Santificado seja o teu nome. Deus tem um nome??



 SANTIFICADO
SEJA O TEU NOME

Criada
em 21 de maio de 2012  –  Última atualização
em 29/09/15

NOSSO
PAI NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O VOSSO “NOME”.

VOSSO
NOME??

A
oração do Pai nosso não foi criada por nenhum
humano. Quem a criou foi o próprio Pai Celestial. Ele nos
manda repetir tal oração. Com que objetivo criou o Pai
esta oração??

Como
um mensageiro do Pai, assim nos informou Jesus: “Orai vós
deste modo”.
(Mateus
6:9)
9 “Portanto,
tendes de orar do seguinte modo: “‘Nosso Pai nos céus,
santificado
seja o
teu
nome
.. . .

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Mateus
6:9) 9
Portanto, orai vós
deste modo: Pai nosso que estás nos céus,
santificado
seja o
teu
nome
;

O
PAI NOS CÉUS TEM UM NOME??

NOME
Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss):
palavra
ou locução com que se designa pessoas; palavra que
expressa alguma característica de um indivíduo, pela
qual ele é conhecido;
reputação

nome    
Datação:
sXIII

n
substantivo
masculino


1    
palavra
ou locução com que se designa

uma
classe de coisas,
pessoas,
animais, um lugar, um acidente geográfico, um astro etc.;
denominação, designativo, designação


2    
antropônimo
dado a uma criança ao nascer, no batismo ou em outra ocasião
especial; nome de batismo, antenome, prenome


3    
nome
de família, que se segue ao prenome

Ex.:
a mulher a quem ele deu o seu n.


4    
Derivação:
por metonímia.

família,
linhagem, estirpe

Ex.:
honrar o seu n.


5    
palavra
que expressa alguma característica de um indivíduo

ou
circunstância de sua vida, pela qual ele é conhecido;
alcunha, apelido


6    
Derivação:
por extensão de sentido.

conceito
de que alguém goza (bom ou mau); fama,
reputação

Ex.:
ter bom n. na praça


6.1 
boa
reputação; renome, fama

Ex.:
fez n. no teatro


7    
indivíduo
que se destaca em algum campo de atividade

Ex.:
os grandes n. da literatura


8    
título

Ex.:
o n. de um filme


9    
Rubrica:
gramática.

designativo
genérico de substantivo e adjetivo

Reputação
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: conceito
de
que alguém ou algo goza num grupo humano;
fama

reputação
Datação:
sXV


n
substantivo
feminino


ato ou
efeito de reputar


1
conceito
de que alguém ou algo goza num grupo humano

Ex.:
sua
r. era a pior possível


2
renome,
estima, fama

Ex.:
era
um homem de r.

Durante
muitos séculos, o nome de uma pessoa ainda era acompanhado de
um significado específico em relação a ela. O
nome designava algo (físico ou não) em relação
àquele que tinha o nome.

Jeová
muda o nome de Abrão e de Sarai. Neste caso não se
tratava de nenhuma característica física de Sara
(Sarai).

Em
relação a Abrão, assim falou Jeová:
(Gênesis
17:5)
5 E
não te chamarás mais pelo nome de Abrão, e teu
nome tem de tornar-se Abraão,
porque
vou
fazer-te pai duma multidão de nações.

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Gênesis
17:5) 5
não mais serás
chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome;
pois
por pai de muitas nações te hei posto;

Em
relação a Sarai, assim falou Jeová:
(Gênesis
17:15)
15 E
Deus prosseguiu, dizendo a Abraão: “Quanto a Sarai, tua
esposa, não deves chamá-la pelo nome de Sarai, porque
Sara é o seu nome.

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Gênesis
17:15) 15
Disse Deus a Abraão:
Quanto a Sarai, tua, mulher, não lhe chamarás mais
Sarai, porem Sara será o seu nome.

Em
relação a Jacó, assim falou Jeová:
(Gênesis
32:27-28)
27 Disse-lhe,
pois: “Qual é teu nome?” a que ele disse: “Jacó.”
28 Disse
então: “Não serás mais chamado pelo nome
de Jacó, mas, sim, Israel,
pois
contendeste
com Deus e com homens, de modo que por fim prevaleceste.”

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Gênesis
32:27-28) 27
Perguntou-lhe, pois:
Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.
28
Então disse: Não te chamarás mais Jacó,
mas Israel;
porque
tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.

No
caso de Jacó também não se tratava de uma
característica física, antes, se tratava da maneira
comportamental deste humano.

Humanos
também davam nomes a seus filhos de acordo com alguma coisa
por eles observada (física). Assim como no caso de Esaú
também se deu no caso de Jacó.
(Gênesis
25:24-26)
24 Completaram-se
gradualmente os seus dias para dar à luz, e eis que havia
gêmeos no seu ventre.
25 Então
saiu o primeiro, todo vermelho como um manto oficial de pêlo,
de modo que o chamaram pelo nome de Esaú.
26 E
depois saiu seu irmão, e a mão dele segurava o
calcanhar de Esaú, de modo que o chamou pelo nome de Jacó.
. . .

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Gênesis
25:24-26) 24
Cumpridos que foram os
dias para ela dar à luz, eis que havia gêmeos no seu
ventre.
25
Saiu o primeiro, ruivo, todo ele como um vestido de pelo; e
chamaram-lhe Esaú.
26
Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar
de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha
sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.

Esaú
tinha uma característica física. Esta característica
física foi posta como nome dele.

Jacó
tinha uma característica de comportamento. Esta característica
de comportamento observada pelos pais foi dada a ele como um nome.

O
que percebemos até agora??

Percebemos
que os humanos já haviam recebido nomes de seus pais e usavam
estes nomes até aquela data. Percebemos que Jeová
passou a dar novos nomes a estes humanos, nomes de acordo com o
significado que estava na mente de Dele, Jeová.

O
novo nome que o Pai atribuía àquela pessoa geralmente
tinha a ver com alguma característica de personalidade já
demonstrada por aquele humano, geralmente algo que se destacava na
personalidade daquele pessoa, como no caso de Jacó, ou ainda
uma característica física, como no caso de Esaú.
O novo nome dado também poderia referir-se a alguma função
a ser desempenhada por aquele humano, como no caso de Abraão e
de Sara.

Vamos
ver ainda outro exemplo. Jeová escolheu os nomes para os
filhos de um mensageiro Seu de nome Oséias. Eram nomes que
tinham significados específicos para Jeová
(Javé), em relação ao que Ele faria com o
povo escolhido.

Assim
nos conta o mensageiro Oséias:
(Oséias
1:2-9)
2 Deu-se
início à palavra de Jeová por meio de Oséias,
e Jeová passou a dizer a Oséias: “Vai, toma para
ti uma esposa de fornicação e filhos de fornicação,
porque é positivamente por meio de fornicação
que a terra se desvia de seguir a Jeová.”
3 E
ele passou a ir e a tomar Gômer, filha de Diblaim, de modo que
ela ficou grávida e no tempo devido lhe deu à luz um
filho.
4 E
Jeová prosseguiu, dizendo-lhe: “
Chama-o
pelo nome de Jezreel,
pois
ainda
um pouco e terei de ajustar contas pelos atos de derramamento de
sangue de Jezreel, contra a casa de Jeú, e terei de fazer
cessar o domínio real da casa de Israel.
5 E
naquele dia terá de acontecer que terei de quebrar o arco de
Israel na baixada de Jezreel.”
6 E
ela passou outra vez a ficar grávida e a dar à luz uma
filha. E Ele prosseguiu, dizendo-lhe: “
Chama-a
pelo nome de Lo-Ruama,
pois
não
mais terei misericórdia para com a casa de Israel, porque
positivamente os levarei embora.
7 Mas
terei misericórdia para com a casa de Judá, e vou
salvá-los por Jeová, seu Deus; mas não os
salvarei pelo arco, ou pela espada, ou pela guerra, por cavalos ou
por cavaleiros.”
8 E
ela foi desmamar Lo-Ruama e passou a ficar grávida e a dar à
luz um filho.
9 De
modo que Ele disse: “
Chama-o
pelo nome de Lo-Ami,
porque
vós
não sois meu povo e eu mesmo mostrarei não ser vosso.

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Oséias
1:2-9)
2
Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o
Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de
prostituições, e filhos de prostituição;
porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor.
3
Ele se foi, pois, e tomou a Gomer, filha de Diblaim; e ela concebeu,
e lhe deu um filho.
4
E disse-lhe o Senhor:
Põe-lhe
o nome de Jizreel;
porque
daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú,
e farei cessar o reino da casa de Israel.
5
E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jizreel.
6
E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E o Senhor
disse a Oséias:
Põe-lhe
o nome de Lo-Ruama;
porque
não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, nem a
perdoar-lhe de maneira alguma.
7
Mas da casa se Judá me compadecerei, e os salvarei pelo Senhor
seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem
pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.
8
Ora depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz
um filho.
9
E o Senhor disse:
Põe-lhe
o nome de Lo-Ami;
porque
vós não sois meu povo, nem sou eu vosso Deus.

Assim
verte a Tradução Brasileira:
(Oséias
1:2-9)
2
Quando Jeová falou ao princípio com Oséias,
disse Jeová a Oséias: Vai, toma uma mulher de
fornicação e filhos de fornicação; porque
a terra comete fornicação, apartando-se de Jeová.
3
Foi-se, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim; ela concebeu,
e deu-lhe à luz um filho.
4
Disse-lhe Jeová:
Põe-lhe
por nome Jezreel;
porque
ainda um pouco de tempo, e visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa
de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.
5
Naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
6
Ela tornou a conceber, e deu à luz uma filha. Disse Jeová
a Oséias:
Põe-lhe
por nome Desfavorecida;
porque
não me tornarei a ter misericórdia da casa de Israel,
para que eu lhes perdoe.
7
Terei, porém, misericórdia da casa de Judá, e os
salvarei por Jeová seu Deus, e não os salvarei pelo
arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos
cavaleiros.
8
Ora tendo ela desmamado a Desfavorecida, concebeu e deu à luz
um filho.
9
Disse Jeová:
Põe-lhe
por nome Não-Meu-Povo;
porque
vós não sois o meu povo, e eu não serei o vosso
Deus.

Percebemos
que a própria Tradução Brasileira já
revelou um significado como um nome próprio??
Desfavorecida” seria um nome próprio de
uma das filhas, enquanto que “Não-Meu-Povo
seria o nome de outra filha.

Passamos
assim a entender aquela afirmação que Jeová fez
para Moisés, revelando a Moisés o significado do Seu
próprio nome. Assim falou Jeová para Moisés:
(Êxodo
3:13-15)
13
Não
obstante, Moisés disse ao [verdadeiro] Deus: “Suponhamos
que eu vá ter com os filhos de Israel e deveras lhes diga: ‘O
Deus de vossos antepassados enviou-me a vós’, e eles
deveras me digam: ‘
Qual
é o seu nome?’ O que hei de dizer-lhes?

