Um “cântico” é Testemunha de Jeová



Um
“cântico” é Testemunha de Jeová


 

Atualizada em 31/01/2009


Um
“Cântico” é Testemunha de Jeová?

Quando
mencionamos o termo “Testemunhas de Jeová” sempre
o associamos a  pessoas, face ao próprio significado da
expressão “testemunha”.

Entretanto,
o próprio Criador usou durante séculos um “cântico”
como sua testemunha contra um povo. Contra o “meu servo a quem
escolhi”. O povo ainda estava no sopé do monte Sinai
quando o Criador profetizou o comportamento mau e egoísta do
seu povo escolhido e a conseqüente punição final
dada pelo próprio Criador.

A
terra que eles herdariam, a que “manava leite e mel”,  ficaria
desolada por 70 anos, enquanto os “remanescentes” do povo
passariam 70 anos (uma geração) como “escravos”
longe de suas terras. Leia Levítico 26:34-46

Moisés
ainda estava vivo quando o Criador afirmou: “meu povo me
desrespeitará”; “meu povo violará meu
pacto”.
(Deuteronômio
31:16)
16 Jeová
disse então a Moisés: “Eis que te estás
deitando com os teus antepassados; e este povo
certamente
se
levantará e terá relações imorais com
deuses estrangeiros da terra à qual vão, no seu próprio
meio, e
certamente
me
abandonarão e violarão meu pacto

que
concluí com eles.
(Deuteronômio
31:20)
20 Pois
eu os levarei ao solo que jurei aos seus antepassados, que mana leite
e mel, e
certamente
comerão
e se fartarão, e engordarão e se virarão para
outros deuses, e deveras os servirão e
me
tratarão com desrespeito, e violarão meu pacto.

Para
evitar que o povo esquecesse este fato futuro a respeito deles
próprios (violação do pacto, desrespeito e
abandono a Jeová), o Criador providenciou e lhes concedeu uma
“testemunha” que tinha a função de
lembrar-lhes diariamente este detalhe futuro.

Assim
falou o Criador:
(Deuteronômio
31:19)
19 “E
agora, escrevei para vós
ESTE
CÂNTICO
e
ensinai-o aos filhos de Israel. Ponde-o nas suas bocas,
PARA
QUE ESTE CÂNTICO SIRVA COMO
MINHA
TESTEMUNHA
contra
os filhos de Israel
.
(Deuteronômio
31:21)
21 E
tem de dar-se que, vindo sobre eles muitas calamidades e aflições,
então
ESTE
CÂNTICO
tem
de responder diante deles
COMO
TESTEMUNHA
,
pois não deve ser esquecido pela boca de tua descendência,
porque
bem sei
a sua inclinação que hoje estão desenvolvendo
antes de eu os introduzir na terra que lhes jurei.”

O
cântico que descreve de forma antecipada a trajetória
iníqua do povo escolhido e os atos punitivos de Jeová
está transcrito em Deuteronômio 32:1-43. (Deuteronômio
31:30-32:47)
30 E
Moisés passou a falar aos ouvidos de toda a congregação
de Israel
as
palavras DESTE CÂNTICO na sua inteireza
:
32
“Dai
ouvidos, ó céus, e fale eu; E ouça a terra as
declarações da minha boca.  
2 Meu
ensinamento gotejará como a chuva, Minha declaração
pingará como o orvalho, Como chuvas suaves sobre a relva, E
como chuvas copiosas sobre a vegetação.  
3 Pois
declararei o nome de Jeová. Atribuí deveras grandeza ao
nosso Deus!  
4 A
Rocha, perfeita é a sua atuação, Pois todos os
seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem
injustiça; Justo e reto é ele.  
5 Agiram
ruinosamente da sua parte
;
Não são seus filhos, o defeito é deles.
Geração
pervertida e deturpada!

 
6 É
a Jeová que persistis em fazer assim, Ó povo estúpido
e nada sábio? Não é ele teu Pai que te produziu,
Aquele que te fez e passou a dar-te estabilidade?  
7 Lembra-te
dos dias da antiguidade, Considerai os anos atrás, de geração
a geração; Pergunta a teu pai, e ele te poderá
contar; A teus homens idosos, e eles to poderão dizer.
 
