neste caso,
o rei serviria de juiz, dando soluções (decisões
judiciais) para os problemas de relacionamento entre os súditos.

Será que Jeová já
não havia dado mandamentos para que os súditos
resolvessem os problemas de relacionamento entre eles no dia a dia??

O que ocorreu na escolha do
primeiro rei??

(1
Samuel 10:26-27)
26
Quanto
ao próprio Saul, foi para a sua casa em Gibeá e homens
valentes, cujo coração Deus havia tocado, passaram a ir
com ele.
27
Quanto
aos homens imprestáveis,
disseram:
“COMO é que este nos SALVARÁ?”

Conseqüentemente,
desprezaram-no e não lhe trouxeram nenhum presente. Mas ele
continuou como alguém que ficou sem fala.

Assim
verte a Tradução Brasileira:
(1
Samuel 10:26-27)
26
Voltou
Saul também para a sua casa em Gibeá; e foram com ele
os homens de valor, cujos corações Deus tinha tocado.
27
Mas
os filhos de Belial disseram:
Como
pode este homem
SALVAR-NOS?
Desprezaram-no,
e não lhe trouxeram presentes. Saul, porém, portou-se
como se fora surdo.

O povo desejava um
comandante que tomasse a posição de liderança
contra os inimigos, que não eram poucos. Queriam um comandante
destemido, forte e lutador para salvá-los dos seus inimigos.

Mas, Jeová
não estava no comando?? Não via Jeová tudo o que
estava acontecendo?? Afinal, porque Jeová não impedia
que os inimigos os fustigassem todo o tempo. Provavelmente
perguntavam entre si: Afinal, Jeová está ou não
no comando?? Por que Ele permite que as coisas continuem desta
forma??

O que ficou bem
claro é que aqueles humanos estavam descontentes com a
forma como Jeová praticava o Seu Comandar.

Ficou bem claro que
se fossem eles no comando, as coisas seriam feitas de forma
diferente. Haveria uma imposição de vontades.

O Comandante Jeová
foi rejeitado. Foi rejeitado por não estar satisfazendo a
vontade imediata do povo.

O Rei foi
rejeitado, E agora, o que Ele vai fazer??

Bem, Jeová
decidiu respeitar a decisão tomada pelo povo, mesmo
sabendo do sofrimento que povo passaria a ter em face dos seus reis
(pastores) humanos.

Se fossem outros
comandantes, isto não aconteceria. Sendo muito mais forte, o
comandante imporia a sua vontade e pronto, principalmente se fosse
para o bem do povo.

Segundo o humano,
se os comandados não estão fazendo o que você,
como comandante, lhes pediu, então você não está
no comando, ou ainda, você não está capacitado
para comandar aquelas pessoas. Muitos afirmam que está
faltando pulso firme.

Quem está no
comando, está praticando a ação de comandar, de
dirigir.

Comandar
– Esta é a definição dada por certo
dicionário (Houaiss): dirigir como
alguém superior; governar; mandar; dominar.

comandar

v.
(1789)
1
t.d.
mil
dirigir
como superior em qualquer arma
<comandava
um contingente de 300 soldados
>
2
t.d.int.
deter
autoridade sobre outrem
<c.
um grupo armado
>
<comanda
a família com mão de ferro
>
<é
inteligente mas não sabe c.
>
3
t.d.int.
governar,
administrar, gerir
<c.
um grupo de fábricas
>
<atingiu
o topo mas nunca chegou a c.
>
4
t.d.
dar
orientação a, atuando como líder; chefiar
<c.
um assalto
>
5
t.d.
operar
o mecanismo de controle de (um veículo), fazendo-o seguir um
trajeto ou rumo
<c.
uma embarcação
>
6
t.d.
fig.
fazer
(uma parte do corpo) mover-se da maneira pretendida
<bêbedo,
não conseguia c. as pernas
>
7
t.d.
fig.
estabelecer
preceitos, ordens; ordenar, mandar
<os
mandamentos comandam que não matemos
>
8
t.d.
fig.
ter
domínio sobre; conduzir
<a
alegria comanda o espetáculo
>
9
t.d.
fig.
estar
em posição mais elevada que; dominar
<a
praça-forte comanda a entrada da barra
>

etim
fr.
commander
‘id.’

sin/var
ver
sinonímia de
conduzir

hom
comando(1ªp.s.)
/
comando(s.m.)

A grande maioria
dos humanos acham que aquele que comanda deve IMPEDIR que
certas coisas aconteçam entre aqueles que se está
comandando. Os humanos esperam que os comandantes tomem medidas
visando impedir que certas coisas ocorram ou que continuem a
acontecer.

No entanto, tais
humanos despercebem que a ação de IMPEDIR alguém
de fazer alguma coisa, qualquer coisa, é estar praticando a
TIRANIA.

IMPEDIR é
a ação de um TIRANO.

Toda
tirania é um pecado (uma ofensa) contra o livre-arbítrio.

A pessoa gostaria
de fazer algo, mas, ela só não faz porque ela é
impedida.

Neste caso houve
uma violação do livre-arbítrio deste
indivíduo. Ele foi impedido de satisfazer a sua
vontade.

O comandante deve
OBRIGAR o comandado a fazer alguma coisa?? O comandante deve
impedir que o comandado faça alguma coisa?? Deve o
comandante praticar o ato de OBRIGAR, quando a coisa a ser
feita é para benefício do próprio comandado??

OBRIGAR
também é a ação de um tirano.

No entanto, o
humano deseja que Jeová impeça certas coisas e
imponha certas coisas.

IMPOR
– esta é a definição dada pelo dicionário
(Houaiss): forçar a cumprir; tornar
obrigatório

impor

v.
(sXIV)
1
t.d.bit.
e pron.

tornar
obrigatório ou indispensável; forçar(-se) a
cumprir
<i.
um novo regime de trabalho
(aos
alunos
)>
<ela
se impôs pesadas tarefas
>
2
t.d.bit.
fazer
que se apresente ao espírito; incutir, infundir, inspirar
<a
sua figura impunha respeito
(a
todos
)>
3
t.d.bit.
pôr
em vigor; criar, estabelecer, fixar
<o
governo vem impondo
(à
população
)
pesados
tributos
>
4
t.d.bit.
aplicar;
cominar, infligir
<i.
um castigo
>
<o
padre impôs-lhe pesada penitência
>
5
bit.
pôr
sobre ou em cima; apor, sobrepor
<i.
as mãos na cabeça de alguém
>
6
bit.
imputar
caluniosamente; assacar
<impuseram-lhe
coisas que jamais fez ou disse
>
7
t.i.
e pron.

afetar,
dar(-se) aparência ou ares
<i.
de sábio
>
<gostava
de i.-se como intelectual
>
¤
gram
a
respeito da conj. deste verbo, ver
gram
no
verbete
pôr
¤
etim
lat.
impóno,is,posùi,
pos
ìtum,ponère
‘pôr
como obrigação, obrigar a, impor’
¤
sin/var
ver
sinonímia de
exigir
e
obrigar
¤
par
impunha(1ª3ªp.s.),
impunham(3ªp.pl.), impúnhamos(1ªp.pl.),
impunhas(2ªp.s.) /
empunha,
empunham,
empunhamos,
empunhas(fl.empunhar);
impúnheis(2ªp.pl.) /
empunheis(fl.empunhar)

Estamos presenciando a seguinte
cena:

(Números
31:14-18) 14 E Moisés ficou indignado com os
homens designados das forças combatentes, os chefes dos
milhares e os chefes das centenas, que retornavam da expedição
militar. 15 De modo que Moisés lhes disse:
“Preservastes viva a toda a fêmea? 16 Eis
que estas são as que pela palavra de Balaão serviram
para induzir os filhos de Israel a cometerem infidelidade para com
Jeová na questão de Peor, de modo que veio o flagelo
sobre a assembléia de Jeová. 17 E
agora, matai a todo o macho dentre os pequeninos e matai a toda a
mulher que tiver tido relações com um homem por se
deitar com um macho. 18 E preservai vivas para vós
a todas as pequeninas dentre as mulheres, que não tiverem
conhecido o ato de se deitar com um macho.