14
Então
disse Deus a Moisés: “MOSTRAREI SER O QUE EU MOSTRAR
SER.” E acrescentou: “Isto é o que deves dizer aos
filhos de Israel: ‘MOSTRAREI SER enviou-me a vós.’”
15
Deus
disse então mais uma vez a Moisés:. . .

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Êxodo
3:13-14) 13
Então disse
Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e
lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me
perguntarem:
Qual
é o seu nome? Que lhes direi?

14
Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim
dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Jeová
traduziu para Moisés o significado do Seu nome próprio.
Tratava-se de um nome com um significado, significado este que estava
na mente daquele que dava a si mesmo este nome, e que os humanos
iriam
perceber
com o decorrer do tempo. Não foram
os humanos que deram um nome ao Deus Todo Poderoso.

Se
os humanos tivessem dado um nome ao Deus Todo Poderoso, certamente se
trataria de um nome de acordo com o significado que seria fruto da
observação
do humano. No entanto, não foi isto o que aconteceu.

Meu
nome é….

Jeová
afirma: “Este é o meu nome”. Trata-se de um nome
próprio.

(Êxodo
3:15)
15
Deus
disse então mais uma vez a Moisés: “Isto é
o que deves dizer aos filhos de Israel:
Jeová,
o Deus
de vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o
Deus de Jacó enviou-me a vós.’
Este
é o meu nome
por
tempo indefinido e esta é a recordação de mim
por geração após geração.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Êxodo 3:15) 15
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de
Israel:
O
Senhor
, o Deus de
vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de
Jacó, me enviou a vós;
este
é o meu nome

eternamente, e este é o meu memorial de geração
em geração.

Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Êxodo 3:15) 15
Mais disse Deus ainda a Moisés: Assim dirás aos filhos
de Israel:
Jeová,
o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o
Deus de Jacó, enviou-me a vós.
É
este o meu nome
para
sempre, e é este o meu memorial para todas as gerações.

Observem e vejam o Meu nome.

Não podemos deixar de
perceber que “SENHOR”, não tem como significado
“MOSTRAREI SER”, tampouco “EU SOU”. “SENHOR”
tem o seu significado específico.

No idioma original em que foram
escritos estes livros que formam a primeira parte da Bíblia,
ou seja, o hebraico, este nome aparece com quatro símbolos,
caracteres ou letras maiúsculas, que para nós podem
representar as letras YHVH, YHWH, JHVH, JHWH ou IHVH. Com o decorrer
do tempo, esta primeira parte da Bíblia passou a ser chamada
de Antigo Testamento.

O dicionário Aurélio
assim define Jeová: Jeová é um nome. A pronúncia
pode ser Javé, ou mesmo Jeová.


Jeová
[Do
hebr.
Jehovah,
transliteração das
quatro letras (IHVH, JHVH, JHWH, YHVH ou YHWH) que designavam Deus,
cujo
nome
era tido por sacratíssimo, não
podendo ser pronunciado em voz alta.]
Substantivo masculino.

1.Designação
de Deus
no
Antigo Testamento; Javé. [Com cap.]

Independente de a pronúncia
exata ser uma ou outra, ficou claro a existência de um nome
próprio que Deus deu a Si mesmo e que este nome possuía
um significado específico para Ele.

Moisés e estes demais
humanos não sabiam que personalidade tinha este Deus com quem
os seus antepassados haviam tido contato. Ele é assim; Ele é
assado; Ele gosta disto; Ele gosta daquilo; Ele age assim; Ele age
assado; Ouvi dizer que Ele é assim……

VOU MOSTRAR A VOCÊS COMO
É QUE EU SOU – O relacionamento direto iria revelar de
forma prática para estes humanos qual era a personalidade
deste Deus que os havia escolhido para ser “Seu povo”.
Até aquele momento este Deus era reconhecido como
“Todo-poderoso”.

Como agradar a alguém
que você não conhece a personalidade?? O Deus Todo
Poderoso informou-lhes que passaria a morar com eles. Como se
relacionar no dia a dia com alguém que você não
conhece a personalidade??

Além de Todo-poderoso, o
que mais caracterizava este Deus??

Embora existissem afirmações
a respeito de Deus, será que todas elas eram verdadeiras??

Pelo menos Jeová sabia
muito bem o que Ele era, ou seja, que espécie de personalidade
Ele possuía.

Esta informação
em relação a Seu nome foi dada a Moisés antes
deste regressar ao Egito como um mensageiro entre Jeová e o
povo escravizado e entre Jeová e o povo escravizador.

Ao ser contatado por Moisés,
aquele que transmitia uma informação de Jeová,
na verdade um pedido de Jeová, o que Faraó, o líder
do povo escravizador, perguntou?? Ele perguntou: Quem é
Jeová??

Jeová precisava mostrar
para Faraó que espécie de Deus Ele era. Faraó
tinha seus próprios deuses e os considerava como poderosos,
pois ele era o escravizador. Além disso, os escravizados já
estavam naquela condição por quatro gerações.
No entanto, tanto Faraó como Moisés e todos os demais
humanos ali não conheciam Jeová (Javé). Como
poderiam?? Conhecer alguém não acontece em um passe de
mágica. Conhecer algo ou alguém está diretamente
relacionado a detalhes. Só passamos a conhecer algo que possua
quatro detalhes, se e somente se, conhecermos plenamente os seus
quatro detalhes.

Por exemplo, só
conhecemos plenamente um programa “qualquer” usado em um
computador, quando conhecemos plenamente cada detalhe das funções
deste programa. Trata-se de um conhecimento teórico e prático.

Será que conhecer uma
pessoa, seria algo que envolve conhecer apenas uma das qualidades
desta pessoa??

Não podemos esquecer que
cada qualidade estará recheada de muitos “detalhes”.

Em
relação a Seu nome, o que mais havia falado Jeová
para Moisés?? Ele assim afirmou: “Os antepassados não
me conheciam pelo nome Jeová”.
(Êxodo
6:2-3)
2
E
Deus prosseguiu, falando a Moisés e dizendo-lhe: “Eu sou
Jeová.
3
E
eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como
Deus Todo-poderoso,
mas
com respeito ao meu nome

Jeová
não me dei a conhecer a eles.

Assim verte a Tradução
Almeida de 1967:
(Êxodo 6:2-3)
2
Falou mais Deus a Moisés, e
disse-lhe: Eu sou Jeová.
3
Apareci
a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso;
mas
pelo meu nome
Jeová,
não lhes fui conhecido.

Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Êxodo 6:2-3) 2
Falou mais Deus a Moisés e disse-lhe: Eu sou Jeová;
3
e
apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus
Todo-poderoso;
mas
pelo meu nome
Jeová
não lhes fui conhecido.

Eles me reconheciam como Deus
Todo-poderoso. Eu costumava aparecer a eles como “Deus Todo
Poderoso”.

Bem, “Deus Todo Poderoso”
não é um nome, comum a ser dado a alguém ou será
que é?? Embora para muitos possa parecer estranho, tratava-se
de um nome. Não se trata de uma das qualidades de Deus?? Não
se tratava de uma característica Dele?? Neste caso este também
poderia ser um nome, pois esta qualidade só Ele possui. Quando
alguém fala em Deus Todo-poderoso sabemos que está se
referindo ao Criador. No entanto, o Criador tinha outras qualidades
que precisavam ser percebidas e observadas pelos humanos. Em relação
a estas outras qualidades, tal qual Todo-poderoso, elas também
deveriam identificar a pessoa de IHVH, isto é, quando alguém
se referisse a outras qualidades, todos pensariam imediatamente na
pessoa de IHVH.

O que ficou bem claro??

Ficou bem claro que este “Deus
Todo Poderoso dos antepassados” estava dando um nome a Si mesmo
a partir daquele dia, ou, chamando a atenção dos
humanos que se relacionariam com Ele para os detalhes do Seu nome.
Além de ser Todo-poderoso, que outras qualidades tinha este
Deus?? Além de ser reconhecido como o Todo-poderoso, poderia
ele ser chamado de o Deus Perdoador?? Bem, até então os
humanos não o conheciam pelo nome de Deus Perdoador. Tampouco
o conheciam pelo nome de Deus Amoroso.

A PARTIR DE HOJE PODEM DE
CHAMAR POR ESTE NOME. Também se tratava de um nome que possuía
um significado que até então só Ele sabia,
afinal, foi Ele quem deu a Si mesmo este nome. Não foi o
humano quem atribuiu este nome ao Deus Todo Poderoso, por observar as
características deste Deus.

Embora o Deus Todo-poderoso já
tivesse o nome característico Dele, as pessoas só o
conheciam como Deus Todo-poderoso.

O que mais precisavam saber
sobre o Deus Todo-poderoso, as pessoas que conviviam com Ele??

O
que mais informou O Deus Todo Poderoso em relação a Si
mesmo para Moisés??
(Êxodo
6:6-8)
6
Portanto,
dize aos filhos de Israel: ‘Eu sou Jeová, e certamente
vos farei sair de debaixo dos fardos dos egípcios e vos
livrarei da sua escravidão, e deveras vos reivindicarei com
braço estendido e com grandes julgamentos.
7
E
certamente vos tomarei para mim como um povo e deveras mostrarei ser
Deus para vós; e sabereis certamente que eu sou Jeová,
vosso Deus
,
que vos faz sair de debaixo dos fardos do Egito. . .
8
E
hei de levar-vos à terra a respeito da qual levantei minha mão
em juramento para dá-la a Abraão, Isaque e Jacó;
e hei de dá-la a vós como possessão. Eu sou
Jeová.’”

Assim verte Tradução
Almeida de 1967, admitindo que Jeová seja o nome do Deus Todo
Poderoso que havia contatado Abraão:
(Êxodo
6:6-9) 6
Portanto dize aos filhos de
Israel: Eu sou Jeová; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos
egípcios, livrar-vos-ei da sua servidão, e vos
resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
7
Eu
vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis
que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das
cargas dos egípcios
.
8 Eu
vos introduzirei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a
Jacó; e vo-la darei por herança. Eu sou Jeová.
9
Assim falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não
lhe deram ouvidos, por causa da angústia de espírito e
da dura servidão.

Assim verte a Tradução
Brasileira:
(Êxodo 6:6-9) 6
Pelo que dize aos filhos de Israel: Eu sou Jeová, e vos hei de
tirar de debaixo das cargas do Egito, vos hei de livrar do seu jugo e
vos hei de remir com braço estendido e com grandes juízos.
7
Eu
vos hei de tomar por meu povo, e hei de ser vosso Deus; e vós
sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo
das cargas dos egípcios
.
8 E
vos hei de introduzir na terra que jurei dar a Abraão, a
Isaque e a Jacó; e hei de dá-la a vós por
herança; eu sou Jeová.
9
Referiu Moisés isto aos filhos de Israel; porém não
ouviram a Moisés por causa da angústia de espírito
e por causa da dura escravidão.