8 Quando
o Altíssimo deu às nações uma herança,
Quando separou uns dos outros os filhos de Adão, Passou a
fixar o termo dos povos Com respeito ao número dos filhos de
Israel.  
9 Pois
o quinhão de Jeová é seu povo; Jacó é
o lote que ele herda.
10 Veio
a achá-lo numa terra erma E num deserto vago, uivante. Começou
a cercá-lo, a tomar conta dele, Para resguardá-lo como
a menina de seu olho.
11 Assim
como a águia remexe seu ninho, Paira sobre os seus filhotes,
Estende as suas asas, toma-os, Carrega-os nas suas plumas,
12 Somente
Jeová o guiava, E não havia deus estrangeiro com ele.
13 Fazia-o
cavalgar sobre os altos da terra, De modo que comia os produtos do
campo. E fazia-o sugar mel dum rochedo E azeite duma rocha de
pederneira;
14 Manteiga
da manada e leite do rebanho, Junto com a gordura de carneiros, E
cordeiros, a raça de Basã, e cabritos, Junto com a
gordura de rins do trigo; E bebias o sangue da uva como vinho.
15 Quando
Jesurum começou a engordar, então deu coice.
Engordaste, engrossaste, ficaste empanturrado. De modo que abandonou
a Deus, que o fez, E desprezou a Rocha da sua salvação.
16 Com
deuses estranhos começaram a provocá-lo ao ciúme;
Ofendiam-no com coisas detestáveis.
17 Foram
oferecer sacrifícios a demônios, não a Deus, A
deuses que não conheciam, Novos, que entraram recentemente,
Com os quais os vossos antepassados não estavam
familiarizados.
18 Passaste
a esquecer-te da Rocha que te gerou, E começaste a excluir
Deus da memória, Aquele que te produziu com dores de parto.
19 Quando
Jeová o viu, então veio a desrespeitá-los, Pelo
vexame causado por seus filhos e suas filhas.
20 Portanto,
ele disse: ‘Esconda eu deles a minha face, Veja eu qual será
seu fim posterior.
Pois
são uma geração de perversidade, Filhos em que
não há fidelidade.

21 Eles,
da sua parte, me provocaram ao ciúme com aquilo que não
é deus; Vexaram-me com os seus ídolos vãos; E
eu, da minha parte, os provocarei ao ciúme com aquilo que não
é povo; Ofendê-los-ei com uma nação
estúpida.
22 Pois,
na minha ira acendeu-se um fogo, E ele arderá até o
Seol, o lugar mais baixo, E consumirá a terra e a sua
produção, E incendiará os alicerces dos montes.
23 Aumentarei
calamidades sobre eles; Gastarei neles as minhas flechas.
24 Ficarão
exaustos de fome e consumidos pela febre ardente, E pela destruição
amarga. E enviarei sobre eles os dentes de animais Com peçonha
de répteis do pó.
25 Portas
afora a espada os privará, E portas adentro, o horror, Tanto
do jovem como da virgem, Da criança de peito junto com o homem
grisalho.
26 Eu
devia ter dito: “Dispersá-los-ei, Vou fazer cessar a
menção deles entre os mortais”,
27 Se
não fosse que eu temesse um vexame da parte do inimigo, Que
seus adversários o entendessem mal, Que dissessem: “Nossa
mão se mostrou superior, E não foi Jeová quem
realizou tudo isso.”
28 Porque
são uma nação em que perece o conselho, E entre
eles não há entendimento.