Quem estava no comando do
povo?? Quem era o Rei??

Jeová era o Rei.

Quem estava no comando daquela
situação??

Muitos dirão: Jeová
estava no comando daquela situação.

Agora, pergunte-se:

  1. Era Jeová quem
    estava satisfazendo a Sua vontade??

  2. Era Moisés quem
    estava satisfazendo a sua vontade??

  3. Se tal coisa não
    fosse da vontade de Jeová, devia Jeová impedir
    que tal coisa acontecesse??

Estamos presenciando a seguinte
cena:

(Êxodo
32:25-29) 25 E Moisés chegou a ver que o
povo ficara desenfreado, porque Arão os deixara ficar
desenfreados para ignomínia entre seus opositores. 26
Moisés postou-se então no portão do
acampamento e disse: “Quem está do lado de Jeová?
A mim!” E todos os filhos de Levi começaram a ajuntar-se
a ele. 27 Disse-lhes então: “Assim
disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Ponde cada um de vós
a sua espada ao seu lado. Percorrei o acampamento e voltai, de portão
a portão, e matai cada um o seu irmão, e cada um o seu
próximo, e cada um o seu conhecido íntimo.’”
28 E os filhos de Levi passaram a fazer o que
Moisés dissera, de modo que naquele dia caíram do povo
cerca de três mil homens. 29 E Moisés
prosseguiu, dizendo: “Enchei hoje vossas mãos de poder
para Jeová, porque cada um de vós é contra seu
próprio filho e contra seu próprio irmão, e para
que ele vos conceda hoje uma bênção.”

Quem estava no comando do
povo?? Quem era o Rei do povo??

Era Jeová.

Quem estava no comando daquela
situação??

Muitos dirão: Jeová
estava no comando.

Agora, pergunte-se:

  1. Era Jeová quem
    estava satisfazendo a Sua vontade??

  2. Era Moisés quem
    estava satisfazendo a sua vontade??

  3. Se Moisés não
    estava fazendo a vontade de Jeová, devia Jeová impedir
    que tal coisa acontecesse??

Agora passamos para uma cena em
que os padres católicos e líderes protestantes estão
abençoando tanques, aviões e soldados cristãos
que estão em plena luta contra povos pagãos.

Quem estava no comando dos
cristãos?? Quem é o Senhor dos cristãos??

O Senhor dos cristãos é
Jesus.

Quem é que comandava
aquela situação??

As testemunhas dirão:

O Diabo.

Agora passamos para uma cena em
que uma mulher foi pega em pleno ato de adultério está
sendo apedrejada na presença de Moisés em face da ordem
dada por Moisés.

Quem está no comando
desta situação??

Muitos dirão: Jeová

Agora passemos para uma cena em
que um homem está bem na frente de Moisés e sendo
apedrejado por ter blasfemado o nome de Jeová.

Quem está no comando
desta situação??

Muitos dirão: Jeová

Agora passemos para uma cena em
que um homem é expulso de uma sinagoga de estudos da Bíblia.
Ele cometeu o pecado do adultério. Este homem estende a sua
mão e sua amizade para um grupo de pessoas que estudam nesta
mesma sinagoga, no entanto, todos lhe viram a cara, todos o
discriminam por seu pecado.

Quem está no comando
desta situação??

Muitos dirão: Jeová

Jesus afirmou: Eu e o Pai somos
um.

Tomando como base esta
afirmação, agora perguntamos:

Você consegue ver Jesus
comandando todas estas ações?? Você consegue ver
Jesus ordenando que os humanos pratiquem estas ações??

Embora estas pessoas tenham a
Jesus como sendo o seu Senhor, parecem desconhecer a verdadeira
personalidade do seu próprio Senhor Jesus, não é
verdade??

Geralmente são as
sobreviventes vítimas destas pessoas (que tomam decisões)
que perguntam sobre quem está no comando desta ou daquela
situação.

Muitos cristãos afirmam
hoje que é Jesus quem está comandando suas vidas, mesmo
quando elas estão dirigindo um carro poluidor do meio
ambiente, quando estão pilotando um avião de guerra,
quando estão acumulando riquezas, quando estão exigindo
que o opressor pague pelo seu pecado, quando estão entrando na
justiça (poder judiciário), no desejo de receber uma
indenização qualquer em face de uma real ofensa
cometida contra ele, ou mesmo quando decidem formar uma comissão
judicativa para julgar um pecador qualquer.

Jesus afirmou que muitos dos
seus discípulos, mesmo aqueles discípulos que
recebessem espírito santo para realizar tarefas dentro do
reino, não estavam sendo comandados por ele, nas ações
que praticavam.

Assim ele afirmou:

(Mateus
7:22-23) 22 Muitos me dirão naquele dia:
‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não
expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas
obras poderosas em teu nome?’ 23 Contudo, eu
lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim,
vós obreiros do que é contra a lei.

Fizemos todas estas coisas em
teu nome. Com o poder que nos deste, fizemos todas estas coisas em
teu nome. Como não nos conhece??

Segundo Jesus, o indivíduo
não estava fazendo a vontade de Deus. Segundo Jesus, este
indivíduo o tinha como seu Senhor (Amo, Mestre, Comandante) e
o chamava de seu Senhor (Amo, Mestre, Comandante). No entanto, este
indivíduo não estava fazendo a vontade do Pai, que está
nos céus.

Ora, ora, uma pessoa que recebe
o espírito santo de Deus, e que por isto cura pessoas, que
chama a Jesus de seu Amo e Senhor, e, que no entanto, Jesus afirma
que não o conhece??

Porque Jesus afirma que não
o conhece?? Porque esta pessoa, embora tivessem recebido poderes,
poderes dados pelo espírito santo, mesmo assim era um obreiro
do que é contra a lei. Se Jesus estivesse no lugar daquela
pessoa, ele não agiria igual àquela pessoa.

Neste caso, Jesus não
reconhece tal pessoa como sendo um discípulo seu, afinal, o
discípulo copia o seu mestre. Consegue ser um discípulo
de Jesus aquele humano, qualquer humano, que conseguir ser uma
cópia de seu Mestre Jesus.

Não foi Jesus quem deu o
espírito santo para esta pessoa?? Sim, foi. Mas Jesus não
estava comandando esta pessoa?? Não estava Jesus dirigindo tal
pessoa?? Jesus é o comandante, no entanto, ele NÃO
IMPEDE que o comandado pratique qualquer tipo de ação.
Jesus prova que respeita o livre-arbítrio. Jesus prova
que não é um tirano.

Agora vejamos outra cena real.

O grupo dos recabitas estavam
dentro da cidade de Jerusalém, algo incomum a estes homens.

Estando em Jerusalém,
foram colocados à prova pelo próprio Jeová.

No final, estes humanos
revelaram quem os estava comandando.

Vejamos o que está
registrado:

(Jeremias
35:1-16)
35 A
palavra que veio a haver para Jeremias da parte de Jeová nos
dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2
Vai
à casa dos recabitas, e tens de falar com eles e trazê-los
à casa de Jeová, a um dos refeitórios; e tens de
dar-lhes vinho a beber.”
3
Portanto,
tomei a Jaazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias e seus
irmãos, e todos os seus filhos, e todos os da casa dos
recabitas,
4 e
passei a levá-los à casa de Jeová, ao refeitório
dos filhos de Hanã, filho de Igdalias, homem do [verdadeiro]
Deus, que se achava ao lado do refeitório dos príncipes,
que estava por cima do refeitório de Maaséias, filho de
Salum, guarda da porta.
5 Então
pus diante dos filhos da casa dos recabitas cálices cheios de
vinho e copos, e disse-lhes: “Bebei vinho.”
6
Mas
eles disseram:
Não
beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso antepassado,
foi quem nos deu a ordem, dizendo: ‘Não deveis beber
vinho, nem vós nem os vossos filhos, por tempo indefinido.