O que significaria para Jeová
ter aquele grupo de humanos como sendo Seu povo?? Bem, Ele sabia. Não
foi Ele quem escolheu o povo?? O que significaria para aquele povo
ter a Jeová como sendo seu Deus?? O povo ainda não
sabia.

O povo escolhido só
sabia o que esperar de um Deus Todo-poderoso. Aliás, quando
escravos no Egito, nem mesmo isso ainda sabiam o que poderia
significar.

Ser Todo-poderoso estava cheio
de tantos detalhes, que o povo não sabia exatamente o que o
Deus Todo-poderoso seria capaz de fazer.

O povo revelou não
conhecer a Jeová. O que eles conheciam deste Deus?? Eles
sabiam que Ele era o Todo Poderoso, sem conhecer os detalhes. No
entanto, eles já estavam como escravos por mais de três
séculos. Para eles, esta libertação tratava-se
de uma missão impossível. Eles teriam de ser tirados do
Egito e introduzidos em uma terra já ocupada por vários
povos. Nada parecido havia acontecido antes.

Só o fato de estarem
escravizados por quatro gerações já levantavam
diversos questionamentos sobre o Deus Todo-poderoso, não
levantavam??

Ora, se Ele era Todo-poderoso e
era o Deus adorado por aqueles homens, por que este Deus
Todo-poderoso permitia que eles estivessem naquela condição
de escravos sofredores??

Esta era uma pergunta básica
feita por qualquer pessoa que se sentisse livre para questionar, não
é verdade??

Qualquer pessoa que superasse o
medo do Todo-poderoso, faria esta pergunta a Ele, não é
verdade??

Como um Deus Todo-poderoso, não
teria Ele o poder de IMPEDIR que qualquer mal acontecesse com aquele
que o adorava?? Ter o poder de IMPEDIR, Ele tinha. No entanto, até
então Ele não tinha praticado o verbo Impedir, ou será
que tinha??

Aquela condição
escrava fornecia a resposta, não fornecia??

Embora Ele fosse um Deus
Todo-poderoso, Ele PERMITIA que aquele que o adorava estivesse na
condição de escravo.

Ora, quem adora o Deus
Todo-poderoso deve ser aquele que escraviza, não é
verdade??

Pelo menos, esta era a visão
daqueles humanos, ou seja, aquele humano e/ou grupo de humanos que
tivesse o Deus mais forte, era aquele que dominaria sobre os outros
humanos.

O Deus Todo-poderoso estava
mostrando de forma prática que, embora Ele fosse o
Todo-poderoso, Ele PERMITIA que aquele que o adorava sofresse a
condição de escravizado.

Existiam muitas outras
perguntas nas mentes daqueles humanos, não é verdade??

Existiam muitos detalhes a
respeito deste Deus Todo-poderoso que os humanos não sabiam,
muito embora o Deus Todo-poderoso soubesse, afinal, Ele conhecia a Si
mesmo, e muito bem.

A expressão de Jeová
foi: Vós sabereis que Eu sou Jeová. Todos os
verbos usados estavam no tempo futuro, pois naquele momento
eles não tinham noção do que Jeová seria
capaz de realizar para libertá-los da escravidão. No
entanto, tratava-se de uma missão para um Deus Todo-poderoso.

O Deus Todo-poderoso passaria a
mostrar os muitos detalhes que o caracterizavam como o Deus
Todo-poderoso.

Era um momento em que Jeová
precisava mostrar-se para o povo; Jeová precisava fazer algo,
para o povo poder passar a acreditar nele como o Todo-poderoso. Desta
forma, o povo passaria a ver Jeová em ação. O
povo passaria por experiências incríveis, experiências
estas que nenhum humano até então tinha passado. As
ações falam muito a respeito da personalidade da
pessoa, não é verdade??

É exatamente através
das ações que os detalhes ficam evidentes e podem ser
observados.

Jeová
estava em plena ação no Egito, no entanto, tratava-se
de uma ação com um objetivo que estava no coração
de Jeová. Assim, Ele passou a falar para Faraó:
(Êxodo
9:14-16)
14
Pois
esta vez envio todos os meus golpes contra o teu coração
e sobre os teus servos e teu povo, com o fim de que saibas que não
há ninguém semelhante a mim em toda a terra.
15
Pois
eu já poderia ter estendido minha mão para golpear a ti
e a teu povo com pestilência, e para eliminar-te de cima da
terra.
16
Mas,
de fato, por esta razão te deixei em existência: para
mostrar-te meu poder e
para
que
meu
nome
seja
declarado em toda a terra.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Êxodo 9:14-16) 14
porque desta vez enviarei todas as a minhas pragas sobre o teu
coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo,
para que saibas que não há outro como eu em toda a
terra.
15
Agora, por pouco, teria eu estendido a mão e ferido a ti e ao
teu povo com pestilência, e tu terias sido destruído da
terra;
16
mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o
meu poder,
e
para que o
meu
nome
seja
anunciado em toda a terra.

Por ser Todo-poderoso, Jeová
poderia simplesmente eliminar todo o povo egípcio, sem
qualquer tipo de pedido a Faraó, não poderia?? Bem, um
povo escravizado desejaria ter sua libertação de forma
rápida e imediata, não desejaria??

No entanto, Jeová
revelou que tinha por objetivo que o seu nome fosse declarado,
anunciado e conhecido em toda a terra.

O nome de Jeová seria
conhecido em face das ações da pessoa de Jeová.
O nome estaria acompanhado das ações e vinculado às
ações praticadas. As pessoas diriam: Jeová,
Aquele Deus que fez isto, Aquele Deus que fez aquilo. Tratava-se de
mostrar tanto para Faraó quanto para os demais humanos,
testemunhas, que Jeová (Javé) era muito mais do que um
Deus Todo-poderoso. Vejamos este exemplo:
(Êxodo
8:22-23)
22
E
naquele dia certamente farei ficar à parte a terra de Gósen
em que está meu povo, para que não haja ali nenhum
moscão;
a
fim de que saibas que eu sou Jeová

no
meio da terra.
23
E
deveras porei uma demarcação entre meu povo e teu povo.
Amanhã ocorrerá este sinal.”’”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Êxodo
8:22-23)
22
Mas naquele dia separarei a terra de Gósem em que o meu povo
habita, a fim de que nela não haja enxames de moscas,
para
que saibas que eu sou o Senhor

no meio desta terra.
23
Assim farei distinção entre o meu povo e o teu povo;
amanhã se fará este milagre.

Cada uma daquelas pragas
revelavam para todos os observadores que este Deus era o
Todo-poderoso, revelando muitos “detalhes” a respeito do
poder Dele. No entanto, as pessoas poderiam observar algo mais além
disso. Espera aí. Se ele é Todo-poderoso, por que ele
não fez assim ou assim?? As pessoas ficariam com a pergunta e
poderiam “presumir” (tirar conclusão antecipada)
uma resposta. No entanto, para saber o que se passava no coração
de Deus, somente perguntado a Ele, não é verdade??

Faraó passaria a saber
que Jeová era capaz de fazer as coisas daquela forma. Ao mesmo
tempo, os israelitas também passariam a saber que Jeová
tinha o seu jeito de fazer as coisas, que certamente, não era
o jeito deles fazerem as mesmas coisas.

Embora isso pudesse deixá-los
intrigados, eles apenas
presumiriam
(tiraram uma conclusão
antecipada)
esta ou aquela resposta.

O que é uma conclusão??

Conclusão
esta é a definição
dada pelo dicionário Houaiss:
ato
ou efeito de concluir; ponto de vista a que se chega a partir de
dados da observação, do raciocínio, de
discussão; uma ideia, uma tese.

conclusão
Datação:
1390


n
substantivo
feminino


1
ato
ou efeito de concluir


2
ato,
processo ou efeito de levar a termo; finalização,
término


3
ensinamento
que se extrai de um texto ou fato; moral

Ex.:
a
c. de uma fábula


4
última
parte de uma obra literária ou musical


4.1
desfecho,
epílogo, desenlace

Exs.:
a
c. de uma tragédia

a
c. de uma trama


5
ponto
de vista a que se chega a partir de dados da observação,
do raciocínio, de discussão; ideia, tese


6
proposição
que fecha um raciocínio e resulta de um processo dedutivo


7
Rubrica:
lógica.


na
lógica tradicional, terceira e última proposição
de um silogismo, implicitamente contida nas duas premissas
anteriores, e cuja verdade ou falsidade depende do caráter
verdadeiro ou falso de tais premissas


8
Rubrica:
lógica.


qualquer
proposição que decorre necessária e logicamente,
segundo regras operatórias implícitas ou explícitas,
de enunciados anteriores

A pessoa chega a uma conclusão
antecipada e a vende a outros como se fosse uma verdade
(finalização) a respeito de alguma coisa que ele não
conhece plenamente, neste caso, de uma pessoa que ele não
conhece plenamente, ou seja, do Deus Todo-poderoso.

Ainda no Egito, assim falou
Jeová para Moisés:
(Êxodo
10:1-2)
10
Jeová
disse então a Moisés: “Entra até Faraó,
porque eu é que deixei seu coração e o coração
de seus servos ficar insensível, para pôr estes meus
sinais diretamente na frente dele,
2
e
para que declares aos ouvidos de teu filho e do filho de teu filho
quão severamente lidei com o Egito e meus sinais que
estabeleci entre eles;
e
sabereis certamente que eu sou Jeová
.”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Êxodo
10:1-2)
1
Depois disse o Senhor a Moisés: vai a Faraó; porque
tenho endurecido o seu coração, e o coração
de seus servos, para manifestar estes meus sinais no meio deles,
2
e para que contes aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos, as
coisas que fiz no Egito, e os meus sinais que operei entre eles;
para
que vós saibais que eu sou o Senhor
.

A forma como o Deus
Todo-poderoso estava fazendo as coisas, estavam induzindo Faraó
a endurecer mais e mais o seu coração. Quando provocado
e estando livre do medo, o humano revelará o que realmente
existe em seu coração. Foi exatamente isso o que
aconteceu com Faraó. Este relacionamento entre IHVH e Faraó
estava sendo observado pelo povo escolhido. Eram coisas inéditas,
e certamente gerariam muitos comentários e indagações
a respeito de Deus, ou seja, a respeito do comportamento do Deus
Todo-poderoso neste relacionamento com Faraó.

Jeová afirmou para
Faraó: Eu podia ter eliminado da face da terra tanto a ti como
o teu povo.

Poder para isso Ele revelou
ter. No entanto, embora tivesse o poder para fazer, algo não O
permitia fazer tal coisa, algo O refreava de fazer tal
coisa, coisa esta, até mesmo desejada por alguns do
povo a ser liberto.