29 Se
tão-somente fossem sábios! Então ponderariam
isso. Considerariam seu fim posterior.
30 Como
poderia um perseguir mil E dois pôr dez mil em fuga? Não
sem que sua Rocha os tivesse vendido E Jeová os tivesse
entregado.
31 Pois
a rocha deles não é como a nossa Rocha, Mesmo sendo os
nossos inimigos os que decidem.
32 Pois
a sua videira é da videira de Sodoma E dos socalcos de
Gomorra. Suas uvas são uvas venenosas, Seus cachos são
amargos.
33 Seu
vinho é a peçonha de cobras grandes E o veneno cruel de
najas.
34 Não
está guardado comigo Com um selo aposto, no meu depósito?
35 Minha
é a vingança e a retribuição. No tempo
designado cambaleará seu pé, Porque está perto o
dia do seu desastre E se apressam os eventos que os aguardam.’
36 Pois,
Jeová julgará seu povo E terá lástima dos
seus servos, Porque verá que desapareceu o apoio E há
apenas o incapacitado e o rejeitado.
37 E
certamente dirá: ‘Onde estão os seus deuses, A
rocha em que procuraram refugiar-se,
38 Que
comiam a gordura dos seus sacrifícios, Bebendo o vinho das
suas ofertas de bebida? Levantem-se e vos ajudem. Tornem-se para vós
esconderijo.
39 Vede
agora que eu — eu é que o sou, E não há
[outros] deuses comigo. Eu entrego à morte e eu vivifico. Feri
seriamente, e eu — eu vou curar, E não há quem
arrebata da minha mão.
40 Levanto
minha mão para o céu [em juramento] E digo deveras:
“Assim como vivo por tempo indefinido”,
41 Se
eu deveras afiar minha espada lampejante, E minha mão se
apoderar do julgamento, Pagarei de volta vingança aos meus
adversários, E retribuirei aos que me odeiam intensamente.
42 Embriagarei
as minhas flechas com sangue, Ao passo que minha espada comerá
carne, Com o sangue dos que foram mortos e dos cativos, Com [o das]
cabeças dos líderes do inimigo.’
43 Alegrai-vos,
ó nações, com o seu povo, Pois vingará o
sangue dos seus servos, E pagará de volta vingança aos
seus adversários, E fará deveras expiação
pelo solo do seu povo.”
44 Assim,
Moisés veio e
falou
todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo
,
ele e Oséias, filho de Num.
45 Depois
de Moisés ter acabado de falar todas estas palavras a todo o
Israel,
46 prosseguiu,
dizendo-lhes: “Aplicai vossos corações a todas as
palavras que hoje vos falo como advertência, para que ordeneis
aos vossos filhos que cuidem em cumprir todas as palavras desta lei.
47 . . .

Usufruindo
da liberdade de escolha, o livre arbítrio, mesmo diariamente
avisados sobre seus atos egoístas, o povo não conseguiu
evitar o cumprimento de tais profecias. Qual o motivo?

Certamente
não foi o destino; não estavam presos, escravizados a
um destino pré-definido pelo Criador do qual não havia
saída.

Entretanto,
o Criador que “nunca erra” afirmou: “
certamente
me abandonarão e violarão
o meu pacto, me tratarão com desrespeito e violarão meu
pacto.

A
certeza do Criador era fruto de sua inesgotável sabedoria. A
“motivação pactuada” para obedecerem ao
Criador, “medo de punição
e o interesse por bênçãos”
, não
era a mais sábia motivação, logo, o povo
reagiria como o previsto pelo Todo Sábio Criador, o esperado
para tal “motivação”.

O
Todo Sábio Criador também afirmou que embora o povo
violasse o pacto, Ele continuaria fiel e não exterminaria o
povo. Assim falou o Fiel Criador:
(Levítico
26:44-45)
44 E
apesar de tudo isso
,
enquanto continuarem na terra dos seus inimigos,
certamente
não os rejeitarei, nem os abominarei
a
ponto de exterminá-los

,
para violar meu pacto com eles
;
pois eu sou Jeová, seu Deus.
45 E
vou lembrar-me, em seu benefício, do pacto dos antecessores
que fiz sair da terra do Egito sob os olhares das nações,
para mostrar-me seu Deus
.
Eu
sou Jeová.
’”

Certa
parte do pacto dizia:
(Êxodo
20:5-6)
5 Não
te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque
eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção
exclusiva, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os
filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta
geração no caso dos que me odeiam,
6 mas
usando de benevolência para com a milésima geração
no caso dos que me amam e que guardam os meus mandamentos
.

Cumprindo
esta parte do pacto (benevolência para com a milésima
geração …), o Criador previu, em benefício dos
remanescentes, lembrar-se do pacto dos antecessores,
feito sob
os olhares das nações
. 

Embora
não houvesse qualquer mérito do povo, em face de terem
violado o pacto, apesar de avisados antecipadamente sobre suas más
ações, o Criador se manteria fiel ao pacto e ainda
providenciaria um outro pacto melhor que o primeiro. Também
perdoaria o erro da casa de Israel e da casa de Judá.