7 E
não deveis construir casa e não deveis semear semente;
e não deveis plantar vinhedo, nem deve tornar-se vosso. Mas em
tendas é que deveis morar todos os vossos dias, para que
continueis vivendo por muitos dias na superfície do solo onde
residis como forasteiros.’
8
De
modo que continuamos a obedecer à voz de Jonadabe, filho de
Recabe, nosso antepassado, em tudo o que nos ordenou
,
não bebendo absolutamente nenhum vinho, todos os nossos dias,
nós, nossas esposas, nossos filhos e nossas filhas,
9
e não
construindo casas para morarmos nelas, para que nenhum vinhedo, nem
campo, nem semente se tornem nossos.
10
E
continuamos a morar em tendas e a obedecer e a fazer segundo tudo o
que Jonadabe, nosso antepassado, nos ordenou.
11
Mas,
aconteceu que, quando Nabucodorosor, rei de Babilônia, subiu
contra o país, começamos a dizer: ‘Vinde e
entremos em Jerusalém, por causa da força militar dos
caldeus e por causa da força militar dos sírios, e
moremos em Jerusalém.’”
12
E
passou a vir a haver a palavra de Jeová para Jeremias,
dizendo:
13 Assim
disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: ‘Vai,
e tens de dizer aos homens de Judá e aos habitantes de
Jerusalém: “Não recebestes continuamente
exortação para obedecerdes às minhas palavras?”
é a pronunciação de Jeová.
14
Houve
cumprimento das palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ele
ordenou aos seus filhos, para não beberem vinho, e eles não
beberam nenhum até o dia de hoje, porque obedeceram ao
mandamento de seu antepassado. E no que se refere a mim, falei-vos,
levantando-me cedo e falando, mas não me obedecestes.

15 E
eu continuei a enviar-vos todos os meus servos, os profetas,
levantando-me cedo e enviando-os, dizendo: ‘Recuai, por favor,
cada um do seu mau caminho, e tornai boas as vossas ações,
e não andeis atrás de outros deuses para servi-los. E
continuai morando no solo que dei a vós e aos vossos
antepassados.’ Mas vós não inclinastes o vosso
ouvido nem me escutastes.
16 Mas
os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, cumpriram o mandamento de seu
antepassado, que este lhes ordenou; quanto a este povo, porém,
não me escutaram.
”’”

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Jeremias
35:1-16) 1
A palavra que da parte de Jeová veio a Jeremias
nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2
Vai à casa dos recabitas, fala com eles e, introduzindo-os na
casa de Jeová, em uma das câmaras, dá-lhes vinho
a beber. 3 Tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de
Habazinias, e a seus irmãos e a todos os seus filhos e a toda
a casa dos recabitas; 4 e os introduzi na casa de Jeová,
na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem
de Deus, a qual estava junto à câmara dos príncipes,
e ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum,
guarda do vestíbulo; 5 e pus diante dos filhos da casa
dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes:
Bebei vinho. 6 Eles, porém, responderam: Não
beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos
ordenou, dizendo: Não bebereis vinho, nem vós, nem
vossos filhos, nunca jamais
; 7 não
edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a
possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que
vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós sois
peregrinos. 8 Temos
obedecido à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em
toda a palavra que nos ordenou, de não bebermos vinho em todos
os nossos dias,
nós, nossas mulheres, nossos
filhos e nossas filhas; 9 nem de edificarmos casas para nossa
moradia; nem de possuirmos vinha, nem campo, nem semente; 10
mas temos habitado em tendas, e temos obedecido e feito segundo tudo
o que Jonadabe, nosso pai, nos ordenou. 11 Quando, porém,
Nabucodonozor, rei de Babilônia, subia à nossa terra,
dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém por causa do exército
dos caldeus, e por causa do exército dos siros; assim
habitamos em Jerusalém.12 Veio a palavra de Jeová
a Jeremias, dizendo: 13 Assim diz Jeová dos exércitos,
Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos
habitantes de Jerusalém: Acaso não recebereis instrução
para ouvirdes as minhas palavras? diz Jeová. 14
Guardadas
têm sido as palavras de Jonadabe, filho de Recabe, pelas quais
ordenou a seus filhos que não bebessem vinho; e até o
dia de hoje não o têm bebido, porque obedecem ao
mandamento de seu pai; eu, porém, vos tenho falado a vós,
levantando-me cedo e falando, e não me tendes escutado
.
15 Também vos tenho enviado a vós todos os meus
servos, os profetas, levantando-me cedo e enviando-os, a dizer:
Tornai-vos agora, cada um do seu mau caminho, e emendai os vossos
feitos, e não vades após outros deuses para os
servirdes, e habitareis na terra que vos dei a vós e a vossos
pais; porém não inclinastes os vossos ouvidos, nem me
escutastes. 16 Porquanto
os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, têm guardado o
mandamento de seu pai, que lhes ordenou, mas este povo não tem
escutado;

Gerações
haviam se passado, no entanto os recabitas mostravam continuar sendo
comandados por Jonadabe. Jonadabe não estava ali entre eles
para fiscalizar se estavam ou não obedecendo ao que foi pedido
por ele.

Os recabitas provaram para
Jeremias e outras pessoas que continuavam sendo comandados por
Jonadabe, um antepassado deles. Não deixaram-se comandar por
Jeremias ou por quaisquer outros que tentassem desobedecer o
mandamento de Jonadabe.

Depois
desta interessante prova de lealdade a seu comandante já morto
por parte dos recabitas, foi a vez de Jeová falar sobre o que
Ele estava vendo.

Jeová
passou a fazer uma comparação entre Ele como Comandante
da casa de Israel e Jonadabe como comandante da casa dos recabitas.

Os
recabitas aceitavam o comando de Jonadabe mesmo ele estando morto. No
entanto, a casa de Israel não aceitava o comando de Jeová,
apesar dos constantes apelos de Jeová.

Uma
situação assombrosa.

Jeová
finalmente falou: “Os recabitas têm guardado o mandamento
de seu pai, enquanto este povo não tem guardado os meus
mandamentos; os recabitas estão fazendo a vontade de Jonadabe,
enquanto este povo não têm feito a minha vontade”.

Ainda
havia mais. A casa de Israel estava rejeitando o comando de Jeová
e ainda por cima estava indo atrás de outros senhores a quem
servir.

Jeová
afirmou: “Eis que tenho enviado os meus profetas pedindo que
vós recueis dos vossos caminhos e que não andeis atrás
de outros deuses para os servirdes”, mas vós não
me escutastes.

O
que percebemos??

Percebemos
coisas incríveis.

Percebemos
que o problema estava no povo. O povo não aceitava os
mandamentos do Pai Celestial.

Percebemos
que o povo pode deixar-se comandar ou não deixar-se comandar.

Percebemos
também que o comando pode ser exercido sem qualquer tipo de
controle por parte do comandante.

Percebemos
que todos os comandados continuavam a obedecer ao mandamento dado
pelo comandante, mesmo em condições adversas, mesmo
estando dentro do templo de Jerusalém e recebido um pedido de
um profeta de Jeová.

Percebemos
que os comandados deixaram-se conduzir pelas palavras de um
antepassado, ou seja, de alguém já morto, sem haver
qualquer tipo de imposição deste comandante.

Do
lado oposto, também percebemos que a casa de Israel não
deixou-se conduzir pelas palavras de Jeová, o seu Comandante
que estava vivo.

O que mais percebemos??

No caso dos recabitas,
percebemos que o comandante apresentou o mandamento e depois morreu,
ou seja, o comandante apresentou o mandamento e depois ausentou-se.

Isto revela que no caso dos
recabitas, o mandamento dado por pelo comandante foi aceito pelos
comandados. Apesar de outros humanos discordarem daqueles mandamentos
deixados por Jonadabe, os recabitas os praticavam no seu dia a dia,
revelando assim, que concordavam com o mandamento.