Bem, poder para isto Ele tinha
e revelou isto para todos os humanos que estavam passando por aquela
experiência, isto é, tanto o povo escravizador como o
povo escravizado.

Parece que Jeová não
queria ser conhecido como um “Deus que simplesmente elimina,
que simplesmente esmaga aqueles que se opõem a Sua vontade”,
afinal, Ele tinha um nome a zelar.

Mais um detalhe em
relação ao Deus Todo-poderoso. Notamos que o
Todo-poderoso pedia para Faraó satisfazer Sua vontade
de Todo-poderoso. Que coisa estranha estava acontecendo?? Aquele que
podia exterminar tanto Faraó como todos os demais
escravocratas ali no Egito, estava pedindo para que Faraó
fizesse uma vontade Sua?? Só isso já revela um
comportamento muito diferente do comportamento de um humano que tem
mais poder que os demais, não é verdade??

Não foi apenas nesta
ocasião que Jeová deixou de trazer calamidade sobre
humanos por causa do Seu nome, um nome a zelar.

Em
outra ocasião, séculos mais tarde, assim se expressou
Jeová em relação a algo que havia acontecido no
passado: “Não os exterminei por causa do Meu nome”.

O
fato ter falado esta frase para Faraó, indicou que Faraó
era um iníquo que merecia o extermínio, e todos
concordam e afirmam que Faraó era realmente um iníquo.

Bem,
e quanto a este outro iníquo para quem o Deus Todo-poderoso
falou a mesma frase??

Com
quem falava Jeová esta mesma frase?? A quem estava Jeová
se referindo?? Será que era novamente em relação
aos egípcios?? Era alguém tão iníquo
quanto Faraó e um povo tão iníquo quanto os
egípcios?? O Deus Todo-poderoso também havia feito um
pedido para este povo, e também estava sendo ignorado? Quem
eram estes?? Assim está registrado:

(Ezequiel
20:5-10)
5
E
tens de dizer-lhes: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová:
“No dia em que escolhi Israel, passei também a levantar
a minha mão [em juramento] à descendência da casa
de Jacó e a dar-me a conhecer a eles na terra do Egito. Sim,
passei a levantar a minha mão [em juramento] a eles, dizendo:
‘Eu sou Jeová, vosso Deus.’
6
Naquele
dia levantei a minha mão [em juramento] a eles de fazê-los
sair da terra do Egito para uma terra que espiei para eles, uma
[terra] que manava leite e mel. Era o ornato de todas as terras.
7
E
prossegui, dizendo-lhes: ‘Lançai fora, cada um de vós,
as coisas repugnantes dos seus olhos, e não vos avilteis com
os ídolos sórdidos do Egito. Eu sou Jeová, vosso
Deus.’
8
“‘“E
eles começaram a rebelar-se contra mim e não quiseram
escutar-me
.
As coisas repugnantes dos seus olhos eles não lançaram
fora, individualmente, e não abandonaram os ídolos
sórdidos do Egito, de modo que prometi derramar sobre eles o
meu furor, a fim de levar a cabo a minha ira contra eles
no
meio da terra do Egito
.
9
E
eu prossegui, agindo em prol do
meu
próprio nome
,
para que não fosse profanado perante os olhos das nações
entre as quais estavam
,
porque eu me dera a conhecer a eles perante os seus olhos, fazendo-os
sair da terra do Egito.
10 Por
isso os fiz sair da terra do Egito e os levei ao ermo.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Ezequiel 20:5-9) 5 e
dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: No dia em que escolhi a Israel,
levantei a minha mão para a descendência da casa de
Jacó, e me deu a conhecer a eles na terra do Egito, quando
levantei a minha mão para eles, dizendo: Eu sou o Senhor vosso
Deus.
6
Naquele dia levantei a minha mão para eles, jurando que os
tiraria da terra do Egito para uma terra que lhes tinha espiado, que
mana leite e mel, a qual é a glória de todas as terras.
7
Então lhes disse: Lançai de vós, cada um, as
coisas abomináveis que encantam os seus olhos, e não
vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o Senhor vosso
Deus.
8
Mas
rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir;

não lançaram de si, cada um, as coisas abomináveis
que encantavam os seus olhos, nem deixaram os ídolos de Egito;
então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para
cumprir a minha ira contra eles
no
meio da terra do Egito.
9
O
que fiz, porém, foi
por
amor do meu nome
,
para que não fosse profanado à vista das nações,
no meio das quais eles estavam
,
a cujos olhos eu me dei a conhecer a eles, tirando-os da terra do
Egito.

Mais que coisa incrível!!!

Eu fiz um pedido a eles, mas
eles se rebelaram contra Mim, e não quiseram me ouvir.

O povo que estava sendo
libertado também podia ter sido eliminado ainda no
Egito?? “Não o fiz para que o Meu nome não fosse
profanado à vista das nações”?? Embora
merecido e prometido, Eu me refreei de fazer tal coisa. Eu me refreei
de exterminar os que estavam sendo libertados da mão de Faraó.
Eu me refreei de exterminar aquelas vítimas de escravidão
às mãos de Faraó??

Não eram vítimas??
Não eram pobres vítimas?? Não eram inocentes
vítimas??

Bem, as palavras do Deus
Todo-poderoso deixaram bem claro a igualdade entre os diferentes
iníquos, não é verdade??

E
eu prossegui, agindo em prol do
meu
próprio nome.

O
que fiz, porém, foi
por
amor do meu nome.

O que poderia refrear alguém
Todo-poderoso??
Quem pode refrear um Todo-poderoso??? Será
que outro Todo-poderoso??

Quer dizer que o Todo-poderoso
não cumpriu o prometido, não deu ao povo escravizado o
merecido extermínio para que Seu nome não
fosse profanado à vista das nações??

O fato de aqueles adoradores
Dele terem ficado quatro gerações como escravos não
era algo que profanava o nome de IHVH??

Para muitas pessoas, este
“fato” (quatro gerações como escravos) era
algo que profanava o nome do Deus Todo-poderoso.

Será que eu entendi
bem?? A mesma frase falada pelo Deus Todo Poderoso para Faraó
também estava sendo falada para o povo escravizado por Faraó??
Tanto aquele que escravizava quanto aquele que era escravizado podiam
ser merecidamente exterminados naquela mesma ocasião?? Não
havia nenhum mérito no povo que estava sendo libertado?? A
vítima não estava sendo liberta por causa de seus
próprios méritos?? Não eram justos que estavam
sendo libertos dos injustos??

A vítima não era
melhor do que o opressor?? Do ponto de vista de Jeová, não.
Do ponto de vista de Jeová, vítima e opressor mereciam
a mesma coisa.

Bem, isto revelava algo em
relação ao nome de IHVH. IHVH também é um
Deus Todo Imparcial.

Alguém perguntaria: Como
pode ser isso??

Realmente, fica comprovado que
Jeová tem um nome a zelar. Que espécie de “nome”
quer Jeová zelar?? O que Ele tinha em mente?? Além
daquele para quem Ele contasse, só o saberia aquele que O
conhecesse muito bem, não é verdade??

Fica bem, claro que conhecer a
Deus envolvia conhecer muitos detalhes a respeito Dele,
detalhes estes só observáveis através do
convívio contínuo com Ele.

Muitos eram os detalhes para se
ver em relação a Ele ser um Deus Todo-poderoso, e o
povo ficou encantado de observar tantos detalhes. Da mesma forma,
muitos são os detalhes para se ver em relação a
Ele ser um Deus Todo Perdoador, não é mesmo??

Como quer Jeová ser
visto?? Com Ele age?? O que O motiva a tomar Suas decisões e
praticar Suas ações?? O que O motiva a refrear-se de
fazer coisas que ele poderia fazer??

O que O motiva a refrear-se de
fazer alguma calamidade que ele mesmo havia prometido fazer contra um
rebelde??

Ele
afirmou em certa ocasião: “As nações
ficarão agitadas por causa da Minha Bondade”.
(Jeremias
33:8-9)
8
E
eu vou purificá-los de todo o seu erro com que pecaram contra
mim e
vou
perdoar-lhes “todos” os erros

com
que pecaram contra mim
e
com que transgrediram contra mim.
9
E
ela certamente se tornará para mim um nome de exultação,
louvor e beleza para com
todas
as nações da terra
,
que ouvirão [falar] de toda a bondade que eu lhes faço.
E certamente
ficarão
apavorados e agitados por causa de toda a bondade

e por
causa de toda a paz que faço [vir] a ela.’”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Jeremias 33:8-9) 8
E os purificarei de toda a iniqüidade do seu pecado contra mim;
e
perdoarei
“todas” as suas iniqüidades
,
com que pecaram e transgrediram contra mim
.
9 E
esta cidade me servirá de nome de gozo, de louvor e de glória,
diante de todas as nações da terra que ouvirem de todo
o bem que eu lhe faço;
e
espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o
bem
, e por causa de toda a
paz que eu lhe dou.

Por ficarem espantadas e
perturbadas com as ações de Jeová (Javé),
as nações estavam revelando não conhecer Jeová,
não é verdade?? Sim, isto é óbvio.

Jeová estava usando de
bondade para com Faraó?? No mesmo momento estava usando
de bondade para com o povo que estava sendo liberto da
escravidão a Faraó?? Jeová estava usando de
bondade tanto para com o agressor como para com a vítima??

Usar de bondade em favor de um
agressor?? Usar de bondade para com um escravocrata??

Vou perdoar todos os
pecados??
Você falou perdoar todos os pecados?? Eles não
podiam imaginar que o “Deus Todo-poderoso” também
fosse um “Deus Perdoador”. Podemos dizer que Ele é
um Deus Todo Perdoador. Podemos dizer que Ele é um Deus Todo
Misericordioso.

Embora o humano estivesse
agindo com rebeldia sobre rebeldia, Jeová continuava usando de
bondade?? Este humano precisava ver e reconhecer isto em relação
a si mesmo, não precisava??

Se este humano tratado com
tamanha bondade não fosse informado disso, ao ver outros
recebendo alguma punição, o que ele poderia pensar a
respeito de si mesmo??

Não pensaria que ele era
melhor do que aquele que estava recebendo uma punição??
Provavelmente, ele não perceberia a bondade com que estava
sendo tratado, não é verdade??

Ele poderia até mesmo
não acreditar que o caso havia sido de exclusiva bondade para
com ele, não é verdade?? Sim, ele poderia simplesmente
acreditar que na verdade tratava-se de um mérito seu, um
merecimento seu, poderia achar-se alguém especial, alguém
que o Deus Todo-poderoso gostava mais do que os demais, alguém
de quem o Deus Todo-poderoso se agradava, alguém que estava
fazendo as coisas certas, alguém que era justo. Ele era uma
vítima de Faraó, não era?