Sobre
este pacto melhor assim falou o Criador:
(Jeremias
31:31-34)
31 “Eis
que vêm dias”, é a pronunciação de
Jeová, “
e
eu vou concluir
um
novo pacto
com
a casa de Israel e com a casa de Judá
;
32 não
um igual ao pacto que concluí com os seus antepassados no dia
em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito,
‘pacto meu que eles próprios violaram, embora eu mesmo
tivesse a posse marital deles’, é a pronunciação
de Jeová”.
33 “Pois
este é o pacto que concluirei com a casa de Israel depois
daqueles dias”, é a pronunciação de Jeová.
Vou
pôr a minha lei no seu íntimo e a escreverei no seu
coração.

E vou
tornar-me seu Deus e eles mesmos se tornarão meu povo.”
34 “E
não mais ensinarão, cada um ao seu companheiro e cada
um ao seu irmão, dizendo: ‘Conhecei a Jeová!’
porque todos eles me conhecerão, desde o menor deles até
o maior deles”, é a pronunciação de Jeová.
Porque
perdoarei seu erro

e não
me lembrarei mais do seu pecado.”

Tempos
depois de Moisés, quando estava bem
próximo
da punição prevista de exílio
de 70 anos para os remanescentes, o restante, o resto, os que
sobrarem do povo, etc., exatamente nos dias de
Isaías
, o Sábio Criador chama a estes (o meu
servo a quem escolhi) de “suas testemunhas”, para as novas
coisas que Ele estava introduzindo, novos detalhes.

Pelo
fato de terem cometido muita iniqüidade, era um povo pelo qual o
Criador estava dando o Egito, Etiópia e Sebá como
resgate em lugar de suas almas, exatamente como no caso de Davi,
logo, um povo especial e muito amado – estas foram as palavras
do Criador:
(Isaías
43:3-4)
3 Porque
eu sou Jeová, teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador. Dei o
Egito
como
resgate
por
ti, a Etiópia e Sebá,
em
lugar de ti
.
4 Devido
ao fato de que tens sido precioso aos meus olhos, foste considerado
honroso e
eu
mesmo te amei
.
Darei
homens
em
lugar de ti e grupos nacionais
em
lugar da tua alma

.

 

São um
povo cego e surdo, mas estes são as “minhas
testemunhas”:
(Isaías
43:8-11)
8 “Faze
sair um povo cego, embora existam os próprios olhos, e os
surdos, embora tenham ouvidos.
9 Sejam
reunidas todas as nações num só lugar e sejam
ajuntados os grupos nacionais. Quem dentre eles pode contar isso? Ou
podem fazer-nos ouvir mesmo as primeiras coisas? Forneçam as
suas testemunhas, para que sejam declarados justos, ou ouçam e
digam: ‘É verdade!’”
10 Vós
sois as minhas testemunhas”
,
é
a pronunciação de Jeová,
sim,
meu servo a quem escolhi
,
para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que
eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e
depois de mim continuou a não haver nenhum.
11 Eu
é que sou Jeová, e além de mim não há
salvador.”

Era
um povo desobediente e cheio de  pecados, que haviam se cansado,
se fatigado de Jeová:
(Isaías
43:22-24)
22 “Mas
tu não me invocaste, ó Jacó, porque
te
fatigaste de mim

, ó
Israel.
23 Não
me trouxeste o ovídeo do teu holocausto e não me
glorificaste com os teus sacrifícios. Não te compeli a
servir-me com um presente, nem te fatiguei com olíbano.
24 Não
compraste para mim nenhuma cana [doce] com dinheiro; e não me
saturaste com a gordura dos teus sacrifícios. Na realidade, tu
me compeliste a servir, por causa dos teus pecados; fatigaste-me com
os teus erros.

És
um povo de “dura cerviz”, um que não se humilha
apesar da punição, por isso te contei todas as coisas
“antes” que acontecessem a vocês:
(Isaías
48:3-7)
3 “Contei
as primeiras coisas mesmo desde aquele tempo e saíram da minha
própria boca, e eu fazia que fossem ouvidas. Repentinamente
agi, e as coisas passaram a entrar.
4 Por
eu saber que és duro e que a tua cerviz é um tendão
de ferro e que a tua testa é cobre,
5 também
eu te informava desde aquele tempo.