Os recabitas revelaram que
faziam questão de ter Jonadabe como o seu comandante, apesar
de outros tentarem fazê-los modificar seus hábitos.

O
que ocorreu no caso da casa de Israel??

A
casa de Israel também recebeu mandamentos da parte do
Comandante Jeová.

O
que ocorreu logo depois da casa de Israel receber tais mandamentos??

O
que falou Jeová sobre isto??

Jeová afirmou que aquela
geração que recebeu os mandamentos Dele no deserto, foi
a primeira a rejeitar os mandamentos recebidos ainda no deserto.

Assim falou Jeová:

(Ezequiel
20:10-17)
.
10
Por
isso os fiz sair da terra do Egito e os levei ao ermo.
11
“‘“E
passei a dar-lhes os meus estatutos; e dei-lhes a conhecer as minhas
decisões judiciais, para que o homem que continuar a
cumpri-las também continue a viver por meio delas
.
12
E
também lhes dei os meus sábados, para se tornarem um
sinal entre mim e eles, para que soubessem que sou eu, Jeová,
quem os santifica.
13
“‘“Mas
eles, [os] da casa de Israel, rebelaram-se contra mim no ermo. Não
andaram nos meus estatutos e rejeitaram as minhas decisões
judiciais,
por
meio das quais, continuando a cumpri-las o homem, também
continuará a viver. E profanaram muitíssimo os meus
sábados, de modo que prometi derramar sobre eles meu furor no
ermo, a fim de exterminá-los.
14
Mas
agi em prol do meu próprio nome, para que não fosse
profanado perante os olhos das nações, diante de cujos
olhos eu os fizera sair.
15
E
eu mesmo também levantei a minha mão [em juramento] a
eles no ermo, de não levá-los à terra que eu
[lhes] dera, uma [terra] que manava leite e mel, (ela é o
ornato de todas as terras,)
16
visto
que rejeitaram as minhas próprias decisões judiciais; e
quanto aos meus estatutos, não andaram neles, e profanaram
meus sábados, porque seu coração ia atrás
dos seus ídolos sórdidos.
17
“‘“E
meu olho começou a ter dó deles [para me impedir] de
arruiná-los, e não os exterminei no ermo.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Ezequiel
20:12-17)
10 Assim
os fiz sair da terra do Egito, e os trouxe para o deserto.

11
Dei-lhes
os meus estatutos, e mostrei-lhes os meus juízos, os quais, se
os observar o homem, viverá por eles.

12
Demais
lhes dei também os meus sábados para servirem de sinal
entre mim e eles, a fim de que soubessem que eu sou Jeová que
os santifica.
13
Mas
a casa de Israel rebelou-se contra mim no deserto; não andaram
nos meus estatutos, e rejeitaram os meus juízos,

os
quais, se os observar o homem, viverá por eles; e profanaram
grandemente os meus sábados. Então eu disse que
derramaria o meu furor sobre eles no deserto para os consumir.
14
Porém
o fiz por amor do meu nome, para que ele não fosse profanado à
vista das nações, a cujos olhos os fiz sair.
15
Demais
levantei também as minhas mãos para eles no deserto,
jurando que eu não os introduziria na terra que lhes havia
dado, que mana leite e mel, a qual é a glória de todas
as terras;
16
porque
rejeitaram os meus juízos e não andaram nos meus
estatutos e profanaram os meus sábados. Pois o seu coração
ia após os seus ídolos.
17
Não
obstante os meus olhos os pouparam, para não os destruir, nem
os acabei de todo no deserto.

Dei-lhes
meus mandamentos no deserto. Ainda no deserto, aquela geração
rejeitou os meus mandamentos.

Diferente dos recabitas, que
concordaram e aceitaram e passaram a viver no dia a dia os
mandamentos de Jonadabe, fazendo questão de praticá-los
no dia a dia, a casa de Israel discordou e rejeitou os mandamentos de
Jeová, passando a viver o dia a dia segundo outros
mandamentos, mandamentos estes praticados por antepassados seus.

Ainda no deserto, Jeová
falou para a geração seguinte, ou seja, a segunda
geração no deserto: “Não andem nos
mandamentos de vossos pais. Andem nos meus mandamentos”.

(Ezequiel
20:18-21)
18 E
passei a dizer aos filhos deles no ermo: ‘Não andeis nos
regulamentos dos vossos antepassados, e não guardeis os seus
julgamentos, e não vos avilteis com os seus ídolos
sórdidos.
19 Eu
sou Jeová, vosso Deus. Andai nos meus próprios
estatutos e guardai as minhas próprias decisões
judiciais e cumpri-as.
20 E
santificai os meus próprios sábados, e eles terão
de servir como sinal entre mim e vós, [para] saberdes que eu
sou Jeová, vosso Deus.’
21
“‘“E
os filhos começaram a rebelar-se contra mim. Não
andaram nos meus estatutos, e não guardaram as minhas decisões
judiciais por cumpri-las, por meio das quais, continuando a
cumpri-las o homem, também continuará a viver.
Profanaram meus sábados. De modo que prometi derramar sobre
eles o meu furor, a fim de levar a cabo a minha ira contra eles no
ermo. . .

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Ezequiel
20:19-21) 18
Eu
disse a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de
vossos pais, nem observeis os seus juízos, nem vos contamineis
com os seus ídolos.
19 Eu sou Jeová
vosso Deus. Andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos,
e praticai-os; 20 santificai os meus sábados, e eles
servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que
eu sou Jeová vosso Deus. 21 Os filhos, porém,
rebelaram-se contra mim: não andaram nos meus estatutos, nem
guardaram os meus juízos para os praticarem, os quais, se os
observar o homem, viverá por eles; profanaram os meus sábados.
Então eu disse que eu derramaria sobre eles o meu furor, para
cumprir contra eles a minha ira no deserto.

A primeira geração
no deserto recebeu e rejeitou os mandamentos de Jeová passando
a ir atrás de ídolos. A geração que havia
saído do Egito tinha ídolos aos quais obedecia, por
fazerem as mesmas coisas que tais ídolos haviam feito. Jeová
pediu para a segunda geração não andar nos
regulamentos da primeira geração e nem se contaminar
com os ídolos da primeira geração.

Confirmou-se plenamente o que
Jeová falou para Jeremias no momento da prova de lealdade dos
recabitas ao seu comandante Jonadabe: “Também tenho
enviado a vós todos os Meus profetas, levantando-me cedo e
enviando-os, porém, vós não tendes Me escutado”.

Os mandamentos do Comandante
estavam sendo rejeitados desde a primeira geração do
deserto, logo após saírem do Egito.

Será que o problema está
na escolha feita pelo comandante??

Vejamos o caso de Davi, por
exemplo. Tratava-se de alguém que foi escolhido por Jeová
para ocupar a posição de rei. Tratava-se de um ungido,
tratava-se de alguém que havia recebido o espírito
santo para realizar tarefas. Davi podia até afirmar ser um
homem íntegro e chamar a Jeová de seu Senhor
(Comandante), no entanto, o que Jeová diria para Davi?? Se
Jeová afirmasse para Davi: “Davi, você é um
obreiro do que é contra a lei”, não estaria Jeová
falando uma verdade em relação a Davi?? Claro que, sim.

Quem havia dado poderes para
Davi?? Não estava o espírito santo sobre Davi?? Sim,
estava. O fato de Davi estar com o espírito santo, revelava
que Jeová aprovava as ações de Davi?? Óbvio
que não. O fato de Davi estar com o espírito santo,
fazia de Davi um mero passageiro consciente, estando o seu corpo sob
o comando do espírito santo?? Alguns humanos acreditam que as
coisas acontecem desta forma, já que o Comandante continuou a
se relacionar com Davi.