Será que aquele escravo
que estava vendo a forma bondosa com que o Pai estava tratando Faraó,
estava percebendo que o Pai também o estava tratando com a
mesma bondade??

Será que ele qual vítima
de escravidão, se sentiria ofendido em face do Deus
Todo-poderoso estar tratando um iníquo escravocrata de forma
bondosa??

Será que a vítima
também merece punição??

O fato de ser uma vítima,
não deveria fazer o Deus Todo-poderoso ficar do lado dela,
vítima, tendo dó dela, e contra o agressor, Faraó
e demais egípcios escravocratas, sentindo inimizade por eles??

Mas, se exatamente naquele
momento ele estivesse sendo vítima de uma ação
opressora e violenta?? Que conclusões ele tiraria a respeito
de si mesmo e a respeito do agressor ao estar recebendo uma ajuda
divina?? Que sentimentos ele teria em relação ao
agressor, ao vê-lo receber uma punição qualquer
da parte do Deus Todo-poderoso?? Festejaria ele este acontecimento??

O
que havia Jeová (Javé) informado a Moisés??
(Êxodo
33:19)
19
Mas
ele disse: “Eu mesmo farei toda a minha bondade passar diante
da tua face e vou declarar diante de ti o nome de Jeová; e
vou
favorecer ao que eu favorecer e vou ter misericórdia de quem
eu tiver misericórdia
.”. . .

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Êxodo 33:19) 19
Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante
de ti, e
te
proclamarei o
MEU
nome
Jeová
; e terei
misericórdia de quem eu tiver misericórdia
,
e me compadecerei de quem me compadecer.

Não se tratava de ter
misericórdia de um merecedor, não se tratava de
se compadecer de um merecedor. Não se tratava de ter
misericórdia do justo, ou de uma pobre e inocente
vítima. Aliás, em relação ao agressor
escravizador e a vítima escravizada, isto ficou bem claro, não
ficou?? Ele mesmo afirmou que poderia ter eliminado os dois, não
afirmou??

Neste caso, os dois eram
culpados de pecado, não eram?? Pelo menos do ponto de vista do
Deus Todo-poderoso, os dois mereciam ser eliminados. Não foi
exatamente isto o que falou o Deus Todo-poderoso??

O fato de ser vítima de
Faraó não atribuía ao povo qualquer mérito
especial, pois a vítima, apesar de vítima, tinha de
continuar a obedecer aos mandamentos. Eles não deviam querer
escravizar quaisquer estrangeiros que estivessem aproveitando a
oportunidade para saírem das garras de Faraó, ou será
que deviam?? Estes deixariam de ser escravos de Faraó e
passariam a ser escravos dos israelitas?? Será que receberiam
dos israelitas aquele mesmo tratamento desigual que recebiam dos
egípcios??

Aprovaria o Pai uma escravidão
praticada pelos escolhidos, enquanto condenava a escravidão
praticada por Faraó e todo o povo egípcio??

Se agisse assim, que nome teria
IHVH?? Ele seria um Deus Todo parcial, não seria??

Será que a pobre vítima
preferia que o Deus Todo-poderoso fosse um Deus Todo Parcial,
favorecendo-os??

Bem,
ratificando esta informação dada a Moisés,
séculos depois, Jeová (Javé) afirma que usaria
de misericórdia para com povos que haviam ensinado o povo
escolhido a jurar por Baal. Assim informou Jeová:

(Jeremias
12:14-16)
14
Assim
disse Jeová contra todos os meus maus vizinhos que tocam na
propriedade hereditária que fiz que meu povo, sim, Israel,
possuísse: “Eis que os desarraígo do seu solo; e
desarraigarei a casa de Judá do meio deles.
15
E
terá de acontecer que,
depois
de eu os desarraigar,
hei
de ter de novo misericórdia com eles

e
vou trazê-los de volta, cada um à sua propriedade
hereditária e cada um à sua terra
.”
16
E
terá de acontecer que, se sem falta aprenderem os caminhos do
meu povo, jurando pelo meu nome: ‘Por Jeová que vive!’
assim como ensinaram ao meu povo a jurar por Baal, serão
também edificados no meio do meu povo.

Assim verte a Tradução
Almeida:

(Jeremias 12:14-16) 14
Assim diz o Senhor acerca de todos os meus maus vizinhos, que tocam a
minha herança que fiz herdar ao meu povo Israel: Eis que os
arrancarei da sua terra, e a casa de Judá arrancarei do meio
deles.
15
E
depois de os haver eu arrancado, tornarei, e
me
compadecerei deles
,
e os farei voltar cada um à sua herança, e cada um à
sua terra.
16
E será que, se diligentemente aprenderem os caminhos do meu
povo, jurando pelo meu nome: Vive o Senhor; como ensinaram o meu povo
a jurar por Baal; então edificar-se-ão no meio do meu
povo.

Tanto os que ensinaram quanto
os que aprenderam a jurar por Baal seriam desarraigados e depois
seriam tratados com misericórdia. E assim se deu.

Bem, esta ação de
IHVH O caracterizava como um Deus Todo Parcial ou um Deus Todo
Imparcial??

Ora, ora, se eles me ensinaram
algo errado, o erro é deles, não é?? Eu fui
enganado por eles, não fui?? Eu sou apenas uma vítima
deles, não sou?? Em relação a esta situação
específica, isto é, adoração a Baal,
tanto aquele que ensinou quanto aquele que aprendeu estavam sendo
punidos. No entanto, depois de punidos, ambos seriam tratados com
misericórdia.

Bem, o que ensinou Moisés
ao povo escolhido e amado de Deus, quanto ao que fazer aos povos que
poderiam desencaminhá-los do Pai IHVH, por lhes ensinarem
coisas detestáveis??

(Deuteronômio
20:16-18) 16 É
somente das cidades destes povos que Jeová, teu Deus, te dá
por herança, que não deves preservar viva nenhuma coisa
que respira,
17 porque
deves impreterivelmente devotá-los à destruição:

os hititas e os amorreus, os
cananeus e os perizeus, os heveus e os jebuseus, assim como te mandou
Jeová, teu Deus;
18 a
fim de que não te ensinem fazer segundo todas as suas coisas
detestáveis que fizeram com os seus deuses

e deveras pequeis contra Jeová,
vosso Deus.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Deuteronômio
20:16-18) 16
Porém nas cidades destes povos, que Jeová
teu Deus te está dando por herança, nada que tem fôlego
deixarás com vida, 17 mas
destruí-lo-ás totalmente:
aos heteus, aos
amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, aos jebuseus; como
Jeová teu Deus te ordenou; 18 para
que vos não ensinem a fazer segundo todas as suas abominações
que fizeram aos seus deuses
; e assim pecareis contra
Jeová vosso Deus.

Não tenha
nenhuma misericórdia deles, ensinou e praticou Moisés.
Não pratique a bondade para com eles, mate todos eles. Isto
foi o praticou e o que ensinou Moisés.

De forma oposta, o
Pai IHVH afirmou: Vou ter misericórdia daqueles que ensinaram
coisas detestáveis ao meu povo.

O sentimento do
Pai mostrou ser um sentimento bem diferente do sentimento dado a eles
por Moisés, não mostrou??

Agora que ambos
foram punidos, Eu espero que aqueles que ensinaram o Meu povo a
fazerem coisas detestáveis, sejam agora ensinados pelo Meu
povo a fazerem coisas santas.

Que situação
do povo escolhido, não é mesmo??

Aqueles que haviam
sido desviados do caminho de Jeová deviam ensinar às
nações (antigos professores) a andarem nos caminhos do
Pai Jeová??

Eram eles que
deveriam ensinar aos seus anteriores professores???

Como o povo escolhido passou a
ver esta atuação de Jeová (Javé)??
Culpado não é somente aquele que ensina a praticar o
pecado?? Eles viam-se exclusivamente como vítimas daqueles
iníquos. Os que testemunharam o cumprimento daquela informação
dada a Jeremias sentiram-se ofendidos, sentiram-se injustiçados.
Para eles havia alguma coisa errada na personalidade de Jeová.
O que eles falaram??

O que presumiram?? A que
conclusão chegaram??

Jeová
ouviu o que eles falavam entre si e assim informou para Seu profeta
escolhido:
(Malaquias
3:13-15)
13
Fortes
foram as vossas palavras contra mim”, disse Jeová. E
dissestes: “Que falamos entre nós contra ti?”
14
Dissestes:
De
nada vale servir a Deus
.
E
que lucro há
em
termos cumprido a obrigação para com ele e em termos
andado acabrunhados por causa de Jeová dos exércitos?
15
E
atualmente declaramos felizes os presunçosos.
Também
os praticantes da iniqüidade foram edificados
.
Eles também têm experimentado a Deus e conseguem
safar-se.’”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Malaquias 3:13-15) 13
As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor. Mas vós
dizeis: Que temos falado contra ti?
14
Vós
tendes dito: inútil é servir a Deus.

Que
nos aproveita
termos
cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do
Senhor dos exércitos?
15
Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos;
também
os que cometem impiedade prosperam
;
sim, eles tentam a Deus, e escapam.

Dentro
da sua visão de vítima, o povo escolhido esperava uma
outra ação da parte do Deus Todo Poderoso, logo,
ficaram decepcionados com esta ação do Deus Todo
Poderoso. Na verdade, revelavam desconhecer a pessoa de Jeová,
revelavam desconhecer a personalidade da pessoa de Jeová. O
Deus Todo-poderoso estava revelando uma das facetas da Sua
personalidade para o seu povo escolhido. O povo escolhido revelou não
ter gostado. O povo escolhido não agiria daquela forma. O povo
escolhido preferia a forma praticada e ensinada por Moisés.

O
que mais falou Jeová em relação a Seu nome e a
Sua personalidade?? Assim informou Jeová (Javé) a
Moisés:
(Êxodo
34:5-7)
5
E
Jeová passou a descer na nuvem e a pôr-se ali junto
dele, e
passou
a declarar o nome de Jeová
.
6
E
Jeová ia passando diante da sua face e declarando: “Jeová,
Jeová,
Deus
misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em
benevolência e em verdade,
7
preservando
a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a
transgressão, e o pecado
,
mas de modo algum isentará da punição, trazendo
punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os
netos, sobre a terceira geração e sobre a quarta
geração.”

Assim verte a Tradução
Almeida de 1967:
(Êxodo 34:5-7)
5
O Senhor desceu numa nuvem e,
pondo-se ali junto a ele,
proclamou
o nome Jeová
. 6
Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová,
Jeová,
Deus
misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em
beneficência e verdade;
7
que
usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade,
a transgressão e o pecado
;
que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita
a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos
filhos até a terceira e quarta geração.