Antes
que pudesse entrar, fiz que [o] ouvisses, para que não
dissesses: ‘Meu próprio ídolo as fez, e minha
própria imagem esculpida e minha própria imagem fundida
as ordenaram.’
6 Tu
ouviste. Observa tudo

. Quanto
a vós, não [o] contareis? Eu te fiz ouvir coisas novas
do tempo atual, sim, coisas mantidas em reserva, que não
conhecias.
7 Terão
de ser criadas no tempo atual e não desde aquele tempo, sim,
coisas de que antes de hoje não ouviste [falar], para que não
digas: ‘Eis que eu já as conhecia.’

Era o caso de fidelidade
de um povo a Jeová, e como prêmio por esta fidelidade
estarem agora sendo declarados “testemunhas de Jeová”?

É isso determinado pelo
histórico do povo conforme contado por Jeová? O chamado
“contexto” faz qualquer alusão à
“fidelidade” deste povo?

O histórico contado por
Jeová atesta que este “povo infiel” estava sendo
chamado para ser “testemunha” de atos praticados por
Jeová, tanto em relação a este mesmo
povo, quanto em relação aos demais povos vizinhos.
Tu ouviste. Observa
tudo.

Era
um povo infiel, mas mesmo assim foi chamado para ser Testemunha de
Jeová.

Entretanto,
outras nações observavam o que Jeová fazia para
com este “servo a quem escolhi” e o próprio Criador
traz a atenção disso através do seu porta-voz
Ezequiel:
(Ezequiel
20:8-10)
8 “‘“E
eles começaram a rebelar-se contra mim e não quiseram
escutar-me. As coisas repugnantes dos seus olhos eles não
lançaram fora, individualmente, e não abandonaram os
ídolos sórdidos do Egito, de modo que prometi derramar
sobre eles o meu furor, a fim de levar a cabo a minha ira contra eles
no meio da terra do Egito. 9 E eu prossegui, agindo em prol do
meu próprio nome,

para que
não fosse profanado
perante
os olhos das nações

entre as
quais estavam, porque eu me dera a conhecer a eles
perante
os seus olhos
,
fazendo-os sair da terra do Egito. 10 Por isso os fiz sair da
terra do Egito e os levei ao ermo.
(Ezequiel
20:13-14)
13 “‘“Mas
eles, [os] da casa de Israel, rebelaram-se contra mim no ermo. Não
andaram nos meus estatutos e rejeitaram as minhas decisões
judiciais, por meio das quais, continuando a cumpri-las o homem,
também continuará a viver. E profanaram muitíssimo
os meus sábados, de modo que prometi derramar sobre eles meu
furor no ermo, a fim de exterminá-los. 14 Mas agi em prol
do meu próprio nome,
para
que não fosse profanado
perante
os olhos das nações

, diante
de cujos olhos eu os fizera sair.
(Ezequiel
20:21-22)
21 “‘“E
os filhos começaram a rebelar-se contra mim. Não
andaram nos meus estatutos, e não guardaram as minhas decisões
judiciais por cumpri-las, por meio das quais, continuando a
cumpri-las o homem, também continuará a viver.
Profanaram meus sábados. De modo que prometi derramar sobre
eles o meu furor, a fim de levar a cabo a minha ira contra eles no
ermo. 22 E retirei a minha mão e
fui
agir em prol do meu próprio nome, para que não fosse
profanado
perante
os olhos das nações

, diante
de cujos olhos eu os fizera sair
.

(Ezequiel
20:39-41)
39 “E
vós, ó casa de Israel, assim disse o Soberano Senhor
Jeová: ‘Ide servir, cada um de vós aos seus
próprios ídolos sórdidos. E depois, se não
me escutardes, não mais profanareis então o meu santo
nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos
sórdidos.’ 40 “‘Pois, no meu santo
monte, no monte da altura de Israel’, é a pronunciação
do Soberano Senhor Jeová, ‘ali é que me servirá
toda a casa de Israel, na sua inteireza, no país. Ali é
que terei prazer neles, e ali é que exigirei as vossas
contribuições e as primícias das vossas
apresentações em todas as coisas sagradas. 41 Terei
prazer em vós por causa do cheiro repousante, quando eu vos
fizer sair dentre os povos e realmente vos reunir das terras às
quais fostes espalhados,
e
eu vou ser santificado em vós
perante
os olhos das nações.