Agora vejamos o que Jesus
predisse em relação àqueles que afirmavam tê-lo
como Senhor (Amo):

(Mateus
24:11)
11 E
surgirão muitos falsos profetas, e desencaminharão a
muitos;

Assim verte a Tradução
Almeida:

(Mateus
24:11) 11
Igualmente
hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a
muitos;

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Mateus
24:11) 11
hão de se levantar muitos falsos profetas, e a
muitos enganarão;

Ora, se muitos serão
enganados pelos falsos profetas, então porque permitir que
eles enganem as pessoas?? Não deviam ser impedidos de
enganar as pessoas??

Ora, ora, pessoas estão
sendo enganadas e quem está no comando nada faz para
impedir
estas pessoas de enganarem outras??

Visando ajudar a maioria, não
deviam os falsos profetas serem impedidos de falar?? Será que
neste caso a tirania não seria a coisa certa a ser feita??

O que correu no caso do profeta
“sem nome”??

(1
Reis 13:15-19)
15 E
ele prosseguiu, dizendo-lhe: “Vem comigo à casa e come
pão.”
16 Mas
ele disse: “Não posso voltar contigo nem entrar contigo,
e não posso comer pão nem beber água contigo
neste lugar.
17 Porque
me foi falado pela palavra de Jeová: ‘Não deves
comer pão nem beber água ali. Não deves voltar
pelo caminho em que foste.’”
18
A
isto ele lhe disse: “Eu também sou profeta igual a ti, e
um anjo é que falou comigo pela palavra de Jeová,
dizendo: ‘Faze-o voltar contigo à tua casa, para que
coma pão e beba água.’” (Enganou-o.)

19 De
modo que voltou com ele para comer pão na sua casa e para
beber água.

No caso do profeta “sem
nome” que morreu por ter sido enganado por um outro profeta,
Jeová não praticou a ação de IMPEDIR que
tal profeta fosse enganado por outro profeta. Vimos que Jeová
responsabilizou o profeta que foi enganado, punindo-o com uma morte.
Houve uma ação punitiva de morte para aquele que
deixou-se enganar, enquanto que aquele que enganou continuo vivo.

Houve um prejuízo
máximo, mas não houve uma ação de
IMPEDIMENTO da parte de Jeová.

IMPEDIR é uma ação
de quem não respeita o livre-arbítrio. É a ação
de um TIRANO.

Neste caso, o que ficou
provado??

  1. Ficou provado que é
    o humano quem está satisfazendo a sua vontade.

  2. Ficou provado que Jeová
    respeita o livre-arbítrio.

  3. Ficou provado que Jesus
    respeita o livre-arbítrio.

  4. Ficou provado que o humano
    é o culpado pelo pecado que ele praticar.

  5. Ficou provado que é
    errado colocar a culpa de ter cometido um pecado qualquer, em
    criaturas invisíveis ou em outras criaturas humanas.

O que fazer em relação
ao falso profeta, isto é, aquele que fala em nome de Deus,
aquele cujas palavras são tidas como saídas da boca
Jeová ou de Jesus??

Em relação a
impedir alguém de falar, veja a palavra falada por alguém
e registrada nas Escrituras como sendo uma ordem e obedecida como
tal:

(Tito
1:10-11)
10 Pois
há muitos indisciplinados, conversadores improfícuos e
enganadores da mente, especialmente os homens que aderem à
circuncisão.
11 É
preciso fechar a boca de tais
,
visto que estes mesmos persistem em subverter famílias
inteiras por ensinarem coisas que não deviam, por causa de
ganho desonesto….

Assim verte a Tradução
Almeida:

(Tito
1:10-11) 10
Porque há muitos insubordinados, faladores
vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão,
11 aos
quais é preciso tapar a boca
; porque transtornam
casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe
ganância.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Tito
1:10-11) 10
Pois há muitos insubordinados, loquazes e
impostores, principalmente entre os que são da circuncisão,
11 aos
quais é preciso tapar-lhes a boca;
porque
pervertem famílias inteiras, ensinando o que não
convém, por torpe ganho.

Embora seja uma
ordem registrada nas “escrituras”, esta ordem desrespeita
claramente o livre-arbítrio. Também afronta a
forma histórica como Jeová lidou com os profetas, com
os sacerdotes e demais humanos da nação de Israel. Por
serem discípulos de Jesus, estes homens, revelavam discordar
da forma como Jesus resolvia assuntos como estes.

O que Jeová
permitiu acontecer?? Os sacerdotes fizeram violência contra a
lei dada por Jeová; os profetas inventavam palavras e as
colocavam na boca de Jeová.

(Ezequiel
22:26)
26 Os
próprios sacerdotes dela têm feito violência à
minha lei,
e
eles continuam a profanar meus lugares santos. Não fizeram
nenhuma diferença entre a coisa santa e a comum, e nada deram
a conhecer entre a coisa impura e a pura, e ocultaram os seus olhos
dos meus sábados, e eu sou profanado no meio deles….

Continuou falando:

(Ezequiel
22:28)
28E
seus profetas deram uma caiadura para eles, visionando uma
irrealidade e adivinhando para eles uma mentira,
dizendo:
“Assim disse o Soberano Senhor Jeová”, quando o
próprio Jeová não tinha falado.

Assim verte a
Tradução Almeida:

(Ezequiel
22:26) 26
Os
seus sacerdotes violentam a minha lei,
e profanam as
minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo
e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de
meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no
meio deles.

(Ezequiel
22:28) 28
E os profetas têm feito para eles reboco com
argamassa fraca tendo visões falsas, e adivinhando-lhes
mentira, dizendo:
Assim diz o Senhor Deus; sem que o Senhor tivesse falado.

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Ezequiel
22:26) 26
Os
seus sacerdotes violentam a minha lei
, e profanam as
minhas coisas sagradas. Não distinguem entre o santo e o
profano, nem fazem que os homens discernam a diferença entre o
imundo e o limpo, e dos meus sábados escondem os seus olhos, e
eu sou profanado entre eles.

(Ezequiel
22:28) 28
Vendo vaidades e adivinhando-lhes mentiras, os seus
profetas rebocam para eles com argamassa magra, dizendo:
Assim diz o Senhor Jeová, quando Jeová não
falou.

Bem, Jeová
permitiu que o profeta falasse palavras que Ele mesmo não
havia falado, não permitiu??

No entanto, o
humano pensa e age de forma diferente.

– “Alguém
tem de fazer alguma coisa. Impeça-o de falar para ele não
desvirtuar outras pessoas. Vamos proteger as possíveis
vítimas”.

Trata-se
de uma ação bem-intencionada. Trata-se de uma ação
de tirania que servirá para proteger os inocentes.

Expulse-o do grupo para a proteção do grupo.

Bem, trata-se de
uma ação de tirania, independente do motivo.
Quem toma esta ação?? Aquele que se coloca ou que é
colocado na posição de comando. Ele concorda que as
coisas devam ser feitas desta forma. Muitos comandados também
concordam. O que existe?? Uma cumplicidade. Se aquele outro estivesse
no comando, ele faria exatamente igual. Além disto, os
comandados pedirão para que o comandante faça as coisas
desta forma. Qual a desculpa?? As pobres vítimas.

Neste caso, esta
ação de tirania é uma ação
tomada para o benefício do grupo, para o benefício da
coletividade.

Assim falou Jesus:

(Mateus
7:21)
21
Nem
todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no
reino dos céus, senão aquele que
fizer
a vontade
de
meu Pai, que está nos céus
.

Percebemos o que
Jesus falou??

Jesus afirmou que o
humano faz a vontade do Pai ou não faz a vontade
do Pai. Trata-se de uma escolha pessoal. As circunstâncias não
irão mudar o mandamento. As circunstâncias não
mudam a vontade de Jeová sobre como o problema deve ser
resolvido. Jesus não falou em o humano ser comandado pelo Pai,
no sentido de ser manipulado (ser usado) pelo Pai. Alguém pode
até mesmo ser usado como um “instrumento” para que
Jeová faça alguma coisa. Será que este ser
humano passa a ser um inanimado pedaço de madeira na mão
de Jeová??