Percebemos que a declaração
formal
do nome de Jeová (Javé) veio acompanhada de
uma série de qualidades excelentes, qualidades estas que fazem
parte da personalidade de Jeová. Tratava-se de uma descrição
da personalidade; tratava-se da revelação de algo que
estava vinculado ao nome Jeová (Javé), tratava-se das
várias facetas da personalidade do Deus Todo-poderoso. Logo,
as ações de Jeová estão intimamente
vinculadas com estas qualidades. Tratava-se do Deus Todo-poderoso; do
Deus Misericordioso; do Deus Compassivo; do Deus Tardio em irar-se;
do Deus Grande em Beneficência; do Deus Grande em Verdade; do
Deus Perdoador. Jeová se orgulha de ter estas qualidades,
logo, para Ele, o deixar de usar tais qualidades significaria
profanar o Seu nome. Eu sou Todo-poderoso; Eu sou Todo Compassivo; Eu
sou Todo Imparcial; Eu sou Todo Perdoador; Eu sou Todo Verdade…..

O Pai IHVH declarou de
forma solene o seu nome para Moisés.

Declarar
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: Tornar
público, oralmente ou por escrito; anunciar(-se),
revelar(-se), manifestar(-se); Dar(-se) o título de;
nomear(-se), designar(-se)

declarar
Datação:
sXIII


n
verbo


transitivo
direto, bitransitivo e pronominal


1
tornar
público, oralmente ou por escrito; anunciar(-se),
revelar(-se), manifestar(-se)

Exs.:
d.
intenções


declarou
aos pais que ia sair de casa

após
ser insultado, declarou-se policial


pronominal


2
revelar-se
partidário ou entusiasta de

Ex.:
d.-se
pela oposição


pronominal


3
revelar
sentimento, intenção

Ex.:
custou
mas declarou-se à amada


pronominal


4
aparecer
repentinamente; surgir, manifestar-se

Ex.:
foi
da noite para o dia que a doença se declarou


transitivo
direto predicativo e pronominal


5
qualificar(-se)
de forma a que seja tomado como verdade ou passe a ser um direito

Exs.:
o
júri declarou o réu culpado

declarou-se
ciente dos termos do contrato


transitivo
direto predicativo e pronominal


6
dar(-se)
o título de; nomear(-se), designar(-se)

Exs.:
o
chefe declarou supervisor o funcionário mais antigo

pôs
a coroa e passou a d.-se rei


transitivo
direto e bitransitivo


7
firmar
como resolução; decretar

Ex.:
d.
guerra
(à
nação vizinha
)


transitivo
direto


8
tornar
claro; desvendar, esclarecer

Ex.:
d.
um projeto futuro

O Pai IHVH proclamou de
forma solene o seu nome para Moisés.

Proclamar
– Esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: declarar
publicamente em voz alta e com solenidade; anunciar;..

proclamar
Datação:
1563-1570


n
verbo


transitivo
direto e pronominal


1
declarar
publicamente em voz alta e com solenidade; anunciar

Exs.:
p.
a paz

p.-se
presidente


transitivo
direto e bitransitivo


2
declarar
enfaticamente; afirmar, asseverar

Ex.:
proclamou
(ao
povo
)
que
governaria


transitivo
direto


3
promulgar
uma lei; decretar, publicar

Ex.:
p.
uma nova lei


transitivo
direto predicativo e pronominal


4
atribuir(-se)
título ou posto; intitular(-se), aclamar(-se)

Exs.:
o
mundo proclamou a Argentina campeã da Copa de 86

o
usurpador proclamou-se rei

Fica bem claro que IHVH tinha o
Seu nome como algo muito valioso, muitíssimo valioso.

Estava relacionado com
santidade.

O Pai IHVH afirmou: Eu Sou
Santo.

A santidade está
diretamente relacionada com o comportamento. A santidade está
completamente vinculada ao comportamento.

Será que a santidade do
nome de Deus estava vinculada à correta pronúncia do
tetragrama??

Ou será que estava
plenamente vinculada ao comportamento de Deus em relação
àquelas qualidades que Ele afirmou ter??

O que é comportamento??

Comportamento
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: procedimento
de
alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e
necessidades íntimos ou uma combinação de ambos

comportamento
Datação:
1534


n
substantivo
masculino


1
ato
ou efeito de comportar-se


2
procedimento
de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e
necessidades íntimos ou uma combinação de ambos


3
maneira
de proceder de uma pessoa em relação a outra(s), esp.
com referência às regras de boas maneiras



Procedimento
– esta é a definição dada pelo dicionário
Houaiss: maneira
de agir, modo de proceder, de portar(-se); conduta, comportamento

procedimento
Datação:
sXIV


n
substantivo
masculino


ato ou
efeito de proceder


1
maneira
de agir, modo de proceder, de portar(-se); conduta, comportamento


2
modo
de fazer (algo); técnica, processo, método

Ex.:
p.
de análise química


3
Rubrica:
termo jurídico.


forma
estabelecida por lei para se tratarem as causas em juízo e
para o cumprimento dos atos e trâmites do processo

Muito embora Jeová
soubesse como era a Sua personalidade, o povo escolhido não
sabia. Neste caso, Jeová mostraria ao povo escolhido cada uma
das facetas de Sua personalidade. Isto ocorreria de forma prática,
obviamente.

O Pai não queria
profanar o Seu nome. O Pai afirmou que Se Ele praticasse certas ações
contra o povo escolhido, ações merecidas pelo povo
escolhido, Ele estaria degradando, aviltando, profanando o Seu nome.

Ficou bem clara a informação
que o Pai estava dando. Se Ele praticasse determinadas ações,
Ele estaria profanando o Seu próprio nome.

As ações de IHVH
poderiam profanar o Seu nome.

Será que as ações
do povo escolhido conseguiam profanar o nome de IHVH??

PROFANAR
Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss):
usar
de maneira inadequada, degradar, aviltar, macular, violar;
transgredir regras e princípios,

profanar    
Datação:
1588

 


n
verbo

 transitivo
direto


1    
tratar
com irreverência, desrespeitar a santidade de

Ex.:
p. templos

 transitivo
direto


2    
Derivação:
por extensão de sentido.

tratar
desrespeitosamente; ofender, afrontar,
macular

Ex.:
grafiteiros profanam monumentos

 transitivo
direto


3    
transgredir
(regra, princípio); violar, infringir

Ex.:
p. os valores da sociedade civilizada

 transitivo
direto


4    
usar
de maneira inadequada; degradar,
aviltar

Ex.:
p. a música clássica

 transitivo
direto


5    
atentar
contra a honra de;
macular,
desonrar

Ex.:
p. a memória de alguém

Decerto que o povo estava meio
atônito por estarem lidando com alguém que eles
realmente não conheciam.

Ficou claro que se eles
estivessem no lugar de Jeová, eles agiriam de outra forma.

Embora existisse uma punição,
não havia inimizade; embora existisse uma punição,
ela vinha acompanhada de bondade; os que estavam sendo libertados
também mereciam ser eliminados. O agressor era tratado com
misericórdia, pois ele não recebia a punição
que merecia.

Aquele que se comporta como meu
inimigo é tratado com bondade por aquele que é meu
Deus?? Meu Deus não fica do meu lado, passando a ser inimigo
do meu inimigo?? Ora, ora, o meu Deus não odeia o meu
inimigo?? Meu Deus trata o meu inimigo com misericórdia?? Meu
Deus perdoa tudo o que o meu inimigo fez contra mim?? Meu Deus
continua amando o meu inimigo??

Realmente, isto era algo que se
mostrava estranho para o povo que foi escolhido por Deus para ser o
povo de Deus.

Notou?? O povo foi escolhido
por Deus. Não foi o povo que escolheu a este Deus entre tantos
outros deuses. Se a escolha fosse do povo, eles estariam revelando
ter um relativo conhecimento sobre Deus, não é
verdade??

No entanto, o que revelava o
povo?? O povo revelava não conhecer a Jeová, o Deus
Todo Poderoso que os havia chamado para ser seu povo.

Este Deus Todo Poderoso não
era como eles, não tinha os mesmos sentimentos deles.

Em certa ocasião, o povo
escolhido desejou ser como as outras nações.

O
Deus Todo Poderoso sabendo do desejo do povo escolhido assim lhes
informou:
(Ezequiel
20:32)
32
E
aquilo que está subindo no vosso espírito positivamente
não acontecerá, visto que dizeis: “Tornemo-nos
iguais às nações, iguais às famílias
das terras, ministrando à madeira e à pedra.”’”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Ezequiel 20:32) 32
E o que veio ao vosso espírito de maneira alguma sucederá,
quando dizeis: Sejamos como as nações, como as tribos
dos países, servindo ao madeiro e à pedra.

Jeová,
o Deus Todo Poderoso não estava fazendo o que eles esperavam
Dele, logo, eles mostravam-se decepcionados e revelaram o desejo de
sair do relacionamento.

Jeová
lhes informa que o perdão lhes seria dado e que eles, ao
compreenderem suas ações, sentiriam nojo de si mesmos:
(Ezequiel
20:43)
43
E
certamente
vos
lembrareis ali dos vossos caminhos

e de
todas as vossas ações com que vos aviltastes,
e
tereis realmente aversão às vossas próprias
faces
por
causa de todas as vossas coisas más que fizestes.

Assim
verte a Tradução Almeida:
(Ezequiel
20:43) 43
Ali
vos lembrareis de vossos caminhos
,
e de todos os vossos atos com que vos tendes contaminado;
e
tereis nojo de vós mesmos
,
por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido.

Jeová
(Javé) se preocupava muito em Ele mesmo não profanar o
Seu nome através de Suas atitudes. No entanto, Ele afirmou que
o servo escolhido também tinha de tomar cuidado para não
profanar o Seu nome. Assim falou Javé para Moisés:
(Levítico
19:12)
12
E
não
deveis jurar mentira em
meu
nome
,
de modo a profanares o nome

de teu
Deus. Eu sou Jeová.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Levítico 19:12) 12
não
jurareis falso pelo
meu
nome
,
assim profanando o nome
do
vosso Deus. Eu sou o Senhor.

Meu nome, meu nome, meu nome.
Muitas vezes o Deus Todo Poderoso usa a expressão “meu
nome”. Não se pode negar que Ele se preocupava
muitíssimo com o Seu nome.

Percebemos claramente que Jeová
(Javé) se preocupa com a “santidade” do Seu nome.
Ele se preocupa com a santificação do Seu nome.
Percebemos também que a santidade do nome envolve tanto
palavras quanto ações daquele que tem o nome.

SANTIFICADO
Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss):
que
adquiriu a
condição”
de
santo

santificado    
Datação:
sXIII

 


n
adjetivo


1    
que
se santificou; que adquiriu a
condição
de santo


2    
diz-se
de cada um dos dias santos



SANTIDADE
Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss):
qualidade
ou
virtude
de
santo; pureza

santidade    
Datação:
sXIII

 


n
substantivo
feminino


1    
qualidade
ou virtude de santo


2    
estado
de santificação; virtude, pureza, religiosidade



SANTO
Esta é a definição
dada por certo dicionário (Houaiss):
essencialmente
puro, perfeito; que não pode ser violado

santo    
Datação:
sXIII

 


n
adjetivo


1    
que
pertence à religião ou aos ritos sagrados; relativo à
divindade; que serve a uso sagrado


2    
essencialmente
puro, perfeito

Ex.:
s. união


3    
que
não pode ser violado

Ex.:
s. liberdade


4    
diz-se
de cada um dos dias da semana anteriores ao domingo de Páscoa;
diz-se de cada um dos dias em que a Igreja proíbe o trabalho e
manda consagrar ao culto religioso


5    
útil,
benéfico; seguro, eficaz

Ex.:
um s. remédio

 


n
adjetivo
e substantivo masculino


6    
que
ou aquele que foi canonizado e/ou a quem os fiéis rendem culto

Exs.:
s. Antônio

 tornou-se
s.


7    
que
ou aquele que vive conforme a lei de Deus e a moral religiosa


8    
Derivação:
por extensão de sentido.

diz-se
de ou pessoa de conduta exemplar, irrepreensível


9    
Derivação:
por extensão de sentido.

diz-se
de ou pessoa que se finge inocente, simples, ingênua

 


n
substantivo
masculino


10  
Derivação:
por metonímia.

imagem
de alguém que foi canonizado


11  
Rubrica:
religião. Regionalismo: Brasil.

nos
cultos afro-brasileiros, termo equivalente a orixá, inquice,
entidade etc.

É
óbvio que o santo pode ser violado, se tiver o livre-arbítrio.

O
Deus Todo Poderoso também afirmou que o povo escolhido também
devia ser santo. Assim afirmou Javé (Jeová):
(Levítico
11:45)
45
Pois
eu sou Jeová, que vos conduzo para fora da terra do Egito, a
fim de me mostrar Deus para vós;
e
tendes de mostrar ser santos
,
porque eu sou santo.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Levítico 11:45) 45
porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para ser
o vosso Deus,
sereis
pois
santos
, porque eu sou
santo.

Mostrar ser santo ou passar a
ser santo e continuar a ser santo. Tratava-se de uma questão
comportamental, não é mesmo??

Passamos a perceber um dos
motivos de Jeová escolher um povo dentre tantos povos para ser
Deus para eles. Eles deviam ser tão santos quanto Jeová.
Como isto seria possível?? Seria um passe de mágica??

Eles precisavam ver o Deus
Todo-poderoso em ação para poder imitá-lo, não
é verdade??

O relacionamento do dia a dia,
as regras dadas, a misericórdia dada e o perdão dado
para todos os pecados, revelava algo, não revelava?? Revelava
um objetivo a longo prazo, revelava um ensinamento contínuo.

Assim
falou Jeová sobre este Seu contínuo ensinamento:
(Deuteronômio
32:1-2)
32
Dai
ouvidos, ó céus, e fale eu;
E
ouça a terra as declarações da minha boca.
2
Meu
ensinamento gotejará como a chuva
,
Minha declaração pingará como o orvalho, Como
chuvas suaves sobre a relva, E como chuvas copiosas sobre a
vegetação
.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Deuteronômio 32:1-2)
1
Inclinai os ouvidos, ó
céus, e falarei; e
ouça
a terra as palavras da minha boca.
2
Caia
como a chuva a minha doutrina
;
destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e
como chuvas sobre a relva.

Obviamente, no tempo certo,
este ensinamento produziria um bom resultado.

Realmente, tornar-se como o
Pai, não se tratava de um passe de mágica.

Assim, armando-se com Suas
qualidades, o Deus Todo Poderoso veio ensinar ao povo escolhido. O
Deus Todo Poderoso veio tornar-se hóspede do povo escolhido,
Ele veio habitar com o povo escolhido. O ensinamento se daria através
das palavras faladas e do exemplo dado em como utilizar cada uma das
qualidades que representavam o Seu nome, Jeová (Javé).

ELE
É O VOSSO PAI. VOCÊS NÃO PERCEBERAM ISTO??

Além de Todo-poderoso,
Amoroso, Perdoador e outros nomes que caraterizavam a personalidade
de Jeová, ainda existe um outro nome pelo qual aqueles humanos
ainda não o chamavam.

Alguns séculos depois,
os descendentes de Abraão tiveram a Jesus como hóspede.
Jesus passou a lhes revelar outra característica deste Deus
Todo Poderoso que eles adoravam. Jesus passou a lhes revelar um outro
nome, ou seja, uma outra característica existente na
personalidade de Jeová, qualidade esta que, embora Ele tivesse
revelado na forma prática durante todo aquele relacionamento,
o povo escolhido não havia notado, não havia percebido.
Qual era??

Jesus sempre O chamava de Pai.
Aqueles humanos que eram adoradores do mesmo Deus, isto é, o
Deus de Abraão, queriam matar Jesus em face de Jesus
constantemente chamar a este Deus de Pai.
(João
5:17-18)
17
Mas
ele lhes respondeu: “
Meu
Pai
tem
estado trabalhando até agora e eu estou trabalhando.”
18
Deveras,
por esta razão, os judeus começaram ainda mais a
procurar matá-lo, porque não somente violava o sábado,
mas
também chamava a Deus de seu próprio Pai
,
fazendo-se igual a Deus.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(João
5:17-18)
17
Mas Jesus lhes respondeu:
Meu
Pai
trabalha até
agora, e eu trabalho também.
18
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo,
porque não só violava o sábado, mas
também
dizia que Deus era seu próprio Pai,

fazendo-se igual a Deus.

Ora, ora, eles ofendiam-se por
Jesus chamar o Deus Todo-poderoso de seu Pai??

Será que somente Jesus é
que era filho do Deus Todo-poderoso?? Havia algo de errado em Jesus
afirmar ser “filho de Deus”?? Havia algo errado em chamar
a Deus de Pai???

Jesus
sempre O chamava de Pai. Jesus também afirmou: Ele é o
meu Pai e vosso Pai; Ele é o meu Deus e vosso Deus. Assim
afirmou Jesus:
(João
20:17)
17
Jesus
disse-lhe: “Pára de agarrar-te a mim. Porque ainda não
ascendi para junto do Pai. Mas, vai aos meus irmãos e
dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de
meu
Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus
.’”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(João 20:17) 17
Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao
Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para
meu
Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Vocês
são meus irmãos”.

Nesta interessante afirmação
de Jesus, foi revelado àqueles humanos que eles eram seus
irmãos e adoradores do mesmo Deus. Jesus também não
mente. Tratava-se de uma informação nova que estava
sendo dada a eles?? Certamente.

Tratava-se do mesmo Deus de
Abraão, aquele que Abraão conhecia como Deus Todo
Poderoso, tratava-se do Deus cujo nome é Jeová (Javé),
IHVH (Eu Sou).

Aquele
Deus que os israelitas adoravam era o Pai de Jesus, não foi o
que Jesus afirmou?? Jesus chamava-o insistentemente de Pai e da mesma
forma insistente revelava aos demais que eles também eram
filhos do mesmo Pai, o Pai Celestial.
(Mateus
23:9)
9
Além
disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai,
pois um só é o
vosso
Pai, o Celestial
.
(Mateus
7:11)
11
Portanto,
se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas
a vossos filhos, quanto mais
o
vosso Pai, que está nos céus
,
dará boas coisas aos que lhe pedirem!

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Mateus 23:9) 9
E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só
é o
vosso
Pai, aquele que está nos céus
.
(Mateus 7:11) 11
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a
vossos filhos, quanto mais
vosso
Pai, que está nos céus
,
dará boas coisas aos que lhas pedirem?

Esta afirmação
acima feita por Jesus, foi feita diante de pessoas que ainda não
eram discípulos dele, pois Jesus falava para a multidão,
logo, Jesus não chama-se de filho como se fosse uma
exclusividade sua. Jesus também deixou bem claro que o iníquo
também é filho do Pai Celestial. Vós iníquos;
vosso Pai que está nos céus. Vós ímpios,
vós maus, vós sois filhos do Pai Celestial. Jesus não
falou que somente os justos é que são filhos do Deus
Todo-poderoso, falou???? O que Jesus falou está bem claro, não
está???

Jesus estava deixando bem
claro: Além de ser Deus Todo-poderoso, Ele também é
o nosso Pai.

Esta era outra faceta da
personalidade do Deus Todo Poderoso que o povo escolhido não
havia percebido em relação a Ele, apesar de tanto tempo
de relacionamento com Ele. Ele estava revelando ser um pai amoroso.
Tratava-se de um pai amoroso de filhos maus, um pai amoroso de filhos
iníquos.

Jesus foi bem claro: “Vós
sois filhos maus, vós sois filhos iníquos”.

Com quem falava Jesus estas
palavras?? Falava com todos os ouvintes do chamado “Sermão
do monte”.

Em outra ocasião,
falando Jesus com seus discípulos, ele repetiu a mesma frase
acima: “Vós sois iníquos, vós sois filhos
iníquos”.
(Lucas
11:1)
11
Então,
na ocasião em que estava em certo lugar orando, quando parou,
disse-lhe certo dos seus discípulos: “Senhor, ensina-nos
a orar, assim como também João ensinou aos seus
discípulos.”
(Lucas
11:13)
13
Portanto,
se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas
a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará
espírito santo aos que lhe pedirem!”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Lucas
11:1) 1
Estava
Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus
discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João
ensinou aos seus discípulos.
(Lucas
11:13) 13
Se
vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos
vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito
Santo àqueles que lho pedirem?

Com estas palavras,
Jesus afirmou que seus discípulos eram maus, afirmou que os
discípulos eram iníquos e afirmou que os discípulos
maus eram filhos do Pai Celestial. Será que ainda há
alguma qualquer dúvida em relação a isto??

Falando a uma multidão,
Jesus deixou bem claro que o Deus Todo-poderoso era o Pai deles.
Assim afirmou-lhes Jesus: (Mateus
6:14-15)
14 Pois,
se perdoardes aos homens as suas falhas, também o vosso Pai
celestial vos perdoará;
15
ao
passo que,
SE
NÃO PERDOARDES

aos
homens as suas falhas,
TAMPOUCO
O VOSSO PAI VOS PERDOARÁ

as
vossas falhas.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Mateus
6:14-15) 14
Porque,
se perdoardes aos homens as suas ofensas, também
vosso
Pai celestial
vos
perdoará a vós;
15
se,
porém, não perdoardes aos homens, tampouco
vosso
Pai
perdoará
vossas ofensas.

O
Deus Todo-poderoso é vosso Pai”.

Senhor Jesus, como devemos nos
dirigir ao Deus Todo-poderoso em oração?? Deveis dizer:
“Nosso Pai nos céus, …”. O que isto
significa em relação ao Deus Todo-poderoso?? Significa
que Ele é o meu pai.

Jesus, eu devo me dirigir ao
Deus Todo-poderoso como meu Pai?? Sim, é isto mesmo. Chame-o
de Pai, de Pai Celestial.

Percebemos também que
Jesus afirmava ser irmão daqueles homens por um motivo bem
simples, isto é, por todos serem filhos do mesmo pai, o Pai
Celestial. Não se tratava de ser irmão por ser
descendente de Abraão ou de pertencer a qualquer espécie
de grupo formado por humanos. Não se tratava de pertencer a
qualquer irmandade ligada por laços de sangue ou laços
ideológicos. Não se tratava de passar a ser irmão
por aquele humano ter passado a ser um discípulo dele.
Ser
filho do Pai Celestial
este
era o laço de ligação entre Jesus e todos os
demais judeus e levitas, isto é, o laço apontado por
Jesus. Jesus estava lhes informando que este era o fato comum entre
ele e todos os demais descendentes dos doze filhos de Jacó.

Abraão também era
filho do Pai Celestial?? Sim, era. Abraão era um antepassado
deles, assim como muitos outros que antecederam a Abraão. Ou
será que Abraão era filho único do Pai
Celestial??

Jesus queria que eles
percebessem isto. Eles
eram irmãos de Jesus??
Sim, eles eram
irmãos de Jesus, mas não pelo fato de serem descendente
de Abraão. Os apóstolos eram irmãos de Jesus??
Sim, eram, mas não pelo fato de serem descendentes de Abraão.
Os demais discípulos eram irmãos de Jesus?? Sim, eram,
mas não pelo fato de serem descendentes de Abraão. Os
fariseus eram irmãos de Jesus?? Sim, eram, mas não pelo
fato de serem descendentes de Abraão. Os ismaelitas também
eram irmãos de Jesus??Sim, eram, mas não pelo fato de
serem descendentes de Abraão. Os edomitas eram irmãos
de Jesus?? Sim eram, mas não pelo fato de serem descendentes
de Abraão. Os samaritanos eram irmãos de Jesus?? Sim,
também eram, e da mesma forma, não pelo fato de serem
descendentes de Abraão??

Esta era uma realidade que os
judeus não deviam renegar.

Que fato real os interligava
como irmãos?? Aquele fato que Jesus chamou a atenção,
isto é, o de todos serem filhos do mesmo Pai, o Pai Celestial.
Na
verdade, Jesus também não era um descendente de Abraão
,
pois assim ele falou: “Mesmo antes de Abraão eu já
vivia”.
(João
8:57-58)
57
Portanto,
os judeus disseram-lhe: “Não tens nem cinqüenta
anos, e ainda assim viste Abraão?”
58
Jesus
disse-lhes: “Digo-vos em toda a verdade:
Antes
de Abraão vir à existência, eu tenho sido.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(João
8:57-58)
57
Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta
anos, e viste Abraão?
58
Respondeu-lhes
Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que
antes
que Abraão existisse, eu sou.

Apesar de não ser um
real e natural descendente de Abraão, Jesus era irmão
daqueles homens?? Sim, era.

O que os interligava como
irmãos?? Serem filhos do mesmo pai, o Pai Celestial.

Jesus falou a seus discípulos:
Não chameis na terra a ninguém de vosso pai, a ninguém,
nem mesmo a Abraão.

(Mateus
23:9) . 9 Além
disso,
não
chameis a
ninguém
na
terra de vosso pai
,
pois um só é o vosso Pai, o Celestial.

Assim verte a Tradução
Brasileira:

(Mateus
23:9) 9
A
ninguém
sobre
a terra chameis vosso pai
; porque só um é
vosso Pai, aquele que está no céu.

Ora, o que representava não
chamar nem mesmo Abraão de pai e só chamar o Pai
celestial de pai??

Representava ver a todos os
humanos como irmãos, pois até então, eles só
viam como irmãos aqueles que fossem descendentes de Abraão.
Eles se fechavam em uma irmandade tendo por base a Abraão. O
ponto de referência inicial de sua irmandade estava fincada em
Abraão. Sendo assim, aqueles que não fossem
descendentes de Abraão, não seriam irmãos deles.

Lógica e
consequentemente alguém perguntará: Se Abraão
não era filho único do Pai celestial, todos os gentios
incircuncisos eram irmãos dos judeus?? Todos eles eram filhos
do Pai Celestial??

Bem, isto é um fato que
não se pode negar, não se tem como negar. O judeu
precisava reconhecer e admitir ser irmão tanto do samaritano
como dos demais gentios incircuncisos. O judeu precisava aceitar esta
realidade apontada por Jesus. Esta realidade já existia, ela
só precisava ser aceita pelo povo escolhido, povo descendente
de Abraão.

Afinal de contas, de quem
Abraão era descendente??

Não era descendente de
Noé?? Bem, e quanto a todos os outros, não eram
descendentes do mesmo Noé??

Neste caso, percebemos que
Jesus estava falando aos descendentes de Abraão para ampliarem
radicalmente a irmandade deles, passando a abranger todos os humanos.

Depois de tantos séculos
de relacionamento, será que aqueles humanos já
conheciam o Deus Todo-poderoso?? O que falou Jesus já próximo
do final do seu convívio com aqueles humanos em relação
a isto?? Jesus afirmou:
Pai,
o mundo não veio a conhecer-te”.
(João
17:25)
25
Justo
Pai, o mundo, deveras,
não
veio a conhecer-te
;
mas eu vim a conhecer-te, e estes vieram a saber que tu me enviaste.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(João
17:25)
25
Pai
justo,
o
mundo não te conheceu
,
mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste;

Que mais afirmou Jesus?? Ele
afirmou: “Pai, eu tenho lhes dado a conhecer o teu nome”.
(João
17:26)
26
E
eu lhes tenho dado a
conhecer
o
teu nome e o hei de dar a conhecer
,
a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu em união
com eles.”

Assim verte a Tradução
Almeida:
(João
17:26)
26
e
eu lhes fiz
conhecer
o
teu nome, e lho farei conhecer ainda
;
para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu
neles esteja.

Obviamente, não se
tratava de saber que o nome era Javé (Jeová), pois
desde Moisés eles já haviam sido informados deste fato
pelo próprio Jeová (Javé).

Como Jesus já havia
feito aqueles humanos conhecerem o nome do Pai?? Jesus lhes informou:
“Por copiar as ações do Pai”.
(João
5:19)
19
Portanto,
em resposta, Jesus prosseguiu a dizer-lhes: “Digo-vos em toda a
verdade: O Filho não pode fazer nem uma única coisa de
sua própria iniciativa, mas
somente
o que ele observa o Pai fazer
.
Porque
as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma
maneira…

Assim verte a Tradução
Almeida:
(João
5:19)
19
Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho
de si mesmo nada pode fazer,
senão
o que vir o Pai fazer
;
porque
tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

Eu sou uma
cópia do meu Pai” – “Eu só faço
aquilo que eu observo o Pai fazer” – Estas foram as afirmações
de Jesus, um filho.

O
discípulo de Jesus é lembrado a cada vez que ele faz a
oração do “Pai Nosso”.

Ele afirma: “Nosso Pai que está nos céus”.
Ele foi informado e admite, ele concorda com o fato de Jeová
ser o seu Pai. O humano admite que o Deus Todo-poderoso é
também o seu Pai. Logo ele admite, no mínimo, ser irmão
de qualquer outro que faça esta mesma oração,
independente de que grupo racial, linguístico, religioso ou
social ele faça parte. Ele deve admitir que independente da
sua irmandade religiosa, ele é irmão de qualquer humano
que tenha existido. Este é um fato que ele precisa aceitar em
relação a si mesmo, isto é, ele não é
especial em relação a nenhum ser humano vivo ou morto e
nem em relação a qualquer outra criatura. Ele é
um filho exatamente igual a qualquer outro filho.

Como é que se santifica
o nome de Deus?? Por ouvir o Seu ensinamento e por imitá-lo em
cumprir aquele ensinamento. Ele, O Pai, mostrou como se cumpre o
ensinamento. Jesus, o filho, repetia as palavras do Pai e copiava
aquilo que o Pai fazia.

Havendo alguma dúvida em
como cumprir o ensinamento, basta olhar a forma como Jesus viveu o
dia a dia como humano, sendo um hóspede entre o povo
escolhido.

Será que o humano deve
pedir a outro humano para fazer um pedido qualquer ao Pai?? O que
Jesus falou a este respeito?? Deve usar qualquer humano como
intermediário entre ele e o Pai??

Falando a uma multidão,
Jesus mandou-os entrarem em seus quartos e “orar a teu Pai que
está nos céus”. Assim falou Jesus no chamado
“Sermão do Monte”:
(Mateus
6:5-6)
5
Também,
quando orardes, não deveis ser como os hipócritas;
porque eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas
das ruas largas, para serem vistos pelos homens. Deveras, eu vos
digo: Eles já têm plenamente a sua recompensa.
6
Tu,
porém, quando orares,
entra
no teu quarto particular, e, fechando a tua porta,
ora
a teu Pai
que
está em secreto;

então
o teu Pai, que olha em secreto, te pagará de volta.

Assim verte a Tradução
Almeida:
(Mateus
6:5-6)
5
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois
gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das
ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já
receberam a sua recompensa.
6
Mas
tu, quando orares, entra no
teu
quarto
e,
fechando a porta, ora a
teu
Pai
que
está em secreto;
e
teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Ali no monte, novamente Jesus
deixa bem claro que o Deus Todo-poderoso que está nos céus
é o Pai, e que todos devem falar diretamente a Ele,
independente do tipo e da quantidade de pecados que tenha cometido.
Todos os pecadores podem e devem falar diretamente com o Pai
Celestial. Isto é algo bem lógico, pois tanto aquele
que pronuncia uma mentira, quanto aquele que adora um ídolo
podem orar ao Pai sem a intermediação de outro pecador.

Tanto aquele que se acha mais
justo (soberbo) quanto aquele que se acha mais iníquo podem e
devem fazer suas orações diretamente ao Pai Celestial.
Obviamente, não devem pedir para que outro pecador qualquer
faça isto por ele. Ele não deve tomar a iniciativa de
exaltar o seu irmão acima de si mesmo.

Naquele tempo, as pessoas
chegavam-se a um profeta e lhe pediam para dar um recado qualquer ou
fazer um pedido qualquer para o Deus Todo-poderoso. Eles imaginavam
que aquela pessoa gozava de intimidade com Deus, e que, sendo ele um
amigo de Deus, ele conseguiria fazer com que o seu pedido fosse
aceito pelo Deus Todo-poderoso.

Neste caso, se alguém
afirmar ser um intermediário ou desejar ser um intermediário
entre você e o Pai Celestial, trata-se de alguém que
acredita ser um filho especial, logo, não fique assustado por
causa dele.

Não te esqueças:
Tu és filho assim como ele é filho.

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