Todas
estas nações também são “testemunhas”
dos atos de Jeová em relação a este povo. São
testemunhas de que o Criador, protegeu, abençoou, puniu e
amou este povo todo o tempo, entretanto, apesar de toda esta atenção
e bondade, o povo (todas as gerações) agiu rebeldemente
contra o Criador. Na ressurreição, no Dia do
Julgamento, a
“vergonha
e a humilhação”
 certamente
ficarão para o “servo a quem escolhi”. Apesar
de ensinado e amado, agiu pior que as nações não
ensinadas. Não é isto muito vergonhoso e humilhante?

Assim
via o Criador a Jerusalém, por volta de 607 AEC, como
resultado de anos e anos de ensinamento e exortação:
(Ezequiel
5:5-6)
5 “Assim
disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Esta é Jerusalém.
Coloquei-a no meio das nações, com terras ao seu redor.
6 E
ela passou a comportar-se rebeldemente contra as minhas decisões
judiciais,
em
iniqüidade maior do que as nações,

e contra
os meus estatutos, mais do que as terras ao seu redor, pois
rejeitaram as minhas decisões judiciais, e quanto aos meus
estatutos, não andaram neles.’ 
(Ezequiel
16:46-48)
46 “‘E
tua irmã mais velha é a própria
Samaria
com as
suas aldeias dependentes, que mora à tua esquerda, e tua irmã
mais moça do que tu, que mora à tua direita, é
Sodoma
com as
suas aldeias dependentes.
47 E
não andaste nos seus caminhos, nem fizeste segundo as suas
coisas detestáveis.
Em
pouco tempo começaste a agir ainda
mais
ruinosamente

do
que elas, em
todos
os
teus caminhos
.
48 Assim
como vivo’, é a pronunciação do Soberano
Senhor Jeová, ‘
Sodoma,
tua irmã, ela com as suas aldeias dependentes,
não
fez segundo o que tu fizeste
,
tu e as tuas aldeias dependentes.

Apesar
de ensinada, agiu pior que Samaria que acabara de ser punida sob seus
olhares. 
Apesar
de ensinada, agiu pior que Sodoma da qual tinha nojo até de
mencionar o nome
.

 

Esta
é a promessa de Jeová para o “servo a quem
escolhi”:
(Ezequiel
16:53-58)
53 “‘E
eu
vou recolher os seus cativos

, os
cativos de Sodoma e das suas aldeias dependentes, e os cativos de
Samaria e das suas aldeias dependentes; vou recolher também os
teus cativos no seu meio, 54 
para
que carregues a tua
humilhação;
e terás de
sentir-te
humilhada
em
vista de tudo o que fizeste
,
sendo que tu as consolaste. 55 E tuas próprias irmãs,
Sodoma
e suas aldeias dependentes, retornarão ao seu estado anterior
,
e Samaria e suas aldeias dependentes retornarão ao seu estado
anterior, e
tu
mesma e tuas aldeias dependentes retornareis ao vosso estado anterior

.
56 E Sodoma, tua irmã, não se mostrou algo digno
de se ouvir tua boca [mencionar] no dia do teu orgulho, 57 antes
que a tua própria maldade chegasse a ser exposta, assim como
no tempo do vitupério das filhas da Síria e de todas ao
redor dela, as filhas dos filisteus, as que te menosprezam, por todos
os lados. 58 
A
tua conduta desenfreada e as tuas coisas detestáveis, tu mesma
terás de carregá-las’

,
é
a pronunciação de Jeová.”

Após
o recolhimento de “todos” os
cativos
e o retorno de
todos ao “
estado
anterior
“, o
“servo a quem escolhi” sentirá vergonha e humilhação
perante as nações iníquas, por carregar suas
próprias coisas detestáveis e conduta desenfreada.
Ele
é o único povo que estava pactuado e que foi ensinado,
entretanto, agiu pior que todos os outros.