Muitos acham que as
coisas acontecem desta forma.

Neste caso, este
humano seria possuído pelo espírito santo, e,
independente de sua vontade, ele passaria a fazer coisas e coisas
para Deus. Neste caso, o espírito santo seria o comandante
daquele corpo. Muitos afirmam, que neste caso, houve o respeito pelo
livre-arbítrio.

Neste caso, este
humano não é culpado de nada, pois ele não
estava no comando do seu próprio corpo. Tudo o que acontecer a
partir daquele momento é culpa do espírito santo, que
está satisfazendo a vontade de Jeová com a plena
permissão do humano.

Vamos ver um caso
em que os humanos imaginaram que a ação de um ungido
não tivesse o comando da vontade deste ungido.

(Juízes
14:1-4)
14 Sansão
desceu então a Timná e viu em Timná uma mulher
das filhas dos filisteus.
2 Por
isso subiu e o contou a seu pai e a sua mãe, e disse: “Há
uma mulher que vi em Timná, das filhas dos filisteus, e agora
obtende-a para mim por esposa.”
3
Seu
pai e sua mãe disseram-lhe, porém: “Não há
mulher entre as filhas dos teus irmãos e entre todo o meu
povo, que vás tomar esposa dentre os filisteus incircuncisos?”
Contudo, Sansão disse a seu pai: “Obtém-me só
esta, porque ela é que está direita aos meus olhos.”
4Quanto
a seu pai e sua mãe, não sabiam que isto era da parte
de Jeová, que ele
estava
procurando uma oportunidade
contra
os filisteus,
visto
que naquele tempo específico os filisteus dominavam sobre
Israel.

Assim verte a
Tradução Almeida:

(Juízes
14:1-4) 1
Desceu Sansão a Timnate; e vendo em Timnate uma
mulher das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu
pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas
dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher. 3
Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não
há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos,
nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos
filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão
a seu pai: Toma esta para mim, porque ela muito me agrada. 4
Mas
seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor,
que
buscava
ocasião
contra
os filisteus;
porquanto naquele tempo os filisteus
dominavam sobre Israel.

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Juízes
14:1-4) 1
Desceu Sansão a Timna, onde viu uma mulher das
filhas dos filisteus. 2 Subiu, e deu notícias disso a
seu pai e a sua mãe, e disse: Vi em Timna uma mulher das
filhas dos filisteus; agora tomai-ma por mulher. 3
Responderam-lhe seu pai e sua mãe: Não há
mulheres entre as filhas de teus irmãos, ou entre todo o meu
povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus
incircuncisos? Sansão disse a seu pai: Toma-me esta, porque
ela muito me agrada. 4 Mas
seu pai e sua mãe não sabiam que isso vinha de Jeová,
pois ele
procurava
ocasião
contra
os filisteus.
Ora naquele tempo os filisteus dominavam
sobre Israel.

Jeová
buscava oportunidade contra os filisteus?? Jeová procurava
ocasião contra os filisteus?? Tratava-se de um plano de Jeová
contra os filisteus??

Será que
Jeová nutria uma inimizade pelos filisteus?? Será que
Jeová sentia-se inimigo dos filisteus?? Será que Jeová
guardava ressentimento de alguma ação passada dos
filisteus e só estava esperando uma oportunidade para praticar
a vingança??

Ora, a palavra de
Sansão foi bem clara, não foi?? “Ela muito me
agrada” – foi o que afirmou Sansão, não foi??

  • Obtém-me
    só esta, porque ela é que está direita aos meus
    olhos.”

  • Toma
    esta para mim, porque ela muito me agrada.

  • Toma-me
    esta, porque ela muito me agrada.

Embora tenha sido
esta a palavra de Sansão, afirmou-se que isto era um plano de
Jeová contra os filisteus. Os humanos chegaram a conclusão
que era um plano de Deus. Exatamente assim como no caso de Davi,
afirmou-se que Jeová estava usando o ungido qual instrumento
Dele contra um inimigo Dele.

Quem é que
pode escolher??

A escolha é
dada para aquele que TEM o livre-arbítrio. Neste caso, o Pai
expõe a Sua vontade e o humano escolhe entre fazer ou não
fazer a vontade do Pai. Isto é exercitar o livre-arbítrio.
Assim, aquele que está no comando revela o seu respeito pelo
livre-arbítrio dos seus comandados. O Pai expõe para o
Seu filho: “Filho, eu gostaria que você fosse perdoador”.
O Pai já é um perdoador. Ser um perdoador é algo
que o Pai não impõe ao filho. O filho precisa desejar
ser um perdoador e começar a praticar isto no seu dia a dia,
na medida em que forem surgindo as oportunidades. O filho decide se
perdoa ou não as ofensas que forem surgindo, até
tornar-se um pleno perdoador. Para
que a vontade do Pai possa se tornar realidade, o filho precisa fazer
da vontade do Pai a sua própria vontade.

Muitos desejam que
as coisas sejam diferentes disto. Eles preferem que aquele que está
no comando IMPEÇA que certas coisas sejam praticadas. E as
pobres vítimas?, questionam eles. Eles preferem acreditar que
pessoas que não fazem a vontade de Deus são pessoas
manipuladas pelo Diabo. Desta forma colocamos a culpa em alguém,
até mesmo em alguém invisível. Papai, a culpa é
dele.

Espere aí.
Você quer dizer que aquele que foi enganado pelo falso profeta
também é culpado de pecado??

Segundo o Pai, ele
é culpado de pecado. Segundo o Pai, ele não é
inocente.

Veja, ele concordou
com a informação dada pelo falso profeta. Ele confiou
no falso profeta. Daí, ele passou a agir de forma diferente
daquela como Jesus agiu. Embora ele esteja defendendo uma vítima,
ele não está fazendo a vontade do Pai. Jesus não
resolveria aquele problema da mesma forma como aquele discípulo
decidiu resolver. O discípulo passou a tomar um ação
que desconsidera o livre-arbítrio de alguém.

Meras acusações:
“A culpa do que fazemos está em alguém invisível.
O caos no qual estamos vivendo é por culpa de alguém
invisível”.

Parece que vivemos
em uma sociedade de acusadores, uma sociedade de pobres
vítimas de alguém invisível. O humano prefere
acreditar que o bem que fazemos é comandado por Deus e o mal
que fazemos é comandado pelo Diabo.

Bem, e quanto ao
humano?? Neste caso, o humano não passa de uma vítima
de um manipulador de humanos, um manipulador invisível. Alguns
humanos são manipulados por Deus e pelo espírito santo
de Deus, enquanto outros são manipulados pelo Diabo. Afirmam
que o Diabo se transforma em anjo de luz e engana as pobres vítimas
humanas.

Desta forma, tais
pessoas desejam que Deus IMPEÇA que o Diabo, tanto pratique o
mal, quanto me use para praticar o mal. Desta forma, o Diabo
passa a ser o culpado por eu praticar o mal.

Será
que Jeová usa o espírito santo para manipular o ser
humano?? Será que Jeová usa o espírito santo
para modificar o ser humano?? Será que Jeová usa o
espírito santo para fazer modificações na
personalidade do ser humano?? Será que o “espírito
santo” é o instrumento usado por Deus para concertar o
ser humano?

Afirma-se: (2
Coríntios 4:3-4)
3
Agora,
se as boas novas que declaramos estão de fato veladas, estão
veladas entre os que perecem,
4
entre
os quais o deus deste sistema de coisas
tem
cegado as mentes dos incrédulos
,
para que não penetre o brilho da iluminação das
gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de
Deus.

O que Jesus
afirmou??

(Mateus
13:18-19)
18 Escutai,
então, a ilustração do homem que semeou.
19
Quando
alguém ouve a palavra do reino, mas não a entende,
vem
o iníquo e
arrebata
o que foi semeado no
seu coração; este é o semeado à beira da
estrada.

Jesus afirmou que a
pessoa ouve e que a pessoa não entende o que foi
falado. Em consequência disso, vem o iníquo e arrebata o
que foi semeado NO SEU CORAÇÃO. O entendimento é
algo pessoal. Ninguém pode entender por mim. Desta forma,
Jesus deixou claro que se trata de um problema de coração
do ouvinte. Trata-se de uma questão de sensibilidade do
coração daquele que ouve. Trata-se de uma escolha do
ouvinte. Percebemos o respeito pelo livre-arbítrio, não
percebemos??

Qual é a
diferença??

Jesus não
transferiu a responsabilidade para o Diabo, não colocou a
culpa no Diabo, pessoa invisível aos olhos humanos.

Nas palavras de
Paulo foi transferida a responsabilidade para o Diabo.

Quem é o
iníquo na afirmação de Jesus?? Na afirmação
de Jesus pode ser qualquer um humano bem intencionado que convence
aquela pessoa a fazer o oposto do que Jesus pediu para fazer, como
ocorreu no caso do profeta “sem nome”.

O Diabo passou a
ser o responsável por esta ou aquela pessoa não
entender, pois o Diabo cega a mente dos incrédulos para que
não penetre a informação que lhe será
dada.

Em certa ocasião,
o que disse Jesus acerca dos “fariseus”??

Você
não entram no reino e ainda
impedem
de entrar aqueles que desejam
entrar”.

(Mateus
23:13)
13 Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais
o reino dos céus diante dos homens; pois, vós mesmos
não entrais,
nem
deixais entrar
os
que estão em caminho para entrar.

Assim verte a
Tradução Almeida:

(Mateus
23:13) 13
Mas ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos
céus; pois nem vós entrais,
nem
aos que entrariam
permitis
entrar.

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Mateus
23:13) 13
Mas ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!
porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós
entrais, nem
deixais entrar
os que estão entrando.

Jesus não
falou que era o Diabo. Jesus afirmou que eram os fariseus. Como os
fariseus faziam isto?? Eles praticavam o verbo IMPEDIR.

Eles usavam a
violência psicológica e também, usavam a
violência física. Afirmavam que o que Jesus fazia era
por meio de Belzebu. É óbvio que os que ouviam tal
coisa ficavam receosos de chegar perto de Jesus e ouvir as palavras.

Também
afirmavam que somente os que não entendiam a lei, logo,
amaldiçoados, é que acreditavam nas palavras de Jesus.

Também
expulsavam das sinagogas aqueles que revelassem publicamente que
acreditavam em Jesus.

Jesus não
acusou o Diabo, ou será que acusou?? Jesus não acusou
alguém invisível, ou será que acusou??

Segundo Jesus, o
coração insensível do ouvinte é o
culpado.

Segundo Paulo, o
Diabo é o culpado.

A pessoa afirma: O
Diabo cegou a minha mente, e por isto eu nada via.

Trata-se de uma
acusação, não é verdade??

Em um passe de
mágica o Diabo cega a minha mente. Em outro passe de mágica,
o espírito santo clareia a minha mente.

Neste caso, aquele
que for mais forte entre os dois é que vencerá e eu
serei vitimado (dominado) por um dos dois. Neste caso, não sou
uma mera vítima da briga existente entre Deus e o Diabo??

Muitos humanos
gostariam que as coisas fossem assim, pois assim, ele se exime da
responsabilidade. Ele é apenas uma inocente vítima de
uma batalha entre Deus e o Diabo. Ele não assume a culpa; ele
não se vê como culpado; ele não se sente culpado;
ele não se envergonha; ele não se cura daquele pecado.

Muitos cristãos
afirmam que ao receberem o espírito santo são agora
moldados pelo espírito santo. Encaram-se como pessoas
diferentes e especiais. Vêm a si mesmos como pessoas diferentes
e especias, pessoas que são aprovadas por Deus. Encaram o
receber espírito santo como um “estado aprovado”.
Será que o espírito santo os transformaria em
pessoas obedientes??

Se transforma um,
transformaria qualquer um, não é verdade?? A isonomia
assim o pede.

No entanto, não
é o espírito santo que molda alguém. Isto seria
ausência de livre-arbítrio. Isto seria uma afronta ao
livre-arbítrio.

Por exemplo, Sansão
recebeu o espírito santo. Tornou-se ele perdoador?? Foi
moldado em uma pessoa pacífica??

Elias recebeu o
espírito santo. Tornou-se ele perdoador?? Foi moldado em uma
pessoa pacífica?? Não. Usando o espírito santo,
ele matou muitas pessoas.

Eliseu recebeu
espírito santo. Tornou-se ele perdoador?? Foi moldado em uma
pessoa pacífica?? Não. Usando o espírito santo
ele matou muitas pessoas.

Qual dos profetas
mostrou-se perdoador e pacífico??

Os apóstolos
Tiago e João já haviam recebido espírito santo,
mas não foram moldados em homens pacíficos e
perdoadores. Não desejavam eles queimar toda uma aldeia de
samaritanos?? Será que se tratava da vontade do espírito
santo?? A posição adotada por Jesus revelou a correta
resposta.

Pedro já
havia recebido espírito santo. Foi Pedro moldado em um homem
pacífico e perdoador?? Quem foi que cortou a orelha daquele
homem na noite em que Jesus foi preso??

– “Eu e o Pai
somos um”, afirmou Jesus. Neste caso, Jesus estava revelando
qual era a vontade do Pai. Novas palavras seriam retransmitidas pelo
espírito santo. Será que se tratava de um espírito
santo rebelde?? Óbvio que não. O espírito santo
nunca estaria em oposição a Jesus, que era um
com o Pai.

As palavras de
Jeová para Jeremias são esclarecedoras:

(Jeremias
18:1-10)
18 A
palavra que veio a haver para Jeremias, da parte de Jeová,
dizendo:
2 Levanta-te,
e tens de descer à casa do oleiro e ali te farei ouvir as
minhas palavras.”
3 E
passei a descer à casa do oleiro, e eis que ele fazia uma obra
na roda de oleiro.
4 E
o vaso que fazia do barro foi estragado pela mão do oleiro, e
ele tornou e foi fazer dele outro vaso, conforme parecia direito
fazer aos olhos do oleiro.
5 E
continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:
6 “‘Não
posso eu fazer a vós como este oleiro [fez], ó casa de
Israel?’ é a pronunciação de Jeová.
‘Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós
na minha mão, ó casa de Israel.
7
Em
qualquer momento em que eu falar
contra
uma nação e contra um reino, para [a] desarraigar, e
para [a] demolir, e para [a] destruir,
8
e
esta nação realmente recuar da sua maldade contra a
qual falei, também eu vou deplorar a calamidade que pensei em
executar sobre ela.
9 Mas,
em
qualquer momento em que eu falar
a
respeito de uma nação e a respeito de um reino, para
[a] edificar e para [a] plantar,
10
e ela
realmente fizer o que é mau aos meus olhos por não
obedecer à minha voz, também eu vou deplorar o bem que
eu disse [para mim] fazer-lhe para seu bem.’

Assim verte a
Tradução Almeida:

(Jeremias
18:1-10) 1
A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: 2
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei
ouvir as minhas palavras. 3 Desci, pois, à casa do
oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. 4
Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do
oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus
olhos fazer. 5 Então veio a mim a palavra do Senhor,
dizendo: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez
este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o
barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão,
ó casa de Israel. 7 Se
em qualquer tempo eu falar
acerca duma nação,
e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, 8
e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da
sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava
fazer-lhe. 9 E
se em qualquer tempo eu falar
acerca duma nação
e acerca dum reino, para edificar e para plantar, 10 se ela
fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à
minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava
fazer.

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Jeremias
18:1-10) 1
A palavra que veio da parte de Jeová a
Jeremias, dizendo: 2 Levanta-te, desce à casa do oleiro
e lá te farei ouvir as minhas palavras. 3 Desci, pois,
à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra
sobre as rodas. 4 Quando se estragou nas suas mãos o
vaso que o oleiro fazia de barro, tornou a fazer dele outro vaso,
conforme pareceu bem aos seus olhos. 5 Então veio a mim
a palavra de Jeová, dizendo: 6 Acaso não poderei
fazer de vós, casa de Israel, como este oleiro? diz Jeová.
Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós
na minha mão, ó casa de Israel. 7 No
momento em
QUE
FALAR
acerca duma nação, e acerca de
um reino, para arrancar e para derrubar e para destruir; 8 se
aquela nação, acerca da qual falei, se converter do seu
mal, arrepender-me-ei do mal que intentei fazer-lhe. 9 No
momento em
QUE
FALAR
acerca duma nação, e acerca dum
reino, para edificar e para plantar; 10 se fizer o mal diante
dos meus olhos, não escutando a minha voz, arrepender-me-ei do
bem, que disse-lhe faria.

O que Jeová
deixou claro para Seu profeta??

Jeová
deixou claro que Ele desejava moldar o ser humano. No entanto, o que
Ele estava usando??
Ele não
estava usando o espírito santo. Ele estava usando a palavra.

A “palavra”
falada por Jeová é que devia moldar o humano. O humano
precisava deixar-se moldar “pelas palavras” faladas pelo
Pai. Como?? Concordando com a palavra e fazendo da palavra uma base
para todas as suas decisões pessoais.

Neste
caso, o livre-arbítrio é respeitado, pois é a
própria pessoa quem decide deixar-se moldar. O humano se
deixará mudar pela “palavra”.

Depois de ouvir a
palavra, o humano se convencerá ou não em relação
a um determinado assunto. Depois de convencido, o humano passa a
adotar uma posição. Se este humano já esposava
uma opinião, depois de convencido, ele muda de opinião,
passando a pensar de forma diferente e de agir de forma diferente em
relação àquele determinado assunto.

Precisará
haver um convencimento em relação a cada
assunto. Muitas vezes, ao ser convencido em relação a
apenas um assunto, este humano poderá mudar de opinião
sobre diversos assuntos, no caso dos demais terem este primeiro
assunto como base.

Depois de
plenamente convencido, é o humano quem toma uma decisão
de mudar de caminho.

O que Jeová
usa?? A palavra.

Para que?? Para que
haja o convencimento
daquele que ouve a palavra. Isto revela respeito pelo livre-arbítrio.

Ninguém pode
beber água por mim, assim como também ninguém
pode, em meu lugar, praticar a ação de recuar do meu
mal caminho. Isto é algo impossível.

Assim falou Jeová
para Ezequiel: “Me agrado (me alegro) em que o iníquo
recue dos seus caminhos”. Meu desejo é que ele se
converta de seus caminhos.

(Ezequiel
18:23)
23 “‘Acaso
me agrado de algum modo na morte do iníquo’, é a
pronunciação do Soberano Senhor Jeová, ‘[e]
não em
que
ele
recue
dos
seus caminhos
e
realmente continue a viver?’

Assim verte a
Tradução Almeida:

(Ezequiel
18:23) 23
Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o
Senhor Deus. Não
desejo antes que
se
converta
dos
seus caminhos, e viva?

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Ezequiel
18:23) 23
Acaso tenho eu prazer na morte do ímpio? diz o
Senhor Jeová; não
quero eu antes que
se
converta
do
seu caminho, e viva?

Continuou falando
Jeová para Ezequiel: Quando o iníquo enxergar suas
transgressões e recuar
delas, continuará a viver. Quando reconsiderar…

(Ezequiel
18:27-28)
27 “‘E
quando o iníquo recuar de sua iniqüidade que praticou e
passar a praticar o juízo e a justiça, é ele
quem preservará viva a sua própria alma.
28Quando
vir todas as suas transgressões que praticou e recuar delas,
positivamente continuará a viver
.
Não morrerá.

Assim verte a
Tradução Almeida:

(Ezequiel
18:27-28) 27
Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade
que cometeu, e procedendo com retidão e justiça,
conservará este a sua alma em vida. 28 pois
que
reconsidera,
e
se desvia de todas as suas transgressões que cometeu,
certamente viverá,
não morrerá

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Ezequiel
18:27-28) 27
Outrossim, quando
o ímpio se desviar da sua impiedade que cometeu,

e fizer o que é de eqüidade e justiça, conservará
este a sua alma em vida. 28 Porquanto considera e se desvia de
todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá,
não morrerá.

Notamos que as
palavras usadas são: se converta; recuar de sua iniquidade; se
desviar da sua impiedade.

O que notamos
nestas palavras?? Notamos que o comando é do humano. Ele toma
a decisão. Depois
de convencido, ele toma a decisão.

Ficou claro que é
imprescindível haver o convencimento. O recuo só pode
acontecer após o convencimento. A troca de direção
deve ser uma decisão pessoal.

O que ficou bem
claro??

Alguns fatos ficam
bem claros.

Jeová é
o Rei de todos as criaturas, inclusive dos humanos.

Jeová
“reina” respeitando o livre-arbítrio de cada
súdito, logo, Ele não impõe seu mandamento e não
impede que outros apresentem mandamentos diferentes ou opostos ao
Dele.

Jeová ser o
Rei é um fato, pois isto depende Dele, depende da capacidade
Dele. A forma como Ele reina (rege) sobre suas criaturas é
pessoal e depende exclusivamente Dele, isto e, da personalidade Dele.

Jeová ser
aceito como Rei por um súdito qualquer é outro fato,
pois dependerá deste súdito concordar e aceitar
obedecer os mandamentos do Rei. Depois de informado do mandamento, o
súdito tem a liberdade de aceitar ou não aceitar. Isto
vai depender da capacidade de entendimento de cada súdito. O
Rei Jeová entende e respeita esta condição de
cada súdito.

Jesus deixou bem
claro como isto se dá.

(Mateus
13:23)
23
Quanto
ao semeado em solo excelente, este é o que ouve a palavra e a
entende,
que
realmente dá fruto e produz, este cem vezes mais, aquele
sessenta vezes mais, outro trinta vezes mais.”

Assim verte a
Tradução Brasileira:

(Mateus
13:23) 23
O que foi semeado na boa terra, é quem ouve a
palavra e a entende, e
verdadeiramente dá fruto, produzindo a cento, a sessenta e a
trinta por um.

Ficou bem claro que
os humanos sempre estão no comando de suas ações.
Suas ações são precedidas de uma opinião
sobre aquele determinado assunto e sua opinião é
formada depois da análise de certas informações.
No entanto, o humano pode mudar de opinião, mudando assim a
direção para onde estava indo.

O que ficou claro é
que a informação correta é imprescindível
para a continuidade da vida. De acordo com a fonte da informação,
nossas opiniões nos levarão a certas ações.

Logo, vem a
pergunta: Quem estava no comando quando eu pratiquei certo pecado?? A
resposta a esta pergunta deixará muitas pessoas embaraçadas.

Eu estava no
comando quando eu cometi todos os meus pecados.

Jeová é
o comandante, Ele é o Rei, ele é o Professor. Ele já
externou o que Ele deseja que eu faça.

Se as coisas não
estão da forma como Jeová deseja, a culpa é
minha, pois eu discordo da forma como Jeová quer que as coisas
aconteçam. Eu tomei a decisão de não fazer o que
Ele deseja. A responsabilidade é individual, ou seja, é
de cada súdito.

Jeová não
me isentará de culpa por causa do falso profeta ter me dado um
informação errada. Eu serei responsabilizado pelo
pecado que cometi, assim como o profeta será responsabilizado
pelo pecado dele. Não sou inocente por ter concordado com o
falso profeta.

O que acontecerá
com as vítimas que forem desencaminhadas pelo falso profeta??

Serão
punidas por terem se deixado desencaminhar.

Se as coisas não
estão do jeito que Jeová quer, a culpa não é
Dele.

Se as coisas não
estão do jeito que o comandante quer, a culpa não é
do comandante. A culpa é dos comandados.

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