Haverá pleno
perdão, mas, as ações não ficarão
escondidas, ninguém se esquecerá delas. O caso de Caim,
a exposição permanente de seu pecado a todos,
certamente serve de espelho.

Pecado
é pecado, seja praticado pelo queridinho, o ensinado, ou
por qualquer outro.

Jeová
não é parcial
.
Jeová é 100% fiel, 100% justo, 100% sábio, 100%
santo, 100% reto, é perfeito em toda a sua atuação.

Quais
os sentimentos que se afloram por um Deus como este?  Espanto
por tamanha sabedoria. Espanto por tamanha bondade.

O
primeiro pacto, aquele firmado no monte Sinai, tinha como um de seus
artigos, a previsão de trazer punição sobre o
filho e sobre o neto no lugar de se punir o pai. O pai comete o erro
e a geração seguinte recebe a punição.
Isto
é exercer justiça?

Outro
artigo do pacto previa a bênção até a
milésima geração. O pai agiu de forma justa e as
gerações seguintes até mesmo de forma imerecida
receberiam bênçãos.
Isto
é exercer justiça?

  

Este
pacto não se baseia na “justiça”. As bases
do relacionamento foram definidas pelo próprio Criador
que afirmou a respeito de si mesmo neste relacionamento:
Êxodo
34:6,7
6
E Jeová ia passando diante da sua face e declarando: “Jeová,
Jeová, Deus
misericordioso
e
clemente,
vagaroso em irar-se e
abundante
em benevolência e em verdade
,
7
preservando
a benevolência para com milhares
,
perdoando
o erro, e a transgressão, e o pecado,

mas
de modo algum isentará da punição

,
trazendo
punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os
netos
,
sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.”


Em
nenhum momento o Criador afirmou que usaria de justiça neste
relacionamento. Ele usaria de misericórdia, clemência,
seria vagaroso em irar-se, seria abundante em benevolência,
abundante em verdade, seria perdoador entretanto, não
abriria mão da punição.
Justiça
não é mencionada.

Nem poderia. Como
poderia agir com plena justiça, se o próprio Criador
afirmou que iria PERDOAR. Perdoar é abrir mão da
“justiça”. Que espécie de relação
é esta??

Neste
pacto está envolvido o “ensinar amorosamente os filhos”.

Este
assunto está sendo pesquisado em:  punição
ou julgamento definitivo?


Uma
nova nação que também  está sob os
olhares das nações


Em relação aos
discípulos de Cristo, a nova nação, instituída
e ensinada por Jesus, também estavam sendo observados pelos
demais povos não ensinados. O perfeito Instrutor lhes informa
um dos motivos de estarem serem ensinados, a saber: 1) Os demais
homens da humanidade deviam ver nos discípulos, as obras
excelentes ensinadas e praticadas por Jesus. 2) Os demais homens da
humanidade deveriam dar glória a Jeová ao verem as
obras excelentes praticadas pelos discípulos.

Assim falou o perfeito
Instrutor com autoridade de Instrutor:
(Mateus
5:13-16)
13 Vós
sois o sal
da
terra
;
mas, se o sal perder a sua força, como se lhe restabelecerá
a sua salinidade? Não presta mais para nada, senão para
ser lançado fora, a fim de ser pisado pelos homens.
14 Vós
sois a luz
do
mundo
.
Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.
15 As
pessoas acendem uma lâmpada e a colocam, não debaixo do
cesto de medida, mas no velador, e ela brilha sobre todos na casa.
16 Do
mesmo modo,
deixai
brilhar a vossa luz
perante
os
homens,
para
que vejam

as
vossas obras excelentes
e
dêem glória ao vosso Pai
,
que está nos céus.

O que os olhos das nações,
os não ensinados, têem visto nos discípulos de
Cristo? Estão dando glória a Jeová por causa das
obras excelentes dos discípulos de Cristo? O que estão
fazendo tais discípulos para as pessoas das nações
darem glória a Deus?

O início da nação
cumpriu fielmente as expectativas. Todos glorificaram a Deus ao verem
as obras excelentes desta primícia. As nações
são “testemunhas” em relação aos atos
praticados pelo povo ensinado, os discípulos de Cristo.

Topo
desta página


Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar